terça-feira, 27 de outubro de 2015

Uma Nova Tocaia

Eu fiquei bem aborrecido com essa continuação simplesmente porque gostei tanto de "Tocaia", o filme original, que ver algo tão caça-niqueis como isso me deixou realmente chateado. Do primeiro filme não há muito o que criticar, eu o considero uma pequena obra prima policial dos anos 80. Um thriller com um roteiro muito bem bolado e uma dupla protagonista simplesmente impagável. Infelizmente em Hollywood o que vale mesmo muitas vezes é o lado puramente comercial do cinema. Não havia necessidade de existir uma sequência já que o primeiro filme tinha uma trama que se fechava muito bem em si mesma. Mesmo assim os produtores ignoraram isso e realizaram um segundo filme que é praticamente uma cópia mal feita do primeiro. Imaginem que coisa equivocada!

Tentar realizar um remake disfarçado já é ruim, agora um de qualidade nitidamente ruim é bem pior do que qualquer outra coisa que se possa imaginar. Nem os personagens resistiram... Richard Dreyfuss e Emilio Estevez apenas batem o ponto, preguiçosamente... como se isso não fosse ruim o bastante ainda escalaram a comediante (completamente sem graça, em minha opinião) Rosie O'Donnell. Ela estava fazendo muito sucesso na TV na época e por isso foi escalada, mas ficou deslocada, desenturmada, com uma personagem que não diz a que veio. Deveria ter ficado no mundo da telinha mesmo, até porque nem acrescentou nada ao filme e nem esse trouxe nada para sua carreira (pelo contrário, foi um tremendo fracasso comercial). O quadro geral assim não ficou nada bom. Nem a presença de John Badham (um bom diretor, sem dúvida) conseguiu evitar o fiasco. Então é isso, "Another Stakeout" não passa de uma continuação ruim, bem ruim, de um filme tão bom.

Uma Nova Tocaia (Another Stakeout, Estados Unidos, 1993) Direção: John Badham / Roteiro:  Jim Kouf / Elenco: Richard Dreyfuss, Emilio Estevez, Rosie O'Donnell, Dennis Farina, Marcia Strassman / Sinopse: Continuação do filme policial de sucesso dos anos 80 denominado "Tocaia".

Pablo Aluísio.

Um comentário: