quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Garota

Mesmo sem experiência o diretor e mestre do suspense Alfred Hitchcock (Toby Jones) decide contratar a jovem atriz Tippi Hedren (Sienna Miller) para ser a próxima estrela de seu novo filme, "Os Pássaros". O que parece ser um grande lance de sorte para Tippi logo se revela uma caixinha de surpresas pois aos poucos o diretor começa a se revelar completamente apaixonado por ela no set, causando uma série de saias justas e situações constrangedoras. E para piorar o que já era ruim as coisas ficam mais do que complicadas durante as filmagens pois Hitch decide usar aves de verdade nas cenas mais perigosas, deixando a jovem starlet simplesmente em pânico! Pois é, fica determinado que o cineasta Alfred Hitchcock não foi apenas um dos maiores diretores da história mas também um personagem e tanto que tem servido para vários filmes sobre os bastidores de suas maiores obras primas. Não faz muito tempo e tivemos as filmagens de "Psicose" no interessante "Hitchcock" e agora acompanhamos o método nada sutil de filmagem do diretor em seus filmes "Os Pássaros" e "Marnie", considerado o último grande filme da carreira do mestre, nesse "A Garota".

Não há como negar que essa nova produção da HBO também é um filme interessante, principalmente para quem adora conhecer os bastidores do mundo do cinema. Claro que o retrato pintado do famoso cineasta vai decepcionar bastante os fãs dele. Afinal o Alfred Hitchcock que vemos aqui é praticamente uma ruína de homem. Além de ser obsessivamente perturbado com suas estrelas loiras ele ainda se mostrava muito complexado com sua própria imagem. Se achava gordo e asqueroso, incapaz de conquistar uma de suas atrizes. Além disso em determinado momento o próprio Hitch confidencia ao seu roteirista que trocaria tudo, sua carreira, seus filmes, sua fama e dinheiro, pela chance de ter um relacionamento com uma linda mulher como Tippi Hedren mas que isso era de fato impossível pois ele era impotente! Informações demais para você? Certamente! Mesmo assim temos que sempre agradecer quando filmes assim são produzidos pois o que pode ser mais delicioso para um cinéfilo do que dar uma espiada no set de filmagens de seus filmes preferidos? Acredito que pouca coisa.

A Garota (The Girl, Estados Unidos, 2012) Direção: Julian Jarrold / Roteiro: Gwyneth Hughes, Donald Spoto / Elenco: Sienna Miller, Toby Jones, Imelda Staunton / Sinopse: "A Garota" conta os bastidores de filmagens de dois clássicos do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Durante os trabalhos acaba ficando completamente apaixonado pela jovem e novata Tippi Hedren, estrelinha dos filmes.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Dois pontos:

    A Siena Miller tem a boca mais convidaditiva do mundo.

    O maniquieísmo do filme incomoda um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade. As tintas estão um pouco exageradas nesse filme mas mesmo assim vale conferir. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir