terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Diabo Veste Prada

Título no Brasil: O Diabo Veste Prada
Título Original: The Devil Wears Prada
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: David Frankel
Roteiro: Aline Brosh McKenna, Lauren Weisberger
Elenco: Anne Hathaway, Meryl Streep, Adrian Grenier

Sinopse: 
Miranda Priestly (Meryl Streep) é editora de uma das mais conceituadas revistas de moda do mundo. Como tal ela não admite de seus funcionários nada que não seja simplesmente perfeito. Que o diga Andy Sachs (Anne Hathaway), contratada para ser sua assistente pessoal. Ela descobrirá isso da pior forma possível.  

Comentários:
A Rede Globo andou ameaçando acabar com a Sessão da Tarde algumas semanas atrás. Alegava falta de audiência. Estava planejando até mesmo colocar mais uma reprise de novela no ar (Deus nos livre!) mas de uns dias para cá tem melhorado a seleção de seus filmes no horário da tarde. Ainda bem. Hoje teremos a exibição desse muito bom "O Diabo Veste Prada" que fez sucesso quando lançado nos cinemas e conseguiu repercussão em seu lançamento. O roteiro é baseado no livro de Lauren Weisberger que através de uma obra ficcional resolveu contar coisas reais que viveu quando foi assistente da editora toda poderosa da revista Vogue. Miranda Priestly é assim o retrato da executiva que tratava todos mal, colecionando momentos de assédio moral em sua rotina. É a tal coisa. Algumas pessoas não podem ter qualquer tipo de poder em mãos que logo abusam dele, muitas vezes da pior maneira possível.

Pois bem, falar que Meryl Streep está um arraso em sua atuação seria chover no molhado. Quando você viu essa atriz em algo que não fosse simplesmente espetacular? Ela sempre se sobressai em qualquer filme mesmo. Já Anne Hathaway continua daquele jeito. Se uma atriz não consegue se destacar nem como a Mulher Gato então é melhor desistir da carreira. Mesmo com sua falta de carisma habitual o filme vale muito a pena. É um retrato mordaz do mundo corporativo americano, com toda a sua crueza e falta de humanidade no trato social entre altos executivos e empregados de base. Para piorar o que já era ruim tudo se passa no fútil mundo da moda onde obviamente aparência e status é tudo! Compaixão? Respeito? Esqueça! Assista e sinta na pela como é duro a realidade das grandes empresas daquele país. Capitalismo puro, selvagem, implacável - para o bem e para o mal.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Pablo:

    Por favor o old sport, quem tem que ter talento é a Meryl Streep que é feia, a Anne Hathaway desfila como um cisne neste filme e na Mulher Gato só não supera a Michelle Pffifer, mas está uma coisa! Cada um com o seu talento.

    ResponderExcluir
  2. Curioso você dizer isso Serge. Já vi que temos gostos diferentes para mulheres já que penso o extremo oposto. Acho a Anne Hathaway muito sem graça, não apenas como atriz mas como mulher mesmo, nunca me encantou, já a Meryl Streep acho charmosa. Ela mantém seu refinamento. Enfim, gosto é gosto como já dizia o ditado. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, mas o meu gosto para escritores aposto que bate com o seu. Gostou do Old Sport? F. Scott Fitzgerald e Gatsby fazendo escola.

    ResponderExcluir
  4. Certamente bom gosto na literatura você tem. F. Scott Fitzgerald está acima do bem e do mal. Simplesmente maravilhoso. Leitura obrigatória. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir