quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Amen

Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) se considera um bom pai de família e um bom cristão. Químico de formação ele logo arranja uma função pública e se torna responsável pelo setor de controle de epidemias e higiene do Estado alemão. Tudo estaria indo bem em sua vida se não fosse por dois detalhes: Ele é promovido na carreira e passa a fazer parte da temida tropa de elite do Terceiro Reich, a SS. Também é designado pelo alto escalão alemão para atuar nos campos de concentração em uma situação que desconhecia completamente: o extermínio em massa de judeus sob ordens de seu comandante imediato, o segundo mais poderoso homem da Alemanha naquele momento, Heinrich Himmler. Como conciliar sua fé cristã em uma situação tão terrível e limite como o assassinato em massa de mulheres e crianças nos chamados campos da morte nazistas? Em profunda crise de consciência Gerstein procura por ajuda, primeiro em sua congregação religiosa protestante, mas sem êxito porque não consegue nenhum apoio. Desesperado então parte em busca do apoio do Vaticano que em sua visão seria a única instituição naquele momento que poderia denunciar as barbaridades cometidas pelo regime nazista. Sinceramente falando 

"Amen" foi um dos melhores filmes que já assisti tratando sobre a questão do holocausto sob o ponto de vista religioso. O roteiro foi baseado na história real de Kurt Gerstein, um tenente da SS, que tentou de todas as formas denunciar o holocausto que presenciou como químico responsável pelas câmeras de gás no campo de Auschwitz. Sua história de redenção é mais tocante do que a de Oskar Schindler pois Gerstein era um homem de confiança dos grupos de extermínio do regime alemão. Mesmo assim ouviu a voz de sua consciência e fez de tudo para que os crimes se tornassem públicos. Poucas pessoas sabiam tanto quanto ele da real situação. Seu relatório sobre as atrocidades nazistas inclusive foi a base probatória utilizada para condenar os principais líderes nazistas durante o julgamento de Nuremberg. Fácil constatar sua importância para todos os acontecimentos que cercaram a morte de milhões de pessoas sob às ordens dos nazistas. Outro aspecto muito louvável de "Amen" é sua denúncia sobre a omissão do Vaticano durante o holocausto. O Papa Pio XII é mostrado no filme como um homem de pouca fibra, beirando a covardia, que preferiu se omitir publicamente sobre os crimes que tinha conhecimento do que fazer algo como, por exemplo, chamar a atenção do mundo para a morte de milhões de pessoas inocentes. Sua atitude de omissão deliberada durante a deportação e morte de milhões de judeus é ainda hoje uma das maiores manchas negras na história da Igreja Católica. "Amen" é certamente um dos melhores trabalhos do genial Costa-Gavras, um cineasta de obras primas politizadas e conscientes que sempre tem muito a dizer em seus filmes. Por isso "Amen" é mais do que recomendado, é obrigatório.  

Amen (Amen, França, Alemanha, Romênia, 2002) Direção: Costa-Gavras / Roteiro: Costa-Gavras, Jean-Claude Grumberg / Elenco: Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe / Sinopse: Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial da SS que estremecido pelos crimes terríveis cometidos em campos de concentração da Alemanha Nazista procura denunciar de todas as formas as barbaridades que presenciou. Em busca de apoio vai até o Vaticano mas é recebido com desdém e desconfiança pelos alto clero romano que resolve tomar uma postura de não envolvimento e omissão para com a morte de milhões de pessoas inocentes em campos de extermínio nazistas.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: