quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gigantes de Aço

Hollywood parece estar sem ideias novas. Esse "Gigantes de Aço" é um exemplo. Por trás da tecnologia se encontra um argumento muito derivativo e sem novidades. A estória do filme gira em torno de um esporte muito popular no futuro: lutas entre robôs! Entre os competidores está Charlie Kenton (Hugh Jackman), um treinador falido que desesperado resolve investir suas fichas em uma velharia caindo aos pedaços. Ao lado de seu filho ele tenta conseguir o impossível: vencer uma competição de alto nível com esse antigo e obsoleto robô que ele encontrou por acaso, abandonado em um ferro velho! Lida assim a sinopse tudo parece ser inovador mas não se engane, é pura aparência. O filme se "inspira" em muitas produções do passado, em especial a franquia Rocky. Aliás o filme foi definido muito bem por um observador como um "Rocky Balboa encontra Transformers". De fato, o argumento é realmente o mesmo dos filmes do famoso personagem de Stallone, só que ao invés de lutadores de carne e osso entram robôs de pixel, gerados na mesma tecnologia que foi utilizada em filmes como Transformers.

No meio dos efeitos digitais outra coisa chama a atenção: o pieguismo do relacionamento entre pai e filho. Ora, ao falar em pieguice no cinema lembramos imediatamente de que diretor? Isso mesmo, Steven Spielberg. Aqui ele coloca seu dedo na produção inserindo muita água com açúcar na complicada reaproximação do pai com seu filho, um garoto que não aceita muito bem o fato dos pais serem separados (outra obsessão de Spielberg sempre presente em suas mais melosas produções). Embora tenha sido um filme extremamente caro, com produção milionária (mais de 100 milhões de dólares) Spielberg preferiu colocar um de seus ratinhos de laboratório para dirigir, Shawn Levy. Especialista em bobagens com muitos efeitos digitais (como a franquia "Uma Noite no Museu"), Levy aqui repete a dose. O problema é que basicamente ele sempre se saiu melhor com comediazinhas descartáveis e esse "Gigantes de Aço" não é nesse estilo. Assim tudo ficou truncado, sem muito foco. O humor quando surge não marca, provocando apenas risinhos amarelos. A única coisa que mantém o interesse em todo o filme é a sucessão de lutas dos robôs mas isso é pouco para quem deseja mais conteúdo. No final das contas só recomendo "Gigantes de Aço" para guris da mesma idade do menino do filme, por volta de 11 anos. Acima disso realmente tudo vai soar bobo, piegas e juvenil demais.

Gigantes de Aço (Real Steel, Estados Unidos, 2011) Direção: Shawn Levy / Roteiro: John Gatins, Dan Gilroy / Elenco: Hugh Jackman, Evangeline Lilly, Dakota Goyo / Sinopse: A estória do filme gira em torno de um esporte muito popular no futuro: lutas entre robôs! Entre os competidores está Charlie Kenton (Hugh Jackman), um treinador falido que desesperado resolve investir suas fichas em uma velharia caindo aos pedaços. Ao lado de seu filho ele tenta conseguir o impossível: vencer uma competição de alto nível com essa velha lata de sardinhas!

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir