quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Casa de Dinamite

Título no Brasil: Casa de Dinamite
Título Original: A House of Dynamite
Ano de Lançamento: 2025
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix 
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Noah Oppenheim
Elenco: Idris Elba, Rebecca Ferguson, Gabriel Basso, Jared Harris, Tracy Letts, Anthony Ramos

Sinopse:
Após o lançamento de um míssil nuclear não identificado em direção aos Estados Unidos, uma corrida contra o tempo se inicia para descobrir quem está por trás do ataque e decidir como o país deve reagir. A história acompanha diferentes membros do governo, militares e civis enquanto enfrentam decisões de alto risco que podem determinar o destino de milhões de vidas, com foco nas tensões políticas, dilemas éticos e a frenética busca por respostas num cenário de ameaça nuclear iminente.

Comentários:
Eu gostei desse filme. Não tem sido bem recebido em todos os lugares porque criou-se uma expectativa exagerada por ser o novo filme da Kathryn Bigelow, após anos sem ela lançar nada de novo no mercado cinematográfico. Eu mantive minhas expectativas bem realistas, por essa razão gostei do filme. Seu roteiro é tecnicamente perfeito, mostrando a mesma situação em relação a três pontos de vista, com diferentes protagonistas em cada uma dessas situações. Alguns espectadores afirmaram que esse estilo narrativo torna o filme meio cansativo e repetitivo. Não vejo por esse lado. Todo modo mais fora dos padrões de se contar uma história se torna algo interessante de se ver. E para essas mesmas pessoas que criticaram, o final em aberto, sem conclusão definitiva, tornou o filme ainda mais complicado de se digerir. Discordo novamente. Finais em aberto podem ser interpretados como covardia por parte dos roteiristas e até mesmo do diretor, mas vamos convir que não se trata disso. O que realmente importa é que a inteligência do espectador nunca é desrespeitada. E é justamente com o senso crítico e a inteligência de quem vai assistir ao filme que um roteiro desse tipo conta, no final de tudo. Assim indico o filme, mesmo que ele tenha todos esses aspectos bem fora do padrão cnvencional. Pensando bem, isso é o que diferencia e qualifica essa obra singular.

Pablo Aluísio. 

2 comentários:

  1. Casa de Dinamite
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Geral: ★★★

    Nota: 8.0

    Avaliação / Cotações:
    ★★★★ Excelente
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Num filme apenas, The Hurt Locker, a Kathryn Bigelow parecia quem iria ofuscar seu extraordinário ex-marido James Cameron, mas não passou desse e ele continuou sendo extraordinário.. Ela é bem fraca.

    ResponderExcluir