domingo, 1 de abril de 2007

Um Tiro na Noite

Título no Brasil: Um Tiro na Noite
Título Original: Blow Out
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma
Elenco: John Travolta, Nancy Allen, John Lithgow, Deborah Everton, Dennis Franz, John McMartin

Sinopse:
O filme "Um Tiro na Noite" conta a história de Jack (Travolta), um operador de som que durante uma noite acaba gravando, de forma acidental, o som de um tiro dado poucos segundos antes de um carro cair de uma ponte. Seria a prova de que se trataria na verdade de um assassinato e não de um simples acidente de carro. Com uma prova tão importante em mãos ele passa então a sofrer risco de vida, pois se torna alvo dos verdadeiros assassinos.

Comentários:
O filme traz um Brian De Palma em grande forma. Poderia ir além e dizer até mesmo que a trama do filme era tão boa que poderia dar origem a uma produção de suspense dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock. Pena que isso foi impossível na época, pois o veterano diretor inglês já estava morto quando esse filme foi realizado. Ficou a tarefa então para De Palma, já naquela época comparado ao mestre do suspense, sendo apontado como seu legítimo sucessor. Em sua fase mais criativa, isso poderia ser até justificado, com um pouco de boa vontade. O roteiro usa poucos segundos, quando um som de tiro é gravado na madrugada, por mero acidente, para desenvolver toda a sua história. O protagonista, interpretado por um Travolta tentando se dissociar de seus rebolados em filmes como "Os Embalos de Sábado à Noite", é apenas o sujeito errado no lugar errado. E ele terá que pagar caro por isso, pois pessoas importantes querem destruir sua gravação, que se tornou a prova mais importante desse crime. Em seu lançamento original "Blow Out" foi bastante elogiado pela crítica, mas o público não soube valorizar o bom filme que estava em cartaz, fazendo com que a bilheteria fosse decepcionante. Só alguns anos depois quando o filme foi novamente exibido na TV e lançado em VHS é que finalmente se tornou mais popular entre os cinéfilos. Antes tarde do que nunca.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Um Tiro na Noite
    Blow Out
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse bom filme foi o começo do fim do "Travolta/Elvis" dos Embalos e Grease. Essa decadência duraria, entremeada com filmes de bebes, que, como todo mundo sabe,,é a pior cilada para qualquer ator,até o antológico Pulp Fiction que o ressucitaria das cinzas.

    ResponderExcluir
  4. Durante todos esses anos já vi a carreira do Travolta virar pó tantas vezes que nem me lembro mais. Ele é um ator mega resistente, sempre ressurgindo com algum filme de sucesso inesperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é daquele jeito: nao pode ver um fracasso,que já quer experimentar.

      Excluir
  5. Hahaha... Eu simpatizo com o Travolta. Ele é aquele tipo de ator que sabe de suas limitações e faz piada disso. Nunca se levou muito à sério. É uma grande qualidade para um ator não afundar em seu próprio ego.

    ResponderExcluir