quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Travessia

Título no Brasil: A Travessia
Título Original: The Walk
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures Entertainment
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis, Christopher Browne
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Ben Kingsley, Charlotte Le Bon
  
Sinopse:
Em 1974 com a construção das torres do World Trade Center um equilibrista francês chamado Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt) acaba tendo um ideia ousada. Ele planeja ir até os Estados Unidos para atravessar os dois arranha-céus em seu cabo de aço, sem qualquer tipo de equipamento de segurança e proteção. Com a ajuda de um grupo de amigos, da namorada Annie (Charlotte Le Bon) e dos conselhos preciosos do veterano de circo Papa Rudy (Ben Kingsley), Petit parte para a realização de seus sonhos. Filme baseado em uma história real.

Comentários:
Esse novo filme do cineasta Robert Zemeckis me deixou surpreso por causa do tema. Nunca foi a praia de Zemeckis realizar filmes desse estilo. Na realidade não consigo visualizar nada em sua filmografia no passado que se pareça com isso. Ponto para ele que resolveu mudar, ir por outros caminhos, afinal de contas nunca é tarde demais para se reinventar. A história real, que inclusive já tinha sido tema de um excelente documentário sobre o próprio Philippe Petit no passado chamado "O Equilibrista", surge também com uma pitada de nostalgia patriótica para os americanos por causa do que aconteceu com o próprio World Trade Center naqueles ataques terroristas que ocorreram em 2001. Assim Zemeckis e sua equipe tiveram que recriar as famosas torres em um trabalho visual magnífico, completamente verossímil, que nos deixam surpreendidos com o avanço da computação gráfica. Em nenhum momento você irá duvidar que os imensos prédios estão lá, na sua frente novamente. Um trabalho digno de Oscar. Em termos de roteiro temos dois atos básicos. O primeiro apresenta ao público o próprio Philippe Petit. Desde criança apaixonado pelas artes circenses ele decide dedicar sua vida ao equilibrismo, para desespero de seus pais. 

Depois de brigar com os velhos e deixar a velha casa paterna ele parte rumo a Paris em busca de seus sonhos. Acaba virando artista de rua e aos poucos vai melhorando cada vez mais na sua arte. Nesse meio tempo acaba conhecendo também outra artista de rua talentosa, Annie, que terá grande importância em sua aventura. O segundo ato começa quando Petit resolve realizar a maior façanha de sua vida - ao tentar atravessar se equilibrando em um cabo de aço as duas torres do World Trade Center. Tudo realizado de forma ilegal, contra as leis, na surdina para não serem presos. A história em si é tão incrível que custa para acreditarmos que ela foi real - e de fato aconteceu mesmo nos anos 1970. Não precisa ser cinéfilo para perceber que é justamente no segundo ato que Zemeckis aposta todas as suas fichas - e acerta em cheio em seus objetivos! As cenas de Petit na corda bamba são fantásticas, valorizadas enormemente por um 3D de extrema qualidade técnica. Não se admire pois em certo sentido você vai acabar se sentindo ao lado do próprio Petit naquele imenso vão vazio entre os dois arranha-céus. Um belo filme em suma, daqueles que valem o preço do ingresso no cinema.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Até que ficou bom nosso texto não foi amor? *.*

    ResponderExcluir
  3. Ahahahaha... Que gracinha! Claro que ficou minha linda... :D

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkk Voltaram a escrever juntos? Dom Pablo, você não vive dizendo que não gosta de 3D? Tá vendo muito filme 3D ultimamente

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto mesmo. Já a Thaís adora, então por ser um gentleman a acompanho. Em filmes como esse até que se justifica bem o 3D já que nas cenas em que o Petit olha para baixo vemos toda a profundidade da altura em que ele se encontra. Esse filme é feito para 3D mesmo. Um dos mais vocacionados para isso dos que já vi.

    ResponderExcluir
  6. ❤❤❤❤ Ah meu amor obrigado pelo dia lindo que passamos juntos, vendo esse filme, namorando, conversando sobre a vida, que dia maravilhoso!!! ❤❤❤❤ Amo estar com você! ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  7. Também adorei cada segundo ao seu lado minha querida. Precisamos fazer isso cada vez mais. É bom para a mente, para a alma e o coração.

    ResponderExcluir
  8. Tem coisa melhor? Pipoca, cinema, namorada... Não, não tem. Geralmente o casamento acaba com tudo isso, os dois começam uma guerra particular de dominação e ódio que só cresce com o tempo. O Rambo salta das telas e vem para dentro do relacionamento. Vira uma guerra interna. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir