quinta-feira, 28 de agosto de 2025

F1: O Filme

F1: O Filme
A Fórmula 1 está aí há muitas décadas. É a categoria mais prestigiada do automobilismo mundial. Só que apesar de tudo isso ainda não fizeram um excelente filme sobre esse esporte. Esse novo "F1: O Filme" ainda não é o filme definitivo sobre Fórmula 1, mas devo dizer que fizeram um bom trabalho. É um bom filme. O roteiro não tem lá muita originalidade, temos que admitir, mas ainda assim é um daqueles filmes que prendem nossa atenção. Aliás filmes sobre corridas em geral formam um dos nichos cinematográficos mais antigos que existem. Até o Charles Chaplin fez o seu filme de corridas, então novidade nenhuma. Ainda assim conseguiram fazer um filme legal de um tema que já foi feito e refeito pelo cinema ao longo de todos esses anos. 

O personagem de Brat Pitt nesse filme reúne em torno de si alguns velhos clichês. É o piloto veterano que no passado foi considerado uma grande promessa, com grande potencial para ser o novo campeão. Só que o destino tem seus caprichos e ele acabou saindo da pista (literalmente falando!). Então os anos se passaram, muita coisa aconteceu e eis que ele ganha uma segunda chance de pilotar um carro de fórmula 1. Equipe pequena, um tanto desorganizada, quase fechando as portas, mas nesse tipo de filme sabemos bem o que isso vai significar no final. As cenas de corridas, como era de esperar, são muito bem realizadas. Edição nota 10. Algumas coisas no enredo não serão engolidas facilmente por quem gosta de F1, como por exemplo, largar em última posição e chegar em primeiro no final. Só que esse tipo de coisa eu desconsidero. Não vejo como defeito. Afinal estamos falando de cinema e a fantasia faz parte da sétima arte desde sempre, desde sua criação. De uma maneira ou outra, assista ao filme. Como pura diversão esse F1 vale bastante a pena. 

F1: O Filme (F1, Estados Unidos, 2025) Direção: Joseph Kosinski / Roteiro: Joseph Kosinski, Ehren Kruger / Elenco: Brad Pitt, Javier Bardem, Damson Idris, Kerry Condon / Sinopse: Nesse filme o ator Brat Pitt interpreta um piloto veterano. No passado, nos anos 90, ele quase morreu em grave acidente na Fórmula 1. O tempo passou e agora, já bastante veterano, ganha uma nova chance para mostrar seu valor nas pistas da principal categoria do automobilismo ao redor do mundo. 

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Geral: ★★★

    Nota: 8.0

    Avaliação / Cotações:
    ★★★★ Excelente
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Assisti na semana passada. Achei bem produzido, mas com um dos roteiros mais preguiçosos que já vi. Pra você ter uma ideia eu adivinhei 90% das situações devido ao incrível número de clichês. Que dó!

    ResponderExcluir
  3. Sim, o filme tem muitos clichês. O próprio personagem do Pitt é um clichê ambulante. Ainda assim me diverti e considero um bom filme diante da escassez de bons filmes que temos atualmente. É uma boa diversão que não faz mal a ninguém...

    ResponderExcluir
  4. Eu assisto F1 sempre e entendo bastante. Se um corredor fizer um terço dos gambitos que o Brad Pitt fez pra ajudar seu parceiro vencer, ele e investigado e punido perdendo a super licença. Porem eu já vi o Hamilton e o Verstappen saírem no ultimo lugar, e chegar em primeiro; mas um foi sete vezes campeão mundial e o outro quatro, respectivamente.

    ResponderExcluir
  5. Impossível não é, mas muito improvável, só acontecendo em casos excepcionais. Por falar no Hamilton, ele é um dos produtores executivos desse filme.

    ResponderExcluir
  6. Sim. Só assim pro Hamilton concordar em perder a corrida pro Brad Pitt, ainda por cima, geriatrico. kkkkk

    ResponderExcluir