quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Mensageiro

Em um mundo pós apocalíptico, onde não existem mais instituições e nem o Estado, um homem, conhecido apenas como o mensageiro (Kevin Costner), resolve viajar por diversos locais onde existem sobreviventes para passar adiante a mensagem de que os correios dos Estados Unidos estão novamente funcionando, dando a impressão a todos de que o Estado ainda está vivo e ativo, renascendo no espírito dos que sobreviveram de que ainda há uma nação e uma esperança pelo qual vale a pena lutar e preservar todos os dias. Depois do fracasso monumental de "Waterworld" poucos acreditariam que Kevin Costner voltaria a realizar filmes assim, passados em um mundo devastado após uma grande hecatombe nuclear. Pois ele voltou! "The Postman" (Literalmente "O Carteiro") é justamente isso mas não leva até as últimas consequências aquele tipo de argumento que vimos em sua confusa aventura no mar. Para falar a verdade esse filme está mais para um western modernoso do que para um Mad Max aquático, como era "Waterworld".

Claro que não precisa de muitas cenas para o espectador compreender bem o tom ufanista e patriota que Costner desfila no roteiro. A novela de David Brin no qual o filme se baseou é justamente isso, uma ode à existência do Estado, mostrando que fora dele a convivência da sociedade é completamente impossível e desumana. Quando o personagem de Costner vai a grupos de sobreviventes ele representa não apenas um carteiro mas sim a prova de que a nação organizada ainda existe. A ironia de tudo é que ele, na verdade, apesar de se passar por um servidor público, não é coisa nenhuma, pois seu objetivo é apenas convencer os sobreviventes de que ainda existem os Estados Unidos. Certamente para os brasileiros esse tipo de argumento vai soar no mínimo muito esquisito, afinal nunca fomos conhecidos pelo nosso patriotismo ou nada parecido. Provavelmente se o enredo se passasse no Brasil e o tal mensageiro chegasse aos lugares com a bandeira nacional seria logo agredido mas enfim, deixemos as especulações de lado. O fato é que apesar do tom até meio bobinho o filme não é ruim e funciona. Obviamente o espectador terá que criar algum vínculo com a mensagem principal do roteiro mas feito isso poderá se divertir. De fato "O Mensageiro" passa longe de ser um desastre tão grande quanto foi "Waterworld". Podem conferir sem maiores receios.

O Mensageiro (The Postman, Estados Unidos, 1997) Direção: Kevin Costner / Roteiro: Eric Roth, baseado na obra de David Brin / Elenco: Kevin Costner, Will Patton, Larenz Tate, James Russo / Sinopse: Para restaurar a fé, o patriotismo e a esperança em um mundo pós-apocalíptico, um homem se faz passar por carteiro do governo dos Estados Unidos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:

    Eu nunca vi, nem o Adan Sandler, fazer um personagem tão estúpico e patético como esse que o Kevin Costner pegou neste The Postman. O que será que deu nele? Parece que depois o Waterworld ele perdeu o tino para o negocio de ser ator. Que furada!

    No Waterworld nós não sabemos aonde estão o duzentos milhões de dolares gastos no filme e neste The Postman nós não entendemos como um personagem retardado como esse pode ser o protagonista de um filme, ainda mais um filme com Kevin Costner.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho Waterworld bem pior. Agora, como eu disse, vai ser complicado mesmo para o espectador brasileiro se identificar de alguma forma com o personagem de Costner porque ele é um patriota e um ufanista, duas coisas raras no brasileiro. Não será fácil gostar do filme por essa razão. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir