domingo, 1 de dezembro de 2013

A morte de Paul Walker

Que triste começar o domingo com essa notícia! O ator Paul Walker morreu em um acidente de carro nos Estados Unidos. Faz poucos dias inclusive que comentamos sobre seu último filme lançado no Brasil, "Hours" (Contagem Regressiva), cuja resenha foi publicada em nosso blog Cine Action. Era ainda bastante jovem, com apenas 40 anos, e certamente estava procurando se desenvolver como ator, com filmes mais interessantes que fugissem da fórmula dos filmes de ação como "Velozes e Furiosos" que inclusive virou uma franquia de muito sucesso, faturando milhões de dólares pelo mundo afora. O próprio "Hours" já trazia uma premissa mais bem desenvolvida, com situações mais interessantes, o que era um avanço para Walker.

No total o ator deixa 42 filmes em sua carreira. Há algumas produções nesse meio que não tiveram o devido reconhecimento mas certamente são bons filmes. Ele não foi apenas um ator de filmes de ação alucinada como alguns pensam. Walker esteve no drama de guerra "A Conquista da Honra" de Clint Eastwood, por exemplo. "A Vida em Preto E Branco", uma curiosa fábula sobre os anos 50, também contou com sua presença. "Anjo de Vidro", um drama natalino estrelado por Susan Sarandon, também é uma exceção na carreira do ator. O recente "Pawn Shop Chronicles" (Crônicas de uma Loja de Penhores) também confirmava que Walker poderia transitar muito bem por outros gêneros, inclusive comédias de humor negro como essa. E o que dizer de sua participação mais do que especial na série dramática-religiosa "O Toque de um Anjo"?

Agora realmente não há como negar que ele sempre será lembrado como um astro dos filmes de ação, gênero que o consagrou definitivamente. A virada em sua carreira nesse aspecto se deu em 2001 com o lançamento do grande sucesso "Velozes e Furiosos". Depois veio a sequência "+Velozes +Furiosos". A fórmula carros possantes e muita ação caiu no gosto popular e Paul Walker virou um campeão de bilheteria. Foram mais três filmes dentro da franquia ("Velozes e Furiosos 4", "Velozes & Furiosos 5: Operação Rio" e "Velozes & Furiosos 6"). Seu personagem Brian O'Conner nesses filmes acabou ganhando seu próprio fã clube, inclusive feminino, que agora tinha uma boa desculpa para assistir a todos os filmes da série. Some-se a isso vários outros bons e interessantes filmes de ação como "Vehicle 19", "No Rastro da Bala", "Mergulho Radical" e "Ladrões" e você entenderá porque Walker sempre foi admirado pelos consumidores de action movies. O ator estava estava em plena filmagem de "Fast & Furious 7" mas infelizmente o destino havia lhe reservado outros planos. De qualquer maneira fica aqui nossa homenagem a Paul Walker. Que ele descanse em paz.

Pablo Aluísio.

Um comentário: