terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Terra dos Faraós

Título no Brasil: Terra dos Faraós 
Título Original: Land of the Pharaohs
Ano de Lançamento: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Howard Hawks
Roteiro: William Faulkner, Harry Kurnitz
Elenco: Jack Hawkins, Joan Collins, Dewey Martin

Sinopse:
O poderoso e tirano faraó Quéops deseja construir a maior pirâmide jamais feita no Egito antigo. Para isso ele precisa de homens inteligentes. Feito prisioneiro de guerra, um brilhante arquiteto é levado até o monarca com o objetivo de também trabalhar nessa obra monumental. 

Comentários:
Outro filme muito bom sobre o Egito antigo. Aqui o espectador é transportado para os tempos do reinado do Faraó Quéops. Pouco se sabe sobre sua história, mas as informações que existem foram muito bem utilizadas pelo roteiro dessa grande produção. Por exemplo, os historiadores sabem que ele era um tirano sanguinário e que foi o construtor da grande pirâmide, a maior delas, localizada no vale de Gizé. O bom é ver que o estúdio não economizou nas cenas espetaculares, como as que mostram a própria construção da pirâmide. São cenas que ainda hoje impressionam. E tudo foi feito em um tempo em que não existia efeitos digitais, por computador. Aquela multidão de trabalhadores era real, com milhares de figurantes em cena. Além da boa produção, o filme também contou com um bom roteiro. Não decepciona e nem faz feio se formos comparar com os épicos romanos produzidos por Hollywood. Deixo assim minha recomendação para esse filme realmente muito bom! Não deixe de assistir! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Assisti há muito tempo essa produção do meu diretor favorito, Howard Hawks. Não gostei; acheio-o sem ritmo e enredo não muito interessante. Hawks também não gostou do resultado, tendo tido problemas na produção. A crítica não aprovou e a bilheteria foi fraca. Ele voltou a dirigir um novo filme somente 05 anos depois, o clássico Rio Bravo.

    ResponderExcluir
  2. Uma questão de gosto pessoal. Eu gostei do filme. Como gosto muito de história, inclusive do Egito Antigo, penso que isso colaborou para que eu viesse a apreciar o filme.

    ResponderExcluir