terça-feira, 11 de janeiro de 2005
Elvis Presley - Frankie and Johnny (1966)
1. Frankie and Johnny (Alex Gottlieb / Fred Karger / Ben Weisman) - Logo na faixa título o ouvinte terá a certeza que essa trilha não tem uma sonoridade comum. O arranjo de metais, tentando reviver o clima de New Orleans, já chega forte nos primeiros segundos da audição. Particularmente gosto muito desse tipo de instrumentação, não apenas por se tratar de algo que fuja do convencional e habitual, mas também por ser algo reverencial a um tempo passado, fruto, é claro, do enredo do próprio filme que é de época. Uma boa faixa, muito bem arranjada e executada.
2. Come Along (David Hess) - Outro prazer sem culpas. Aqui o destaque vai para o trabalho primoroso dos vocais. As pessoas ouvem esse tipo de gravação é podem até mesmo pensar que é fácil encontrar um entrosamento como esse, onde em um ritmo rápido todos os vocalistas (Elvis e seu grupo de apoio) surgem perfeitamente sincronizados. Não se engane, não é nada fácil realizar algo assim, principalmente nas notas finais do fim dos versos que são bem incisivos. Belo trabalho de Presley e os Jordanaires.
3. Petunia, The Gardener's Daughter (Roy C. Bennett / Sid Tepper) - Bom, como se trata de um trilha sonora de Elvis nos anos 60 não escaparemos de ouvir algumas bobagens. Essa é a primeira delas. Depois de duas boas faixas, fortes, gravadas e cantadas com convicção, surge essa que tem uma letra de amargar. Também é de se admirar que essa boa dupla de compositores tenha criada essa musiquinha medíocre. Se você estiver ouvindo um vinil pode levantar a agulha e ir para a próxima sem receios. Se for um CD melhor programar para ela ser ignorada na seleção de faixas. Não fará diferença.
4. Chesay (Ben Weisman / Fred Karger / Sid Wayne) - Ben Weisman foi o compositor mais produtivo durante esse período da carreira de Elvis. No total deve ter composto mais de 50 faixas para o garoto de Memphis. Essa é mais uma delas. O destaque vem de um ótimo trabalho vocal. Gosto bastante do entrosamento que Elvis e os Jordanaires tiveram nessas sessões. Perceba que ao contrário dos outros álbuns de Elvis na época, esse contou com a entrada de vários músicos contratados para reproduzir a sonoridade típica das canções para esse filme. Assim ao lado de Elvis havia mais de 15 músicos dentro do estúdio naquela ocasião. Imagine o trabalho que deu colocar toda essa gente em fina sintonia. "Chesay" prova que todos estavam muito bem entrosados.
5. What Every Woman Lives For (Doc Pomus / Mort Shuman) - Depois de um começo promissor ao lado de Elvis no começo dos anos 60 a dupla Pomus e Shuman foi desaparecendo dos discos do cantor. Tinham ficado caros demais na opinião de Tom Parker. Aqui ressurgem ainda timidamente na sua única composição para a trilha sonora. O curioso é que para muitos não foi uma grande volta. Muitos implicam com a letra dessa canção. Dizem que ela vai além do mau gosto em termos de arranjo e letra, que não é apenas machista, mas cafajeste também. Coloca as mulheres na condição de interesseiras, materialistas e loucas apenas pelo dinheiro dos homens. Eu acho que há um grande erro de interpretação no que os autores quiseram passar com a letra, pois no fundo é uma mensagem de amor sobre o que realmente engrandece a vida de uma mulher, que é, repita-se, o amor que ela pode dar ao seu companheiro e não bens materiais como muita gente entendeu, de forma bem errada aliás. As feministas muitas vezes exageram na dose.
6. Look Out Broadway (Fred Wise / Randy Starr) - Se erraram no que a canção anterior dizia, o que falar dessa em que um dos trechos da letra pergunta: "Se ele lhe der um diamante, o que você dará a ele?". Meio grosseirão não é mesmo? Mas não se engane, mesmo em termos de letra essa se salva. É no fundo uma ode à busca pelo sucesso nos palcos da vida, em especial da Broadway em Nova Iorque, o sonho de praticamente todo aspirante à ator nos Estados Unidos. Assim posso dizer que até gosto do resultado, tanto do ponto de vista da letra como da música, mesmo com a pergunta maliciosa que está inserida nela.
7. Beginner's Luck (Roy C. Bennett / Sid Tepper) - Mais uma composição da dupla que compôs o maior sucesso de Elvis em Hollywood, a trilha sonora de "Blue Hawaii". Essa é uma canção sobre se ter sorte de principiante ao se apaixonar pela primeira vez por uma mulher realmente maravilhosa! Quem, em sã consciência, não gostaria de ter essa sorte na vida? Até porque o primeiro amor ninguém esquece, sempre é o mais forte e também o mais idealizado - e talvez por isso seja realmente inesquecível. Essa é uma boa música que apresenta uma bela melodia onde Elvis parece se entregar completamente. Um bom momento do disco, que volto a dizer, tem seus méritos, não restam dúvidas sobre isso.
8. Down by the Riverside / When the Saints Go Marching In (Bernie Baum / Bill Giant / Florence Kaye) - Muitos não gostam desse medley com músicas tradicionais. Eu penso de forma diferente, acho de uma alegria contagiante, inclusive por parte de Elvis Presley, que parece estar se divertindo como nunca! Além da animada performance temos que dar o braço a torcer pelas próprias canções, que são maravilhosas. Embora tenham sido creditadas a esse trio no disco, eles nada mais fizeram do que apenas adaptar as canções para Elvis e o filme. "Down by the Riverside", por exemplo, era dos tempos da guerra civil e "When the Saints Go Marching In" é uma canção católica composta originalmente em tempos imemoriais.
9. Shout It Out (Bernie Baum / Bill Giant / Florence Kaye) - Outra boa canção da trilha sonora. No filme Elvis surge apresentando a música com uma roupa escura no velho estilo do sul, que em um bom exercício de imaginação, até mesmo antecipa algumas de suas mais famosas jumpsuits dos anos 70.
10. Hard Luck (Ben Weisman / Sid Wayne) - Mais uma composição do Ben Weisman. O ritmo é de blues, com Elvis a cantando ao lado de um garoto negro do filme, mandando ver em sua gaita de bolsa (na verdade dublando o talento de Charlie McCoy). Apesar de sempre ser um prazer renovado ouvir Elvis cantando blues essa faixa é prejudicada por ser Hollywoodiana demais. A letra pelo menos é até bem escrita, fugindo de maiores banalidades. No geral podemos dizer que é apenas mediana, além de curta demais.
11. Please Don't Stop Loving Me (Joy Byers) - Joy Byers durante essa fase da carreira de Elvis foi responsável por alguns dos melhores momentos das cambaleantes trilhas sonoras do cantor. Aqui está de volta, só que ao invés de escrever algum pop mais agitado optou por uma balada romântica. Considero um dos momentos mais fracos da trilha por apelar demais para clichês - tanto do ponto de vista de arranjos como de letra. A cena do filme é fraca, pois Elvis a canta de uma janela do barco (o cenário aliás não é muito convincente, mostrando toda a falta de capricho na produção do filme, que sendo bem sincero é B demais para que nos importemos com ele).
12. Everybody Come Aboard (Bernie Baum / Bill Giant / Florence Kaye) - A trilha sonora se encerra com essa boa "Everybody Come Aboard", com muitos metais e arranjo ao velho estilo de New Orleans. Sem acompanhamento vocal marcante, contando praticamente apenas com Elvis nos vocais é uma boa despedida para "Frankie and Johnny". Bem melhor do que muitas canções ruins que ele teve que enfrentar por essa época.
Frankie and Johnny (1966) - Elvis Presley (vocais) / The Jordanaires (backing vocals) / Eileen Wilson (vocais) / George Worth (trumpete) / Richard Noel (trombone) / John Johnson (tuba) / Gus Bivona (saxophone) / Scotty Moore (guiarra) / Tiny Timbrell (guitarra) / Charlie McCoy (harmonica) / Larry Muhoberac (piano) / Bob Moore (baixo) / D. J. Fontana, Buddy Harman (baixo) / Data de Gravação: maio de 1965 / Data de Lançamento: março de 1966 / Melhor Posição nas paradas: # 20 (EUA) # 11 (UK).
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Harum Scarum (1965)
Harem Holiday (Peter Andreoli - Vince Poncia) - A canção tema do filme deveria se chamar obviamente "Harum Scarum" mas essa era uma expressão sem nenhuma sonoridade, além de não fazer sentido para os ingleses. Ora, se nem eles que falam inglês iriam compreender o nome original do filme, o que dirá dos demais países? Assim em um raro momento de bom senso nesse projeto resolveu-se escrever um tema chamado "Harem Holiday", expressão que daria inclusive nome ao filme na Inglaterra. É um pop animadinho e bem gravado, nada demais, mas que serve para animar um pouquinho as coisas tanto no filme, como na trilha em si.
My Desert Serenade (Stanley J. Gelber) - A primeira boa canção da trilha. Elvis está particularmente bem e a melodia sem dúvida agrada. Consigo ver aqui lampejos melódicos até mesmo da nossa Bossa Nova! Essas sessões de gravação contaram com três novos músicos, que não eram habituais em discos de Elvis e que estavam lá para ajudar na sonoridade do Oriente Médio. Além do próprio diretor do filme, Gene Nelson na percussão, o novo trio contava ainda com Ralph Strobel no oboé e Rufus Long na flauta!
Go East - Young Man (Baum - Giant - Kaye) - A primeira composição do conhecido trio Bernie Baum, Bill Giant e Florence Kaye. O que dizer? Eles já demonstram aqui que certamente não serão tão grotescos como foram na maioria das canções de "Kissin Cousins". Outra boa melodia que se não tem boa letra, pelo menos agrada por seu ritmo leve e relaxante.
Mirage (Joy Byers) - Quem diria que Joy Byers assinaria algo assim? Para quem escreveu algumas das melhores canções pop de Elvis em Hollywood aqui surge com algo completamente diferenciado. Não é das minhas preferidas e a cena do filme em que ela é apresentada é outra coisa sem imaginação alguma. Elvis com um figurino estranho cantando para mais uma daquelas atrizinhas canastronas que contracenava com ela na época. Passe para a próxima.
Kismet (Sid Tepper - Roy C. Bennett) - Essa dupla escreveu alguns dos mais populares hits de Elvis nos anos 60, inclusive conseguiram o mérito de levar uma trilha sonora do cantor (G.I. Blues) a ser indicado ao Grammy!!! Certamente eram talentosos mas acabaram caindo nas garras de Tom Parker que os considerava "caros demais". Por isso suas composições foram rareando cada vez mais nos novos álbuns do astro em Hollywood. Essa, por exemplo, é a única deles nesse filme. Elvis a canta ao lado de um pequeno lago no filme, uma das poucas cenas externas de todo o filme, que foi praticamente todo rodado dentro dos estúdios para economizar ao máximo nos custos de produção. É uma boa baladinha que fica na média do que se ouve no resto da trilha sonora.
Shake That Tambourine (Baum - Giant - Kaye) - No vinil original essa canção fechava o lado A do disco. É a primeira grande bobagem da trilha. Elvis no filme surge numa cena muito fraquinha, com horrorosas calças verdes e um figurino de matar (no sentido ruim da palavra mesmo). As três moças que apresentam a cena ao lado dele não acertam um passo certo na coreografia. Enfim, um horror mesmo. Esqueça.
Hey Little Girl (Baum - Giant - Kaye) - O lado B do disco original era todo composto por esse trio. Para não ficar muito na cara a RCA enfiou lá no meio uma outra composição de Joy Byers, "So Close, Yet So Far (From Paradise)". Mesmo assim é aquela coisa toda de corte de custos e economia ao máximo que deixava uma sensação ruim no ouvinte. "Hey Little Girl" é outro popzinho bem descartável dessa trilha sonora. Letra bobinha e ritmo clichê! Quem diria que o Rei do Rock gravaria algo assim?
Golden Coins (Baum - Giant - Kaye) - As baladas salvam essa trilha sonora da mediocridade total. "Golden Coins" é uma delas. No filme infelizmente ela surge em outro momento sem noção. Elvis a canta dentro de um poço! Enquanto isso a atrizinha vai fazendo caras e bocas românticas. Momento mais trash de todo o filme!
So Close, Yet So Far (From Paradise) (Joy Byers) - Outra baladinha muito boa, na verdade a melhor do disco em minha opinião. Para quem não se lembra do filme Elvis a canta da janela de uma prisão. Enquanto isso os demais prisioneiros da masmorra fitam o horizonte pensativos! Bom, não é para menos que "Harum Scarum" é considerado o pior filme da carreira de Elvis no cinema! Mesmo assim a música é tão boa que consegue sobreviver a mais esse momento ruim do cantor em cena.
Animal Instinct (Baum - Giant - Kaye) - Mais uma do trio calafrio. É um pop que até tem uma boa pegada, chegou até mesmo a virar mix na época em que isso havia virado uma modinha com as músicas de Elvis. Um fato digno de nota é que Elvis chega até mesmo a nos relembrar de seus bons momentos do passado quando era um artista relevante. Para dar saudades do roqueiro Elvis dos anos 50.
Wisdom of the Ages (Baum - Giant - Kaye) - A canção que encerro o disco. "Harum Scarum" conseguiu a duras penas ficar em oitavo lugar entre os mais vendidos da Billboard. O detalhe importante é que seria a última trilha sonora de Elvis Presley a se classificar no Top 10. Depois disso Elvis iria amargar cinco anos de péssimas colocações de suas canções de filmes em Hollywood, um claro sinal que o público definitivamente havia se cansado de tanto material medíocre e sem expressão. O fracasso comercial começava a bater as portas de seus discos e de sua carreira.
Harum Scarum (1965) - Elvis Presley (vocais) / The Jordanaires (backing vocals) / Rufus Long (flauta) / Ralph Strobel (oboé) / Scotty Moore, Grady Martin, Charlie McCoy (guitarra) / Floyd Cramer (piano) / Henry Strzelecki (baixo) / D. J. Fontana, Kenny Buttrey (bateria) / Hoyt Hawkins (tamborins) / Gene Nelson (congas) / Fred Karger, Gene Nelson (direção musical) / Data de gravação: 24 a 26 de fevereiro de 1965 / Melhor posição na Billboard: #8 (EUA) #12 (UK).
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Elvis For Everyone (1965)
Nessa verdadeira "colcha de retalhos" musical valeu de tudo, misturar música country dos anos 50 com restos de trilhas sonoras de Hollywood, mesclar com algumas gravações avulsas deixadas por Elvis em 1963 e mais uma ou outra canção para fazer volume. O resultado de toda essa mistura é apenas regular, não chegando a ser ruim. Na verdade foi uma espécie de alívio para os fãs do cantor Elvis Presley (em momento quase desligado do ator Elvis Presley). A capa coloca Elvis como um típico comerciante do sul em sua loja de secos e molhados, colocando suas canções à venda pelo melhor preço, com direção de arte até bonita e bem bolada. E por mais interessante que aquela capa pudesse soar era justamente isso mesmo que estava acontecendo. Elvis tentando achar um pouco de variação em sua desgastada imagem na época, voltando ao mercado musical para tentar alcançar algum êxito comercial. Dito isso vamos tecer alguns comentários sobre as primeiras canções do disco (as que fizeram parte do Lado A do antigo vinil):
Your Cheatin Heart (Hank Williams) - Esse clássico de Hank Williams foi gravado por Elvis antes dele seguir para a Alemanha. O produtor não gostou do resultado, achou que o registro ficou com pouca qualidade sonora (o que é verdade) e por isso a canção foi arquivada pela RCA. Além disso foi um country deslocado das demais músicas daquela maratona de gravação - a última grande sessão roqueira da carreira de Elvis segundo muitos especialistas. Só lembraram dela mesmo muitos anos depois, justamente nesse "Elvis For Everyone" e o curioso é que ela continuou deslocada aqui, pois não consegue fazer par com nenhuma outra música desse álbum.
