sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Eu, Eddie

Título no Brasil: Eu, Eddie
Título Original: Being Eddie
Ano de Lançamento: 2025
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix 
Direção: Angus Wall
Roteiro: Angus Wall
Elenco: Eddie Murphy, Kevin Hart, Jamie Foxx, Pete Davidson, Chris Rock, Jerry Seinfeld, Dave Chappelle, Tracee Ellis Ross e outros em depoimentos sobre a carreira de Murphy

Sinopse:
O documentário revisita a extraordinária trajetória de Eddie Murphy, desde seus primeiros passos como comediante adolescente nos clubes de Nova York até se tornar uma lenda do cinema e da comédia. Através de imagens de arquivo e depoimentos de colegas, amigos e admiradores, Murphy reflete sobre seus sucessos, desafios, influências e a transformação que provocou na cultura pop e no entretenimento mundial ao longo de mais de quatro décadas.

Comentários:
Assisti porque gosto do Eddie Murphy e gosto, acima de tudo, de cinema. E gostem dele ou não, o fato é que Eddie é um ator e comediante marcante dentro da história do cinema americano desde que surgiu, lá pelo começo dos anos 80. Ultimamente sua carreira tem oscilado muito, com filmes interessantes, alguns bons e outros completamente péssimos. Ele nunca foi muito bom em escolher os roteiros que iria atuar, essa é uma verdade não dita. O documentário tenta resgatar parte da história de sua filmografia, mas como é chapa branca, esconde vários tropeços dele nesses últimos anos. Era esperado. De qualquer forma vale ao menos como curiosidade. Por exemplo, eu não sabia que ele tinha tantos filhos! E de todas as idades! Pelo visto o Eddie quer repovoar o mundo com seus descendentes! 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. O Jimmie Fox, disse na frente de dezenas de jornalistas, que o Eddie Murphy era o melhor ator que ele ja tinha visto. E olhe que é o Jimmie Foxx, o cara que ganhou um Oscar de melhor ator por fazer o Ray Charles em "Ray".

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o antigo ditado, bem popular em Hollywood: "Para ser um bom comediante, antes é preciso ser um bom ator". O Eddie parece ter confirmado esse pensamento.

    ResponderExcluir