Título Original: The Evil of Frankenstein
Ano de Produção: 1964
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: Hammer Film Productions, Universal Pictures
Direção: Freddie Francis
Roteiro: Anthony Hinds
Elenco: Peter Cushing, Peter Woodthorpe, Duncan Lamont
Sinopse:
Sem dinheiro, o Barão Frankenstein (Peter Cushing), acompanhado de seu assistente ansioso Hans, chega ao seu castelo da família, perto da cidade de Karlstaad, prometendo continuar suas experiências na criação da vida, através do uso de eletricidade. Por sorte encontra ainda a criatura que ele estava anteriormente trabalhando no passado. Dessa vez o Barão porém pretende também utilizar os serviços nada convencionais do hipnotizador Zoltan (Woodthorpe), mas esse movido por ganância e cobiça, tem outros planos para essa criatura caso ela venha de fato a ganhar vida nas experiências realizadas no alto do castelo abandonado.
Comentários:
Não é o melhor dos mundos mas até que não é tão ruim. Na verdade se trata de uma parceria entre a inglesa Hammer e a americana Universal com o objetivo de revitalizar mais um dos monstros clássicos do cinema americano da década de 1940. Muito provavelmente o resultado teria sido melhor se o roteiro tivesse sido mais fiel ao livro original escrito por Mary Shelley em 1818. A sensação que tive ao ver essa versão dos anos 1960 foi a de que houve uma forçada de barra por parte dos realizadores em transformar o famoso monstro em algo mais próximo daquela geração hippie. Mesmo assim a direção de arte tenta ser bem próxima dos filmes originais, inclusive nos cenários, nas máquinas do barão e no clima vintage. A única coisa que não me agradou muito foi a própria maquiagem da criatura. O monstro usa algo parecido com uma máscara feita de papelão, pouco convincente. Também não me agradou a inserção de um personagem novo, inexistente na estória tradicional, de um ilusionista e hipnotizador chamado Prof. Zoltán (interpretado pelo ator Peter Woodthorpe). Suas cenas em nada acrescentam e suas tentativas de transformar o monstro em um simples ladrão de ouro não me soaram muito bem. De bom mesmo fica a boa performance do mito Peter Cushing e a tentativa de resgatar o clima dos antigos filmes de terror. Tão ou mais popular que Drácula, "O Monstro de Frankenstein" procura trazer renovação a um dos mais clássicos personagens da literatura de terror. Isso, convenhamos, já é um mérito e tanto.
Pablo Aluísio.