domingo, 12 de agosto de 2012

The James Dean Story

"The James Dean Story" é um interessante documentário realizado pelo cineasta Robert Altman feito apenas dois anos após a morte de James Dean. Único no mundo o filme teve o grande mérito de ainda alcançar todos os familiares de Dean ainda vivos, gravando importantes depoimentos dados por eles sobre o jovem ator. Fazendeiros simples do interior de Indiana, Altman teve uma grande sensibilidade em deixar toda essa gente bem à vontade para extrair deles as lembranças do famoso parente. Assim acompanhamos seus pais adotivos (seus tios na verdade) relembrando a infância do jovem sobrinho em sua fazenda na cidade de Fairmount. Hoje em dia todo esse material ganhou um status de documento histórico haja visto que se tornou o único registro de muitos dos familiares e amigos de James Dean, hoje todos falecidos. 

A grande ausência do filme é o depoimento do pai de Dean. Não é de se admirar pois ele sempre foi uma pessoa muito avessa à publicidade. Poucos são os registros ou declarações feitos por ele. Ao longo de muitos anos foi procurado por documentaristas, historiadores e autores de livros mas sempre recusou fazer qualquer comentário sobre a morte do filho e nem participou de qualquer projeto nesse sentido. Logo "The James Dean Story" não supriria essa lacuna. Em compensação o documentário disponibiliza ao espectador uma grande quantidade de fotos e uma cena inédita que foi cortada do filme "Vidas Amargas". A narrativa do documentário é dramática - o que não poderia ser diferente pois o filme foi rodado nos anos 50, in loco, e captou todo o clima de enterro que ainda pairava sobre a morte do jovem ator. Para quem gosta da história do cinema e para quem é admirador do estilo de Altman o filme é bastante recomendado.  

The James Dean Story (Idem, Estados Unidos, 1957) Direção: Robert Altman, George W. George / Elenco: Parentes e amigos da vida de James Dean, o ator / Sinopse: Documentário que tenta recriar aspectos da vida do jovem ator James Dean, morto em um acidente no ano de 1955. Através de amigos e parentes somos convidados a conhecer o lado mais humano e pessoal do mito. 

 Pablo Aluísio.

Um comentário: