sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

O Capitão

Título no Brasil: O Capitão 
Título Original: Der Hauptmann
Ano de Lançamento: 2017
País: Alemanha
Estúdio: Music Box Films
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Robert Schwentke
Elenco: Max Hubacher, Alexander Fehling, Sebastian Rudolph

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial, um soldado do exército alemão decide deserdar. A Alemanha nazista vive seus últimos dias, sendo invadida pela União Soviética. Na fuga, o soldado acaba tendo um lance de sorte e encontra um veículo militar abandonado. Dentro dele, um uniforme de capitão da SS. O soldado então veste o uniforme e começa a se passar por um capitão alemão, enganando a todos por onde passa! 

Comentários:
O filme se baseia em uma história real! Um desertor começa a se passar por capitão da SS, a terrível tropa de extermínio de Hitler. Com o uniforme que achou por acaso dentro de um veículo militar que foi metralhado pelos soviéticos, ele segue sua fuga. Na jornada encontra outros militares alemães e os engana. Não demora muito e ele começa a liderar toda uma tropa do exército alemão! O pior acontece quando começa a promover atrocidades contra pessoas indefesas, afinal se ele não se comportar como um oficial sádico da SS seu disfarce seria descoberto! Filme muito bom, mostrando fatos que até hoje surpreendem. E o mais interessante é ver que mesmo os militares que desconfiavam do falso capitão logo entravam na farsa também. Afinal a Alemanha estava desmoronando naquele momento. Não havia mais salvação. A anarquia imperava. E as atrocidades continuavam. Enfim, um bom filme sobre uma hsitória que é tão surreal que ficamos surpresos ao saber que ela foi real! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu gosto do cinema europeu. Ele funciona como um refresco para a clicheria do cinema americano, apesar que até os europeus nao resistem e, as vezes, emulam os cacoetes do cinema de Hollywood.
    Mas assisti um sobre uma sniper mulher na guerra, outro sobre o inventor do fuzil AK 47, e foram bem diferentes e satisfatórios.

    ResponderExcluir
  2. O cinema europeu tem seu próprio tempo para contar suas histórias. Sempre foi assim. atualmente também tem recebido influências do cinema americnao. Algo que fica bem claro nessas produções mais novas.

    ResponderExcluir