sábado, 8 de julho de 2017

Corpo Fechado

Título no Brasil: Corpo Fechado
Título Original: Unbreakable
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard, Eamonn Walker

Sinopse:
David Dunne (Bruce Willis) consegue sair vivo de um grande desastre de trem. Qual seria o segredo de sua sobrevivência? Por que ele não morreu como todos os demais passageiros? O fato chama a atenção de Elijah Price (Samuel L. Jackson), que começa a ir atrás dos segredos de Dunne. O que ele acaba descobrindo o deixa completamente surpreso.

Comentários:
Afinal o diretor M. Night Shyamalan é um gênio do cinema ou um grande farsante? Quando ele começou a chamar a atenção com seus filmes muitos críticos perderam o bom senso e começaram a rotular o cineasta indiano de "O novo Alfred Hitchcock" e outras comparações bobocas, sem noção! A verdade é que M. Night Shyamalan tem obviamente bastante talento, faz bons filmes, mas também é muito irregular. Ele pode fazer um filme marcante, como também uma bomba enorme! Esse "Unbreakable" fica no meio termo. Eu particularmente nunca cheguei a gostar muito do filme. Provavelmente a surpresa do final foi estragada quando vi o filme pela primeira vez porque um amigo acabou me dando um daqueles spoilers mortais, que acabam entregando tudo. Mesmo assim ainda acredito que não ficaria muito impressionado pela tal reviravolta final. Ao contrário disso achei o filme até bem chatinho, maçante, com Bruce Willis em um papel que beira a antipatia. Usando um capuz cinza praticamente o filme inteiro, seu personagem me pareceu bem sorumbático, apesar de ter características heroicas, ou qualquer coisa nesse sentido. Já Samuel L. Jackson, interpretando um sujeito cujos os ossos se quebram com extrema facilidade, acabou se dando melhor, apesar de ser tecnicamente o vilão do filme. Enfim, um roteiro que tenta se inspirar nas histórias em quadrinhos, mas que na minha opinião só acabou sendo mesmo um filme meramente irregular.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. "Afinal o diretor M. Night Shyamalan é um gênio do cinema ou um grande farsante?" O problema Pablo é que ´difícil ser gênio várias vezes. O Edison inventou a lâmpada; o Newton descobriu a gravidade; o Franklin descobriu a eletricidade, etc. O Shyamalan fez o Sexto Sentido, que é genial. o probelma é que no cinema não é assim que funciona, tem se que ser gênio diversas vezes e aí fica difícil.

    PS: Lembrando que gênio é aquele que cria algo absolutamente original, gênesis.

    ResponderExcluir