A vida pública de Teodósio começou com um grande fracasso militar. Ao lado do pai, participou de uma violenta campanha militar na Britânia (atual Reino Unido). As legiões romanas há tempos vinham enfrentando forte resistência dos povos nativos. Após uma batalha particularmente sangrenta, seu pai foi morto. Teodósio só sobreviveu por um lance de sorte. Foi alvejado por uma flecha envenenada que entrou em suas costas. Por pouco não morreu. Ferido, foi enviado de volta ao império. Passou meses se recuperando na propriedade de seu pai na Hispânia (atual Espanha).
Nesse ponto de sua vida, ele não tinha mais ambições políticas. Converteu-se ao Cristianismo e agradeceu por ainda estar vivo! Queria passar o resto de sua vida como dono da fazenda de seu pai, levando uma vida simples, mas seus planos foram deixados de lado quando foi convocado pelo Imperador Graciano para ocupar um alto cargo no Império Romano do Oriente. Nesse período histórico o Império Romano havia sido dividido em dois, pois havia se tornado tão extenso que era impossível governar com um único centro de poder. Havia dois Impérios Romanos e dois Imperadores! No ano de 378 o Imperador Valente foi morto no campo de batalha em uma luta feroz contra os bárbaros Godos. Isso abriu caminho para que Teodósio se tornasse o novo Imperador Romano do Oriente.
Enquanto se tornava Imperador do Império Romano do Oriente, Roma era saqueada por diversos povos bárbaros, colocando em queda o Império Romano do Ocidente. Sem outras alternativas, Teodósio reuniu todas as legiões romanas orientais e partiu para uma guerra de vida ou morte em Roma. Foi uma guerra extensa e extremamente sangrenta, mas Teodósio conseguiu expulsar os bárbaros de Roma. A cidade, em ruínas, louvava o seu novo Imperador. Teodósio desfilou com suas legiões diante do fórum romano. O caos havia chegado ao fim. Ele prometia ordem e segurança ao povo romano a partir daquele dia.
Coube a Teodósio então reunificar o Império Romano. Deixou de existir a divisão entre Império Romano do Ocidente e do Oriente. Ele se tornava o único imperador, de todas as províncias, de todas as legiões, até as fronteiras mais distantes do Império. Com a saúde bastante abalada após tantas guerras, o Imperador decidiu também transformar o Cristianismo em religião oficial do Império Romano. Não queria mais que tempo fosse perdido em perseguições contra os cristãos. Ele colocava fim assim a uma crise que vinha de séculos e que nem o grande Constantino havia conseguido encerrar. A partir daquele decreto imperial o Império Romano se tornava oficialmente um Império Cristão!
No ano de 395, enquanto estava chegando em Milão, ao lado de suas legiões, o Imperador Teodósio sentiu-se muito mal. Ele nunca havia se recuperado de forma definitiva dos ferimentos que colecionou ao longo de tantas décadas em frentes de batalha por todo o Império. Além de sofrer aquela flechada quase mortal na Britânia anos antes, ele ainda havia sofrido pancadas, quedas e até mesmo um ferimento de espada que quase lhe matou quando entrou em Roma para a guerra definitiva contra os Godos. Depois disso passou a ter dificuldades até mesmo para respirar com regularidade.
Ao passar pelos portões da cidade de Milão, ele caiu sozinho de seu cavalo. Estava à frente de uma grande Legião Romana que havia expulsado os bárbaros de Roma. Enviado para um acampamento militar próximo, lutou pela vida por alguns dias, mas finalmente faleceu em 17 de janeiro daquele mesmo ano. Historiadores acreditam que ele morreu vítima de um edema vascular. Outra teoria afirma que a espada bárbara havia perfurado um de seus pulmões, causando sua morte dias depois. Tinha apenas 49 anos de idade quando morreu. A partir desse momento passou a ser conhecido como Teodósio, o Grande, recebendo também o título de Augusto (Divino) pelo Senado Romano. Depois de sua morte o Império foi novamente dividido em duas grandes porções, oriental e ocidental. E nunca mais se reunificou. Assim Teodósio foi o último Imperador Romano de um Império único, unificado, o maior que o mundo havia conhecido desde então.
Pablo Aluísio.
História
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Nunca sequer havia ouvido falar desse imperador romano.
ResponderExcluirNos tempos em que eu fiz vestibular era um do imperadores a se decorar pois oficiou o cristianismo no Império..
ResponderExcluirEu sou um estudante de história amador, então perco muita coisa.
ResponderExcluir