domingo, 16 de outubro de 2005

Elvis Presley - FTD Long Lonely Highway / FTD Tucson '76

FTD Long Lonely Highway
Em poucas palavras podemos classificar esse título do selo FTD como uma coletânea de takes alternativos dos anos 1960. Por essa época a gravadora ainda não tinha se decidido em ir mais a fundo na discografia de Elvis, ficando na superfície, ainda apenas planejando criar CDs da coleção FTD que fossem específicos a cada álbum lançado pelo Rei do Rock. Menos mal. De qualquer maneira sob o ponto de vista da atualidade se torna também ultrapassado. Mesmo assim ainda vale como um mero cartão de visitas para marinheiros de primeira viagem que queiram sondar do que efetivamente se trata. 

No Menu temos gravações que vão de 1960 até 1968. Foi uma época de baixa na carreira de Elvis, com muitas trilhas sonoras ruins, pílulas, devaneios místicos insensatos envolvendo religiões da nova era e decepções com sua vida artística. Mesmo soterrado sob essa lama de coisas ruins, Elvis seguia tentando levantar a cabeça acima da areia movediça, ainda buscando respirar um pouco para produzir algo de valor. É o que o ouvinte perceberá no meio desse lamaçal todo. Agora, de inédito mesmo, temos até poucas faixas, se destacando o take 1 de "Long Lonely Highway", uma pouca conhecida versão stereo de "Come What May", um take 13 sem firulas de "Singing Tree" e finalmente o take 2 de "Stay Away" (que os brasileiros já conheciam antes dos gringos, veja só!). Todo o resto porém já era conhecido dos colecionadores em geral. Coisa boa, mas não tão inédita como todos pensavam.

FTD Long Lonely Highway - 1. It's Now or Never (take 1) 2. A Mess Of Blues (take 1) 3. It Feels So Right (take 2) 4. I'm Yours (take 2) 5. Anything That's Part of You (take 2) 6. Just For Old Time Sake (take 1) 7. You'll Be Gone (take 4) 8. I Feel That I've Known You Forever (take 3) 9. Just Tell Her Jim Said Hello (take 5) 10. She's Not You (take 1) 11. Devil In Disguise (takes 2, 3) 12. Never Ending (take 1) 13. Finders Keepers, Losers Weepers (take 1) 14. Long Lonely Highway (take 1) 15. Slowly But Surely (take 1) 16. By And By (take 4) 17. Fools Fall In Love (take 4) 18. Come What May (stereo master) 19. Guitar Man (take 10) 20. Singing Tree (unused master, take 13) 21. Too Much Monkey Business (take 9) 22. Stay Away (take 2).

FTD Tucson '76
Esse foi o primeiro CD da coleção FTD a trazer um show ao vivo de Elvis Presley na década de 1970. É a tal coisa, durante anos e anos, os fãs de Elvis só tinham acesso a um número restrito de gravações dos concertos do cantor. Basicamente havia apenas as faixas lançadas em seus álbuns oficiais como "On Stage", "Elvis in Concert", etc, etc. Depois, bem mais tarde, com o advento do CD que vinha para substituir o vinil, começaram a surgir os bootlegs, discos piratas, que rapidamente se alastraram entre os colecionadores. De repente surgiram shows realmente maravilhosos, que agora chegavam a um grande público, não ficando restritos a apenas alguns poucos sortudos. 

Por isso o selo FTD se empenhou desde o começo no mercado desse tipo de gravação. Aqui temos o primeiro movimento nessa direção. O show não é nada demais, de certa forma fica na média do que Elvis vinha mostrando em seus concertos na época. O cantor estava pesadão, excessivo, ligado, como bem conhecemos de suas turnês de 1976. Mesmo assim, pelo menos aqui, ele trouxe uma bela surpresa aos fãs em geral: uma versão de "Danny Boy" ao vivo! A canção que fazia parte do repertório do disco "From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee" era uma tentativa de promover as faixas de seu novo álbum. Raramente Elvis fugia de um certo repertório cotidiano, mas aqui ele deu o ar da graça da renovação. Por isso o CD ainda segue muito recomendado. Não é um concerto maravilhoso, excepcional e nem muito bem gravado, mas tem "Danny Boy" em sua versão "Live" o que no final das contas é o que efetivamente conta.

