quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Direito Constitucional - Tomo I

Direito Constitucional - Estados da Federação
Os estados da federação brasileira possuem plena autonomia no tocante às suas competências administrativas, legislativas e tributárias. Porém essa autonomia não é de nenhum modo absoluta e incondicional. Na verdade em muitos temas as constituições estaduais precisam seguir a constituição federal tal como se fosse um espelho da magna carta. Assim há uma série de vedações ao poder constituinte derivado, muitos deles provenientes de interpretações do próprio Supremo Tribunal Federal. Vejamos alguns casos concretos.

As constituições estaduais não podem avançar sobre competências do poder executivo estadual pois essas muitas vezes são espelhadas na competência do chefe do poder executivo federal (o presidente da República). Caso contrário haveria uma quebra da independência dos poderes em nível estadual e também municipal (idem para o caso do Distrito Federal). Assim não pode uma constituição estadual determinar que a escolha, destituição ou exoneração de secretário estadual estaria condicionada a aprovação da assembleia legislativa. Não é o que acontece no plano executivo federal onde a escolha de ministros e sua exoneração cabe exclusivamente ao chefe do poder executivo federal (o presidente da República). O mesmo se diga à administração do poder executivo, seus órgãos, autarquias, empresas públicas, etc, enfim da administração pública em geral. Nunca poderá haver a invasão por parte do poder legislativo estadual sobre a lista de competências do executivo em sede de poder constitucional derivado das constituições estaduais.

O quórum de aprovação de emendas à constituição dos estados deve ser o mesmo para a aprovação de emendas à constituição. A constituição federal será o espelho e modelo para a determinação desse quórum de aprovação. O mesmo se refere às leis de iniciativa privativa do chefe do poder executivo estadual. Haverá uma semelhança completa as competências do presidente da República em relação à União e as competências do governador de Estado em relação ao ente federativo. A constituição federal de 1988 é o grande modelo a se seguir nesse aspecto.

Em relação ao procurador de justiça do estado esse deve ser escolhido pelo governador através de lista tríplice enviada pelo ministério público, sendo vedado sua escolha a uma prévia aprovação da assembleia legislativa. È bom salientar que em nível federal o presidente da república pode escolher o procurador geral da república mesmo que ele não esteja na lista tríplice enviada pelo ministério público federal como ocorreu no caso do procurador geral da república Augusto Aras, que foi escolhido pelo presidente Bolsonaro, mesmo ele não fazendo parte dessa lista. No nível estadual ele teria que ser obrigatoriamente escolhido entre os três nomes escolhidos pelo ministério público estadual.

Outras limitações ao poder derivado estadual: A constituição dos estados não pode condicionar a celebração de convênios celebrados pelo poder executivo à prévia aprovação pela assembleia legislativa. Não pode essa também fixar um prazo para que o poder executivo em sua competência de iniciativa privada legislativa exerça esse poder, sob pena de perdê-la. Não pode a constituição estadual limitar os poderes dos tribunais de contas dos estados, passando suas competências para a assembleia legislativa. Nesse caso o espelho será as competências do Tribunal de contas da União. Não poderá as constituições estaduais impor outros sistemas de governa ou formas de governo. Não poderá declarar uma monarquia em sede estadual, tampouco mudar seus sistema para o parlamentarista. Por fim, não poderá as constituições estaduais criarem ou abolirem os casos de crimes de responsabilidade dos governadores.

Direito Constitucional - Ação Direta de Inconstitucionalidade - Decisão - A Ação Direta de Inconstitucionalidade deve preencher dois pré-requisitos para que seja levada em frente. Deve haver pelo menos oito ministros para que ela comece a ser julgada pelo plenário. Apenas com a decisão de seis ministros a favor ou contra, o pedido da ação será finalmente julgado, em decisão final. Esse aspecto é resultado direto da reserva de plenário exigido para que os tribunais declarem a inconstitucionalidade de uma lei. É interessante ressaltar também que aquele que entra com uma ação direta de inconstitucionalidade almeja que a lei seja declarada inconstitucional. Assim seu pedido será deferido quando o Supremo Tribunal Federal entender que a lei é inconstitucional e será indeferido quando o Supremo entender que a lei é constitucional. Por essa razão se diz que essa ação tem natureza dúplice ou ambivalente.

Por que se diz que a ação direta de inconstitucionalidade apresenta causa de pedir aberta? Basicamente porque o Supremo irá avaliar a lei em relação a todo o ordenamento jurídico brasileiro. Se o Supremo entender que a lei é constitucional, o será em relação a todo o ordenamento jurídico. O mesmo se diga em relação a uma decisão que entenda a lei inconstitucional. É por essa razão também que o Supremo poderá declarar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei objeto da ação não apenas pelos fundamentos jurídicos trazidos pelo autor, mas por outros também, que ele sequer citou em sua peça inicial.

Quais são os efeitos principais da decisão do Supremo Tribunal Federal em relação a uma ação direta de inconstitucionalidade? Basicamente temos três efeitos principais. A decisão será ex-tunc, com efeitos retroativos. A decisão terá efeito vinculante e a decisão terá efeito repristinatório em relação à legislação anterior que foi revogada pelo lei inconstitucional. 

Qual será o meio adequado para cessar os efeitos de uma lei considerada inconstitucional pelo Supremo e que acabou sendo reconhecida por constitucional por outras autoridades ou por membros do poder judiciário? O caminho será usar uma reclamação que será interposta por qualquer pessoa diretamente no Supremo Tribunal Federal (não havendo legitimidade ativa limitada nesse caso).

Outro aspecto digno de nota é que o efeito vinculante de uma decisão do Supremo Tribunal Federal não terá efeito contra ele mesmo. Ou seja, o STF poderá tomar uma decisão diferente ou rever sua própria jurisprudência caso entenda que deva haver modificação. O mesmo vale para o poder legislativo que não estará de mãos atadas, podendo votar uma lei nova que seja diferente do entendimento da outra lei. Em relação ao poder executivo não haverá efeito vinculante do STF quando esse poder exercer seu poder atípico de editar atos normativos.

Por fim imaginemos a seguinte situação. Lei A revoga Lei B. Depois o STF declara a Lei A inconstitucional. O que ocorrerá coma Lei B? Ela voltará a entrar em vigor, como se nunca tivesse sido revogada, uma vez que a decisão do STF será de efeitos ex-tunc. Como se pode perceber a decisão de mérito em ação direta é, também, dotada de efeitos repristinatórios em relação ao direito anterior, que havia sido revogado pela norma declarada inconstitucional. Esse é o terceiro efeito de uma decisão do STF em relação a uma lei em ação direta de inconstitucionalidade. 

Controle Abstrato de Constitucionalidade - Ações Abstratas
Há três ações principais no controle abstrato das normas de um ordenamento jurídico. A ação mais tradicional é a ADIN, Ação Direta de Inconstitucionalidade Essa ação tem como objetivo julgar se uma norma ou lei seria ou não inconstitucional. Caso seja julgada procedente a lei será considerada inconstitucional, não gerando mais efeitos no mundo do Direito. A segunda ação mais lembrada é a Ação Declaratória de Constitucionalidade. Na primeira citada temos como objetivo julgar se uma ação é ou não inconstitucional. Na ADC o objetivo é declarar a constitucionalidade de uma lei ou norma. Por fim existe a ADPF, Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Comparando-se as ações abstratas entre si chegamos em algumas curiosidades interessantes. O pedido na ADIN é pela Inconstitucionalidade das Leis e atos normativos Federais e Estaduais. Leis do DF também serão objeto, desde que de competências estaduais. Na ADC o que se pede na verdade é uma declaração que as Leis a atos normativos apenas federais sejam declarados constitucionais. (percebe a diferença básica com a ADIN). Na ADPF já temos um aspecto mais amplo, pois o autor pode pedir não apenas a inconstitucionalidade, mas também a constitucionalidade. E tem mais: na ADPF as Leis que serão objetos da ação podem ser federais, estaduais e até mesmo, pasmem, municipais. E também a ADPF pode analisar Leis e atos pré-constitucionais, algo não possível nas duas primeiras ações abstratas.

Outro aspecto interessante: Na ADIN não é exigido a comprovação de controvérsia relevante sobre a aplicação da Lei em questão. Mesmo que uma Lei não tenha sido fruto de ampla controvérsia dentro do poder judiciário, ela poderá ser objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Nas demais é necessário essa exigência. Tanto na ADC como na ADPF não haverá análise da norma se ela não estiver no centro de um amplo debate e polêmica envolvendo decisões judiciais conflitantes nas instâncias inferiores. O prazo de validade de uma medida cautelar dada em uma ADC terá o máximo de 180 dias. Esse prazo simplesmente não existirá em uma ADIN e nem em uma ADPF. 

Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva
A Intervenção federal e a intervenção estadual são previstas na constituição federal de 1988. A intervenção federal depende de representação interventiva do Procurador-Geral da República perante o Supremo Tribunal Federal. Nesse caso teríamos uma intervenção da União em algum estado da federação. A intervenção estadual acontece através de ato do Procurador-Geral de justiça perante o tribunal de justiça de seu estado. Nesse caso será o estado federado que irá intervir em algum município dentro de suas fronteiras estaduais. A intervenção é uma exceção, pois a regra geral constitucional sempre irá preservar a autonomia de todos os entes estatais.

E quando se dará a intervenção? As hipóteses são taxativamente determinadas pela própria constituição federal. Entre as mais comuns estão o desrespeito à decisão judicial e o descumprimento dos percentuais que devem ser investidos em saúde e educação pelos estados e municípios. Aqui também cabe duas informações importantes: não existe na constituição a chamada "intervenção militar". As forças armadas não tem poder para investir contra os poderes constituídos da nação brasileira. As forças armadas só podem atuar para a preservação da democracia e nunca usada para destruir as instituições democráticas. Outra observação importante é que a intervenção federal é considerada uma das facetas do controle de constitucionalidade do direito brasileiro.

A intervenção precisa da atuação do órgão responsável por sua atuação (no caso federal Procurador-Geral da República). Precisa ainda ser julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal. E além disso precisa contar com a atuação do presidente da República que através de decreto irá colocar a intervenção federal em movimento. Essa ação é chamada de "Ação direta de inconstitucionalidade interventiva".

A ação direta de inconstitucionalidade interventiva procura na maioria das vezes atacar atos concretos de governadores e prefeitos. Também geralmente é utilizada quando há omissão ou descumprimento de lei federal. A chamada "ação de executoriedade de lei" surge quando estado se recusa a cumprir lei federal e o procurador-geral da república precisa entrar com ação no Supremo Tribunal Federal para superar esse impasse. Também manejada em relação aos princípios sensíveis da constituição federal.

E quais seriam esses princípios sensíveis? Forma republicana e democrática de governo, direitos da pessoa humana, autonomia municipal, prestação de contas da administração pública federal direta e indireta, aplicação do mínimo em saúde e educação.

Quem decreta a intervenção federal? Apenas o chefe do poder executivo e não o poder judiciário. A atuação do poder judiciário porém é condição para que o poder executivo venha a agir. Na decisão o poder judiciário apenas vai constatar se houve mesmo violação de princípios sensíveis da constituição ou se ato estadual se recusou a cumprir lei federal. Uma vez que o presidente da república toma a decisão pela intervenção federal essa decisão não poderá ser anulada pelo poder legislativo, ou seja, não sofre controle por parte desse outro poder. Essa é uma prerrogativa própria do chefe do poder executivo. O decreto do chefe do poder executivo vai trazer os meios e o tempo de duração da intervenção. 

A Revolução Francesa e o Constitucionalismo
É curioso notar que logo após a revolução francesa, os revolucionários colocaram a lei em um patamar intocável. Consideravam a lei escrita como monumento de perfeição e em razão disso impediam que o poder judiciário pudesse interpretar a lei ou até mesmo integra-la em uma decisão judicial. Sempre que surgia uma dúvida o poder judiciário tinha que consultar o parlamento para que esse divulgasse uma interpretação legislativa. Esse sistema é considerado ou chamado de sistema legalista puro.

O tempo passa, a sociedade se torna mais complexa e o velho sistema legalista se torna completamente ineficiente e obsoleto. A escola austríaca, com destaque para Kelsen, veio e mudou todo esse paradigma jurídico. Agora a Constituição iria ocupar o topo da pirâmide do ordenamento jurídico. Todas as normas e todas as leis ficariam abaixo da constituição. Surge assim a noção de inconstitucionalidade das leis, o que causa a ruptura do velho sistema que dizia que toda lei proveniente do parlamento era perfeita e intocável.

Kelsen cria assim uma hierarquia das normas jurídicas, como se essas formassem uma pirâmide e no topo da pirâmide estaria a constituição. Nenhuma dessas leis inferiores poderiam contrariar a constituição que estava no topo. A carta magna ocupava não apenas o ponto mais alto de um ordenamento jurídico como também lhe dava validade. Uma lei na base da pirâmide jurídica tinha que ser validada pela constituição em seu topo. O mesmo valia para a interpretação.

Kelsen e seus seguidores também criaram a necessidade de existência de uma corte constitucional, que viesse a decidir o que era ou não constitucional. No Brasil dos dias atuais a corte constitucional é o Supremo Tribunal Federal que diz de forma definitiva se uma lei é ou não constitucional. Com isso surge o chamado estado democrático de direito. O sistema legalista, com amplos poderes dado ao poder legislativo mostrou-se caótico, desorganizado e muitas vezes corrupto. O sistema constitucional criado por Kelsen se revelou o melhor e mais duradouro alicerce de um sistema de leis coeso e reacional. 

Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva - Peculiaridades
Embora estudada juntamente com as outras ações abstratas de controle da constitucionalidade, essa ação tem aspectos bem peculiares, singulares. Essa ação não visa declarar ou determinar a inconstitucionalidade de uma lei. Nada disso. Essa ação é usada para atos concretos, de ação ou omissão, de estados membros ou municípios. No primeiro caso a intervenção será feita pelo presidente da república e no segundo caso pelo governador do estado sobre determinado município.

Porém antes de chegar nessas autoridades máximas do poder executivo, a ADI Interventiva passa por um determinado procedimento. No caso de intervenção sobre estado membro da federação, terá que haver a representação do procurador-geral da república junto ao Supremo Tribunal Federal. No caso de intervenção em município essa intervenção se dará através do procurador-geral de justiça perante o tribunal de justiça local, de cada estado.

Em ambos os casos o poder judiciário (seja da união ou do estado) terá que acatar ou deferir o pedido do procurador em questão, para só depois que deferido o pedido ser enviado para o chefe do poder executivo. Um detalhe importante é que não poderá haver qualquer medida do poder legislativo (congresso ou assembleia legislativa) que tira a discricionariedade do chefe do poder executivo nesse tipo de ação interventiva.

No caso de intervenção da união sobre estados, conforme já foi escrito, essa representação interventiva (a verdadeira petição inicial desse tipo de ação) será oferecido ao STF pela PGR. Em que casos? No caso de ofensa aos princípios sensíveis, como por exemplo, estado que esteja desrespeitando os princípios republicanos, democráticos, etc. Também haverá no caso de descumprimento de lei federal, quando esse tipo de ação ganha denominação própria chamada Ação de executoriedade de lei federal). E no caso de intervenção de estado sobre município? Nesse caso o PGJ (procurador-geral de justiça) irá peticionar ao TJ (Tribunal de Justiça) a ação de intervenção.

Pablo Aluísio.

Direito Penal - Tomo I

Qual é a diferença entre Roubo e Extorsão? Roubo e Extorsão são tipos penais bem parecidos. Vários elementos do crime lhe são comuns. Porém é necessário diferencia-los, porque afinal pelo Código Penal são crimes diversos. Pois bem, para a maioria dos doutrinadores de direito penal a principal diferença vem do papel da vítima no crime. Se for necessária sua colaboração para a realização do crime, será extorsão. Caso contrário será roubo.

Vamos a exemplos. Suponhamos que um cliente esteja no caixa eletrônico de um banco. Chega um assaltante e lhe obriga a lhe passar todo o dinheiro que tem em conta. Nesse caso a vítima precisará participar com atos para que o crime seja praticado. Ela terá que fornecer a senha, digitar no caixa, etc. Sem essa colaboração o crime não seria possível, sendo então extorsão. Porém caso um assaltante portando uma arma exija o dinheiro do sujeito passivo, sendo que ele próprio poderia pegar esse dinheiro sem qualquer colaboração da vítima, então estaríamos perante um roubo. No roubo o criminoso toma por conta própria o dinheiro que roubou. Na extorsão é necessário que a vítima entregue o dinheiro para o criminoso.

Embora seja até criticável esse tipo de diferenciação é justamente essa, baseada na doutrina de Hungria, que é adotada pela maioria dos penalistas brasileiros. Outra forma de diferenciar seria sobre a forma como esse crime se concretizaria. Se for de consumação imediata, será roubo. Se for de consumação futura, em que se exige um certo tempo para sua realização, então teríamos extorsão.

O Sequestro relâmpago é Roubo ou Extorsão? Para a maioria dos penalistas do Brasil seria extorsão. O fato da vítima ficar sob domínio dos criminosos por um certo lapso de tempo, além do fato de que a participação da vítima ser imprescindível para a consumação do crime, o qualificaria como extorsão. Aliás um parágrafo com os elementos desse tipo de crime qualificado dentro do tipo de Extorsão no Código Penal deixa bem claro que o sequestro relâmpago é certamente um tipo de exorsão qualificada.

Livramento Condicional
O livramento condicional pode ser concedido ao condenado em processo penal com pena igual ou superior a dois anos. Para isso o condenado terá que cumprir mais de um terço de sua pena. Além disso ele não poderá ser reincidente em crime doloso e apresentar bons antecedentes.

E se o condenado for reincidente em crime doloso? Ele não perderá o direito ao livramento condicional, porém seu tempo de cumprimento da pena será maior, mais da metade. Fora isso ele terá que apresentar bom comportamento na prisão, não tendo cometido nenhuma falta grave nos 12 meses anteriores desse pedido. E não é só isso, deverá ter bom desempenho no trabalho enquanto cumpria pena e demonstrar que poderá prover sua própria subsistência fora das grades. Fora isso ainda terá que reparar o mal que fez, pagando indenização. Só se livrará desse requisito se provar que não tem condições para tal.

Há livramento condicional para condenados em crimes hediondos? Sim, há. Porém o requisito de pena cumprida será ainda maior, sendo de mais de dois terços. O mesmo tempo vale para condenados por crimes como prática de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, tráfico de pessoas e terrorismo. Porém em todos esses casos não poderá haverá reincidência no mesmo crime que cometeu.

A sentença que determinar o livramento condicional deverá especificar as condições que o preso deverá cumprir. O livramento condicional também poderá ser revogado. Em que situações? Se o liberado for condenado em sentença penal irrecorrível por outro crime. Se ele cometer outro crime durante o livramento condicional. O mesmo vale para crime anterior ao livramento, se ele for condenado. O livramento condicional também será revogado se o liberado não cumprir as condições que lhes foram impostas. Caso o livramento condicional seja revogado os seus efeitos serão pesados para o apenado. Após a revogação não poderá ser concedido outro livramento condicional. O tempo em que o liverado ficou solto também não contará para diminuir o tempo de sua prisão.  

Crimes contra a Honra
Basicamente temos três tipos penais de crimes contra a honra no código penal. Calúnia, difamação e injúria. Qual é a diferença entre eles?

A Calúnia é considerado o crime contra a honra mais grave. Surge quando alguém imputa a outra pessoa a prática de um crime. Por exemplo, o sujeito A afirma que o sujeito B matou uma pessoa. O crime de homicídio é tipificado na lei penal. Se B realmente não matou ninguém, temos configurado o crime de calúnia. No mesmo crime será enquadrado aquele que sabe que a informação é falsa, mas mesmo assim a espalha. Outro aspecto interessante é que a calúnia pode ser cometida inclusive contra pessoas falecidas, mortas. E se a acusação for verdadeira? Então temos a chamada exceção da verdade. Porém essa não será sempre usada, pois caso o suposto caluniado for absolvido em ação desse crime a calúnia estará plenamente configurada.

A Difamação é o segundo crime contra a honra mais grave. Surge quando alguém difama outrem, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Esse crime tem natureza objetiva, ao contrário da injúria que tem natureza subjetiva. Imaginemos que alguém afirma, sem provas, que A está envolvido com o jogo do bicho. Ora, essa é uma contravenção penal e não crime. Por isso não seria calúnia, mas difamação. Essa mentira também atingiria a reputação do sujeito A perante a comunidade onde ele vive. O mesmo exemplo pode ser dito em relação a alguém que afirma que determinada mulher pratica prostituição. Embora a prostituição não seja crime, isso vai abalar a reputação dessa mesma mulher perante a sociedade em que ela vive, seus familiares, etc.

A injúria atinge a vítima em seu lado mais subjetivo. Ofende sua dignidade e seu decoro. Veja um exemplo interessante. Se alguém diz que o sujeito A está traficando drogas e ele não pratica esse crime, haverá calúnia. Se alguém diz que esse mesmo sujeito é envolvido com jogo do bicho ou prostituição haverá difamação. Porém se alguém chamar uma pessoa de "maconheira", "Prostituta" ou "vagabundo", então estamos em face da injúria, porque esse tipo de tratamento, feito com intuito ofensivo, é algo que subjetivamente atinge o sujeito passivo desse tipo de crime. 

Direito Penal - Conceitos
O Direito Penal já foi chamado no Brasil de Direito Criminal durante a monarquia. Só depois, com a publicação de um código penal é que a expressão Direito Penal ganhou prevalência em nosso país. Em países de tradição anglo-saxônica, a expressão Direito Criminal é bem mais usada. O que seria o Direito Penal Objetivo? São as próprias leis escritas, de natureza penal. Por exemplo, o Código Penal é o direito penal objetivo. O mesmo vale para as leis penais que não se encontram no referido código. Leis escritas, objetivadas.

O que seria assim Direito Penal Subjetivo? Fácil, é o direito de punir, o conhecido ius puniendi. Em um Estado democrático de direito como o Brasil nenhuma pessoa tem a prerrogativa de fazer justiça com as próprias mãos. Cabe ao Estado esse direito de punir e apenas e ele. Outro conceito muito usado é de Direito Penal Substancial ou Material e Direito Penal Adjetivo. O primeiro é identificado com o próprio Direito Penal, suas leis escritas, suas penas, seu código. O segundo diz respeito ao Direito Processual Penal, direito que trata do processo a ser desenvolvido numa questão de punir, penal.

Qual seria a diferença do Direito Penal do Fato para o Direito Penal do Autor? O direito Penal do fato é o direito penal das nações em que se apresenta um Estado Democrático de Direito. É o direito penal que pune o fato criminoso cometido, desde que esse fato seja anteriormente tipificado em legislação penal. Direito Penal do Autor era o direito penal aplicado por regimes fascistas, como na Alemanha Nazista. A pessoa era punida por aquilo que era, não por aquilo que fazia. O homem era punido apenas por ser judeu, mesmo que ele não cometesse nenhum crime. Esse Direito Penal do Autor atualmente foi banido dos principais ordenamentos jurídicos do mundo civilizado.

Muitos confundem Direito Penal Internacional com Direito Internacional Penal. Qual é a diferença básica? Veja a localização dos termos. No primeiro temos Direito PENAL internacional. É o mesmo direito penal que conhecemos, de leis internas, do Brasil, que a despeito disso citam efeitos para o exterior. Já o Direito INTERNACIONAL Penal faz parte do direito internacional que trata de tratados, convenções internacionais, etc. São leis de fora, do exterior, que podem gerar efeitos dentro do Brasil.

O Direito Penal Comum é o direito penal que é aplicado pela justiça comum. Praticamente todas as leis penais que você conhece, desde o código penal de 1940, passando pelas leis extravagantes mais conhecidas e mais modernas. Já o Direito Penal Especial se resume atualmente a um só setor, o da Justiça Militar. Então fica mais fácil entender a diferença entre ambos. Tudo o que não for da alçada da justiça militar será Direito Penal Comum. 

Dos Efeitos da Condenação Penal
O principal efeito de uma condenação penal transitada em julgada é a pena imposta ao condenado. Porém além dos muros da prisão aquele que foi penalmente condenado também sofrerá outros efeitos determinados pela lei penal, principalmente em seus artigos 91 e 92. Aquele que é condenado na esfera penal deverá indenizar a vítima na esfera cível. A própria sentença penal será considerada o título judicial para a execução, porém deverá haver um processo de liquidação para determinar o valor devido. E uma vez condenado na esfera penal não poderá mais se discutir o fato tipificado como crime na esfera cível. Esse será dado como certeza. O condenado por calúnia não poderá, por exemplo, sustentar na esfera cível, que nunca cometeu esse crime.

O condenado também perderá em favor da União a propriedade dos instrumentos do crime (desde que sua detenção seja ilícita), qualquer bem ou valor que tenha sido adquirido através da prática do crime, mesmo que esses não sejam localizados ou estejam no exterior. Isso evitará que o condenado possa usufruir desses bens ou valores em proveito próprio. Também poderá ser decretada medidas cautelares para recuperar esses bens e valores, mesmo que seja em sede de inquérito policial (ponto de vista que eu acredito seja um pouco contestável).

Em 2019 houve mudanças interessantes na lei penal sobre essa questão envolvendo bens e valores aferidos por práticas criminosas. Para tornar mais fácil a determinação desses bens e valores a equação será a seguinte: Qualquer diferença entre os bens e valores de um criminoso e sua renda serão considerados provenientes do crime que cometeu. Vamos a um exemplo: um condenado que apresentasse rende anual de 12 mil reais e que tivesse patrimônio de 200 mil reais terá que responder por essa diferença entre renda e patrimônio. O excedente será considerado fruto de crime. Porém para essa regra valer a pena deverá ser de reclusão, superior a seis anos de prisão. E essa regra será usada mesmo que o patrimônio esteja em nome de terceiros, adquiridos esses por valores irrisórios.

Obviamente que no processo o condenado poderá provar que essa incompatibilidade de bens e renda não se justifica, afinal não poderá haver cerceamento de defesa em uma processo penal. Essa perda também deverá ser devidamente requerida pelo Ministério Público, não podendo o juiz agir de ofício. Na sentença deverá o juiz declarar quais bens serão atingidos, além de fundamentar sua decisão em bases sólidas.

Em relação a organizações criminosas e milícias (como aquelas que exisem no Estado do Rio de Janeiro) essa regra será ainda mais dura pois vai valer em relação também aos instrumentos utilizados nas práticas criminosas. Tudo será perdido em favor da União, até mesmo bens que não apresentem necessariamente perigo para a sociedade.

Constrangimento Ilegal
Em um Estado democrático de Direito a pessoa humana é livre para fazer tudo aquilo que a lei não proíbe ou não considera crime. Diante disso, diante de sua liberdade pessoal, qualquer ato de outrem no sentido de tolher essa vontade pessoal será considerado crime de constrangimento ilegal. Considerado um crime contra a liberdade pessoal, o crime de constrangimento ilegal é definido pelo Código Penal da seguinte forma: "Constrangimento ilegal. Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda",

A pena para esse crime é, em minha opinião, muito leve, de 3 meses a 1 ano e multa. Isso porque muitas vezes esse crime será absorvido por outro mais grave, como a extorsão, por exemplo. De qualquer maneira haverá aumento de pena quando o crime for cometido por mais de três pessoas e haja por parte de alguma delas o uso de armas, aqui no sentido amplo, tanto de armas próprias (como pistolas, rifles, etc) como armas impróprias (como facas, pedaços de pau, etc). O constrangimento ilegal surge quando alguém tenta impedir a livre vontade de outra pessoa, usando para isso de meios ilegais, seja a violência, a ameaça ou quando reduz completamente a capacidade de resistência da vítima. Basicamente o constrangimento ilegal é um crime covarde, cometido por pessoas que não respeitam a liberdade pessoal da vítima.

Há dois casos em que mesmo passando por cima da vontade livre da pessoa não haverá constrangimento ilegal. Essas situações são atípicas por causa de sua razão maior que é a de salvar vidas. Imagine um médico que tenha em suas mãos um paciente que corre risco de vida se não for tratado ou passar por cirurgia. Mesmo sem o consentimento da vítima ele poderá ir adiante nesses procedimentos pois seu objetivo é salvar a vida de seu paciente, uma justificativa nobre. O mesmo se dá quando alguém tenta impedir outra de se suicidar. Mesmo com todos os elementos de um crime de constrangimento ilegal esse não será tipificado, pela simples razão de que o sujeito ativo no final de contas quer apenas salvar a vida do suposto sujeito passivo. 

Apropriação indébita
Esse crime surge quando um possuidor ou aquele que esteja apenas com detenção de um bem móvel, o adquire para si com ânimo de proprietário. Veja, ele apenas tem relação de posse ou detenção em relação a uma coisa móvel, mas a partir de determinado momento decide que vai pegar aquele bem para si, como se proprietário fosse. Como esse crime está definido no Código Penal? Da seguinte forma: "Apropriação indébita. Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção".

Importante frisar que o crime está se referindo apenas a coisa alheia móvel, por essa razão não há o crime quando se tratar de bens imóveis (como casas, apartamentos, etc). Um exemplo pode esclarecer bem esse crime. Imagine um tutor que está de posse dos bens do menor de idade. Ele não tem a propriedade desses bens, apenas os tem a título de posse e deve zelar por eles para o tutelado. Agora imagine que ele passa a ter tal bem com a intenção de ser seu proprietário, seu dono. A coisa mudou de figura. Quando isso acontecer haverá apropriação indébita.

A pena será de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Outra pena que considero branda demais. Porém há previsão de aumento de pena, para um terço quando o agente (o criminoso) receber a coisa em relação de confiança pessoal ou legal. Como por exemplo depósito necessário, na qualidade de tutor, curados, síndico, inventariante, etc. E até mesmo quando estiver na posse e detenção de objeto móvel em razão de seu emprego ou profissão. Há uma quebra grave de confiança aqui, o que justifica todos os aumentos de pena em relação a esse crime.

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ciência & Universo - O Planeta Mercúrio

O Planeta Mercúrio
O planeta Mercúrio é o menor e mais interno dos planetas do Sistema Solar, localizado a apenas cerca de 58 milhões de quilômetros do Sol. Conhecido desde a Antiguidade, Mercúrio já era observado pelos astrônomos babilônios e gregos, que o identificavam como duas estrelas diferentes — uma que aparecia ao amanhecer e outra ao entardecer. Somente mais tarde se compreendeu que se tratava de um único astro. Seu nome foi dado em homenagem ao deus romano Mercúrio, mensageiro dos deuses, pela rapidez com que o planeta se move no céu, completando uma volta ao redor do Sol em apenas 88 dias terrestres.

Entre as principais características de Mercúrio, destaca-se o fato de ele ser um planeta rochoso, semelhante à Terra em composição, mas muito menor — seu diâmetro é de cerca de 4.880 quilômetros. Sua superfície é coberta por crateras, lembrando a da Lua, resultado de intensos bombardeios de meteoritos ao longo de bilhões de anos. As temperaturas no planeta são extremas, variando de cerca de 430 °C durante o dia a -180 °C à noite, devido à ausência quase total de atmosfera que possa reter o calor. Além disso, Mercúrio possui um núcleo metálico muito grande em proporção ao seu tamanho, o que o torna um dos corpos mais densos do Sistema Solar.

Diversas missões espaciais já foram enviadas para estudar Mercúrio. A primeira foi a Mariner 10, lançada pela NASA em 1973, que sobrevoou o planeta três vezes e mapeou cerca de 45% de sua superfície. Décadas depois, em 2004, foi lançada a missão MESSENGER, também da NASA, que entrou na órbita de Mercúrio em 2011 e permaneceu ativa até 2015, fornecendo informações detalhadas sobre sua composição, campo magnético e geologia. Atualmente, a missão BepiColombo, uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a japonesa JAXA, está a caminho de Mercúrio e deve entrar em órbita em 2025, prometendo revelar ainda mais sobre o planeta.

Entre as curiosidades sobre Mercúrio, está o fato de um dia solar nele durar cerca de 176 dias terrestres — quase o dobro de seu ano. Além disso, apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, não é o mais quente; esse título pertence a Vênus, que possui uma atmosfera densa que retém o calor. Quanto à possibilidade de enviar uma nave tripulada até Mercúrio, ela é extremamente difícil. A intensa radiação solar, as temperaturas extremas e a dificuldade em desacelerar uma nave tão próxima do Sol tornam inviável, com a tecnologia atual, o envio de astronautas para o planeta. Assim, por enquanto, Mercúrio continuará sendo explorado apenas por sondas robóticas.

Chad. G. Petersen. 

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ciência & Universo

O Lado Negro da Lua
A NASA divulgou seus planos de instalar um radiotelescópio no lado escuro da Lua. A intenção seria construir uma mega estrutura voltada para o lado do universo profundo, para captar transmissões de rádio e partículas. Como se sabe os radiotelescópios que se situam no planeta Terra são prejudicados pelo intenso uso de tecnologia da sociedade moderna. Na Lua isso não aconteceria. Ouvir o universo dessa região seria extremamente importante para a ciência, pois seria captado sons das estrelas mais distantes sem qualquer interferência terrena. Mas como construir esse radiotelescópio? A NASA acredita que a antena principal teria que ter 1 Km de altura. Seria o dobro da maior antena da Terra. Para construir essa estrutura seria usado robôs de última geração. Essa tecnologia já existe. A única questão mais complicada seria diplomática com a China, pois os chineses já possuem duas sondas operacionais no lado escuro da Lua. Será que a China se incomodaria com a presença de um artefato tecnológico como esse naquela região lunar? Outro aspecto interessante é que a NASA tenciona construir esse radiotelescópio dentro de uma das grandes crateras lunares do lado negro da Lua. E essa cratera já estaria nos planos da China, pois os chineses estão explorando a Lua em busca do elemento Hélio 3 que os cientistas chineses consideram o futuro da produção de energia e combustível em nosso planeta. Só o tempo dirá o que vai acontecer sobre tudo isso.

Voyager 1 capta sons estranhos no universo
Lançada em 1977 a sonda Voyager 1 ainda está operacional. A sonda ainda envia sinais para a Terra. Localizada atualmente nos confins do sistema solar, já saída da heliosfera (que é a região do universo que ainda recebe influência do Sol, a nossa estrela), a sonda Voyager 1 já deixou todos os planetas solares para trás. O que despertou a atenção dos cientistas em sua última transmissão foi a captura de um estranho som vindo dos confins de nosso sistema solar. Não se sabe até o momento do que se trata, mas ao ouvir o som o ouvinte fica com a sensação de estar ouvindo uma estação de rádio fora de sintonia, quando de repente surge um som estridente, do nada. E do nada ele também desaparece. Mais do que interessante. Em breve a NASA vai depurar ainda mais esse áudio para que os cientistas da agência cheguem a uma conclusão sobre a origem desse som ainda inexplicável. 

Fungos marcianos?
As últimas sondas marcianas enviadas pelos americanos tiraram uma série de fotos do solo do planeta vermelho. E para surpresa dos cientistas notou-se uma série de estruturas bastantes semelhantes com fungos do planeta Terra. O que estaria acontecendo? Será que finalmente se encontrou vida no solo marciano ou ainda é cedo para fazer qualquer afirmação? As estruturas redondas realmente lembram cogumelos, mas como se trata apenas de meras fotos e imagens nada pode ser dito com certeza. Para alguns analistas podem ser apenas pedras redondas, pequenas pedrinhas que possuem semelhanças visuais com fungos terrestres. Porém o fato de que parece ter havido algum tipo de crescimento entre elas, despertou ainda mais a atenção dos observadores.Outra tese afirma que se forem realmente fungos essas estruturas teriam sido levadas para Marte pelos próprios robôs da NASA. Uma contaminação no solo por essas máquinas. Porém se foi isso que aconteceu não deixaria de ser uma noticia e tanto, pois provaria que o solo marciano poderia ser adequado para a proliferação desse tipo de vida. Vamos aguardar nos próximos meses por mais respostas conclusivas. 

Há vida na Lua de Europa?
Europa é um dos satélites naturais do monstro gasoso Júpiter. È praticamente do tamanho da nossa Lua e dentre todos os mundos do nosso sistema solar é um dos mais promissores de apresentar alguma forma de vida. Essa é uma opinião compartilhada por diversos cientistas na comunidade de astronomia mundial. Mas qual seria a razão para que Europa fosse considerada potencial de vida? O pequeno mundo Europa é o que se convencionou chamar de mundo congelado. Sua superfície é toda de gelo. Embaixo dessa capota gelada existe um oceano de amplas possibilidades. Como se sabe a existência de água é um dos fatores que podem tornar a vida possível. A vida na Terra começou nos oceanos e Europa é praticamente toda um oceano. Em cima da crista de gelo as temperaturas são baixas, algo em torno de 150 graus Celsius negativos. Porém embaixo da calota de gelo temos água líquida, muita água.

Os cientistas acreditam que Europa tem amplas possibilidade de abrigar algum tipo de vida, nem que seja puramente molecular. Um oceano daquele tamanho sem uma única forma de vida seria a exceção. A regra, como afirma a ciência, é que haja vida em seus oceanos. Infelizmente as missões até Europa ainda não pousaram em sua superfície, entretanto de todos os satélites do sistema solar, Europa é seguramente o mais visado nos próximos anos. Em breve sondas pousarão naquele mundo em busca de traços de vida.

Pablo Aluísio.

domingo, 21 de junho de 2009

Elvis Presley - Lançamentos 2025 - Edição I

 Aqui estão os lançamentos de Elvis Presley previstos para outubro de 2025:


🎶 Lançamentos de Álbuns

1. From Elvis in Memphis – Edição do National Album Day
Lançamento: 18 de outubro
Esta edição especial em vinil marmorizado vermelho e preto celebra o álbum clássico de 1969, From Elvis in Memphis. Inclui faixas como “In the Ghetto” e “Any Day Now”. Disponível em lojas especializadas e plataformas de pré-venda. (Spindizzy)

2. Rockin' in Georgia – Álbum Duplo em Vinil Importado
Lançamento: Final de outubro
Uma coletânea de apresentações ao vivo de Elvis na Geórgia, com gravações raras e inéditas. Este lançamento é uma importação limitada, ideal para colecionadores. (Elvis InfoNet)

3. Elvis Presley – Álbum de Estúdio (LP)
Lançamento: 10 de outubro
Uma edição especial em vinil de 225g, destacando os primeiros sucessos de Elvis. Uma ótima opção para quem busca uma experiência de audição autêntica. (iMusic)


📚 Lançamentos Literários

4. The Sun Singles of Elvis – An Illustrated Guide por Warren Schubert
Lançamento: Outubro de 2025
Este livro ilustrado oferece uma análise detalhada dos singles lançados pela Sun Records, com insights sobre cada faixa e contexto histórico. Ideal para fãs interessados na fase inicial da carreira de Elvis. (Facebook)


🎥 Lançamento Cinematográfico

5. EPiC: Elvis Presley in Concert – Documentário de Baz Luhrmann
Lançamento: Outubro de 2025
Este documentário apresenta imagens inéditas da residência de Elvis em Las Vegas nos anos 70, combinadas com material nunca antes visto dos filmes Elvis: That's the Way It Is e Elvis on Tour. Dirigido por Baz Luhrmann, é uma homenagem visualmente deslumbrante ao Rei do Rock. (Wikipedia)

Elvis Presley News 2025 - Edição I

Tentativa de golpe contra Graceland
Uma mulher no Missouri, Lisa Jeanine Findley, foi condenada a 4 anos e 9 meses de prisão por tentar fraudar a família Presley e “vender” a mansão Graceland, alegando documentos falsos de empréstimo. A neta de Elvis, Riley Keough, entrou com ação judicial para impedir a venda argumentando que os documentos usados no plano foram fraudulentos. 

Novo livro da Priscilla Presley
Priscilla lançou seu novo livro de memórias chamado Softly, As I Leave You: Life After Elvis, onde faz revelações sobre sua vida após Elvis, incluindo detalhes financeiros da família, a venda de partes da herança de Lisa Marie e os bastidores do legado Presley. 

Filme/documentário “EPiC: Elvis Presley in Concert”
Dirigido por Baz Luhrmann, o documentário reúne vídeos inéditos de shows de Elvis, especialmente de suas residências em Las Vegas. A produção tem recebido elogios da crítica por capturar tanto o Elvis dos palcos quanto o indivíduo por trás da imagem pública. 

Clipe com uso de inteligência artificial
Para homenagear os 40 anos da música “Tupelo” da banda The Bad Seeds, foi criado um clipe que anima fotos de Elvis por meio de IA, dando movimento às imagens antigas do cantor. 

Espetáculo imersivo “Elvis Evolution” em Londres
Um show imersivo sobre a vida de Elvis estreou em 2025 no Excel London, com uso de arquivos visuais do espólio de Graceland. No entanto, alguns clientes alegam terem sido enganados — esperavam um show com “holograma”, e reclamaram que a experiência não correspondeu à expectativa. 

Falecimento da ex-enfermeira de Elvis
Marian J. Cocke, que cuidou de Elvis nos últimos anos de vida, morreu aos 98 anos. Priscilla Presley prestou tributo a ela, destacando sua importância e dedicação. 

Declarações sobre capacidades de ator de Elvis
A atriz Barbara Eden, colega de cena no filme Flaming Star, disse que Elvis era subestimado como ator, e que muitos não reconheciam sua habilidade dramática. Para a atriz faltou a Elvis uma melhor oportunidade na carreira onde ele pudesse mostrar todo o seu talento como ator de cinema. 

sábado, 20 de junho de 2009

Cronologia de Elvis Presley (1956)

1956
foi o ano decisivo na vida e carreira de Elvis Presley, quando ele passou de promessa regional a fenômeno global. Abaixo está uma cronologia detalhada desse período, com foco em sua vida pessoal, gravações, filmes, e apresentações históricas.

🎸 Elvis Presley – Cronologia do Ano de 1956


🗓️ Janeiro de 1956 – O Início da Revolução

  • 10 de janeiro: Elvis grava pela primeira vez para a RCA Victor, em Nashville (Tennessee), após deixar a gravadora Sun Records.

    • Gravações: “Heartbreak Hotel”, “I Got a Woman”, “Money Honey”.

  • 27 de janeiro: Lançamento do single “Heartbreak Hotel / I Was the One” — seu primeiro disco pela RCA.

    • A canção alcança o 1º lugar nas paradas pop, country e R&B — feito inédito até então.

  • Elvis assina contrato de gerenciamento com o Coronel Tom Parker, que passa a controlar sua carreira.


🎤 Fevereiro – Primeira Aparição Nacional Importante

  • 8 de fevereiro: Elvis faz sua estreia na televisão nacional, no programa Stage Show (CBS), dos irmãos Dorsey.

    • Canta “Shake, Rattle and Roll”, “Flip, Flop and Fly” e “I Got a Woman”.

    • Participa de seis edições consecutivas do programa entre fevereiro e março.

  • 14 de fevereiro: Compra sua primeira Cadillac nova — símbolo do sucesso recém-conquistado.

  • Inicia uma série de shows no sul e no meio-oeste dos EUA, atraindo multidões e causando histeria entre fãs.


🎙️ Março – Álbum de Estreia

  • 23 de março: Lançamento do álbum “Elvis Presley”, seu primeiro LP, pela RCA.

    • Faixas principais: “Blue Suede Shoes”, “I Got a Woman”, “Tutti Frutti”, “Blue Moon”.

    • O disco chega rapidamente ao 1º lugar da Billboard, onde permanece por 10 semanas.

  • Torna-se o primeiro álbum de rock and roll a atingir o topo das paradas nos EUA.


🎬 Abril – Início das Filmagens

  • Abril: Elvis viaja a Hollywood para rodar seu primeiro filme, “Love Me Tender”, inicialmente intitulado The Reno Brothers.

    • A 20th Century Fox muda o título para aproveitar o sucesso do single “Love Me Tender”.

  • Continua se apresentando em turnês, atraindo plateias recordistas e polêmicas pela sensualidade das performances.


🌟 Maio a Junho – O Fenômeno Nacional

  • Elvis realiza turnês intensas pelo sul e pelo Texas.

  • 6 de maio: Aparece pela primeira vez no programa Milton Berle Show, tocando “Heartbreak Hotel” e “Blue Suede Shoes”.

  • 5 de junho: Segunda apresentação no Milton Berle Show com a performance histórica de “Hound Dog”, onde balança os quadris de forma provocante — gerando escândalo e críticas de jornais e líderes religiosos.

  • O episódio consolida sua fama como símbolo sexual e rebelde da juventude americana.


💿 Julho – Novos Sucessos

  • 13 de julho: Lançamento do single “Hound Dog / Don’t Be Cruel”.

    • O disco se torna um dos maiores sucessos de sua carreira, vendendo milhões e ficando 11 semanas no topo das paradas.

  • Elvis grava “Love Me Tender” para o filme homônimo.

  • Turnê continua por cidades menores, agora com forte presença de segurança e tumultos constantes de fãs.


📺 Setembro – Aparição no Ed Sullivan Show

  • 9 de setembro: Elvis faz sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show (CBS), o programa de maior audiência dos EUA.

    • Canta “Don’t Be Cruel”, “Love Me Tender”, “Hound Dog” e “Ready Teddy”.

    • Audiência: mais de 60 milhões de telespectadores (82% dos aparelhos ligados).

  • Sua performance é transmitida da cintura para cima, para conter críticas sobre seus movimentos provocantes.


🎞️ Novembro – Estreia no Cinema

  • 21 de novembro: Estreia do filme “Love Me Tender”, no qual Elvis interpreta Clint Reno.

    • O filme é sucesso de bilheteria e o tema musical homônimo se torna outro grande hit.

  • O sucesso no cinema consolida Elvis como astro multifacetado — cantor, ator e ídolo juvenil.


🎤 Dezembro – Fechando o Ano Dourado

  • Continua aparecendo em programas de TV e rádios.

  • Single “Love Me Tender” chega ao 1º lugar da Billboard.

  • Em 12 meses, Elvis vende mais de 10 milhões de discos, um recorde para a época.

  • Fecha o ano com:

    • 1 álbum #1

    • 3 singles #1

    • 1 filme de sucesso

    • E a consagração como o maior ídolo da música jovem do século XX.


❤️ Vida Pessoal em 1956

  • Vive com a família em Memphis, mas passa longos períodos em hotéis e sets de filmagem.

  • Começa a ser perseguido por fãs e paparazzi, o que o obriga a reforçar sua privacidade.

  • Compra a casa em Audubon Drive, Memphis (primeira residência de destaque antes de Graceland).

  • Começa a lidar com a fama e o isolamento, ainda sem envolvimento sério com drogas ou álcool.

  • Mantém relacionamentos breves e discretos, já atraindo atenção feminina intensa.


🏆 Resumo do Ano de 1956 – O Ano em que Elvis Mudou o Mundo

Categoria Destaques
Álbuns Elvis Presley (março de 1956)
Singles de sucesso “Heartbreak Hotel”, “Don’t Be Cruel”, “Hound Dog”, “Love Me Tender”
Filme Love Me Tender (lançado em novembro)
TV Stage Show, Milton Berle Show, The Steve Allen Show, The Ed Sullivan Show
Turnês Mais de 100 shows em 1956, de Texas a Califórnia
Impacto Transformou o rock and roll em fenômeno de massa; tornou-se ídolo global

🎶 Importância de 1956 na Carreira de Elvis

1956 é o ano em que Elvis Presley se torna o rosto da revolução cultural dos anos 50.
Ele une o rock, o gospel e o rhythm and blues, rompe barreiras raciais, redefine o comportamento da juventude e inaugura uma nova era na música popular.


Cronologia de Elvis Presley (1951–1955)

Cronologia detalhada de Elvis Presley entre 1951 e 1955, cobrindo os principais acontecimentos de sua vida pessoal e início de carreira musical, além dos primeiros discos lançados que marcaram sua ascensão.

🎸 Elvis Presley – Cronologia 1951 a 1955

🕰️ 1951 – Início da juventude e primeiros contatos com a música

  • Idade: 16 anos

  • Residência: Memphis, Tennessee

  • Elvis ainda estudava na Humes High School, onde era um aluno tímido, mas já demonstrava interesse pela música.

  • Trabalhava como entregador e fazia pequenos serviços para ajudar a família.

  • Inspirava-se em gospel, country e blues — frequentava a igreja Assembly of God e escutava rádios locais de música negra, o que seria fundamental para seu estilo futuro.

  • Começa a tocar violão e cantar em festas da escola.

Vida pessoal:

  • Vivendo com os pais, Vernon e Gladys Presley, em situação financeira simples, mas estável.


🎙️ 1952 – Primeiras apresentações locais

  • Participa de pequenos concursos de talentos em Memphis.

  • Inscreve-se em um show de calouros da Memphis’ Annual Minstrel Show e canta Old Shep (canção sobre um cachorro, que também cantaria anos depois em shows).

  • Começa a sonhar em gravar um disco profissional.


🎤 1953 – O primeiro passo na Sun Records

  • Junho de 1953: Forma-se na Humes High School.

  • Julho de 1953: Paga US$ 3.98 no estúdio Memphis Recording Service, de Sam Phillips, para gravar um disco de acetato com duas músicas:

    • My Happiness

    • That’s When Your Heartaches Begin
      Ele afirma que o disco era “para presentear a mãe”, embora na verdade quisesse se apresentar como cantor.

Importância:
➡️ Este acetato chamaria a atenção de Sam Phillips no ano seguinte, dando início à descoberta de Elvis.

Vida pessoal:

  • Trabalha como caminhoneiro na empresa Crown Electric.

  • Usa o cabelo com topete e costeletas longas, já começando a criar seu visual característico.


🎶 1954 – O nascimento do rockabilly e o início da fama

  • 5 de julho de 1954: Durante uma sessão no estúdio Sun Records, acompanhado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (baixo), Elvis improvisa a música “That’s All Right (Mama)”, de Arthur Crudup.
    ➜ Sam Phillips percebe que havia encontrado “o som novo” que procurava.

🔊 Primeiro single lançado (1954):

  • That’s All Right / Blue Moon of Kentucky

    • Gravadora: Sun Records

    • Data de lançamento: 19 de julho de 1954

    • Sucesso imediato nas rádios locais de Memphis (WHBQ).

📻 Outros lançamentos Sun Records (1954):

  1. “Good Rockin’ Tonight / I Don’t Care If the Sun Don’t Shine” – setembro de 1954

  2. “Milkcow Blues Boogie / You’re a Heartbreaker” – dezembro de 1954

Carreira:

  • Inicia turnês pelo sul dos EUA com o grupo The Blue Moon Boys.

  • Primeiras apresentações em programas de rádio e TV regionais.

  • Contratado pelo empresário Bob Neal.

Vida pessoal:

  • Mantinha vida simples, ainda morando com os pais.

  • Popularidade crescendo rapidamente entre adolescentes.


🌟 1955 – Ascensão nacional

  • Elvis realiza turnês intensas pelo sul e centro dos EUA, ganhando destaque pela energia no palco e estilo provocante.

  • Passa a ser promovido pelo lendário empresário “Colonel” Tom Parker, que se tornaria seu agente exclusivo no ano seguinte.

📀 Singles lançados em 1955 (Sun Records):

  1. “Baby Let’s Play House / I’m Left, You’re Right, She’s Gone” – abril de 1955

  2. “I Forgot to Remember to Forget / Mystery Train” – agosto de 1955

➡️ “Mystery Train” torna-se seu primeiro grande sucesso nacional e é considerada uma das músicas fundadoras do rock’n’roll.

🎵 Outros acontecimentos:

  • Inicia apresentações em grandes programas de rádio country, como o Louisiana Hayride (Shreveport).

  • Seu estilo mistura country, blues e rhythm & blues, dando origem ao gênero rockabilly.

  • Em novembro de 1955, o empresário Tom Parker negocia sua transferência da Sun Records para a RCA Victor.

  • A RCA paga US$ 35.000 (quantia recorde na época) pelos direitos contratuais de Elvis.

Vida pessoal:

  • Continua morando com os pais em Memphis.

  • Ainda sem grandes luxos, mas com fama crescente.

  • Em dezembro de 1955, grava suas primeiras músicas para a RCA — prelúdio do sucesso explosivo de 1956.


💿 Resumo – Discos e Singles (1953–1955)

Ano Título do Single Lado B Gravadora
1953 My Happiness That’s When Your Heartaches Begin (Acetato particular)
1954 That’s All Right Blue Moon of Kentucky Sun 209
1954 Good Rockin’ Tonight I Don’t Care If the Sun Don’t Shine Sun 210
1954 Milkcow Blues Boogie You’re a Heartbreaker Sun 215
1955 Baby Let’s Play House I’m Left, You’re Right, She’s Gone Sun 217
1955 I Forgot to Remember to Forget Mystery Train Sun 223

🕯️ Síntese do Período (1951–1955)

Aspecto Resumo
Vida Pessoal Jovem humilde de Memphis, próximo da família, religioso e apaixonado por música.
Início da Carreira De caminhoneiro a cantor regional; descoberta por Sam Phillips.
Estilo Musical Mistura de country, blues e R&B, criando o som do rockabilly.
Conquistas Primeiros sucessos regionais, fama crescente e contrato com a RCA em 1955.
Importância 1954–1955 marcam o nascimento do rock’n’roll moderno.

Cronologia de Elvis Presley (1935–1950)

Cronologia detalhada de Elvis Presley entre 1935 e 1950, cobrindo os principais fatos de sua infância e juventude antes da fama:

🎙️ Cronologia de Elvis Presley (1935–1950)

🍼 1935 – Nascimento

  • 8 de janeiro de 1935: Elvis Aaron Presley nasce em Tupelo, Mississippi (EUA).

  • Seus pais são Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Presley.

  • Elvis tem um irmão gêmeo idêntico, Jesse Garon Presley, que nasce morto (natimorto).

  • A família era pobre e vivia em uma casa modesta construída por Vernon e familiares.


👶 1936–1943 – Infância humilde em Tupelo

  • A família enfrenta sérias dificuldades financeiras durante a Grande Depressão.

  • Vernon é preso em 1938 por falsificar um cheque, o que aprofunda a pobreza familiar.

  • Elvis começa a frequentar a East Tupelo Consolidated School, onde já demonstra timidez, mas gosta de música e de cantar.

  • Ainda criança, ouve música gospel nas igrejas batistas locais e programas de rádio de country e blues.


🎁 1945 – Primeira apresentação pública

  • Elvis participa de um concurso de talentos na Mississippi–Alabama Fair and Dairy Show, em Tupelo, cantando “Old Shep”.

  • Tinha apenas 10 anos e ficou em 5º lugar, ganhando US$ 5 e ingressos de parque de diversões.

  • No mesmo ano, seus pais compram seu primeiro violão como presente de aniversário.

    • Elvis queria uma espingarda, mas a mãe insistiu em dar o violão.


🚚 1948 – Mudança para Memphis, Tennessee

  • Com 13 anos, Elvis e a família se mudam de Tupelo para Memphis, em busca de melhores oportunidades.

  • A família vive em habitações populares, no Lauderdale Courts, um bairro modesto.

  • Elvis começa a estudar na L. C. Humes High School, onde tem dificuldades de se enturmar e é considerado “diferente” por seu estilo e timidez.


🎸 1949–1950 – Adolescência musical

  • Elvis começa a se interessar seriamente por música.

  • Passa horas ouvindo rádios locais que tocavam country, rhythm and blues e gospel — gêneros que depois fundiria no rock.

  • Frequentava igrejas negras e brancas, absorvendo estilos variados.

  • Adota um estilo de cabelo inspirado em cantores de rhythm and blues, o que chamava atenção dos colegas.

  • Começa a cantar em pequenas reuniões escolares e encontros locais.



💡 Resumo do período (1935–1950)

Tema Detalhes
Nascimento 8 de janeiro de 1935, Tupelo, Mississippi
Família Vernon e Gladys Presley; irmão gêmeo natimorto, Jesse Garon
Infância Vida simples e marcada por dificuldades financeiras
Primeiro contato com música Gospel, country e blues — principais influências iniciais
Primeira apresentação 1945, cantando “Old Shep” em concurso local
Primeiro violão Presente de aniversário aos 10 anos
Mudança para Memphis 1948, início da adolescência e da fase musical urbana
Formação musical Mistura de ritmos negros e brancos do Sul dos EUA
Fim do período (1950) Elvis tem 15 anos, já apaixonado por música, mas ainda anônimo


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Elvis Presley - Elvis Book - Loving You - Textos II

Elvis Presley - A Mulher Que Eu Amo (Loving You)
Deke Rivers (Elvis Presley) é um jovem trabalhador comum que ganha uma grande chance em sua vida quando uma experiente empresária do circuito country, Glenda Markle (Lizabeth Scott), começa a acreditar e investir em seu talento musical. Após ser despedido de seu emprego, Rivers acaba aceitando a oferta para trabalhar na companhia musical de Glenda. Ela então o escala nos shows que promove em pequenas cidades pelo Sul. Entre um concerto e outro Deke começa a chamar a atenção por suas performances. Ele é um ótimo cantor que acaba enlouquecendo o público feminino por onde passa. Não tarda a se tornar a principal estrela do show, causando ciúmes em Walter 'Tex' Warner (Wendell Corey), um veterano cantor com muitos anos de estrada, que até aquele momento era o principal nome da companhia. No meio de seu sucesso crescente Deke começa a se apaixonar pela doce e jovem cantora Susan (Dolores Hart), uma garota do interior que também almeja fazer sucesso em sua iniciante carreira. Ambos assim tentam encontrar seus próprios caminhos no concorrido circuito musical country.

"Loving You" foi o primeiro filme estrelado por Elvis Presley. Hal Wallis, o produtor, acreditou no jovem cantor que naquela época estava no auge de seu sucesso. Não é de se admirar que tenha logo contratado o rockstar Elvis, afinal ele era jovem, bonito, talentoso, famoso e tal como seu personagem no filme enlouquecia as garotas. Só lhe faltava mesmo virar estrela de cinema, algo que sempre sonhara. Wallis então lhe deu sua grande chance e Elvis não decepcionou. Ele não era ator, mas conseguia ter uma boa presença de cena.  O filme foi obviamente um tremendo sucesso de bilheteria. Presley era o maior ídolo jovem em 1957 e todo esse sucesso se refletiu no êxito do filme. Toda adolescente da América queria ver Elvis no cinema. O sucesso era realmente garantido.

Algumas coisas porém devem ser levadas em conta em relação a esse filme. Durante muitos anos se disse que era uma adaptação da própria vida de Elvis para o cinema. Não é inteiramente verdade. O roteiro já existia há anos. Muito provavelmente foi escrito usando Hank Williams como modelo. O enredo se passa todo no circuito country das pequenas cidadezinhas pelo sul dos EUA. Assim o roteirista Herbert Baker apenas pincelou alguns aspectos da carreira de Elvis em seu texto. A polêmica envolvendo o Rock ´n´ Roll, por exemplo. Do argumento original sobrou a parte mais dramática da estória de Deke Rivers, como o fato dele ter se tornado órfão após a morte de seus pais em um incêndio e a revelação de sua verdadeira identidade em um cemitério abandonado.

Em termos de atuação quem predomina mesmo é Lizabeth Scott, atriz veterana e protegida do produtor Wallis. Elvis ainda era muito jovem e inexperiente, mas dentro de suas possibilidades não sai se mal. Mesmo nos momentos mais cruciais, como a já citada cena do cemitério, Elvis não derrapa e nem faz feio. Claro que sua atuação não pode ser comparada ao dos grandes atores da época. Elvis era na verdade um amador que conseguia a proeza de convencer mesmo nas cenas mais complicadas. Menos afortunada se sai Dolores Hart já que seu papel é bem secundário. De fato ela tem apenas uma boa cena ao lado de Elvis, aquela que se passa na fazenda. Fora isso ela fica mesmo em segundo plano. Mesmo assim é bom deixar registrado que ela impressiona por sua beleza, que lembrava muito Grace Kelly, e por uma dicção perfeita nos diálogos, de se admirar mesmo. No mais o diretor Hal Kanter, em sua única parceria ao lado de Elvis, não quis inventar muito. Entregou um excelente meio de promoção para Elvis, tudo de acordo com as especificações da Paramount. Em suma, Loving You tem um pouquinho de tudo, romance, drama e o mais importante de tudo, sua música, essa realmente imortal. É seguramente um dos filmes mais agradáveis de toda a filmografia de Elvis Presley.

A Mulher Que Eu Amo (Loving You, Estados Unidos, 1957) Direção: Hal Kanter / Roteiro: Herbert Baker, Hal Kanter baseados na obra original de Mary Agnes Thompson / Elenco: Elvis Presley, Lizabeth Scott, Wendell Corey, Dolores Hart, James Gleason / Sinopse: Após ver o jovem Deke Rivers (Elvis Presley) cantando em uma apresentação, a empresária Glenda (Lizabeth Scott) resolve investir no talento do rapaz. Inicialmente o escala como ponte entre as principais estrelas de sua pequena companhia musical, mas depois que ele começa a fazer cada vez mais sucesso decide tomar a importante decisão de o levar para se apresentar na TV no Texas. O problema é que Deke tem um passado traumático que o faz esconder muitos segredos pessoais, inclusive sobre sua verdadeira identidade. Estaria ele realmente preparado para a fama e o sucesso?


Elvis Presley - Loving You - Discografia Americana
LOVING YOU (1957)
MEAN WOMAN BLUES
TEDDY BEAR
LOVING YOU
GOT A LOT O'LIVIN TO DO
LONESOME COWBOY
HOT DOG
PARTY
BLUEBERRY HILL
TRUE LOVE
DON'T LEAVE ME NOW
HAVE I TOLD YOU LATELY THAT I LOVE YOU
I NEED YOU SO

Obs: Esse disco foi o primeiro a trazer uma trilha sonora de Elvis Presley no formato álbum, também conhecido como Long Playing ou LP. A trilha sonora de "Love Me Tender" foi lançado em EP (compacto duplo) e Single. O interessante é que esse disco iria se tornar um padrão para futuros lançamentos de Elvis trazendo músicas de Hollywood. O disco vendeu muito e mostrou a viabilidade comercial desse tipo de disco. Além disso o álbum em si funcionava também como publicidade para o filme, fazendo com que seus fãs fossem ao cinema. 

Single extraído deste disco:
Teddy Bear / Loving You (1957)

Obs: Esse single foi um grande sucesso comercial, indo para o primeiro Lugar nas paradas da Billboard. Pelo ótimo resultado comercial acabou se transformando no único single extraído do álbum. A RCA Victor estava mais do que satisfeita com o número de copias vendidas.

Compacto duplo incluído neste disco:

Elvis Presley Just For You
I Need you So / Have I Told You Lately That I Love You / Blueberry Hill / It's So Strange

Obs: Lançado antes do álbum Loving You, com material totalmente inédito, o EP Just For You fez um bom sucesso de vendas no mercado, chegando ao segundo lugar entre os mais vendidos da Billboard.

Compactos duplos extraídos deste disco:

Loving You Vol. 1:
Loving You / Party / Teddy Bear / True love
Obs: Lançado em agosto de 1957 foi um grande sucesso de vendas chegando ao primeiro lugar na parada de EPs - compactos duplos - isso apesar de só trazer reprises do álbum original. A capa trazia a mesma foto do disco original, do LP. 

Loving You Vol. 2:
Lonesome Cowboy / Hot Dog / Mean Woman Blues / Got A Lot O'Living to do
Obs: Outro compacto duplo lançado em agosto. Esse foi bem menos sucedido do que o anterior, só chegando ao quarto lugar nas paradas. Foi o último lançamento do projeto Loving You a chegar nas lojas americanas.

Elvis Presley - Loving You - Discografia Brasileira
Elvis Presley - Loving You - Discografia Brasileira
O álbum Loving You foi lançado no Brasil nos anos 1950, só que chegou aos fãs brasileiros com um ano de atraso, em 1958. Era praticamente idêntico ao disco americano, apenas trazendo de diferente a ordem das músicas. "Party", por exemplo, foi levada para o Lado B. E "Don´t Leave Me Now" foi realocada para abrir esse mesmo lado do LP. Curiosamente o disco manteve a mesma direção de arte do disco americano, o que não era muito comum porque naqueles tempos as representantes nacionais das gravadoras estrangeiras costumavam mexer no disco de todas as formas, inclusive mudando as capas. A edição brasileira levou o código de identificação BKL92. 

O compacto simples do filme também foi lançado, com Loving You no lado A e Teddy Bear no lado B. E não ficou por aí, a RCA Brasil ainda colocou no mercado nacional um dos dois compactos duplos americanos, provando que Elvis era bom de vendas em nosso país. Nas rádios o sucesso veio mesmo com a balada "Loving You", seguindo um pouco atrás "Teddy Bear". É interessante notar que "Loving You" fez mesmo bastante sucesso no Brasil, a ponto de ser incluída no disco "Elvis Disco de Ouro" de 1977, o disco brasileiro de Elvis mais vendido da história. E não podemos nos esquecer também que a faixa ainda foi lançada por Roberto Carlos até recentemente. O Rei brasileiro também quis fazer sua versão da música. 

Pois bem, o disco Loving You ainda ganharia mais duas edições brasileiras. A segunda seria lançada em 1982 naquela série "Pure Gold" que recolocou no mercado brasileiro diversos discos da carreira de Elvis. Esse LP dos anos 80 teve seu mono original reprocessado eletronicamente para Stereo, algo que nem todos os fãs gostaram. De fato muitos reclamaram do som desse vinil. Eu não seria tão crítico, acho OK. Nesse disco de 82 também houve uma pequena modificação da direção da arte da capa. Eu achei de muito bom gosto. O selo desse vinil era amarelo, sendo diferente do original preto da RCA dos Estados Unidos. Por fim, nos anos 90, com a explosão do CD no mercado nacional, houve a terceira edição de Loving You no Brasil. Poucas cópias foram colocadas no mercado, sendo hoje em dia essa edição uma verdadeira raridade. 

Elvis Presley - Loving You - Elvis e Dolores Hart
Ela tinha um futuro promissor. Era considerada a estrela do amanhã por uma grande publicação em Hollywood e tinha conseguido assinar seu grande contrato com a Paramount no valor de 1 milhão de dólares. Tudo parecia caminhar muito bem para ela até que desistiu de tudo para abraçar uma vida religiosa enclausurada em um convento Beneditino na zona rural de Connecticutt. Lida assim a história da vida da atriz Dolores Hart mais parece um roteiro, mas não é. Em 2011 ela finalmente voltou às telas no documentário "Deus é o Elvis Maior", que concorreu ao Oscar em sua categoria. Desde 1962 Dolores não pisava em uma noite de premiação da Academia mas voltou para ajudar na divulgação do filme. Vestida com o hábito de freira ela chamou atenção por onde passou. Aos 73 anos, sorridente e simpática, encantou a todos os presentes.

Ainda bonita, com lindos olhos azuis que lhe valeram por anos uma comparação com a diva Grace Kelly, Dolores aos 18 anos teve o privilégio de ser a atriz que pela primeira vez beijou Elvis Presley em um filme. Foi em "Loving You" (A Mulher Que Eu Amo, no Brasil), um musical que captou o jovem Rei do Rock no auge da carreira e da beleza. Sobre Presley ela só tem coisas boas a dizer: "Ele era uma pessoa muito doce. Muito amigo e companheiro nas filmagens. Éramos muito jovens e inexperientes então nos ajudamos mutuamente. Ele adorava James Dean e Marlon Brando e queria ter uma carreira como a deles. Se empenhava muito nas cenas e levava tudo muito à sério". Elvis inclusive compareceu a sua festa de aniversário realizada com a nata jovem de Hollywood presente para lhe homenagear.

O sucesso de Loving You abriu ainda mais as portas para Dolores em Hollywood. Ela foi escolhida pelo próprio mestre do suspense Alfred Hitchcock para aparecer em seu famoso programa de TV e depois foi selecionada por um dos grandes cineastas do cinema americano, George Cukor, para aparecer no clássico "A Fúria da Carne". Ela voltou a trabalhar com Elvis Presley em "Balada Sangrenta" mas começou a sentir a pressão de ser uma jovem starlet na capital do cinema. Havia muita competição na luta pelos papéis e aos poucos Dolores foi percebendo que não mais se sentia feliz com sua carreira de atriz. Ela fez nove filmes em cinco anos e foi ficando cada vez mais cansada daquele ambiente. Em 1963 participou de seu último filme, "Come Fly WIth Me" onde interpretava uma aeromoça. Estava noiva e compromissada mas deu uma reviravolta em sua vida resolvendo finalmente abraçar uma existência religiosa cristã. Após passar alguns dias de férias em uma distante propriedade em Connecticut ela resolveu conhecer a abadia local e se encantou com a paz do lugar. Após pensar muito resolveu virar freira, algo que foi visto com desconfiança pela Madre Superiora que não acreditava que uma atriz de Hollywood poderia se tornar uma religiosa praticamente da noite para o dia. "Levou três anos e muitas visitas ao convento para que as freiras finalmente acreditassem em mim e me dessem as ordens sagradas" relembra Dolores.

"Eu não entendo porque as pessoas se surpreendem tanto por eu ter abraçado o caminho de Deus! Elas possuem dúvidas sobre isso? Eu não!" - resume Dolores. Sobre o passado Dolores ainda guarda boas lembranças. "Elvis veio ao meu aniversário, tocou clarinete e depois sentou ao piano para tocar algumas canções. Era uma pessoa divertida, com ótimo humor mas que mantinha uma certa timidez que era muito charmosa. Era um cavalheiro, um exemplo de simplicidade. Guardo boas lembranças dele". Apesar do que foi fofocado na época nada houve entre eles nas filmagens, apenas uma sincera amizade. Dolores já estava de caso sério com o arquiteto Don Robinson que anos depois, desiludido por Dolores ter virado freira, jamais se casou, sempre a visitando quando possível em seu convento de reclusão. A atriz porém continuou membro da Academia, votando todos os anos nos concorrentes ao Oscar. Ela poderia ter sido uma grande atriz com o status de uma Elizabeth Taylor, quem sabe? De qualquer forma preferiu virar uma estrela de Cristo. "Quem afinal consegue entender os caminhos que Deus traça para todos nós?" - pergunta Dolores ao final.

Elvis Presley - Loving You - Elvis e Lizabeth Scott
Quando Elvis chegou em Hollywood para finalmente estrelar "Loving You", o produtor Hal Wallis o apresentou imediatamente para a atriz Lizabeth Scott. Naquela altura ela já era uma veterana das telas, tendo estreado no cinema na década de 40. Scott era uma revelação do produtor que tentou por vários anos a transformar numa estrela. Seu plano era muito simples, transformar Lizabeth Scott numa nova Elizabeth Taylor. Ambas tinham origem inglesa e um porte elegante. Desse modo  Wallis acreditava que a escalada rumo ao topo seria apenas questão de tempo. Sempre a escalando em seus filmes, ele foi tentando abrir caminho para sua protegida, mas as coisas não pareciam dar muito certo. A imprensa de Hollywood não comprou a ideia de transformar a atriz numa estrela. Lizabeth Scott poderia até se tornar uma segunda Lauren Bacall, uma versão loira da grande estrela da MGM. Porém os planos do produtor nunca deram certo. Lizabeth Scott assim acabou sendo apenas uma boa atriz, uma coadjuvante interessante para bons filmes.

Em 1957 ela foi escolhida para fazer parte do elenco de "Loving You" (A Mulher que eu amo, no Brasil). Esse seria o segundo filme estrelado por Elvis Presley. Hollywood apostava no cantor para ele se tornar uma espécie de "Novo James Dean". Lizabeth Scott seria uma atriz mais experiente em um elenco com muitos jovens, inclusive Elvis e Dolores Hart. O produtor Hal Wallis acreditava que o casal formado por Elvis e Dolores era muito jovem e inexperiente, sem condições de levar um filme daquele porte sozinhos. Era precisa alguém com mais experiência por perto. Lizabeth Scott iria cumprir justamente essa função.

Assim Lizabeth vinha para contrabalancear a inexperiência do casal principal e trazer um pouco mais de conteúdo dramático nas cenas. Logo no começo das filmagens ela percebeu que iria se dar bem com Elvis. Numa primeira impressão ela chegou a pensar que ele poderia sofrer de algum estrelismo por causa de seu sucesso como cantor, mas isso não aconteceu. Elvis sempre pareceu prestativo e atento em suas dicas de interpretação. Ao invés de se comportar como um arrogante, Elvis foi inteligente e procurou aprender com a atriz, que sempre surgia dando palpites e dicas para ele. Entre uma cena e outra Lizabeth ensaiava com Elvis as falas, a postura, a forma de agir diante das câmeras. De fato ela acabou se tornando uma professora de atuação para Elvis durante as filmagens, uma vez que ele nunca havia estudado teatro ou qualquer outro curso para atuar bem.

As filmagens foram tranquilas, sem sobressaltos. Se dentro do set tudo corria em paz, fora dele as coisas eram bem mais complicadas. Na época Lizabeth Scott tinha que lidar com muitos problemas, inclusive em sua vida pessoal. Havia uma série de boatos afirmando que na verdade ela era lésbica. Dentro do meio cinematográfico sua suposta homossexualidade já era bem conhecida. Ela seria assim uma das mais famosas lésbicas de Hollywood na era clássica. A grande preocupação era que esse seu segredo fosse divulgado ao grande público o que arruinaria sua reputação e carreira. Revistas de escândalos como a Confidential estavam no pé da atriz durante as filmagens de "Loving You". A comunidade de Hollywood sempre procurava se proteger sobre isso, respeitando a orientação sexual homossexual de seus membros, mas a imprensa não. Muitos jornalistas queriam o escândalo para vende jornais e revistas.

Hal Wallis sabia dos riscos, mas resolveu apoiar sua atriz. Havia sempre uma tensão no ar quando um novo número da revista sensacionalista chegava nas bancas. A ansiedade e o medo parecem ter sido decisivos para uma decisão radical tomada pela atriz após as conclusões das filmagens. Assim que o diretor gritou "corta" pela última vez, ela se reuniu com Wallis nos camarins e lhe comunicou que era o fim. Não mais atuaria no cinema, estava farda de tanta pressão e tensão. Ela não queria mais ser pressionada, nem ser alvo de fofocas. Queria viver sua vida privada em paz, ser feliz acima de tudo. Lizabeth simplesmente se encheu de tudo e todos e partiu para uma vida reclusa, longe dos holofotes. Não queria sofrer aquele tipo de constrangimento.

De fato ela só retornaria às telas uma única vez em 1972 para uma pequena participação em um filme de um amigo. Fora isso decretou adeus a Hollywood com esse filme de Elvis. Para os fãs do cantor só restou o agradecimento. Assistindo ao filme hoje em dia, podemos perceber nitidamente a importância de Lizabeth Scott na produção. As cenas mais fortes, do ponto de vista dramático, pertencem a ela. Sua experiência e ótima presença cênica fizeram toda a diferença do mundo no resultado final. Elvis e Dolores Hart eram dois jovens inexperientes perto da longa caminhada que Scott já vinha trilhando. Caminho esse que ela resolveu abandonar após as filmagens de seu primeiro e único filme ao lado de Elvis Presley. Um adeus marcante de uma atriz talentosa que nunca chegou ao estrelado, mas que deixou sua marca registrada em vários filmes durante sua conturbada carreira.

Pablo Aluísio.