sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sobrenatural

"Sobrenatural" tenta revitalizar os filmes de casas mal assombradas. É mais um produção que cria todo um clima sombrio com o único objetivo de assustar os espectadores. Para isso ele se utiliza de várias fórmulas que já são bem manjadas para os fãs do gênero. Se você já viu uma cena em que tudo está em silêncio e de repente surge um som ensurdecedor, que obviamente vai lhe dar um tremendo susto, então já sabe de antemão do que se trata "Sobrenatural". O roteiro segue bem por esse tipo de situação, não apenas uma mas várias vezes. Eu particularmente acho esse tipo de situação muito clichê e apelativa mas certamente há todo um público jovem que frequenta os cinemas atualmente que vai gostar desse tipo de coisa. Que o diga os produtores que tiveram um ótimo lucro com o filme. Produção extremamente barata e de baixo orçamento "Sobrenatural" caiu no gosto do público e rendeu mais de 100 milhões de dólares em bilheteria, um resultado fantástico para um produto tão despretensioso como esse, sem nenhum grande nome no elenco e nem um gasto excessivo em marketing e promoção. Aqui temos realmente um caso de propaganda boca a boca que levou muita gente aos cinemas, inclusive no Brasil, onde o filme também fez sucesso.

Um dos atrativos do elenco de "Sobrenatural" é a presença da simpática atriz australiana Rose Byrne do seriado "Damages" (uma das melhores coisas a surgir na TV americana nos últimos anos). A atriz que se sai muito bem em personagens dramáticos e no limite acabou curiosamente tendo seu maior sucesso nos cinemas com uma comédia leve e descompromissada, dirigida ao público feminino, "Missão Madrinha de Casamento". Aqui ela está mais adequada ao seu estilo de interpretação. Ao seu lado surge em cena o sumido Patrick Wilson. "Sobrenatural" foi dirigido pelo cineasta malaio James Wan. Embora praticamente um novato na direção ele tem no curriculum o roteiro do sucesso "Jogos Mortais". Como diretor ele demonstra saber bem as regras do jogo embora soe repetitivo na maioria das vezes. De qualquer forma esse "Sobrenatural" conseguiu lhe trazer o primeiro sucesso de bilheteria em sua carreira. Em conclusão podemos dizer que "Sobrenatural" é um terror pouco marcante, feito para fazer sucesso em salas multiplex pelo mundo afora, e que cumpriu sua meta pois, para alegria do estúdio, caiu no gosto popular. Não vai mudar sua vida mas pode vir a ser um entretenimento mediano no final da noite. Arrisque.

Sobrenatural (Insidious, Estados Unidos, 2010) Direção: James Wan / Roteiro: Leigh Whannell / Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Ty Simpkins / Sinopse: Uma típica família norte-americana de classe média se muda para uma nova casa sem saber que o local guarda terríveis segredos. Seu filho acaba sendo a maior vítima dos acontecimentos sobrenaturais que se manifestam no lugar.

Pablo Aluísio.

Um comentário: