domingo, 13 de julho de 2008

The Beatles - Love Me Do / P.S. I Love You

O primeiro single da história dos Beatles foi um pequeno compacto gravado na Alemanha com as faixas "My Bonnie" no Lado A e "The Saints" no Lado B. Esse single não era creditado aos Beatles, mas sim aos "Beat Brothers". Foi o nome usado por eles para servir como grupo musical que acompanhou Tony Sheridan, que na época era uma espécie de genérico de Elvis Presley. Foi uma boa performance, mas não era um lançamento de verdade dos Beatles. Estava mais para um trabalho freelancer que eles fizeram na época.

O primeiro single realmente do grupo foi esse "Love Me Do / P.S. I Love You", gravado e lançado em 1962 pela EMI. Na época os Beatles eram apenas quatro jovens desconhecidos que tentavam um lugar ao sol no concorrido mundo da música. Duas pessoas foram bem importantes nesse lançamento pioneiro. Primeiro Brian Epstein que lutou muito para que uma gravadora aceitasse seus jovens músicos. Era o empresário da banda. O outro nome que jamais pode ser deixado de lado foi o do produtor George Martin. Quando ele encontrou os Beatles pela primeira vez o som do grupo ainda estava muito cru e amador. Foi Martin quem sentou com eles para melhorar aquelas canções.

O resultado dessa união de talentos todos sabemos. Reza a lenda que a primeira vez que os Beatles tocaram "Love Me Do" para Martin ele não gostou muito do que ouviu. Era uma composição muito simples, que precisava de muito trabalho para melhorar. E desse trabalho conjunto finalmente chegaram em um bom resultado. Muitos anos depois John Lennon iria explicar que a canção foi inspirada na obra de Roy Orbison. Realmente o sentimento é bem parecido, evocando aquele tipo de sentimento mais juvenil de um amor romântico, embora Paul e John também tenham inserido ali, de forma praticamente camuflada, um pouco de picardia juvenil. No geral é um excelente trabalho, tanto de composição como de performance. É a página 1, do capítulo 1 da história da discografia dos Beatles tal como a conhecemos.

Pablo Aluísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário