terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Elvis Presley - Good Luck Charm

A RCA Victor começou o ano de 1962 lançando no mercado americano esse novo single de Elvis Presley com as canções "Good Luck Charm" no lado A e "Anything That's Part of You" no lado B. Eram gravações realmente muito boas, com a voz de Elvis em grande momento. Seu sucesso de vendas foi imediato chegando logo ao topo da principal parada de sucessos dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. Historicamente porém esse single teria grande simbolismo dentro da carreira de Elvis Presley. Sob o ponto de vista comercial seria o último compacto simples até 1969 a chegar ao número 1 das paradas!

Incrível, mas é isso mesmo que você leu. Elvis Presley, o aclamado Rei do Rock, um dos maiores vendedores de discos da história ficaria por longos sete anos fora do primeiro lugar entre os mais vendidos da América na parada de compactos. Logo ele que estava acostumado a ter singles consecutivos nessa posição, sempre reafirmando seu posto de Rei da música. Olhando para trás realmente foi um desastre comercial. As razões são relativamente simples de explicar. Elvis literalmente jogou sua carreira musical para segundo plano. Claro que ele continuaria a cantar em seus filmes, mas isso não era mais o principal objetivo para Elvis naquela época. Ele queria mesmo era ser ator de cinema, apenas isso. Presley acreditava que a carreira musical era muito passageira e que ele, assim como quase todos os outros, logo seria colocado de lado também.

Elvis encontrou a solução para seus anseios no cinema. Em certo momento ele explicou, afirmando: "cantores surgem e desaparecem todos os anos, mas se você for um bom ator pode ficar por aí por muito tempo!". Assim saiu de cena o Elvis músico, cantor e entrou em cena o Elvis Made in Hollywood.  Seus singles e álbuns futuros iriam cair cada vez mais nas paradas pelo simples fato de serem trilhas sonoras, não exatamente gravadas para virar hits!

As trilhas eram longas e muitas vezes temáticas. Assim ficava muito complicado para ele brigar pelos primeiros lugares da Billboard com grupos como Beatles, Beach Boys e Rolling Stones, que estavam surgindo no horizonte. Some-se a isso o fato de Elvis ter parado de realizar concertos e você entenderá porque ele foi tão mal em vendas durante a década de 1960. Uma grande pena, certamente. Basta ouvir as belas faixas desse single para entender bem isso. "Good Luck Charm" tinha ótimo arranjo, vocais inspirados e muito carisma. É uma música gostosa de ouvir, acima de tudo. E o que dizer de "Anything That's Part of You" de Don Robertson? Maravilhoso momento romântico, com a voz de Elvis muito suave e terna, realmente fantástica. É de se lamentar que Elvis tenha deixado tudo isso de lado a troco de praticamente nada. A música perdeu o seu Rei e o cinema não ganhou nada em troca. Simplesmente lamentável.  

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário