sábado, 3 de abril de 2010

Elvis Presley - Elvis is Back! - Parte 1

Olhando para o passado notamos, com uma certa perplexidade, que esse foi o único disco convencional de Elvis em 1960. O único que não era, digamos assim, conceitual. "GI Blues" era uma trilha sonora. O filme "Saudade de um Pracinha" explorava em tom de pura ficção e romance, os anos em que Elvis havia passado no exército americano. "His Hand in Mine" era um álbum gospel, um disco gravado e direcionado para um público específico, sendo mais claro, a parcela evangélica do povo americano. Não era um álbum que um fã do rock de Elvis nos anos 50 iria comprar. Não seria de seu interesse.

Assim para quem estava em busca apenas do Elvis cantor, sobrava esse bom "Elvis is Back!". É foi sem dúvida um disco excepcional, com ótima seleção musical. Todas as faixas tinham, ao seu modo, um interesse próprio ao ouvinte. Também foi um dos trabalhos mais ecléticos gravados por Elvis, passeando tranquilamente por vários estilos e gêneros musicais, todos gravados de forma brilhante, registros de puro talento de Elvis e dos músicos, arranjadores e produtores que o acompanharam nessas sessões. Todos estavam de parabéns nesse sentido.

"Make Me Know It" abria o disco, era a música de entrada, faixa 1 do lado A do vinil original. Mais uma excelente criação do compositor Otis Blackwell que já tinha muita estrada ao lado de Elvis em um passado não tão remoto, apesar de que os anos no exército pareciam ter durado uma eternidade. A letra nem é o mais importante pois apesar de bem escrita apenas expressava os sentimentos de um jovem que pedia para sua namorada mostrar a ele como ela também estava apaixonada. "Mostre-me como é". Versos de caderno escolar de um rapaz um tanto inocente. Pois é, o ponto alto não é mesmo a letra, mas sim o ritmo, esse saboroso de se ouvir.

Elvis tocou muito "Soldier Boy" ao piano quando estava na Alemanha. Ele recebia amigos e convidados à noite em sua modesta residência e na sala de estar havia um piano onde Elvis se aventurava a tirar algumas notas musicais. E essa canção estava sempre presente nessas apresentações amadoras. Escrita pela dupla de compositores David Jones e Theodore Williams, Jr, essa canção contou com uma ótima performance vocal de Elvis. Ele soltou o vozeirão, algo que poderia ser encarado até mesmo como uma premissa do que estava por vir. "It´s Now or Never" estava chegando.

Pablo Aluìsio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário