sexta-feira, 3 de maio de 2013

Coriolano

O general romano  Caius Martius Coriolanus (Ralph Fiennes) precisa enfrentar uma revolta popular dentro de Roma por falta de alimentos. Ao mesmo tempo precisa também deter uma rebelião numa nação bárbara comandada pelo rebelde Tullus Aufidius (Gerard Butler). Após voltar dessa campanha vitoriosa seu nome começa a ser cogitado para ser o novo cônsul de Roma, uma vez que é um militar brilhante. O problema é que Coriolanus é um nobre patrício que não tem intimidade e nem vocação para a política. Além disso tem uma visão elitista que considera a plebe romana um mal para o Estado. Sua falta de visão e arrogância logo se tornam um enorme obstáculo para sua ascensão política que se dará no meio de um verdadeiro caos popular. Irascível, o veterano militar não tem paciência e nem diplomacia para se tornar o ocupante do cargo mais poderoso da República Romana.

“Coriolanus” é uma adaptação da peça de William Shakespeare, um texto muito interessante que lida com a verdadeira essência dos homens públicos. Aqui o diretor e ator Ralph Fiennes preferiu trazer o contexto histórico em que passa o enredo para os nossos dias. Embora o texto original tenha sido preservado, com várias referências ao mundo clássico da Roma Republicana, o mundo em que se passa a estória é o atual. Assim ao invés de togas e figurinos da época os personagens vestem ternos e modernas roupas de combate. As legiões do exército romano foram substituídas por tanques modernos e as armas são fuzis automáticos de última geração. Eu particularmente considero esse tipo de opção artística um equívoco porque soa muito estranho ver pessoas do mundo atual declamando versos clássicos escritos pela pena de Shakespeare há séculos. No fundo se trata de uma tentativa (até louvável) de acostumar o público mais jovem com as peças do famoso autor inglês. No elenco o destaque vai para a dama Vanessa Redgrave no papel de Volumnia, mãe de Coriolanus, personagem que terá um grande destaque no desfecho do filme. Suas cenas são as melhores em termos de atuação. Em suma fica a recomendação, mesmo com reservas, dessa produção bem intencionada.

Coriolano (Coriolanus, Estados Unidos, 2011) Direção: Ralph Fiennes / Roteiro: John Logan baseado na peça de William Shakespeare / Elenco: Gerard Butler, Ralph Fiennes, Lubna Azabal, Vanessa Redgrave / Sinopse: O general romano Caius Martius Coriolanus (Ralph Fiennes) terá que enfrentar inúmeras rebeliões populares ao mesmo tempo em que combate uma nação bárbara inimiga liderada por Tullus Aufidius (Gerard Butler).

Pablo Aluísio.

Um comentário: