A trilha sonora do filme "Saudades de um Pracinha" tem altos e baixos. Na época em que esse álbum foi produzido os produtores procuraram por uma sonoridade que lembrasse as marchas militares. Nem preciso dizer que Elvis odiou essa ideia. Dono de um senso musical único, Elvis achou essa uma péssima premissa, porém acabou no final aceitando, por livre e espontânea pressão de ter assinado um contrato leonino com a Paramount Pictures e a RCA Victor. Nesse tipo de contrato era estipulado que Elvis iria receber o pacote já fechado com as músicas dos filmes. Ele apenas teria que cantar as músicas, sem poder opinar ou recusar gravar qualquer uma delas.
O disco foi sucesso de público e crítica, fazendo com que Elvis resolvesse se calar pelo resto dos anos 60. O álbum com as músicas do filme se tornaram seu título mais vendido em 1960, superando e muito o "Elvis is Back!" que tinha maiores pretensões artísticas. A crítica também gostou. Achou o material criativo, lembrando inclusive de peças da Broadway em Nova Iorque. O disco foi até mesmo indicado ao Grammy, algo que não mais se repetiria em relação às trilhas sonoras de Elvis em Hollywood. Com tão boa receptividade, com tanto lucro, Elvis enfiou definitivamente suas opiniões no saco. Ele não mais reclamaria do material que lhe era enviado para gravar, por mais medíocres que fossem as músicas. Se estava fazendo sucesso, quem seria ele para contrariar?
Uma das curiosidades desse novo lote de músicas que ele teria que gravar é que Elvis teria que fazer uma nova versão de seu próprio clássico 'Blue Suede Shoes" de 1956. Lançada inicialmente em seu primeiro disco na RCA Victor, ele precisou voltar aos microfones para cantar esse novo arranjo, bem mais acústico e menos cru do que a versão original. Eu particularmente gostei da sonoridade dessa nova versão. É bem melhor produzida, não há como negar, embora com menos energia do que a primeira gravação, quando Elvis, aos 21 anos, estava no pique da sua fase roqueira.
E se formos parar para pensar bem foi até bem desnecessária a produção dessa nova versão. Ela é usada numa cena do filme quando um soldado resolve interromper Elvis, que está cantando no palco de um night club. O pracinha liga o jukebox e dele sai justamente a nova "Blue Suede Shoes". Momento ideal para uma briga de Elvis e seu opositor. Praticamente todo filme de Elvis tinha uma cena de briga. Era padrão em seus filmes. Os roteiristas usavam uma determinada fórmula em seus roteiros. O público já chegava no cinema sabendo que haveria uma cena assim.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário