quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cleanskin - Jogo de Interesses

Título no Brasil: Cleanskin - Jogo de Interesses
Título Original: Cleanskin
Ano de Produção: 2012
País: Inglaterra
Estúdio: UK Film Studio
Direção: Hadi Hajaig
Roteiro: Hadi Hajaig
Elenco: Sean Bean, Charlotte Rampling, Abhin Galeya, Tom Burke

Sinopse: 
Após um atentado em um restaurante no centro de Londres, com várias mortes, o serviço secreto britânico resolve operar fora dos registros. Charlotte (Charlotte Rampling), uma das diretoras do setor de Contra-Espionagem, envia um de seus melhores agentes, Ewan (Sean Bean), para rastrear e identificar o grupo responsável pelos atos terroristas. Seguindo pistas ele chega até Ash (Abhin Galeya), jovem natural do Paquistão que está na capital inglesa supostamente estudando Direito.

Comentários:
"Cleanskin" é uma expressão em língua inglesa usada para identificar terroristas internacionais que não se tornam alvo de investigação das autoridades de segurança até o dia em que literalmente explodem tudo pelos ares. São terroristas que conseguem se infiltrar dentro da sociedade sem despertar suspeitas. Com passado limpo, geralmente usando disfarces  bem montados (como a de estudantes estrangeiros em universidades ocidentais), eles se tornam acima de qualquer suspeita até o dia em que são acionados por seus líderes terroristas para cometerem os atentados a bomba em lugares públicos. Ash (Abhin Galeya) se enquadra perfeitamente nesse perfil. Ele parece ser um jovem comum, que quer estudar para voltar para seu país. Até mesmo se envolve com uma inglesa, uma garota que parece gostar de fato. Isso porém muda radicalmente quando chega sua hora de agir. Essa produção inglesa então explora esse lado sangrento do conflito entre fundamentalistas e forças de segurança e inteligência dos países desenvolvidos. Todo o enredo se passa na Londres dos dias atuais. O roteiro se desdobra em duas linhas narrativas. A primeira mostra o passado de Ash e as razões que o levaram a se tornar um homem-bomba. A segunda se desenvolve no presente, com o agente britânico seguindo os passos de Ash para o tirar de circulação. O enredo, como se pode perceber, é bom, mas o resultado final é apenas mediano. O diretor adota uma linguagem bem convencional, diria até burocrática, e não ousa em nenhum momento. A trama, como não poderia deixar de ser, tem uma grande reviravolta final mas quando ela acontece o espectador já se encontra um pouco desinteressado com o desenrolar dos acontecimentos.

Pablo Aluísio.

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