domingo, 1 de abril de 2007

Peter Pan

Título no Brasil: Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney
Direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske
Roteiro: Ted Sear, Erdman Penner, Bill Peet
Elenco: Bobby Driscoll, Kathryn Beaumont, Hans Conried, Bill Thompson, Heather Angel, Candy Candido

Sinopse:
Baseado na peça teatral escrita por J.M. Barrie em 1901, a animação "Peter Pan" conta a história do menino que se recusava a crescer. Ao lado de Wendy e seus dois pequenos irmãos eles partem para a Terra do Nunca onde vivem grandes aventuras e desafios, enfrentando o vilão Capitão Gancho. Filme indicado no Cannes Film Festival na categoria Grand Prize of the Festival.

Comentários:
Essa animação da era de ouro dos estúdios de Walt Disney foi seguramente a mais complicada de se produzir. A ideia de realizar o filme surgiu na mente de Disney ainda na década de 1940. Ele contratou os diretores, roteiristas, animadores e tudo estava pronto para ser produzido quando os Estados Unidos entraram na II Guerra Mundial. Isso fez com que os trabalhos fossem interrompidos por anos! Só no começo da década de 1950 é que Disney voltou ao velho projeto de Peter Pan. E aí começaram novos problemas. Ele não conseguia gostar de nenhum roteiro. Demitiu o diretor da animação, contratou outro e os problemas continuaram. No total Peter Pan teve 4 diretores ao longo de sua produção e um monte de roteiristas. O resultado de tanto trabalho e dor de cabeça para Disney foi realmente uma obra de arte. Não há arestas a se ver no resultado final pois a genialidade de Disney deixou tudo bem perfeito. Até hoje a animação segue sendo imbatível, vencendo de goleada de todas as versões que vieram depois dela, inclusive das versões com atores reais. Temos aqui a versão definitiva de Peter Pan para o cinema. Nada superou essa animação que pode ser considerada facilmente uma das cinco melhores da história dos estúdios Disney. Simplesmente irretocável.

Pablo Aluísio. 


5 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Peter Pan
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca assisti esse filme. Queria ter assistido. Daquele com o Robin Williams eu só consigo me lembrar da sininho magrela e sem sex appeal da Julia (só ossos) Roberts.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme de Spielberg é um dos que menos gosto. Não ficou legal. Os elementos não se encaixam bem.

    ResponderExcluir
  4. O Michael Jackson estragou o Peter Pan pra mim. Toda vez que ouço falar em Peter Pan lembro de Neverland, aquelas crianças com o Wacko Jacko... é sério!

    ResponderExcluir
  5. Danos colaterais culturais... É disso que chamo esse tipo de coisa... rsrsrs

    ResponderExcluir