FTD Tucson '76 -  1. See See Rider (Odessa, May 30 A.S.) 2. I Got A Woman/Amen 3. Love Me 4. If You Love Me 5. You Gave Me A Mountain 6. All Shook Up 7. Teddy Bear/Don't Be Cruel 8. And I Love You So 9. Jailhouse Roc 10. Help Me 11. Fever 12. Polk Salad Annie 13. Introduction of band (Early Morning Rain, What'd I Say, Love Letters (Odessa, May 30 E.S.) School Days 14. Hurt (plus reprise) 15. Burning Love 16. Help Me Make It Through The Night 17. Danny Boy (performed by Elvis) 18. Hound Dog 19. Funny How Time Slips Away 20. Can't Help Falling In Love (Closing Riff).

Pablo Aluísio. 

sábado, 15 de outubro de 2005

Elvis Presley - FTD In a Private Moment / The Jungle Room Sessions

FTD In a Private Moment
Dando prosseguimento com a análise da coleção FTD (Follow That Dream) chegamos nesse terceiro CD do selo. Não é um título indicado ao ouvinte eventual da obra de Elvis Presley, isso porque se trata de uma compilação de gravações caseiras realizadas por Elvis ao longo de sua vida. Como se sabe existiam aparelhos eletrônicos chamados gravadores que foram muito populares nas décadas de 1960 até mais ou menos meados dos anos 1980. Com eles e com uma simples fita k-7, que era vendida em qualquer supermercado, era possível realizar gravações caseiras, muitas sem qualidade sonora nenhuma, é bom reconhecer, mas que se tornavam divertidas de ouvir depois. 

Elvis adquiriu logo um aparelho desses - e de outras tecnologias disponíveis na época também - e começou assim a gravar pequenos registros dele cantando ao lado de amigos ou sozinho em casa. Muitas vezes ele queria apenas ouvir como andava sua voz! É justamente isso que esse CD traz ao ouvinte. Grande parte foi gravado quando Elvis estava no exército, na Alemanha, em fins dos anos 1950, mas os registros  vão além, chegando até 1966, quando Elvis promovia animadas reuniões em sua casa em Malibu. Ao lado de amigos, acompanhado muitas vezes apenas de um violão, ele soltava a voz! Não se trata de, como eu já frisei, material para todos os tipos de público. É algo bem específico e deve ser ouvido com uma determinada mentalidade, que entenda seu valor histórico, ao mesmo tempo que ignora a falta de uma melhor qualidade sonora. Agindo assim você certamente ficará encantado com os registros de muitas canções que inclusive nunca foram gravadas oficialmente por Presley em estúdio ao longo de sua carreira.

FTD Elvis Presley - In a Private Moment - Loving You / Danny Boy / I'm Beginning To Forget You / Beyond The Reef / Sweet Leilani / If I Loved You / Lawdy Miss Clawdy / I Wonder, I Wonder, I Wonder / He / When The Swallows Come Back To Capistrano / She Wears My Ring / Sweet Lealani / Moonlight Sonata / Blue Hawaii / Hide Thou Me / Oh How I Love Jesus / Fools Rush In / Its A Sin To Tell A Lie / What Now My Love / Blowin' In The Wind / 500 Miles / I, John / I'll Take You Home Again, Kathleen / I Will Be True / Apron Strings / It's Been So Long Darling / I'll Take You Home Again, Kathleen / There's No Tomorrow / The Titles Will Tell.

FTD The Jungle Room Sessions
Esse foi o quarto título do selo FTD. Para muitos fãs continua sendo um dos melhores de toda a coleção. Não lhes tiro a razão. Foi o primeiro a trazer material inédito dos anos 1970, justamente de sua última sessão de gravação, realizada na "sala das selvas" em Graceland. Além da riqueza das gravações em si o registro serviu também para demonstrar que essas sessões não foram realizadas com um Elvis melancólico, depressivo, caindo pelos cantos de tristeza, como foi escrito em várias biografias. Certamente Elvis enfrentava adversidades em sua vida, mas o que ouvimos aqui é um Elvis bem distante do quadro negro que muitas vezes foi pintado. 

Ele na verdade está brincalhão, contando piadas, rindo e se divertindo ao lado de sua banda. Na verdade Presley não parece levar nada muito à sério. Mesmo assim o resultado artístico dessas gravações surpreende pela excelente qualidade, tanto pelos registros em si como da escolha de repertório, muito bem selecionado e executado. Além de tudo isso o CD ainda traz as sessões limpas, sem os os instrumentos adicionais que o produtor Felton Jarvis adicionou nos discos oficiais que chegaram ao mercado na época. Antes do lançamento se especulou bastante sobre a existência de faixas inéditas, mas no geral o CD só trouxe mesmo "There´s A Fire Below" nesse sentido, e mesmo assim apenas instrumental, pois Elvis não chegou a colocar sua voz nela. Então é isso. Certamente um dos dez mais relevantes títulos da FTD e um item obrigatório na coleção dos fãs de Elvis. 

FTD The Jungle Room Sessions - Bitter They Are, Harder They Fall (alt. takes 2-5) She Thinks I Still Care (alt. take 2A) The Last Farewell (alternate take 2) Solitaire (alt. take 3) I'll Never Fall In Love Again (alt. take 5) Moody Blue (alt. take 3) For The Heart (alt. take 2 & 3) Hurt (alt. take 3) Danny Boy (alt. take 8) Never Again (alt. take take 11) Love Coming Down (alt. take 2 ) Blue Eyes Crying In The Rain (alt. take 2) Graceland Session Oct.29-30,1976 It's Easy For You (alt. take 1) Way Down (alt. take 2) Pledging My Love (un-edited master) He'll Have To Go (rough mix-master) Fire Down Below (instrumental track only) America.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - FTD Burbank '68 / FTD Out In Hollywood

FTD Burbank '68
Esse foi o primeiro CD dessa maravilhosa coleção FTD (Follow That Dream). Se você é fã de Elvis Presley os títulos dessa série são simplesmente essenciais e obrigatórios. Não tem como deixar de lado. Além de trazer shows inéditos a coleção ainda revitalizou os álbuns clássicos e as trilhas sonoras, criando um panorama absolutamente completo sobre a discografia de Elvis Presley. Nesse aqui o foco se desloca para o NBC TV Special realizado em 1968. Como se sabe esse programa de TV acabou salvando a carreira de Elvis, mostrando a ele e ao Coronel Parker que havia chegado a hora de deixar Hollywood para voltar aos palcos novamente. 

Dito isso, temos também que lembrar que infelizmente essas sessões de gravações não foram tecnicamente bem realizadas pela RCA. Havia uma certa dúvida se as gravações do show do especial seriam lançadas em disco ou não na época - e talvez por essa razão nenhum registro dessas canções são bem realizadas do ponto de vista puramente técnico. Nem o álbum original em vinil (que saiu em mono) conseguiu ter boa qualidade sonora. Mesmo assim, com esses eventuais problemas, ter a oportunidade de ouvir e ver Elvis cantando novamente ali, ao lado do público, não tem preço. Em relação a esse CD o conteúdo se concentra basicamente nos ensaios realizados no dia 25 de junho e no show feito no dia 29. Grande parte desse material era inédito quando chegou nas lojas, causando um grande alvoroço entre os fãs de Presley. Material muito bom e histórico. 

FTD Burbank '68 - Danny Boy / Baby What You Want Me To Do / Love Me / Dialogue with Steve Binder / Lawdy Miss Clawdy / One Night /  Blue Christmas /  Baby What You Want Me To Do /  When My Blue Moon Turns To Gold Again / Blue Moon Of Kentucky / Elvis dialogue (no 2) / Heartbreak Hotel / Hound Dog / All Shook Up / Can't Help Falling In Love / Jailhouse Rock / Don't Be Cruel / Love Me Tender / Blue Suede Shoes /  Trouble/Guitar Man / If I Can Dream (Vocal overdub take 3, June 30) / Let Yourself Go (Instrumental).

FTD Out In Hollywood
Segundo lançamento do selo FTD. Já tive a oportunidade de escrever um longo review sobre esse CD. Como o próprio nome sugere o foco dessa vez é em cima das trilhas sonoras de Elvis dos anos 1960, ou melhor dizendo, dos takes alternativos de sessões de filmes diversos gravados por Presley nesse período de sua vida. Material que ficou pelo chão da sala de edição na composição dos álbuns oficiais e originais. Assim o ouvinte irá desfrutar de canções retiradas de produções como "O Seresteiro de Acapulco", "Garotas, Garotas e Mais Garotas", "Talhado Para Campeão", "Minhas Três Noivas", "Entre a Loira e a Ruiva", etc, etc. 

Os takes soavam interessantes na época do lançamento porque a maioria deles era inédita na ocasião. Hoje em dia esse título está superado pela simples razão de que o próprio selo FTD iria lançar nos anos seguintes CDs individuais para cada trilha sonora específica. Ora, aqui temos apenas um aperitivo, uma coletânea de takes alternativos de lançamentos avulsos que seriam completados depois com a íntegra das sessões. No geral vale como uma descompromissada audição, caso você não queira ser tão específico com os lançamentos que vieram depois dele.

FTD Out In Hollywood
1: Mexico (take 7) 2: Cross My Heart And Hope To Die (take 6) 3: Wild In The Country (take 11) 4: Adam And Evil (take 16) 5: Lonely Man (take 4) 6: Thanks To The Rolling Sea (take 3) 7: Where Do You Come From (take 13) 8: King Of The Whole Wide World [M7-version] (take 3) 9: Little Egypt (take 21) 10: Wonderful World (take 7) 11: This Is My Heaven (Vocal overdub take 4) 12: Spinout (take 2) 13: All That I Am (take 2)14: We'll Be Together (take 10) 15: Frankie And Johnny (take 1) 16: I Need Somebody To Lean On (take 8) 17: The Meanest Girl In Town (take 9) 18: Night Life (take 3) 19: Puppet On A String (take 7) 20: Hey Little Girl (take 1, 2) 21: Edge Of Reality (take 6) 22: Baby I Don't Care (Vocal overdub take 6).

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Elvis Presley - Am I Ready

Elvis Presley - Am I Ready
Cantor: Elvis Presley
Música: Am I Ready
Compositores: Sid Tepper / Roy C. Bennett
Álbum: Spinout
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 16 de fevereiro de 1966
Produção: George Stoll
Engenheiro de Som: Dave Weichman
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood

Músicos:
Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Tiny Timbrell (guitarra) / Tommy Tedesco (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Murrey "Buddy" Harman (bateria) / D.J. Fontana (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Homer "Boots" Randolph (sax) / The Jordanaires: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker (vocais).

Comentários:
Bela balada de um disco um pouco irregular. Eu sempre digo que não gosto da sonoridade dessa trilha sonora. O som ficou diferente, a qualidade sonora não foi das melhores. Parece que o produtor das sessões, George Stoll, estava tão apressado em finalizar as gravações que deslizou nesses aspectos mais técnicos. Já a performance de Elvis nessa música em particular foi muito boa. Ele aqui repetiu um estilo vocal que sempre me agradou e que ficou muito evidenciado em discos como "Something For Everybody" e até mesmo "Pot Luck". A mesma suavidade, a mesma linha harmônica muito agradável aos ouvidos. Dentro da coleção das canções de "Spinout" essa é seguramente uma das melhores faixas do disco.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Elvis Presley - A Mess of Blues

Elvis Presley - A Mess of Blues
Cantor: Elvis Presley
Música: A Mess of Blues
Compositores: Doc Pomus / Mort Shuman
Álbum: Elvis Golden Records vol.4
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 21 de março de 1960
Produção: Steve Sholes / Chet Atkins
Engenheiro de Som: Bill Porter
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville, Tennessee

Músicos:
Elvis Presley (vocais e guitarra), Hank Garland (guitarra), Scotty Moore (guitarra), Chet Atkins (guitarra e arranjos), Bob Moore (baixo), D.J. Fontana (bateria), Murrey "Buddy" Harman (bateria), Floyd Cramer (Piano), The Jordanaires (vocais).

Comentários:
Essa canção fez parte das primeiras sessões de gravação de Elvis após ele retornar para os Estados Unidos. Seu serviço militar na Alemanha estava concluído e ele agora poderia voltar para sua carreira. Nessa mesma noite Elvis ainda gravaria "Stuck on You", "Fame and Fortune" e "It Feels So Right". Era material para ser usado em singles futuros, mas a RCA resolveu segurar "A Mess of Blues" por mais alguns meses. A faixa não saiu no disco "Elvis is Back!" e nem em um single próprio como lado A. Ao invés disso a música ficou algum tempo arquivada para só depois aparecer como lado B do single "It´s Now Or Never", o compacto mais vendido de Elvis durante os anos 60. Só alguns anos depois é que finalmente a RCA Victor a colocou em um álbum, o quarto da série "Elvis Golden Records". Corria na ocasião o ano de 1968. É um belo blues, com levada pop e excelente arranjo. É interessante chamar a atenção para o fato de que pela primeira vez o guitarrista Chet Atkins foi creditado como produtor de uma sessão de Elvis, ao lado de Steve Sholes. Algo merecido, pois o músico realmente embelezou as gravações. Incorporando novos instrumentos e membros na banda de acompanhamento de Elvis. O resultado ficou realmente excelente.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Elvis Presley - America The Beautiful

Elvis Presley - America The Beautiful
Cantor: Elvis Presley
Música: America The Beautiful
Compositores: Katherine Lee Bates / Samuel Augustus Ward
Álbum: Elvis in Concert
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 13 de dezembro de 1975
Produção: Felton Jarvis, Elvis Presley
Engenheiro de Som: Felton Jarvis
Local de Gravação: Las Vegas, Nevada

Músicos:
Elvis Presley (vocais), James Burton (guitarra), John Wilkinson (guitarra), Charlie Hodge (violão), Jerry Scheff (baixo), Ronnie Tutt (bateria), David Briggs (piano), The Sweet Inspirations (vocais),  J.D Sumner, The Stamps (vocais), Kathy Westmoreland e Sherril Nielsen (vocais), Joe Guercio (maestro), Joe Guercio Orquestra.

Comentários:
"America The Beautiful" é uma música tradicional, patriótica, escrita no século XIX. Dentro da discografia oficial de Elvis só chegou ao mercado através de um single que fez parte do lançamento em conjunto com o álbum "Elvis in Concert". O Lado A vinha com "My Way" e o lado B trazia "America The Beautifull". Curiosamente a faixa ao vivo não foi incluída no disco original de 1977, sendo apenas um plus para os colecionadores que compraram o compacto. Também chama a atenção o fato de que Elvis a cantou muito no bicentenário da independência dos Estados Unidos, em 1976, porém sempre sendo ignorado por sua gravadora. Só depois da morte de Elvis é que finalmente uma versão ao vivo foi incluída nesse compacto simples, sem muita promoção. Parece que a gravadora de Elvis não tinha muita intenção de usar a canção (ou hino) nos discos de Presley na época. A razão? Bom, apenas os executivos poderiam explicar essa decisão. Anos depois, em 2001, no auge da explosão de patriotismo que tomou conta dos Estados Unidos após os atentados terroristas de 11 de setembro, a música voltou a ser relançada em um novo single, dessa vez com "If I Can Dream" como lado B. A capa trazia um Elvis jovial, sorridente, com uma enorme bandeira dos Estados Unidos como pano de fundo. Demorou, levou décadas, mas finalmente a canção teve seu lugar de destaque dentro da discografia de Elvis Presley. Antes tarde do que nunca. Ele certamente teria gostado disso.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Amazing Grace

Elvis Presley - Amazing Grace
Cantor: Elvis Presley
Música: Amazing Grace
Compositor: William J. Gaither
Álbum: He Touched Me
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 15 de março de 1971
Produção: Felton Jarvis
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville, Tennessee

Músicos:
Elvis Presley (vocal) / James Burton (guitarra) / Chip Young (guitarra) / Charlie Hodge (violão) /  Norbert Putman (baixo) / David Briggs (piano) / Joe Moscheo (piano) / Charlie McCoy (órgão, harmônica e percussão) / Jerry Carrigan (percussão e bateria) / Kenneth Buttrey (bateria) / Glen Spreen (órgão) / The Imperials, Mary & Ginger Holladay, Millie Kirkham, Junge Page, Temple Riser, Sonja Montgomery (vocais de apoio).

Comentários:
No Brasil essa tradicional música religiosa é mais associada a Elvis Presley do que nos Estados Unidos. Em seu país de origem (Inglaterra) e na América do Norte esse gospel é considerado um hino tão tradicional que todos que a gravaram ao longo das décadas são considerados apenas meros intérpretes ocasionais, com suas próprias versões e releituras. Nada mais esperado de uma música que foi composto em 1773, dentro da tradição da igreja inglesa anglicana. Nos Estados Unidos acabou sendo absorvida por diversas denominações protestantes, se tornando a partir daí numa presença constante nos cultos religiosos, principalmente em igrejas do sul. Embora tenha sido selecionado para compor o disco gospel "He Touched Me", essa canção foi gravada numa curta sessão de gravação realizada em março de 1971. Nessa mesma madrugada Elvis ainda conseguiria chegar nas versões definitivas e oficiais de três outras faixas: "The First Time Ever I Saw Your Face" (maravilhoso trabalho vocal de Elvis e seus cantores de apoio), "Early Morning Rain" (country que seria lançado no disco "Elvis Now" de 1972) e "That's What You Get For Lovin' Me" (que ficaria arquivada por muito tempo antes de chegar no mercado). O interessante é que apesar de ser uma música essencial dentro do estilo gospel, Elvis não a utilizou em suas turnês dos anos 70. Todos esperavam que ela iria se tornar frequente em seu repertório de palco, mas isso definitivamente nunca aconteceu.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 11 de outubro de 2005

Elvis Presley - Always on my Mind

Elvis Presley - Always on my Mind
Cantor: Elvis Presley
Música: Always on my Mind
Compositores: Wayne Thompson / Mark James / Johnny Christopher
Álbum: Separate Ways
Selo: RCA Victor / RCA Camden
Data de Gravação: 29 de março de 1972
Produção: Felton Jarvis
Engenheiro de Som: Al Pachuki e Rick Ruggieri
Local de Gravação: RCA Studio C, Hollywood, California

Músicos:
Elvis Presley (vocais), James Burton (guitarra), John Wilkinson (guitarra), Charlie Hodge (violão), Emory Gordy (bateria), Ronnie Tutt (bateria), Glen Hardin (piano), JD Summer and the Stamps (vocais), Jerry Carrigan (Percussão), Dennis Linde (guitarra).

Comentários:
Hoje em dia é uma das músicas mais conhecidas de Elvis, mas curiosamente em sua época de lançamento original não fez qualquer sucesso. Lançada como lado B do single "Separate Ways" não chamou muita atenção. Era para ser parte da trilha sonora do filme "Elvis on Tour" (Elvis Triunfal, no Brasil), mas como a RCA Victor desistiu de editar esse álbum a bela balada ficou anos fora de catálogo, circulando apenas entre os colecionadores mais atentos. Depois o selo de discos promocionais RCA Camden a encaixou timidamente no álbum "Separate Ways" e nada mais foi feito pela música enquanto Elvis estava vivo. Sim, Elvis morreu sem ter consciência que seria lembrado por essa música por anos a fio. Ela só se tornou um hit mesmo nos anos 80, principalmente por fazer parte da trilha sonora da minisséire "Elvis e Eu". Priscilla Presley entendeu bem o recado que Elvis passava nessa gravação e decidiu que ela seria o tema principal do nova série, além disso já vinha fazendo sucesso numa versão moderna do grupo Pet Shop Boys. A partir daí a canção realmente se tornou um dos maiores sucessos na voz de Elvis Presley, não ficando de fora de nenhuma coletânea do cantor desde então. Acabou sendo aclamada com os anos como um de seus momentos imortais.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Aloha oe

Elvis Presley - Aloha oe
Cantor: Elvis Presley
Música: Aloha oe
Compositores: Tradicional
Álbum: Blue Hawaii
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 21 de março de 1961
Produção: Joseph Lilley / Hal Wallis
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California

Músicos:
Elvis Presley (vocal), Alvino Rey (Steel Guita), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Bernie Lewis (Ukulele), Fred Tavares (Ukulele), Homer "Boots" Randolph (Sax), The Surfers: Pat Sylva, Bernie Ching, Clay Naluai e Al Naluai (vocais de apoio).

Comentários:
No selo original da trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano" a RCA creditou essa música ao próprio Elvis. A frase colocada abaixo do nome da música foi a seguinte: "adaptado e arranjado por Elvis Presley". É a tal coisa, se a gravadora fizesse isso em todas as músicas gravadas por Elvis em estúdio então todas elas teriam que ser creditadas a ele. Afinal ele sempre opinava nos arranjos, adaptava as músicas originais de outros compositores que gravava. Assim havia mesmo uma falta de critério objetivo por parte da RCA em relação a isso. No mais o que temos aqui de verdade é uma música tradicional das ilhas havaianas, que Elvis obviamente adaptou ao seu próprio estilo. Tudo muito singelo, com uma letra de estrofe única, na língua dos nativos, o que no disco mais parecia uma introdução breve da música seguinte.  Para essa música praticamente toda a banda foi dispensada, ficando apenas os instrumentos típicos havaianos e Elvis com o grupo vocal The Surfers ao lado. Só o saxofonista Boots deu uma palheta, imitando com seu instrumento musical um outro, típico das ilhas, que mais se parecia com um chifre e que não foi usado em estúdio. Esse tipo de canção é daquelas que só funcionam dentro do contexto do filme, não tendo mesmo vida própria fora da trilha sonora. A melodia ficou bonita, Elvis a canta corretamente, porém fora do filme ela nunca teve maior espaço dentro de sua vasta discografia.

Pablo Aluísio

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Elvis Presley - Almost in Love

Elvis Presley - Almost in Love
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost in Love
Compositores: Luís Bonfa / R. Starr
Álbum: Almost in Love
Selo: RCA Camden
Data de Gravação: 11 de março de 1968
Produção: Billy Strange
Engenheiro de Som: Chuck Britz
Local de Gravação: Western Recorders, Hollywood, California

Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Jerry Reed (guitarra), Chip Young (guitarra, violão), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), Floyd Cramer (piano).

Comentários:
Essa foi a única música composta por um brasileiro a ser gravada por Elvis Presley em sua carreira. A honra coube ao compositor Luís Bonfa. Curiosamente a faixa ao estilo bossa nova foi gravada por Elvis para fazer parte da trilha sonora do filme "Live a Little, Love a Little", produção da MGM que procurava inovar um pouco a filmografia do cantor no cinema. Infelizmente a RCA não fez grande coisa pela música, não a divulgou e nem procurou trabalhar melhor em sua promoção nas rádios americanas. Até no Brasil ela passou em brancas nuvens. Apenas depois a empresa decidiu criar um álbum pelo selo RCA Camden, vendido a preço promocional, para encaixar a faixa. Com selo azul, geralmente pela metade do preço de um disco da RCA Victor, esse LP até que foi lançado no Brasil na época, mas circulou mesmo apenas nas mãos dos colecionadores, não criando qualquer impacto em termos de sucessos e hits na época. Uma pena, era material de qualidade, merecia melhor sorte e divulgação.

Pablo Aluísio.