quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curso de Verão

A década de 80 foi muito produtiva em termos de comédias realmente engraçadas. Esses filmes despretensiosos acabaram entraram definitivamente na cultura pop, se tornando muito queridos de quem viveu aquela época. Um dos mais lembrados é justamente esse “Curso de Verão” (também conhecido como “Curso de Férias”). Estrelado pelo ator Mark Harmon (atualmente fazendo sucesso na TV americana com a série NCSI), o filme se tornou a cara daquela década. Era simples, tipicamente produzido para ser lançado no mercado de vídeo VHS e tinha um roteiro cheio de referencias ao mundo dos jovens colegiais daquela época. No enredo um grupo de alunos em recuperação – somente os piores da classe – tinha que fazer um curso de verão numa última tentativa de não serem reprovados no final do ano. Como a escola não tinha recursos para contratar um professor de cada matéria – todos não abriram mão de suas férias – o trabalho acabou indo parar nas mãos de um professor de educação física, um sujeito cuca fresca que de repente se vê tentando ensinar algo para aquele bando de garotos sem a menor vontade de estudar de verdade.

Por falar nos alunos eles são responsáveis pelas cenas mais divertidas do filme. Há uma dupla impagável de nerds, fãs de filmes de terror, que idolatram os filmes mais podreiras, um bonitão que não consegue ficar acordado durante as aulas por trabalhar a noite toda e uma gatinha com problemas familiares. Fechando tudo há ainda o “cara do banheiro”, que só aparece uma vez no filme, logo no começo, pedindo para ir ao banheiro, desaparecendo definitivamente depois. No final, a grande surpresa: a maior nota da classe é justamente dele! Enfim, tudo muito divertido, com ótimas cenas de humor tipicamente dos anos 80. Para o público brasileiro o filme se tornou ainda mais querido por causa de suas incontáveis reprises na Sessão da Tarde da Rede Globo. Talvez seja o filme mais reprisado da emissora, só perdendo mesmo para “Curtindo a Vida Adoidado” que parece ser insuperável nesse quesito. Em 2007 foi lançado uma edição em DVD bastante caprichada para comemorar os 20 anos de lançamento do filme, matando a saudade de muita gente. Enfim, “Curso de Verão” é uma daquelas comédias que não conseguimos esquecer pois fez parte da juventude de muitos jovens ao longo de todos esses anos. Um programa nostálgico, engraçado e muito simpático que merece sempre ser revisto mais uma vez! Afinal, recordar é viver!

Curso de Verão / Curso de Férias (Summer School, Estados Unidos, 1987) Direção: Carl Reiner / Roteiro: Stuart Birnbaum, David Dashev / Elenco: Mark Harmon, Kirstie Alley, Robin Thomas / Sinopse: Freddy Shoop (Mark Harmon) é um professor garotão de educação física que de repente se vê indicado pela direção educacional a dar um curso de verão para o pior grupo de alunos da escola onde trabalha.

Pablo Aluísio.

3 comentários: