sábado, 10 de janeiro de 2026

Os Últimos Dias de Jim Morrison

Título no Brasil: Os Últimos Dias de Jim Morrison
Título Original: The Last Days of Jim Morrison
Ano de Lançamento: 2007
País: Reino Unido
Estúdio: Entertain Me Productions
Direção: Simon Witter
Roteiro: Simon Witter
Elenco: Alain Ronay, Hervé Muller, Marianne Faithfull, Sam Bernett, Jacques Bisceglia, Frank Lisciandro

Sinopse:
O documentário investiga os últimos dias de Jim Morrison em Paris, em julho de 1971, reunindo depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor na capital francesa pouco antes de sua morte. Amigos, jornalistas, músicos, frequentadores do círculo boêmio parisiense e testemunhas da época relatam encontros, comportamentos, estado emocional e físico de Morrison, além de versões conflitantes sobre suas últimas horas. A obra busca separar fatos de mitos em torno da morte do vocalista do The Doors.

Comentários: 
Excelente documentário que foca suas lentes exclusivamente nos últimos dias de vida do cantor e compositor Jim Morrison. Ele estava em Paris, logo após as gravações do último disco dos Doors. Queria escrever poesia e ficar ao lado de sua eterna musa Pamela Courson. Só que tudo deu errado. Ele morreu na banheira de seu apartamento, provavelmente vítima de um ataque cardíaco. Pelo menos essa é a versão oficial do departamento de polícia de Paris. Pelos depoimentos que vemos nesse documentário parece que Pamela escondeu a verdade dos fatos. Jim teria sofrido uma overdose de heroína pura em um clube da cidade, altas horas da madrugada. Um traficante grã-fino estaria envolvido em sua morte. Desesperados com o ocorrido, Pamela e outras pessoas levaram seu corpo para o apartamento para encobrir o que teria acontecido. Ela tinha medo de ser presa naquela ocasião, por isso mentiu para os policiais. Entre tantas confissões de pessoas que estiveram presentes nessa trágica noite só faltou mesmo a fala de Pamela, só que isso era obviamente impossível. Ela também morreu de uma overdose de drogas, em 1974. Mesmo com essa lacuna não há como negar, esse é o melhor documentário sobre a morte de Jim já produzido. Não deixe de assistir. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. O.Jim Morrison náo queria viver. Se auto sabotou fisicamente até o limite

    ResponderExcluir
  2. Morreu muito jovem. Uma pena que esses artistas, especialmente no mundo da música, tenham sucumbido tão jovens ao efeito devastador das drogas. Era algo a se ser estudado pela psicologia no meu modo de ver.

    ResponderExcluir