quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A-ha – Memorial Beach

Nem sempre os melhores álbuns se tornam necessariamente sucessos de vendas. Um dos maiores exemplos disso é “Memorial Beach”, um dos discos mais bem produzidos e realizados do grupo norueguês A-ha, que a despeito de sua grande qualidade musical literalmente afundou nas paradas. Para se ter uma idéia o álbum não conseguiu se destacar nem nas paradas da Alemanha e Inglaterra, dois fortes redutos de fãs do grupo. Porque isso aconteceu? Muitos atribuem o fato à pouca divulgação que o disco teve em seu lançamento, já outros acreditam que seu resultado comercial pífio foi resultado das próprias músicas presentes no álbum pois tinham pouca vocação comercial, sendo em sua grande maioria faixas mais românticas, ternas, que em pouco lembravam os hits radiofônicos dos discos anteriores do grupo. De uma forma ou outra “Memorial Beach” acabou mesmo sendo ignorado pelo grande público, circulando apenas entre os fãs mais fieis ao A-ha.

Deixando a questão meramente comercial de lado e analisando o trabalho apenas em seu lado artístico não há como negar que “Memorial Beach” é sem dúvida um dos melhores discos do A-ha. As canções, todas extremamente bem escritas e executadas, levam o ouvinte a realmente se sentir numa praia durante um entardecer preguiçoso. Há grandes baladas aqui, todas com melodias inspiradas, sem qualquer pressa de chegarem ao fim. O clima relaxante e romântico dita o tom de todas as demais músicas. Isso porém não quer dizer que haja apenas baladas. “Move to Memphis”, por exemplo, é ótima, ideal para dançar e se divertir. Curiosamente o disco foi gravado em um frio e isolado estúdio localizado nos arredores de Minneapolis, o que deve ter contribuído ainda mais para o clima soturno de “Memorial Beach”. Enfim, fica a dica para quem não conhece e pensa que o A-ha é apenas um grupo vocacionado para sucessos descartáveis de FM. Eles são bem mais do que isso e “Memorial Beach” prova isso muito bem.

A-ha - Memorial Beach (1993)
Dark Is the Night for All
Move to Memphis
Cold as Stone
Angel in the Snow
Locust
Lie Down in Darkness
How Sweet It Was
Lamb to the Slaughter
Between Your Mama and Yourself
Memorial Beach

Pablo Aluísio.

Jimmy Clanton

Algumas histórias no mundo da música são mais do que divertidas, são na verdade finas ironias do destino. Veja o caso de Jimmy Clanton. Ele surgiu no vácuo deixado por Elvis Presley após ele ser convocado pelo exército americano no final da década de 50. Caindo nas graças do influente DJ Alan Freed, o jovem mal tinha saído do High School e já estava vendo sua carreira decolar rapidamente. Numa conversa informal com um produtor do selo Ace Records, Freed teria dito: “Qualquer garoto bonito pode fazer o mesmo sucesso que Elvis. Eu vou transformar esse garoto em um cantor maior que Presley, espere e verá!”. E no começo as coisas realmente pareciam ir muito bem. De repente Jimmy Clanton começou a aparecer nas paradas de sucesso, na TV (no popular American Bandstand) e sua gravação "Just a Dream" subiu ao primeiro posto da Billboard (vendendo mais de um milhão de cópias!). Um feito maravilhoso, só comparado a Elvis, é claro! Mas eles queriam mais. Após mais um sucesso, a deliciosamente descerebrada “Go Jimmy Go”, o cantor foi parar nas telas de cinema.

Ele assim surgiu estrelando mais um daqueles típicos filmes de rock ´n´ roll, “Go, Johnny Go!”. Na película ele interpretava o personagem Johnny Melody, uma paródia de si mesmo. Vieram mais sucessos em seguida, "A Letter to an Angel," "Ship on a Stormy Sea," e "Venus in Blue Jeans". A verdade é que enquanto Elvis Presley estava virando picolé no frio da Alemanha, Jimmy Clanton deitava e rolava nas paradas e no cinema até que... bem, a festa certamente não duraria para sempre! Em 1960, bem no exato momento em que Elvis voltava para os EUA com ampla repercussão da mídia, Clanton era convocado pelo exército americano! Existe ironia mais interessante do que essa no mundo da música americana? Eu acredito que não. Ele acabou sendo vitima do mesmo destino que havia prejudicado Elvis e que em última análise o tinha transformado em um astro!. Clanton acabou ficando dois anos em serviço militar e quando voltou o mundo musical já era bem outro. Os Beatles estavam nas paradas e ninguém mais daria muita bola para um artista que sempre vivera na sombra de Elvis Presley (já naquela época também passando sufoco para competir com a invasão britânica). A moral de toda essa história? Ora, definitivamente o mundo dá voltas meus amigos...

Pablo Aluísio

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

The Trashmen - Surfin' Bird

Provavelmente você não conheça assim de nome, afinal quem se lembraria de um grupo de rock chamado “Os Lixeiros”? Se não lembra do grupo certamente se lembrará de seu som ao ouvir o maior sucesso deles, "Surfin' Bird"! A música foi lançada em um single sem maiores pretensões em 1963 e conseguiu a façanha de alcançar o quarto lugar entre os mais vendidos da parada Billboard, provavelmente o maior feito comercial de uma banda de garagem da história da música americana! Sim, o Trashmen era uma banda de amigos de Minnesota que nunca se levaram muito a sério (bom, basta ouvir Surfin Bird para entender isso).

E foi justamente esse o segredo do sucesso desse single – a sonoridade era tão absurdamente estúpida e a letra tão completamente debilóide que obviamente caiu nas graças dos jovens de forma imediata! Foi um estouro de vendas! Era tola, ridícula e... irresistível! O grupo acabou em 1967, quase no anonimato já que Surfin Bird tinha sido a única grande “criação” deles (na verdade uma fusão de duas outras músicas, "The Bird's the Word" e "Papa-Oom-Mow-Mow" que não foram creditadas na época) mas quem se importa? Surfin Bird é uma das melhores representantes da surf music, que aqui surge em sua essência, uma ode ao doce sabor da juventude sem problemas da década de 60! Quem disse que toda música tem que mudar o mundo? O Trashmen provou justamente o contrário disso!

Pablo Aluísio.

Patsy Cline

Certa vez durante uma reunião com amigos um deles me fez uma pergunta das mais interessantes: “Pablo qual foi na sua opinião a voz feminina dos anos 60?”. Nem pensei muito. “Patsy Cline” – respondi. Infelizmente poucos se lembram de Patsy, principalmente no Brasil, onde apenas colecionadores mais atentos se lembram da maravilhosa voz dessa cantora, em um timbre vocal que sempre gostei de chamar de angelical. Além disso é impossível ouvir uma canção de Patsy sem lembrar imediatamente dos chamados anos dourados. É uma associação imediata. Sua voz, seus arranjos, as letras, tudo soa muito evocativo àquele período.

Patsy Cline foi uma estrela cadente. Gravou apenas três álbuns de estúdio e teve sua vida encerrada muito cedo, morrendo com apenas 30 anos em 1963 mas seu legado é fenomenal. Ela começou a carreira no universo country mas logo despontou com um pop romântico fantástico que logo alcançou repercussão nas paradas. “Crazy” é sintomático nessa nova fase. Como uma típica garota daqueles anos ela teve que conciliar sua carreira musical com seus casamentos, que não deram muito certo. Ela vivia nessa dualidade entre a vida de cantora e dona de casa mas a vocação falou mais alto. Patsy morreu em um acidente de carro perto de Camdem, uma cidade importante na história da música americana pois foi lá que nasceu a RCA Victor uma das companhias mais importantes da indústria fonográfica. Felizmente seus discos preservaram o que de melhor havia nela, seu grande talento vocal.

Discografia de Patsy Cline:
Patsy Cline (1957)
Patsy Cline Showcase (1961)
Sentimentally Yours (1962)

Pablo Aluísio.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Eagles - Hotel California

Eu adoro o Eagles. Essa banda tem aquele sonzão poderoso da década de 70 que sempre me agrada. O meu primeiro álbum do Eagles, ainda na era do vinil, foi esse "Hotel California" que traz a música mais conhecida do grupo. Basta começar o excelente dedilhado de introdução para todos os ouvintes saberem de que música se trata. A canção é conhecidíssima e envolta em muitas lendas urbanas por causa de sua letra que para alguns é muito sinistra e sombria. Afinal o que seria o Hotel California? O purgatório? O próprio Hades? Cada um aparece com uma interpretação diferente o que mitifica ainda mais a música que é realmente maravilhosa. O Eagles é um dos grupos mais interessantes do country rock americano pois ao mesmo tempo em que são campeões de vendas de discos nunca perderam seu estilo muito singular, que qualifico tranquilamente como alternativo. Seu som único embala há gerações e eles ainda hoje seguem com o pé na estrada mostrando a vitalidade de seu nome mesmo nos dias de hoje. Sempre tocando em concertos com lotação esgotada por onde se apresentam o Eagles tem um público fiel, só comparado aos grandes nomes da história da música como Beatles, Elvis ou Pink Floyd.

Hoje eles soam bem mais comportados mas na década de 70 os membros do Eagles não eram nada fáceis. Suas histórias extravagantes durante as turnês são lendárias. Formado por grande beberrões e farristas o Eagles surpreende por ter sobrevivido àqueles anos alucinados. Viveram realmente o lema do "Sexo, Drogas e Rock n Roll" em plenitude. Esse álbum foi gravado naquela fase conturbada. Como viviam brigando entre si o Eagles teve muitas formações diferentes ao longo dos anos. Aqui o grupo surge pela primeira sem o membro fundador Bernie Leadon que resolveu deixar a banda para alcançar vôos solos. Sem dúvida uma grande perda pois além de ótimo vocalista era um letrista dos mais capazes. Mesmo com sua saída o grupo seguiu em frente, demonstrando que poderiam seguir sem Bernie.

O som aqui surge mais bem elaborado, com ótimos arranjos. Não há espaços em branco no som do Eagles. Há sempre uma guitarra solando no fundo (às vezes até duas ou mais) o que deixa a sonoridade encorpada e brilhante. Credito a Hotel California o título de um dos mais roqueiros trabalhos do grupo. Seu som ficou mais forte, com muita pegada. Um exemplo é a ótima "Life in the Fast Lane" onde Don Henley consegue uma vocalização extremamente bem integrada com a parte instrumental (há também um dos melhores solos do Eagles).  Don Henley aliás predomina na parte vocal, sendo seguido de perto por Glenn Frey e Joe Walsh, ambos em grande forma. Tanto bom gosto resultou em excelentes números. "Hotel California", o álbum, vendeu 16 milhões de cópias apenas nos EUA, um número fantástico. Junte-se a isso os 3 singles extraídos do disco (todos campeões de vendas) e você entenderá o sucesso do Eagles. Sua coletânea "Eagles Greatest Hits" vendeu inacreditáveis 42 milhões de cópias o que mostra a força do grupo dentro do mercado fonográfico. Isso porém é o de menos. O que vale a pena é sempre ouvir esses loucos maravilhosos e sua sonoridade única. Eagles é realmente tudo de bom.

Eagles - Hotel Califórnia (1976)
Hotel California
New Kid in Town
Life in the Fast Lane  
Wasted Time  
Wasted Time (Reprise)  
Victim of Love
Pretty Maids All in a Row
Try and Love Again
The Last Resort

Pablo Aluísio.

Eagles - On the Border

Ultimamente tenho ouvido bastante esse álbum. É interessante porque o grupo Eagles é gigante dentro das fronteiras americanas. Um de seus discos se encontra no seleto grupo dos cinco álbuns mais vendidos da história na indústria fonográfica dos Estados Unidos. Só que isso só acontece mesmo entre os fãs de country - rock naquele país. Em outros lugares do mundo, como Europa e Brasil, o Eagles é mais conhecido por Hotel California e olhe lá! É isso não deixa de ser uma injustiça porque foi um grupo excepcional dentro de seu nicho musical. Eram excelentes músicos, tanto de palco como de estúdio, por essa razão mereciam ter maior prestígio nos demais países estrangeiros.

Esse disco em particular tem uma excelente seleção musical. Ele foi lançado originalmente em 1974. Produzido pela dupla de talentosos produtores musicais formada por Bill Szymczyk e Glyn Johns, foi o primeiro disco do Eagles a trazer o jovem guitarrista Don Felder. A capa, trazendo uma bela arte, mostrava uma águia voando no deserto do oeste, com destaque para as formações rochosas do Monument Valley, algo bem no estilo country and western. Minha faixa preferida nesse disco abria o lado B do vinil original. Era "James Dean". O título já entregava o jogo. Uma homenagem do grupo ao ator James Dean, morto em 1955. O refrão retomava o lema de viver rapidamente, sendo muito jovem para morrer. A melodia era aquele tipo de sonoridade que grudava na mente do ouvinte. Colocaram até o som de um carro acelerando para reforçar a mensagem. Ficou muito bom. Outro destaque é a bela canção "Already Gone", que já abria as cortinas do disco em grande estilo.

Eagles - On the Border (1974)
Already Gone
You Never Cry Like a Lover
Midnight Flyer
My Man
On the Border
James Dean
Ol' 55
Is It True?
Good Day in Hell
Best of My Love

Pablo Aluísio.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Eagles - Their Greatest Hits (1971 - 1975)

Qual foi o disco mais vendido da história? Acredite, por anos e anos foi justamente esse "Their Greatest Hits" do grupo americano de country rock Eagles! No total esse álbum vendeu 18 milhões de cópias e isso quase que exclusivamente nos Estados Unidos. Assim percebemos como o Eagles é bem maior dentro das fronteiras do Tio Sam do que no resto do mundo. Dentro dos Estados Unidos o Eagles é considerado um dos maiores grupos de rock da história. No resto do mundo eles são apenas encarados como uma boa banda dos anos 70. Injustiça!

Pois bem, aqui nesse disco temos os maiores sucessos do grupo em sua fase de maior criatividade e maior sucesso comercial. Os membros eram jovens, estavam compondo suas melhores músicas e eles estavam surfando na onda do sucesso. É o auge deles como grupo, sem dúvida. Some-se a isso a formação clássica, considerada a melhor do grupo em todos os seus anos de carreira. Se você é um ouvinte ocasional do Eagles, que não faz questão de colecionar a discografia deles, esse álbum vai satisfazer todas as suas pretensões. Já se você quiser ir mais a fundo da música do Eagles, bem nesse caso o disco vai soar bem superficial mesmo. É tudo uma questão de ponto de vista.

Eagles - Their Greatest Hits (1971 - 1975)
Take It Easy
Witchy Woman
Lyin' Eyes
Already Gone
Desperado
One of These Nights
Tequila Sunrise
Take It to the Limit
Peaceful Easy Feeling
Best of My Love

Pablo Aluísio.

Eagles - One of These Nights

Assim como aconteceu com o Pink Floyd o auge dos Eagles se deu nos 1970. Em meados daquela década o grupo estava super entrosado e afiado. As inúmeras turnês trouxeram uma maestria sonora ao grupo que jamais seria alcançada em nenhum outro momento de sua história. Some-se a isso o fato dos membros do conjunto estarem no auge de sua juventude, vivendo pelas estradas empoeiradas dos Estados Unidos o sonho de ser um rockstar. O bom momento se reflete justamente nesse excelente disco, "One of These Nights", que seria o quarto álbum do grupo e o antecessor imediato da obra prima deles, "Hotel California".

E basicamente o que temos aqui? Uma coleção primorosa de belos arranjos e letras acima da média. Assim que chegou nas lojas o público correu para transformar o vinil em um dos mais vendidos da história, com quatro milhões de cópias consumidas em poucas semanas. Isso abriu as portas do sucesso internacional ao Eagles que saiu em sua primeira turnê fora dos Estados Unidos. O resto é história. Embora hoje em dia o Eagles seja considerada apenas uma banda de rock country blues ao estilo jurássico, o fato é que o som das águias atravessou o tempo, comprovando a extrema qualidade de suas gravações, que resistiram bravamente ao teste do tempo. / Produção: Bill Szymczyk / Formato Original: Vinil / Músicos: Don Felder, Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon, Randy Meisner

Eagles - One of These Nights (1975)
One of These Nights
Too Many Hands
Hollywood Waltz
Journey of the Sorcerer
Lyin' Eyes
Take It to the Limit
Visions
After the Thrill Is Gone
I Wish You Peace.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir sua Praia

Talvez seja um dos discos de estreia mais importantes da geração do rock Brasil dos anos 80. É incrível, mas olhando para a seleção de músicas ficamos com a impressão de que o disco seria uma coletânea e não a estreia de uma banda de rock brasileira. Eu acho que o Ultraje a Rigor nunca mais poderia superar um LP como esse - e realmente eles nunca mais repetiram o feito, em toda a sua discografia. Pena que com o tempo o grupo fosse perdendo o foco. Mudanças de formação e falta de turnês mais consistentes minaram um pouco o brilho desse grupo de rock.

As faixas, com poucas exceções, são todas boas e fizeram sucesso. O Lobão chegou a fazer uma pequena participação na faixa título do álbum. No mais só clássicos do Ultraje a Rigor como "Eu me Amo", que tem uma letra simples, mas muito bem sacada e "Rebelde sem Causa", trocadilho com o nome do famoso filme de James Dean. "Ciúme" completa a lista das melhores. Fora essas ainda tem a engraçadinha "Marylou" e  "Jesse Go", que segundo o próprio Roger Rocha Moreira foi composto em "homenagem" ao Paulo Ricardo e seu estrelismo misturado com egotrip.

Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir sua Praia (1985)
Nós Vamos Invadir sua Praia
Rebelde sem Causa
Mim Quer Tocar
Zoraide
Ciúme
Inútil
Marylou
Jesse Go
Eu Me Amo
Se Você Sabia
Independente Futebol Clube

Pablo Aluísio.

RPM - Revoluções por Minuto

O RPM foi uma farsa do rock brasileiro dos anos 80. Afirmo isso baseado no fato de que esse grupo foi o de maior sucesso da época e ao mesmo tempo o de sucesso mais efêmero. Duvida? Ora, se formos analisar bem a discografia dessa banda veremos que eles na realidade só fizeram sucesso em 1 disco. Isso mesmo. Muita gente vai dizer que o LP Rádio Pirata também foi um megasucesso. Sim, foi, entretanto as músicas nada mais eram do que versões ao vivo do repertório desse primeiro álbum.

O RPM de certa maneira foi assim um teste de fogo para o marketing musical da indústria fonográfica brasileira. E deu muito certo, pelo menos nesse disco de estreia. O grupo era tão popular no Brasil como qualquer outro grupo estrangeiro. Fãs histéricas nos shows, idolatria total, impacto na mídia. Tudo isso teve o RPM em seu auge. Porém com o mesmo impacto que teve ao surgir, teve ao sumir. A banda explodiu muito rapidamente, turbinado por guerras de egos e muito abuso de drogas. Sobrou apenas as músicas desse disco. São boas músicas, maracaram época, disso não discordo. Só não possuem a marca da posteridade que define os grandes da história do rock Brasil.

RPM - Revoluções por Minuto (1985)
Rádio Pirata
Olhar 43
A Cruz e a Espada
Estação do Inferno
A Fúria do Sexo Frágil Contra o Dragão da Maldade
Louras Geladas
Liberdade / Guerra Fria  
Sob a Luz do Sol
Juvenília
Pr'esse Vício
Revoluções por Minuto

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

35 anos de Rock and Roll

O selo Som Livre (que pertencia ao grupo Globo) lançou coisas bem interessantes no Brasil durante os anos 80. Pois é, nem só de trilhas sonoras de novelas vivia essa gravadora. Aqui eles reuniram um belo repertório da fase mais, digamos, heróica do rock americano. E o mais interessante de tudo é que entre as faixas se encontravam algumas preciosidades. Sim, havia velhos sucessos batidos, como a própria "Long Tall Sally" do Little Richard e até mesmo "Sweet Little Sixteen" do Chuck Berry. Entretanto havia sim material de qualidade que fugia do banal.

Entre essas faixas eu destacaria a maravilhosa versão de "Will You Love Me Tomorrow" do The Shirelles, a melhor que já ouvi até´hoje, com lindo arranjo de orquestra. E por mais que tenha procurado por essa mesma versão em outros discos, jamais encontrei! Surpresa completa. Outra que foge do lugar comum é "Save The Last Dance For Me". Essa é outra versão que ainda não encontrei por aí. Por fim destaco outra raridade, essa versão sui generis de "Go Jimmy Go" do Jimmy Clanton. Uma raridade. Em suma, não é uma coletânea tão banal como alguns dizem por aí. Tem coisa boa e rara aqui também. Por isso se encontrar para comprar nem pense duas vezes.

35 anos de Rock and Roll
1. Little Richard - Long Tall Sally
2. Bobby Day - Rockin' Robin
3. Robin Luke - Susie Darlin'
4. The Champs - Tequila
5. The Coasters - Charlie Brown
6. The Shirelles - Will You Love Me Tomorrow
7. Jimmy Rodgers - Honeycomb
8. Lloyd Price - Stagger Lee
9. Chuck Berry - Sweet Little Sixteen
10. Del Shannon - Runaway
11. Jerry Wallace - Primrose Lane
12. Duanne Eddy - Rebel Rouser
13. The Drifters - Save The Last Dance For Me
14. Jimmy Clanton - Go Jimmy Go
15. Gene Vincent - Be Bop A Lula
16. Bill Halley & His Comets - ABC Boogie

Pablo Aluísio.

The Blues Brothers

Trilha sonora do filme "Os Irmãos Cara de Pau". O grande mérito do projeto The Blues Brothers" realmente veio do lado musical. O time de grandes músicos que foram contratados para participar do filme até hoje impressiona. Esse grupo contava com nomes como Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown, entre outros. A cena de James Brown inclusive é hilária, fazendo um pastor de igreja cheio de estilo e ginga! Ray Charles também não fica atrás protagonizando certamente um de seus melhores momentos no cinema. Impagável. De Aretha Franklin nem precisamos perder tempo comentando, pois a grande diva da música negra é simplesmente fenomenal.

A razão de tanta gente boa ter sido reunida em um só disco veio diretamente da insistência do próprio John Belushi em reunir um grupo de craques para cantar na trilha sonora. Belushi era apaixonado por música e mantinha um velho sonho de se tornar cantor, formar uma banda de rock e blues e fazer sucesso. Embora sua trajetória tenha sido curta ele realmente conseguiu esse feito, mesmo que de maneira indireta, pois o disco "The Blues Brothers" alcançou grande êxito comercial levando essa trilha a alcançar grande sucesso de vendas quando foi lançada originalmente. Um fato raro certamente, pois trilhas sonoras de comédias não costumavam nem frequentar a lista da Billboard.

The Blues Brothers - Trilha Sonora
1. She Caught The Katy - The Blues Brothers / Jake Blues
2. Theme Peter Gunn - The Blues Brothers Band
3. Gimme Some Lovin' - The Blues Brothers / Jake Blues
4. Shake a Tail Feather - Ray Charles / The Blues Brothers
5. Everybody Needs Somebody to Love - The Blues Brothers
6. The Old Landmark - James Brown / Coro do Rev. James Cleveland
7. Think - Aretha Franklin / The Blues Brothers
8. Theme From Rawhide - The Blues Brothers
9. Minnie the Moocher - Cab Calloway / The Blues Brothers Band
10. Sweet Home Chicago - The Blues Brothers
11. Jailhouse Rock - Jake Blues / The Blues Brothers

Pablo Aluísio.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bruce Springsteen - Western Stars

Esse é o novo álbum do cantor e compositor Bruce Springsteen. Muito se tem falado que é um dos trabalhos mais parecidos com "Nebraska", um dos clássicos do artista. Será mesmo? Ainda estou nas primeiras audições e isso é algo complicado porque geralmente nesse primeiro momento não se tem ainda uma visão completa e profunda sobre o disco. Mesmo assim posso antecipar que a comparação  é válida e tem sua razão de ser. E quais seriam essas semelhanças? Bom, antes de mais nada temos aqui uma sonoridade bem intimista, muito semelhante com o que ouvimos em "Nebraska". 

Também é uma viagem ao interior dos Estados Unidos. O clima é de longas planícies, cavalos selvagens à solta, muita imensidão de campo e também muita solidão. Com um pouco de imaginação podemos até mesmo visualizar um cowboy deitado no chão do deserto, esperando a hora para tocar o gado em direção do oeste. É justamente esse tipo de clima que Bruce Springsteen quis capturar. E isso é tão verdadeiro e óbvio que o cantor resolver deixar claro até mesmo na arte do álbum. A capa é simbólica sobre isso, com um Mustang selvagem (uma raça bem popular de cavalos na América), completamente livre e indomado no meio do oeste. E o título do disco, que em nossa língua significa "Estrelas do Oeste" escancara ainda mais as intenções do artista. O Bruce Springsteen da cidade grande, o operário de "Born in The USA", definitivamente não dá as caras nesse trabalho.

Bruce Springsteen - Western Stars
Hitch Hikin'
The Wayfarer
Tucson Train
Western Stars
Sleepy Joe's Café
Drive Fast (The Stuntman)
Chasin' Wild Horses
Sundown
Somewhere North of Nashville
Stones
There Goes My Miracle
Hello Sunshine
Moonlight Motel

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bruce Springsteen - Working On a Dream

Se existe um artista que merece todos os aplausos no cenário musical mundial esse certamente é Bruce Springsteen. Demonstrando que a vitalidade e o espirito do Rock não tem nada a ver com idade, "The Boss" como é conhecido, está bem próximo de completar 60 anos (no próximo mês de setembro), mas esbanja uma versatilidade e talento que deixariam muitos dos ídolos atuais mortos de vergonha. Para muitos sessentões aposentados ele é um exemplo: trabalha feito um louco, colocando um novo CD no mercado a cada dois anos, realiza vários concertos ao redor do mundo e o mais importante, demonstra que ainda é um verdadeiro astro pois o material apresentado é dos mais relevantes que existem atualmente. Talvez um dos poucos cantores surgidos na década de 60 ainda na ativa plenamente, Bruce vem intercalando sua carreira com álbuns que louvam suas heranças folk / country (como Nebraska, The Ghost of Tom Joad, We Shall Overcome e Devils & Dust) e trabalhos elaborados especialmente para tocarem nas rádios e alcançar sucesso comercial (como o sempre lembrado Born in The USA, Tunnel of Love e mais recentemente Magic, seu último álbum).

Esse Working On A Dream se enquadra na segunda categoria. Assim como "Magic" o velho Bruce demonstra que ainda está bem longe de perder o toque de midas que sempre caracterizou seus melhores discos comerciais. Ao ser lançado o CD chegou rapidamente ao primeiro lugar na Billboard entre os mais vendidos, derrubando estrelinhas pop da atualidade, mostrando que, ao contrário do que muitos profetizam, a boa música ainda tem lugar cativo nas paradas musicais. Ao lado de sua eterna banda, The E Street Band, Bruce compôs o material de "Working On a Dream" durante a turnê mundial de "Magic" e entre os shows foi ensaiando com seu grupo visando o lançamento de seu novo disco para pouco mais de um ano após esse chegar nas lojas. "Working On a Dream" aliás foi o último trabalho do membro da E Street Band, Danny Federici, que morreu antes dos trabalhos serem concluídos. Como forma de homenageá-lo Bruce convocou seu filho, Jason Federeci, para trabalhar na finalização do álbum. O CD é excepcional, desde a faixa título, Working On a Dream (que chegou a ser usada por Bruce na campanha do amigo Barack Obama), até This Life, que traz em sua melodia todas as características que fizeram de Bruce um dos mais conhecidos cantores americanos no mundo. Mas o destaque absoluto desse álbum é certamente The Wrestler. A canção foi feita para ser tema do filme "O Lutador", com Mickey Rourke. Excepcionalmente bem escrita e arranjada, The Wrestler é a canção que melhor sintetiza essa grande obra. Maravilhosa. Espero que Bruce ainda tenha muitos anos de vida pela frente, a boa música certamente agradece.

Bruce Springsteen - Working On a Dream
01. Outlaw Pete
02. My Lucky Day
03. Working on a Dream
04. Queen of the Supermarket
05. What Love Can Do
06. This Life
07. Good Eye
08. Tomorrow Never Knows
09. Life Itself
10. Kingdom of Days
11. Surprise, Surprise
12. The Last Carnival
13. The Wrestler.

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bruce Springsteen - Nebraska

Esse é o disco mais sombrio, soturno e melancólico da carreira do Bruce Springsteen. Todas as vezes que ouvi esse álbum eu tive que entrar em um certo clima de introspecção, porque a sonoridade é para poucos. E qual seria a razão de tanta tristeza e solidão? A grande maioria das cações foram compostas em cima de crimes bárbaros que aconteceram nos Estados Unidos na década de 1950. Um casal de serial killers formado por Charles Starkweather (O James Dean assassino) e sua namorada de 14 anos de idade, a psicopata Caril Ann Fugate deixaram um rastro de morte por onde passaram...

Esse casal de jovens pegou um carro e saiu matando em série nos recantos mais pacatos da América. Essa história bateu fundo na alma do Bruce Springsteen e assim ele resolveu gravar o disco. O que predomina nas faixas é o folk e o blues, em harmonias que são pura reflexão, pura solidão, pura tristeza. "Nebraska" não é um disco para todo mundo. Até mesmo em relação ao seleto grupo de fãs do cantor, tem que haver uma certa triagem. É um trabalho musical que não vai deixar você indiferente. Ou vai amar ou odiar o que vai ouvir. E isso é a maior prova que se trata de uma obra-prima da discografia do artista.

Bruce Springsteen - Nebraska (1982)
Nebraska
Atlantic City
Mansion on the Hill
Johnny 99
Highway Patrolman
State Trooper
Used Cars
Open All Night
My Father's House
Reason to Believe

Pablo Aluísio.