quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Elvis Presley - Discografia Americana - G.I. Blues

Esse álbum, esse LP, foi o mais vendido de Elvis no ano de 1960. Nesse mesmo ano, como todos sabemos, Elvis gravaria três álbuns. O primeiro foi "Elvis is Back!", excelente trabalho de ecletismo musical por parte de Elvis e banda que o acompanhou no estúdio. O segundo foi justamente essa trilha sonora do filme "Saudades de um Pracinha" e o terceiro e último álbum do ano foi o trabalho gospel, composto apenas de músicas religiosas, intitulado "His Hand in Mine". Ele ainda estava arrasado pela morte da mãe e decidiu gravar esse disco em sua homenagem.

Temos que reconhecer que "G.I. Blues" vendeu muito por causa da força promocional de Hollywood. Ao longo das décadas que viriam esse disco da RCA Victor iria ser relançado inúmeras vezes, cada edição trazendo um pequeno detalhe de capa ou selo que o diferenciava das demais. Por anos e anos o LP de vinil ficou em catálogo nos Estados Unidos e na Europa onde ficou conhecido como "Cafe Europa" por causa do título que o filme recebeu em algumas nações do velho continente.

Um desses pequenos detalhes que valorizam bastante um disco como esse no mundo dos colecionadores é um pequeno adesivo que saiu em algumas cópias promovendo a música "Wooden Heart". Esse adesivo foi colado nas capas das cópias para chamar a atenção dos consumidores. Esse adesivo vermelho, em forma de coração, se for autêntico, aumenta e muito o valor de cada disco, porém é bom ter cuidado com falsificações, que rodam a dezenas e dezenas pela internet.

Outro aspecto digno de nota desse álbum é que em seu lançamento original não houve singles extraídos de seu repertório. Ao longo dos anos a RCA Victor sempre procurava lançar compactos das trilhas sonoras, tanto para divulgar o álbum em si, como também para promover os filmes. Com essa trilha sonora isso não aconteceu. Só após alguns anos é que a música "Wooden Heart", considerada o grande hit do disco, foi lançada em dois singles diferentes: Blue Christmas / Wooden Heart (1964) e Puppet on the String / Wooden Heart (1965). Como se pode perceber ela virou lado B em ambos os casos. Tudo para promover os compactos na Europa, onde essa faixa acabaria se tornando um dos grandes sucessos comerciais da carreira de Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

Um comentário: