segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

10 Filmes de Philip Seymour Hoffman que você não pode deixar de assistir!

A morte precoce do ator Philip Seymour Hoffman pegou o mundo do cinema de surpresa. Ao longo de três décadas de carreira o ator participou de 63 filmes. A lista abaixo não tem pretensão nenhuma de ser a que espelha o que de melhor foi feito por Seymour mas sim retratar aspectos diferentes de seu trabalho no cinema americano. Filmes como "Jogos Vorazes: Em Chamas" passam longe de figurar entre os melhores de sua filmografia mas foi incluído para dar uma ideia do lado mais comercial da carreira do ator. Assim vamos dar uma rápida olhada no que ele fez de mais marcante em sua trajetória artística no mundo do cinema.

1. Capote (Capote, EUA, 2005) Direção: Bennett Miller / Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper, Bruce Greenwood / Comentários: Provavelmente o filme pelo qual Philip Seymour Hoffman será sempre lembrado. Sua interpretação é não menos do que genial, conseguindo dar vida ao personagem principal, um dos mais conhecidos escritores e jornalistas americanos, sem nunca cair na caricatura. Uma das grandes atuações do cinema dos últimos vinte anos.

2. Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York, EUA, 2008) Direção: Charlie Kaufman / Elenco: Philip Seymour Hoffman, Samantha Morton, Michelle Williams / Comentários: Não é uma obra fácil mas certamente é a maior declaração de amor de Philip Seymour Hoffman a uma de suas grandes paixões, o teatro. Um brilhante exercício de metalinguagem que mostra os problemas de um talentoso diretor teatral tentando montar uma peça sobre sua cidade mais amada, Nova York. Dirigido pelo talentoso Charlie Kaufman, o filme era um dos preferidos de Seymour que não cansava de elogiar a produção. Essencial para entender o lado mais artístico da carreira de Seymour nos palcos de sua mais amada cidade.

3. A Família Savage (The Savages, EUA, 2007) Direção: Tamara Jenkins / Elenco: Laura Linney, Philip Seymour Hoffman, Philip Bosco / Comentários: Um dos melhores dramas familiares já realizados. Um irmão e uma irmã tenta reconstruir os cacos de uma história familiar muito conturbada e complicada. Revirando o passado eles acabam encontrando a si mesmos. Philip Seymour Hoffman está maravilhoso como o irmão que não consegue lidar muito bem com seu passado. Um filme que não teve a repercussão merecida e que precisa ser redescoberto pelos fãs desse grande ator. 
                 
4. Dúvida (Doubt, EUA, 2008) Direção: John Patrick Shanley / Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams / Comentários: Uma excelente visão dos bastidores internos da Igreja Católica e seus problemas. Philip Seymour Hoffman interpreta um padre modernista, com visões liberais, que bate de frente com uma madre superiora austera e conservadora interpretada pela sempre genial Meryl Streep. Para combater as ideias do novo padre a irmã acaba descobrindo problemas em seu passado envolvendo acusações de pedofilia. Verdade ou apenas rumores sem fundamento? Fique na dúvida mas não deixe de assistir a esse grande filme. Seu trabalho aqui lhe valeu mais uma indicação ao Oscar, também muito merecida.

5. Magnólia (Magnolia, EUA,1999) Direção: Paul Thomas Anderson / Elenco: Tom Cruise, Jason Robards, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman / Comentários: Em San Fernando Valley um grupo de moradores tenta reecontrar o caminho da felicidade e do amor enquanto acontecimentos bizarros ocorrem ao redor. Filme que marcou bastante por causa da ousada e pouco comum visão do cineasta Paul Thomas Anderson. Seymour surge na pele do personagem Phil Parma, que é secundário nessa trama que é apresentada ao espectador em estilo mosaico, mas que mesmo nesse pequeno papel consegue marcar presença e impressionar. Uma síntese dos trabalho em que o ator interpretou personagens coadjuvantes com raro talento em sua excelente filmografia.
                                     
6. Vejo Você no Próximo Verão (Jack Goes Boating, EUA, 2010) Direção: Philip Seymour Hoffman / Elenco: Philip Seymour Hoffman, Amy Ryan, John Ortiz, Daphne Rubin / Comentários: O único filme dirigido por Philip Seymour Hoffman. É um drama muito humano e sensível sobre duas pessoas que tentam se relacionar apesar de todas as dificuldades. Um retrato muito bem realizado por Seymour que conseguiu trazer muita sensibilidade para essa pequena obra de arte. O filme prova que Seymour não era apenas um ator de talento mas também um diretor de mão cheia.

7. Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the Devil Knows You're Dead, EUA, 2007) Direção: Sidney Lumet / Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney / Comentários: Outro filme muito subestimado do ator que aqui tem a oportunidade de contracenar com um ótimo elenco de apoio sob direção do grande cineasta Sidney Lumet. Teve menos repercussão do que merecia, outro que merece ser revisionado atualmente. 

8. Jogos do Poder (Charlie Wilson's War, EUA, 2007) Direção: Mike Nichols / Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman / Comentários: Nova Indicação ao Oscar para Philip Seymour Hoffman. Aqui temos mais uma prova do grande talento desse ator. Mesmo dividindo os holofotes com as estrelas Tom Hanks e Julia Roberts ele conseguiu chamar a atenção ao ponto de ser mais uma vez indicado ao Oscar, provando que não existe estrelismo no mundo do cinema que consiga ofuscar um grande talento.

9. O Mestre (The Master, EUA, 2012) Direção: Paul Thomas Anderson / Elenco: Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Laura Dern, Rami Malek, Jillian Bell, Ke / Comentários: A última grande atuação do ator. O personagem interpretado por Philip Seymour Hoffman é obviamente calcado no criador e líder espiritual da tal Cientologia, L. Ron Hubbard, que acreditava haver ligação entre a humanidade e seres de outro planeta que aqui estiveram e criaram a raça humana em tempos primitivos. Sua atuação de um homem completamente lunático e com ares de megalomania lhe valeu mais uma merecida indicação ao Oscar.

10. Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, EUA, 2013) Direção: Francis Lawrence / Elenco: Jennifer Lawrence, Philip Seymour Hoffman, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth  / Comentários: Nem só de filmes cults e de arte vivia Seymour. Assim como havia acontecido com "Missão Impossível" o ator também flertou com o cinema mais comercial de Hollywood nessa nova franquia de sucesso, "Jogos Vorazes" que é febre entre o público mais jovem. Ele estava trabalhando na sequência desse mesmo filme quando morreu em Nova Iorque no último domingo. O estúdio ainda não se manifestou sobre os rumos do próximo filme.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Pablo:

    Peço sua licença para acrescentar na lista O Talentoso Sr. Ripley. Neste filme eu o vi pela primeira vez e ele me lembrou o Marlon Brando.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Esse é muitos outros filmes mais do que interessantes. Boogie Nights, Mary e Max: Uma Amizade Diferente (onde ele fez a voz do Max em excelente trabalho), Cold Mountain, Quase Famosos, A Última Noite e tantos outros. Era um ator excepcional.

    ResponderExcluir