domingo, 28 de março de 2010

Elvis Presley - Blue Suede Shoes / Tutti Frutti

Elvis Presley - Blue Suede Shoes / Tutti Frutti
Claro que esse single traz dois dos maiores clássicos do rock em seu surgimento. Só que temos que colocar tudo sob uma perspectiva dentro da discografia americana. Nos Estados Unidos esse compacto não teve todo o impacto que alcançou nos demais países do mundo. Na América do Norte ele foi visto apenas como um single promocional do álbum "Elvis Presley" de 1956. As duas músicas assim foram encaradas como meras reprises do material que já tinha sido lançado no disco original, no LP. 

A RCA Victor nem se esforçou muito em promover o pequeno compacto. Por essa razão o compacto nem se destacou tanto assim nas paradas de vendas norte-americanas. Foi um vinil considerado secundário no mercado, apenas para promover o disco completo. Já no resto do mundo foi aquele estouro de vendas. Duas das canções de rock mais fortes do repertório de Elvis fizeram com que o single vendesse milhões de cópias na Europa e no Japão! Até mesmo no Brasil o disquinho foi lançado ainda em uma versão de compacto 78 rotações, porque a indústria brasileira ainda estava um pouco fora de rota do que se fazia lá fora, ainda era tecnologicamente atrasada. Inclusive em nosso país o grande hit foi o lado B com "Tutti Frutti". Chegou a tocar muito nas rádios fluminenses e de São Paulo. Era o puro rock que os brasileiros começavam a conhecer. Os jovens adoraram e os mais velhos acharam uma barulheira! 

De qualquer forma esse single é sem dúvida um marco na discografia de Elvis. A RCA por sua vez lançou basicamente duas versões, uma apenas com uma capa genérica da RCA, branca, cortada no meio para destacar o selo do single, sem firulas e com preço promocional e outra mais bem trabalhada, trazendo a mesma direção de arte da capa do primeiro LP de Elvis na gravaora. Essa era um pouco mais cara nas lojas de discos. Item de colecionador, sem sombra de dúvidas. 

Elvis Presley - Blue Suede Shoes / Tutti Frutti (1956)
Lado A: Blue Suede Shoes
Lado B: Tutti Frutti
Produção: Steve Sholes
Selo: RCA Victor

Pablo Aluísio. 

Um comentário: