quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Elvis Presley - Elvis is Back! - Discografia Americana

Elvis Is Back! (1960)
Esse bom disco, como todos sabemos, foi o primeiro LP lançado por Elvis depois que ele deixou o serviço militar na Alemanha. O título "Elvis is Back! (Elvis está de volta!, em português) era bem auto explicativo. A versão original americana do disco de 1960 tinha capa dupla e foto invertida na contracapa. Um furinho na capa principal indicava que o fã de Elvis poderia usar a capa do álbum como poster para colocar na parede do quarto. E é de se imaginar quem iria fazer uma coisa dessas!

Dentro da capa dupla do vinil havia uma bem cuidada galeria de fotos de Elvis tiradas na Alemanha, com uniforme militar e tudo mais. O exército dos Estados Unidos certamente adorou essa publicidade praticamente grátis nesse material. O Coronel Parker também estava investindo pesado na nova imagem de Elvis Presley, que agora surgia como bom cidadão americano, cumpridor de seus deveres.

Um fato curioso sobre esse álbum é que em 1960, ano de lançamento original do disco, nenhum single foi extraído de seu repertório. Porém nos anos seguintes a RCA Victor começou a pincelar faixas desse disco para o lançamento de singles tardios, em um tipo de marketing complicado de entender. Por exemplo, o single "Such A Night / Never Ending" foi lançado em 1964. Esse compacto simples lançado em julho de 1964 conseguiu alcançar a décima sexta posição entre os mais vendidos da Billboard. Foi promovido pela RCA como um "lançamento especial das férias de verão". "Never Ending" era uma faixa inédita dentro da discografia de Elvis até aquele momento.
 
E pensou que iria parar por aí? Que nada, um ano depois a mesma RCA Victor repetiu a dose com o single "Easy Question / It Feels So Right", outro single que conseguiu se sair muito bem nas paradas, apesar de só trazer reprises. Chegou ao décimo primeiro lugar entre os mais vendidos da Billboard, uma ótima colocação para material que já havia sido lançado antes no mercado. "Easy Question" era do disco "Pot Luck" de 1962.

Por fim, a RCA ainda utilizaria duas faixas do "Elvis is Back!" na trilha sonora do filme "Tickle Me". As músicas "Dirty, Dirty Feeling" e  "It Feels So Right" foram usadas nesse filme que não contava com uma trilha sonora própria. Ao invés de Elvis entrar em estúdio para gravar novas músicas, como aconteceu em todos os seus filmes, o Coronel Parker achou que isso não tinha importância, reaproveitando uma série de músicas de Elvis de outros discos para colocar como trilha sonora dessa produção. Ainda bem que isso só aconteceu nesse filme, porque imagine uma década lançando trilhas sonoras com reprises. Seria mesmo o fim da picada.

Pablo Aluísio.

Um comentário: