Título no Brasil: Van Helsing - Missão Londres
Título Original: Van Helsing: The London
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Cartoon Studios
Direção: Sharon Bridgeman
Roteiro: Garfield Reeves-Stevens, Judith Reeves-Stevens
Elenco: Hugh Jackman, Robbie Coltrane, David Wenham, Grey Griffin, Dwight Schultz, John DiMaggio
Sinopse:
Gabriel Van Helsing (Hugh Jackman) é enviado pelo Vaticano para uma nova missão nas ruas escuras de Londres. Uma série de crimes envolvendo mulheres precisa ser desvendado. Caberá a Van Helsing solucionar as mortes, descobrindo a identidade do assassino.
Comentários:
É uma animação que serviu de complemento ou de publicidade a mais para o filme "Van Helsing", aquele mesmo com o ator Hugh Jackman como o protagonista. Aliás o ator aqui decidiu dublar o personagem também na animação, algo raro em sua carreira. É curioso, porque na obra original "Drácula" de Bram Stoker, o Van Helsing é um velhinho, um professor de idade avançada que resolve enfrentar o conde vampiro. Já no filme (e nessa animação) o Van Helsing virou um homem jovem, forte e cheio de armas especialmente produzidas para lidar com todos os tipos de monstros. Claro, esse tipo de "nova roupagem" soa estranha e desproporcional sob qualquer ponto de vista. E para enrolar ainda mais o meio de campo a animação traz o vilão Mr. Hyde de "O Médico e o Monstro". Até uma Rainha Vitória que vai da velhice à juventude é colocada no roteiro, mas sinceramente falando nada disso ajuda muito. Considerei essa animação bem fraca.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 7 de junho de 2019
Batman do Futuro - O Retorno do Coringa
Título no Brasil: Batman do Futuro - O Retorno do Coringa
Título Original: Batman Beyond - Return of the Joker
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: DC Comics, Warner Bros
Direção: Curt Geda
Roteiro: Paul Dini
Elenco: Will Friedle, Mark Hamill, Kevin Conroy, Angie Harmon, Dean Stockwell, Teri Garr
Sinopse:
Após décadas desaparecido o criminoso Coringa (Mark Hamill) está de volta a uma Gotham City do futuro, onde tudo parece diferente, menos a sede de vingança do palhaço assassino e psicopata. Seu objetivo seria se vingar do Batman original, mas como ele não mais existe, ele foca em Terry McGinnis, o Batman do futuro.
Comentários:
Animação baseada nos personagens criados por Bob Kane. Essa versão futurista do Batman nunca pegou muito bem. Se não me enganou seu título mensal de quadrinhos já foi há bastante tempo cancelado nos Estados Unidos (por falta de vendas) e no Brasil ele nunca chegou a ter uma edição própria. De qualquer maneira a Warner ainda tentou emplacar esse novo Batman lançando uma série de desenhos animados e essa animação em longa-metragem que chegou a ser lançada no Brasil no mercado de video (idem nos Estados Unidos). No geral não temos nada de muito importante. O único aspecto que merece algum elogio a mais vem do elenco de dubladores com destaque para o "Luke Skywalker" de Star Wars Mark Hamill que se especializou em dublar o Coringa! Seu trabalho é realmente excepcional, por isso assista a versão legendada para não perder seu trabalho. E o que dizer do veterano Dean Stockwell dando voz ao Robin Tim Drake? Só muito talento para colar algo assim. Então é isso. O tal Batman do Futuro nunca chegou a dar muito certo, mas pelo menos rendeu alguns momentos de pura diversão como temos aqui.
Pablo Aluísio.
Título Original: Batman Beyond - Return of the Joker
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: DC Comics, Warner Bros
Direção: Curt Geda
Roteiro: Paul Dini
Elenco: Will Friedle, Mark Hamill, Kevin Conroy, Angie Harmon, Dean Stockwell, Teri Garr
Sinopse:
Após décadas desaparecido o criminoso Coringa (Mark Hamill) está de volta a uma Gotham City do futuro, onde tudo parece diferente, menos a sede de vingança do palhaço assassino e psicopata. Seu objetivo seria se vingar do Batman original, mas como ele não mais existe, ele foca em Terry McGinnis, o Batman do futuro.
Comentários:
Animação baseada nos personagens criados por Bob Kane. Essa versão futurista do Batman nunca pegou muito bem. Se não me enganou seu título mensal de quadrinhos já foi há bastante tempo cancelado nos Estados Unidos (por falta de vendas) e no Brasil ele nunca chegou a ter uma edição própria. De qualquer maneira a Warner ainda tentou emplacar esse novo Batman lançando uma série de desenhos animados e essa animação em longa-metragem que chegou a ser lançada no Brasil no mercado de video (idem nos Estados Unidos). No geral não temos nada de muito importante. O único aspecto que merece algum elogio a mais vem do elenco de dubladores com destaque para o "Luke Skywalker" de Star Wars Mark Hamill que se especializou em dublar o Coringa! Seu trabalho é realmente excepcional, por isso assista a versão legendada para não perder seu trabalho. E o que dizer do veterano Dean Stockwell dando voz ao Robin Tim Drake? Só muito talento para colar algo assim. Então é isso. O tal Batman do Futuro nunca chegou a dar muito certo, mas pelo menos rendeu alguns momentos de pura diversão como temos aqui.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 6 de junho de 2019
Deeply: O Segredo
Título no Brasil: Deeply: O Segredo
Título Original: Deeply
Ano de Produção: 2000
País: Canadá, Alemanha
Estúdio: Bellwood Stories
Direção: Sheri Elwood
Roteiro: Sheri Elwood
Elenco: Kirsten Dunst, Lynn Redgrave, Julia Brendler, Trent Ford, Alberta Watson, Anthony Higgins
Sinopse:
O filme conta a história de uma jovem que perde seu namorado ainda muito cedo. Claro que um drama como esse lhe causa grande trauma emocional e psicológico. Ela então decide se recuperar numa ilha próxima ao continente e lá conhece uma velha escritora que lhe dará algumas lições de vida.
Comentários:
É um bom drama de época, um desses romances ao estilo antigo que hoje em dia se tornam cada vez mais raros. O filme tem boa fotografia, uma reconstituição de época correta e a boa presença da atriz Kirsten Dunst. Sua personagem é uma mocinha que ainda precisa entender o destino e as reviravoltas que podem acontecer na vida de cada pessoa. Assim temos um lado bem romântico aliado a um lado mais ácido da vida. Lynn Redgrave interpreta a velha senhora, uma mulher que procura um sentido na vida escrevendo histórias e romances, alguns reais, outros frutos de sua imaginação. É um filme até lírico nessa proposta, com muitas cenas impactantes como a bela Kirsten, queimada de sol, correndo pelas areias da praia enquanto a trilha sonora dá o tom mais dramático. Assim se você aprecia esse tipo de filme, mais romantizado, mais sentimental, essa pode ser uma boa opção para o fim de noite.
Pablo Aluísio.
Título Original: Deeply
Ano de Produção: 2000
País: Canadá, Alemanha
Estúdio: Bellwood Stories
Direção: Sheri Elwood
Roteiro: Sheri Elwood
Elenco: Kirsten Dunst, Lynn Redgrave, Julia Brendler, Trent Ford, Alberta Watson, Anthony Higgins
Sinopse:
O filme conta a história de uma jovem que perde seu namorado ainda muito cedo. Claro que um drama como esse lhe causa grande trauma emocional e psicológico. Ela então decide se recuperar numa ilha próxima ao continente e lá conhece uma velha escritora que lhe dará algumas lições de vida.
Comentários:
É um bom drama de época, um desses romances ao estilo antigo que hoje em dia se tornam cada vez mais raros. O filme tem boa fotografia, uma reconstituição de época correta e a boa presença da atriz Kirsten Dunst. Sua personagem é uma mocinha que ainda precisa entender o destino e as reviravoltas que podem acontecer na vida de cada pessoa. Assim temos um lado bem romântico aliado a um lado mais ácido da vida. Lynn Redgrave interpreta a velha senhora, uma mulher que procura um sentido na vida escrevendo histórias e romances, alguns reais, outros frutos de sua imaginação. É um filme até lírico nessa proposta, com muitas cenas impactantes como a bela Kirsten, queimada de sol, correndo pelas areias da praia enquanto a trilha sonora dá o tom mais dramático. Assim se você aprecia esse tipo de filme, mais romantizado, mais sentimental, essa pode ser uma boa opção para o fim de noite.
Pablo Aluísio.
Mutação 2
Título no Brasil: Mutação 2
Título Original: Mimic 2
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Jean de Segonzac
Roteiro: Donald A. Wollheim
Elenco: Alix Koromzay, Bruno Campos, Will Estes, Gaven E. Lucas, Edward Albert, Jon Polito
Sinopse:
Quatro anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, quando todos pensavam que tudo estaria sob controle, novas criaturas geneticamente modificadas começam a emergir dos esgotos de Nova Iorque causando pânico e terror por onde passam.
Comentários:
É curioso que essa franquia "Mimic" não tenha ido muito longe. Filmes com insetos gigantes já eram moda nos anos 1950. Então os produtores do estúdio Dimension pretenderam dar início a uma nova onda desse tipo de filme B, mas não foram muito longe. Nesse aqui investiram apenas 10 milhões de dólares, com quase todo o orçamento direcionado para o setor de efeitos especiais, principalmente nas criaturas que se mostram basicamente como baratas gigantes misturadas com DNA humano. Afinal os monstros são os maiores atrativos dessa fita, isso ninguém discute. Então já sabe, se você não suporta baratas é melhor ficar longe desse filme. No mais o que temos aqui é o velho feeling dos filmes ao estilo trash que fizeram a felicidade de muitos guris ao longo das gerações. No estilo "quanto pior, melhor" o que vale é a diversão de ver todo aquele elenco desconhecido sendo devorado por insetos gigantes. Assim meus caros, isso é basicamente tudo o que você vai encontrar aqui. Compre bastante pipoca, apague as luzes e boa sessão de cinema trash.
Pablo Aluísio.
Título Original: Mimic 2
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Jean de Segonzac
Roteiro: Donald A. Wollheim
Elenco: Alix Koromzay, Bruno Campos, Will Estes, Gaven E. Lucas, Edward Albert, Jon Polito
Sinopse:
Quatro anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, quando todos pensavam que tudo estaria sob controle, novas criaturas geneticamente modificadas começam a emergir dos esgotos de Nova Iorque causando pânico e terror por onde passam.
Comentários:
É curioso que essa franquia "Mimic" não tenha ido muito longe. Filmes com insetos gigantes já eram moda nos anos 1950. Então os produtores do estúdio Dimension pretenderam dar início a uma nova onda desse tipo de filme B, mas não foram muito longe. Nesse aqui investiram apenas 10 milhões de dólares, com quase todo o orçamento direcionado para o setor de efeitos especiais, principalmente nas criaturas que se mostram basicamente como baratas gigantes misturadas com DNA humano. Afinal os monstros são os maiores atrativos dessa fita, isso ninguém discute. Então já sabe, se você não suporta baratas é melhor ficar longe desse filme. No mais o que temos aqui é o velho feeling dos filmes ao estilo trash que fizeram a felicidade de muitos guris ao longo das gerações. No estilo "quanto pior, melhor" o que vale é a diversão de ver todo aquele elenco desconhecido sendo devorado por insetos gigantes. Assim meus caros, isso é basicamente tudo o que você vai encontrar aqui. Compre bastante pipoca, apague as luzes e boa sessão de cinema trash.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Pokémon: Detetive Pikachu
Essa marca Pokémon é uma verdadeira indústria cultural. Está em games, desenhos animados, revista em quadrinhos e centenas de produtos licenciados. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro ao estilo japonês. Agora chega aos cinemas. Certo, algumas animações já tinham sido lançadas nos cinemas antes, mas nada como esse novo filme, todo feito com atores de verdade e muita computação gráfica de última geração. A boa notícia é que dessa vez capricharam mesmo na produção. Claro, é algo feito para a criançada, mas deve-se dizer que os pais também vão curtir, porque é bem divertido no final das contas.
A única crítica maior que eu teria a fazer é essa coisa de transferência de mentes de pessoas para os bichinhos. É algo meio no estilo cyberpunk que não sei se as crianças pequenas vão entender direito. Isso explica porque o Pikachu no filme fala e tem uma personalidade meio cínica. Não me lembro de ver nada parecido nos desenhos, gibis, etc. Se bem que não sou nenhum especialista nesse universo, nesses personagens. Posso até estar exagerando, pois estou aqui subestimando a esperteza das crianças hoje em dia, mas mesmo assim ainda penso que eles deveriam ter escolhido outro caminho, mais bobinho, vamos colocar assim. De qualquer forma, mesmo com esse aspecto mais desconfortável, acabei gostando de praticamente tudo. Valeu assistir, mesmo não fazendo parte do público alvo desse tipo de produção. E os japoneses... bem, eles obviamente vão faturar mais números milionários com esse novo lançamento. São as regras do capitalismo, meu caro!
Pokémon: Detetive Pikachu (Pokémon Detective Pikachu, Estados Unidos, Japão, Canadá, 2019) Direção: Rob Letterman / Roteiro: Dan Hernandez, Benji Samit / Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Kathryn Newton, Bill Nighy, Ken Watanabe / Sinopse: Pikachu está de volta! Porém tem problemas. Ele não se lembra de nada e perdeu a pista de seu antigo mestre. Agora ele resolve se unir ao filho de seu antigo criador para localizá-lo, mas essa jornada não será nada fácil pois poderosos vão impedir a dupla de chegar ao seu objetivo.
Pablo Aluísio.
A única crítica maior que eu teria a fazer é essa coisa de transferência de mentes de pessoas para os bichinhos. É algo meio no estilo cyberpunk que não sei se as crianças pequenas vão entender direito. Isso explica porque o Pikachu no filme fala e tem uma personalidade meio cínica. Não me lembro de ver nada parecido nos desenhos, gibis, etc. Se bem que não sou nenhum especialista nesse universo, nesses personagens. Posso até estar exagerando, pois estou aqui subestimando a esperteza das crianças hoje em dia, mas mesmo assim ainda penso que eles deveriam ter escolhido outro caminho, mais bobinho, vamos colocar assim. De qualquer forma, mesmo com esse aspecto mais desconfortável, acabei gostando de praticamente tudo. Valeu assistir, mesmo não fazendo parte do público alvo desse tipo de produção. E os japoneses... bem, eles obviamente vão faturar mais números milionários com esse novo lançamento. São as regras do capitalismo, meu caro!
Pokémon: Detetive Pikachu (Pokémon Detective Pikachu, Estados Unidos, Japão, Canadá, 2019) Direção: Rob Letterman / Roteiro: Dan Hernandez, Benji Samit / Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Kathryn Newton, Bill Nighy, Ken Watanabe / Sinopse: Pikachu está de volta! Porém tem problemas. Ele não se lembra de nada e perdeu a pista de seu antigo mestre. Agora ele resolve se unir ao filho de seu antigo criador para localizá-lo, mas essa jornada não será nada fácil pois poderosos vão impedir a dupla de chegar ao seu objetivo.
Pablo Aluísio.
O Segredo do Sucesso
Título no Brasil: O Segredo do Sucesso
Título Original: Good Advice
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Evolution Entertainment
Direção: Steve Rash
Roteiro: Daniel Margosis, Robert Horn
Elenco: Charlie Sheen, Angie Harmon, Denise Richards, Jon Lovitz, Rosanna Arquette, Estelle Harris
Sinopse:
O executivo Ryan Turner (Charlie Sheen) tenta a sorte grande em Wall Street, mas se dá muito mal. Sem dinheiro e na bancarrota acaba tendo que ir morar no apartamento da namorada, a jornalista Cindy Styne (Denise Richards). Então ele começa a escrever uma coluna, assinando o nome dela. E pasmem, tudo se torna um grande sucesso editorial!
Comentários:
O ator Charlie Sheen tinha tudo para se tornar o novo Tom Cruise. Além de serem parecidos fisicamente, tinham começado quase na mesma época. Sheen havia atuado em dois clássicos dos anos 80, "Platoon" de Oliver Stone e "Wall Street". Só que ao contrário de Cruise não conseguiu se firmar como astro de primeira grandeza no cinema americano. O que aconteceu? Duas palavras... drogas e sexo! Pois é, Sheen se envolveu em tantos escândalos que seu nome foi se tornando tóxico entre os produtores. Com isso ele foi sumindo das grandes produções, se resumindo em comediazinhas como essa. Sem qualquer relevância cinematográfica maior esse "Good Advice" não serve para muita coisa. É um filme que anda completamente esquecido. O assisti pela TV a cabo lá por maio de 2004 e depois nunca mais revi! Não é mesmo um daqueles filmes que você queira rever. Plenamente esquecível é apenas uma lembrança da decadência de Charlie Sheen no mundo do cinema. Uma ladeira que não teve mais volta!
Pablo Aluísio.
Título Original: Good Advice
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Evolution Entertainment
Direção: Steve Rash
Roteiro: Daniel Margosis, Robert Horn
Elenco: Charlie Sheen, Angie Harmon, Denise Richards, Jon Lovitz, Rosanna Arquette, Estelle Harris
Sinopse:
O executivo Ryan Turner (Charlie Sheen) tenta a sorte grande em Wall Street, mas se dá muito mal. Sem dinheiro e na bancarrota acaba tendo que ir morar no apartamento da namorada, a jornalista Cindy Styne (Denise Richards). Então ele começa a escrever uma coluna, assinando o nome dela. E pasmem, tudo se torna um grande sucesso editorial!
Comentários:
O ator Charlie Sheen tinha tudo para se tornar o novo Tom Cruise. Além de serem parecidos fisicamente, tinham começado quase na mesma época. Sheen havia atuado em dois clássicos dos anos 80, "Platoon" de Oliver Stone e "Wall Street". Só que ao contrário de Cruise não conseguiu se firmar como astro de primeira grandeza no cinema americano. O que aconteceu? Duas palavras... drogas e sexo! Pois é, Sheen se envolveu em tantos escândalos que seu nome foi se tornando tóxico entre os produtores. Com isso ele foi sumindo das grandes produções, se resumindo em comediazinhas como essa. Sem qualquer relevância cinematográfica maior esse "Good Advice" não serve para muita coisa. É um filme que anda completamente esquecido. O assisti pela TV a cabo lá por maio de 2004 e depois nunca mais revi! Não é mesmo um daqueles filmes que você queira rever. Plenamente esquecível é apenas uma lembrança da decadência de Charlie Sheen no mundo do cinema. Uma ladeira que não teve mais volta!
Pablo Aluísio.
terça-feira, 4 de junho de 2019
Retorno a Howards End
Um filme tipicamente britânico, bem sofisticado e elegante, contando com a assinatura do talentoso cineasta James Ivory; O roteiro é baseado na obra do romancista E.M. Forster que publicou seu romance originalmente em 1910. Assim somos apresentados aos principais personagens. As irmãs Margaret Schlegel (Emma Thompson) e Helen Schlegel (Helena Bonham Carter) vivem em Londres. Ambas são solteiras. Margaret acaba se aproximando de Ruth Wilcox (Vanessa Redgrave) e se torna sua amiga. Ela é esposa de um bem sucedido homem de negócios chamado Henry Wilcox (Anthony Hopkins). O que Margaret não sabe é que Ruth está em seus últimos dias de vida. Assim ela acaba sendo surpreendida por sua morte após algumas semanas. Um choque na sociedade londrina.
Sem saber de nada, Ruth deixa de herança para Margaret sua casa de campo, Howards End, um lugar bucólico e muito agradável onde ela passou sua infância. Só que o marido Henry esconde esse fato. Ele quer deixar o imóvel para seu filho mais velho. O destino porém tem suas artimanhas e assim o viúvo acaba se apaixonando pela amiga de sua esposa falecida. Após alguns desencontros eles finalmente decidem se casar. A irmã mais jovem Helen não simpatiza muito com o novo marido dela, uma vez que ela tem suas próprias ideias de liberdade social, que conflitam quase sempre com o capitalista que Henry se torna. Para piorar um conhecido, o desafortunado Leonard Bast (Samuel West), perde seu emprego, justamente por algo que Henry indiretamente causa. Esse e outros acontecimentos acabam desgastando o relacionamento entre as irmãs. Helen vai embora morar na Alemanha. Quando retorna a situação se complica ainda mais, gerando um grande mal-estar entre todos os envolvidos.
Esse filme tem muitas características de outra produção inglesa que gosto muito, "Vestígios do Dia". É praticamente a mesma equipe técnica, o mesmo produtor (Ismail Merchant, antigo parceiro de Ivory) e a mesma classe e sofisticação. É curioso porque a casa de Howards End funciona não apenas como cenário para as cenas, mas também como um catalisador de momentos importantes. Sempre que algo fundamental na trama vai acontecer o escritor Foster desloca todos os personagens para esse lugar bem bucólico, longe da agitação de Londres. Com excelente elenco e uma nobreza ímpar, esse filme é essencial para quem aprecia o melhor do cinema inglês dos anos 90.
Retorno a Howards End (Howards End, Inglaterra, 1992) Direção: James Ivory / Roteiro: Ruth Prawer Jhabvala, baseado na obra de E.M. Forster / Elenco: Anthony Hopkins, Emma Thompson, Vanessa Redgrave, Helena Bonham Carter, Samuel West / Sinopse: Após a morte de sua amiga Ruth Wilcox (Vanessa Redgrave), Margaret Schlegel (Emma Thompson) se casa com seu marido Henry Wilcox (Anthony Hopkins). Afinal ambos são livres e desimpetidos, nada tendo contra esse casamento. Só que a irmã mais jovem de Margaret, a temperamental Helen Schlegel (Helena Bonham Carter), não gosta de Henry e seu jeito de ricaço arrogante, criando assim um abismo entre elas. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Emma Thompson), Melhor Roteiro Adaptado (Ruth Prawer Jhabvala) e Melhor Direção de Arte (Luciana Arrighi e Ian Whittaker).
Pablo Aluísio.
Sem saber de nada, Ruth deixa de herança para Margaret sua casa de campo, Howards End, um lugar bucólico e muito agradável onde ela passou sua infância. Só que o marido Henry esconde esse fato. Ele quer deixar o imóvel para seu filho mais velho. O destino porém tem suas artimanhas e assim o viúvo acaba se apaixonando pela amiga de sua esposa falecida. Após alguns desencontros eles finalmente decidem se casar. A irmã mais jovem Helen não simpatiza muito com o novo marido dela, uma vez que ela tem suas próprias ideias de liberdade social, que conflitam quase sempre com o capitalista que Henry se torna. Para piorar um conhecido, o desafortunado Leonard Bast (Samuel West), perde seu emprego, justamente por algo que Henry indiretamente causa. Esse e outros acontecimentos acabam desgastando o relacionamento entre as irmãs. Helen vai embora morar na Alemanha. Quando retorna a situação se complica ainda mais, gerando um grande mal-estar entre todos os envolvidos.
Esse filme tem muitas características de outra produção inglesa que gosto muito, "Vestígios do Dia". É praticamente a mesma equipe técnica, o mesmo produtor (Ismail Merchant, antigo parceiro de Ivory) e a mesma classe e sofisticação. É curioso porque a casa de Howards End funciona não apenas como cenário para as cenas, mas também como um catalisador de momentos importantes. Sempre que algo fundamental na trama vai acontecer o escritor Foster desloca todos os personagens para esse lugar bem bucólico, longe da agitação de Londres. Com excelente elenco e uma nobreza ímpar, esse filme é essencial para quem aprecia o melhor do cinema inglês dos anos 90.
Retorno a Howards End (Howards End, Inglaterra, 1992) Direção: James Ivory / Roteiro: Ruth Prawer Jhabvala, baseado na obra de E.M. Forster / Elenco: Anthony Hopkins, Emma Thompson, Vanessa Redgrave, Helena Bonham Carter, Samuel West / Sinopse: Após a morte de sua amiga Ruth Wilcox (Vanessa Redgrave), Margaret Schlegel (Emma Thompson) se casa com seu marido Henry Wilcox (Anthony Hopkins). Afinal ambos são livres e desimpetidos, nada tendo contra esse casamento. Só que a irmã mais jovem de Margaret, a temperamental Helen Schlegel (Helena Bonham Carter), não gosta de Henry e seu jeito de ricaço arrogante, criando assim um abismo entre elas. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Emma Thompson), Melhor Roteiro Adaptado (Ruth Prawer Jhabvala) e Melhor Direção de Arte (Luciana Arrighi e Ian Whittaker).
Pablo Aluísio.
As Bruxas de Salém
É assombroso saber que a história desse filme realmente aconteceu em Salem, uma cidadezinha à beira-mar durante o século XVII. Até hoje os historiadores não chegaram em um consenso sobre o que de fato aconteceu. Seria um delírio coletivo? Uma contaminação com fungos venenosos? Ou tudo não passou mesmo de um surto de fanatismo religioso sem freios? Pode ser que tenha sido tudo isso ao mesmo tempo. O fato é que mais de duzentas pessoas foram acusadas de bruxaria! Quase vinte delas foram enforcadas! Tudo se baseando em depoimentos de meninas (meninas mesmo, pois algumas tinham apenas 14 anos de idade) que começaram a dizer que o demônio havia tomado conta da vila.
O roteiro desse filme não segue tão de perto os eventos históricos. Na realidade ele é baseado mais na peça teatral escrita por Arthur Miller. Na época ele próprio estava sendo perseguido por um novo tipo de caça às bruxas, também conhecido por Macarthismo, que via comunistas em todos os setores da sociedade americana. Por isso escreveu a peça, para fazer uma inteligente analogia entre o que havia acontecido em Salem e o que estava acontecendo nos Estados Unidos durante a década de 1950. Seria a mesma paranoia insana. De qualquer forma o que historicamente aconteceu em Salem serviu de base para o argumento de Miller. Encaixou tudo muito bem.
No filme tudo começa com algo simples, banal. Um grupo de jovens de Salem decide fazer um ritual na floresta. Quem comanda tudo é a escrava Tituba. É algo até bobo, um tipo de simpatia para atrair os homens pelos quais elas eram apaixonadas. Bobagem adolescente. Só que o ritual acaba sendo pego em flagrante pelo pastor local. E aí começa a loucura. As meninas começaram a inventar mentiras, querendo com isso cair fora de uma suposta acusação de bruxaria. Só que isso desencadeia algo sem limites, pois em pouco tempo todo mundo praticamente passa a ser acusado de bruxaria. Um tribunal de inquisição protestante (sim, porque todos eles eram protestantes) começa a perseguir pessoas inocentes. Uma mera palavra mal colocada já servia como indícios de bruxaria. Uma insanidade completa. Desnecessário dizer que o filme é excelente. Todos os personagens são bem construídos, com uma reconstituição histórica perfeita. Só não espere por um final feliz, isso realmente você não vai encontrar aqui.
As Bruxas de Salém (The Crucible, Estados Unidos, 1996) Direção: Nicholas Hytner / Roteiro: Arthur Miller / Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Paul Scofield, Joan Allen, Bruce Davison / Sinopse: Um grupo de meninas começa uma onda de acusações de bruxaria na pequena Salem, durante o século XVII. Isso desencadeia uma série de julgamentos que acabam executando pessoas inocentes na forca. História baseada em fatos reais. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Joan Allen) e melhor roteiro adaptado (Arthur Miller).
Pablo Aluísio.
O roteiro desse filme não segue tão de perto os eventos históricos. Na realidade ele é baseado mais na peça teatral escrita por Arthur Miller. Na época ele próprio estava sendo perseguido por um novo tipo de caça às bruxas, também conhecido por Macarthismo, que via comunistas em todos os setores da sociedade americana. Por isso escreveu a peça, para fazer uma inteligente analogia entre o que havia acontecido em Salem e o que estava acontecendo nos Estados Unidos durante a década de 1950. Seria a mesma paranoia insana. De qualquer forma o que historicamente aconteceu em Salem serviu de base para o argumento de Miller. Encaixou tudo muito bem.
No filme tudo começa com algo simples, banal. Um grupo de jovens de Salem decide fazer um ritual na floresta. Quem comanda tudo é a escrava Tituba. É algo até bobo, um tipo de simpatia para atrair os homens pelos quais elas eram apaixonadas. Bobagem adolescente. Só que o ritual acaba sendo pego em flagrante pelo pastor local. E aí começa a loucura. As meninas começaram a inventar mentiras, querendo com isso cair fora de uma suposta acusação de bruxaria. Só que isso desencadeia algo sem limites, pois em pouco tempo todo mundo praticamente passa a ser acusado de bruxaria. Um tribunal de inquisição protestante (sim, porque todos eles eram protestantes) começa a perseguir pessoas inocentes. Uma mera palavra mal colocada já servia como indícios de bruxaria. Uma insanidade completa. Desnecessário dizer que o filme é excelente. Todos os personagens são bem construídos, com uma reconstituição histórica perfeita. Só não espere por um final feliz, isso realmente você não vai encontrar aqui.
As Bruxas de Salém (The Crucible, Estados Unidos, 1996) Direção: Nicholas Hytner / Roteiro: Arthur Miller / Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Paul Scofield, Joan Allen, Bruce Davison / Sinopse: Um grupo de meninas começa uma onda de acusações de bruxaria na pequena Salem, durante o século XVII. Isso desencadeia uma série de julgamentos que acabam executando pessoas inocentes na forca. História baseada em fatos reais. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Joan Allen) e melhor roteiro adaptado (Arthur Miller).
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 3 de junho de 2019
Alien 3
Resolvi rever ontem esse terceiro filme da série "Aliens". Tudo começa exatamente onde parou "Aliens, o Resgate". A Tenente Ripley (Sigourney Weaver) e o que restou da tripulação está vagando pelo espaço dentro de uma nave de salvamento. Ela está hibernando até que algo sai errado e o compartimento cai em um planeta inóspito. O lugar não poderia ser pior. É uma velha penitenciária semi desativada que agora funciona como fundição de metais pesados. Apenas 25 pessoas vivem ali. Só a escória, estupradores, assassinos, psicopatas, etc. Ripley é resgatada e descobre que ninguém da sua tripulação sobreviveu. Estão todos mortos, inclusive a garotinha que ela tanto se afeiçoou no filme anterior.
Para piorar o que já está bem ruim descobre-se que o Alien estava também dentro da nave. A criatura sobrevive à queda e sai em busca de um hospedeiro. Acaba encontrando um cão pela frente e aí começa o verdadeiro terror. Um a um os prisioneiros daquele lugar são devorados e levados como hospedeiros humanos do alienígena, só que esse parece ser de uma espécie diferente, pois apresenta ter maior inteligência, poupando propositalmente inclusive a vida da tenente por um motivo que só ficará mais claro depois. O roteiro desse terceiro filme inova ao procurar uma nova ambientação, um novo cenário para os ataques do monstro. Ao invés de tudo acontecer numa espaçonave, agora os corredores pouco iluminados daquele presídio se tornam o lugar ideal para os ataques.
Confesso que o filme decai um pouco a partir da terceira parte, quando tudo vira um jogo de gato e rato entre os homens e o aliens. A correria em câmera subjetiva já não tem mais o mesmo impacto de antes. Isso porém não tira o brilho das boas sacadas do roteiro, como o próprio destino inglório de Ripley (se você ainda não se lembra, ela se sacrifica, colocando um suposto ponto final na infestação); Além disso vale ressaltar o estilo mais realista e cruel do diretor David Fincher; que inclusive quis filmar tudo em preto e branco e só foi contido por exigências do estúdio. Enfim, como ficção pessimista e violenta, esse "Alien 3" resistiu bem ao tempo. Não é tão bom como os dois primeiros filmes, mas continua sendo um filme muito bem realizado, que pode ser apreciado hoje em dia sem nenhum problema. Ele não envelheceu e pareceu melhorar mesmo com o passar dos anos.
Alien 3 (Alien³, Estados Unidos, 1992) Direção: David Fincher / Roteiro: Vincent Ward, David Giler / Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen / Sinopse: Após ficar no espaço hibernando, o compartimento de salvamento contendo o corpo de tripulantes mortos e a tenente Ripley chega em um planeta praticamente abandonado. Um velho presídio que hoje funciona como fábrica de fundição, com apenas 25 homens vivendo por lá. A presença de uma mulher no meio de todos aqueles homens, criminosos no passado, cria uma tensão no lugar. Porém nada será pior do que a presença do Alien, que também estava na nave que caiu. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
Pablo Aluísio.
Para piorar o que já está bem ruim descobre-se que o Alien estava também dentro da nave. A criatura sobrevive à queda e sai em busca de um hospedeiro. Acaba encontrando um cão pela frente e aí começa o verdadeiro terror. Um a um os prisioneiros daquele lugar são devorados e levados como hospedeiros humanos do alienígena, só que esse parece ser de uma espécie diferente, pois apresenta ter maior inteligência, poupando propositalmente inclusive a vida da tenente por um motivo que só ficará mais claro depois. O roteiro desse terceiro filme inova ao procurar uma nova ambientação, um novo cenário para os ataques do monstro. Ao invés de tudo acontecer numa espaçonave, agora os corredores pouco iluminados daquele presídio se tornam o lugar ideal para os ataques.
Confesso que o filme decai um pouco a partir da terceira parte, quando tudo vira um jogo de gato e rato entre os homens e o aliens. A correria em câmera subjetiva já não tem mais o mesmo impacto de antes. Isso porém não tira o brilho das boas sacadas do roteiro, como o próprio destino inglório de Ripley (se você ainda não se lembra, ela se sacrifica, colocando um suposto ponto final na infestação); Além disso vale ressaltar o estilo mais realista e cruel do diretor David Fincher; que inclusive quis filmar tudo em preto e branco e só foi contido por exigências do estúdio. Enfim, como ficção pessimista e violenta, esse "Alien 3" resistiu bem ao tempo. Não é tão bom como os dois primeiros filmes, mas continua sendo um filme muito bem realizado, que pode ser apreciado hoje em dia sem nenhum problema. Ele não envelheceu e pareceu melhorar mesmo com o passar dos anos.
Alien 3 (Alien³, Estados Unidos, 1992) Direção: David Fincher / Roteiro: Vincent Ward, David Giler / Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen / Sinopse: Após ficar no espaço hibernando, o compartimento de salvamento contendo o corpo de tripulantes mortos e a tenente Ripley chega em um planeta praticamente abandonado. Um velho presídio que hoje funciona como fábrica de fundição, com apenas 25 homens vivendo por lá. A presença de uma mulher no meio de todos aqueles homens, criminosos no passado, cria uma tensão no lugar. Porém nada será pior do que a presença do Alien, que também estava na nave que caiu. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
Pablo Aluísio.
Alien - A Ressurreição
Aproveitando que revi "Alien 3" decidi rever também esse quarto filme da série. A vaga lembrança que tinha era de não ter gostado muito do filme. Fazia muitos anos que tinha assistido uma única vez, ainda em seu lançamento original. Revendo agora já não achei tão ruim, pelo contrário. Os roteiristas desse filme tiveram um problemão para superar. A Tenente Ripley havia se matado no final de "Alien 3". Ela pulou dentro de um caldeirão de aço em fundição. Impossível ter sobrado nada. Como trazer de volta uma personagem com um fim tão definitivo como aquele?
Assim os roteiristas avançaram no tempo. A história desse quarto filme se passa 200 anos depois da morte de Ripley. A solução foi encontrada na engenharia genética. Através de gotas de sangue de Ripley eles conseguem criar uma clone, só que igualmente contaminada com o sangue alienígena. A companhia não tinha exatamente a intenção de trazer Ripley de volta, mas sim o DNA do alien, uma arma biológica que poderia ser usada em campo de batalha. O "soldado" perfeito. Por isso quando o filme começa os personagens estão em uma nave militar. O Alien já foi trazido de volta à vida. Está preso em um laboratório. Como se trata de uma Rainha-Mãe ela logo dará origem a uma nova linhagem de criaturas.
Para alimentar os monstros um grupo de mercenários é contratado. Sua missão é trazer cobaias humanas vivas para serem devoradas pelos aliens. Esses mercenários são interpretados por novos atores dentro do universo da série de filmes, contando com gente como Ron Perlman e Winona Ryder, essa última no melhor estilo replicante de "Blade Runner", uma máquina com consciência, que deseja destruir qualquer vestígio desses aliens. Já a atriz Sigourney Weaver interpreta a clone número 8 de Ripley. É uma personagem mais sombria, que fica entre sua humanidade e seu código genético alien. Aliás a atriz só concordou em voltar para a franquia após receber um cachê milionário. Também acabou se tornando produtora executiva. O filme, como disse, ficou melhor nessa revisão. Gostei e me diverti. Talvez na época em que vi pela primeira vez a enxurrada de críticas negativas tenham influenciado para pior minha opinião. Hoje já revejo tudo com mais boa vontade. Com isso a diversão de fato ficou garantida.
Alien - A Ressurreição (Alien Resurrection, Estados Unidos, 1997) Direçao: Jean-Pierre Jeunet / Roteiro: Joss Whedon / Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman / Sinopse: A companhia espacial consegue produzir um clone da Tenente Ripley, 200 anos após sua morte. A intenção é trazer de volta à vida também o alien que infectava seu organismo. A experiência de retorno é um sucesso, mas tudo logo sai do controle quando as criaturas conseguem fugir do laboratório de uma nave espacial onde os experimentos estão sendo realizados.
Pablo Aluísio.
Assim os roteiristas avançaram no tempo. A história desse quarto filme se passa 200 anos depois da morte de Ripley. A solução foi encontrada na engenharia genética. Através de gotas de sangue de Ripley eles conseguem criar uma clone, só que igualmente contaminada com o sangue alienígena. A companhia não tinha exatamente a intenção de trazer Ripley de volta, mas sim o DNA do alien, uma arma biológica que poderia ser usada em campo de batalha. O "soldado" perfeito. Por isso quando o filme começa os personagens estão em uma nave militar. O Alien já foi trazido de volta à vida. Está preso em um laboratório. Como se trata de uma Rainha-Mãe ela logo dará origem a uma nova linhagem de criaturas.
Para alimentar os monstros um grupo de mercenários é contratado. Sua missão é trazer cobaias humanas vivas para serem devoradas pelos aliens. Esses mercenários são interpretados por novos atores dentro do universo da série de filmes, contando com gente como Ron Perlman e Winona Ryder, essa última no melhor estilo replicante de "Blade Runner", uma máquina com consciência, que deseja destruir qualquer vestígio desses aliens. Já a atriz Sigourney Weaver interpreta a clone número 8 de Ripley. É uma personagem mais sombria, que fica entre sua humanidade e seu código genético alien. Aliás a atriz só concordou em voltar para a franquia após receber um cachê milionário. Também acabou se tornando produtora executiva. O filme, como disse, ficou melhor nessa revisão. Gostei e me diverti. Talvez na época em que vi pela primeira vez a enxurrada de críticas negativas tenham influenciado para pior minha opinião. Hoje já revejo tudo com mais boa vontade. Com isso a diversão de fato ficou garantida.
Alien - A Ressurreição (Alien Resurrection, Estados Unidos, 1997) Direçao: Jean-Pierre Jeunet / Roteiro: Joss Whedon / Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman / Sinopse: A companhia espacial consegue produzir um clone da Tenente Ripley, 200 anos após sua morte. A intenção é trazer de volta à vida também o alien que infectava seu organismo. A experiência de retorno é um sucesso, mas tudo logo sai do controle quando as criaturas conseguem fugir do laboratório de uma nave espacial onde os experimentos estão sendo realizados.
Pablo Aluísio.
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