Finders Keepers, Losers Weepers (Dory Jone / Ollie Jones) - Gosto bastante dessa faixa, não por ser muito relevante dentro da discografia de Elvis mas sim por puxar para um ritmo bem gostoso de se ouvir. É um popzinho muito simpático e bem executado no final das contas. A letra usa uma expressão muito popular nos Estados Unidos, "Finders Keepers, Losers Weepers" que poderia ser substituído pelo nosso velho e conhecido ditado "Achado Não é Roubado". Elvis em grande forma em uma faixa menor, mas não ruim de sua discografia.
In My Way (F. Wise / B. Weisman) - É curioso que em um disco que foi lançado para atender aos pedidos dos fãs para darem um tempo em tantas trilhas sonoras tenha usado justamente de faixas de filmes para tapar os buracos. De certo modo não houve outro jeito para a RCA Victor. Isso mostra como a carreira musical de Elvis estava voltada completamente para as canções Made in Hollywood. Essa "In My Way" fez parte da trilha do filme "Coração Rebelde" (Wild In The Country) e como as demais músicas dessa trilha temos um arranjo bem básico, praticamente voz e violão. A letra só tem dois estrofes e é bem derivativa, uma singela declaração de amor. A performance de Elvis é boa de maneira em geral, mas não consegue sair muito do que era produzido na média daquela época. Não vá confundir com "My Way", essa sim uma música inesquecível e maravilhosa.
Tomorrow Night (S. Coslow / W. Gross) - Para os fãs da época essa faixa era o grande atrativo do álbum, afinal de contas era uma antiga gravação de Elvis ainda ao lado dos Blue Moon Boys! E era inédita! O problema é que o produtor Chet Atkins achou a versão original muito crua e por isso resolveu reconstruir a faixa em estúdio. Formou uma banda de apoio e refizeram toda a parte dos arranjos. Atkins era um mestre e seu trabalho ficou bonito só que o fã de Elvis estava mais interessado em ouvir a faixa tal como havia sido gravado na Sun Records e por isso houve um certo desapontamento de quem comprou o disco. Essa "Tomorrow Night" recauchutada porém ficou muito boa e merece ser conhecida (claro, sem deixar de lado a versão "raw" da Sun Records).
Memphis, Tennessee (Chuck Berry) - Muita gente boa não gosta dessa versão de Elvis Presley para esse clássico de Chuck Berry. Eu porém penso diferente. Acho uma bela gravação, com arranjos que inclusive poderiam ser classificados de bem modernos. Claro que o principal motivo que levou Elvis a gravar a música foi a homenagem que Berry fez para sua querida Memphis. Essa obviamente não passaria em branco para Presley, ele certamente a gravaria mais cedo ou mais tarde. E como acontecia com praticamente todas as composições de Chuck Berry essa aqui também tem uma narrativa praticamente cinematográfica em sua letra. Um belo momento que mostrava que o talento de Elvis ainda estava lá, intacto. O que faltava mesmo era bom material para ele gravar, uma pena.
Summer Kisses, Winters Tears (Wise / Weisman / Loyd) - Reprise que já havia sido lançada antes em um EP com parte da trilha sonora do faroeste "Estrela de Fogo". Essa música nunca me agradou, acho sua estrutura pouco atraente, além de não simpatizar com o refrão. A letra também não me agrada já que soa pueril demais para um filme com roteiro tão forte e relevante. Elvis está no controle remoto. Para falar a verdade ele nem queria gravar músicas para esse filme. Talvez sua má vontade tenha se refletido aqui de forma indireta. Enfim, poderia ter sido dispensada sem maiores problemas, talvez a RCA a tenha incluído apenas para ocupar espaço no vinil e nada mais. Uma lástima.
Forget Me Never (F. Wise / B. Weisman) - Outra canção do filme "Coração Rebelde". As músicas desse filme, como já salientei, possuem arranjos bem simples, na maioria das vezes puro violão e voz. A simplicidade das gravações são também acompanhadas pelas letras bem derivativas e sem novidades. Embora o material seja pouco marcante a voz de Elvis está bonita, capturando ele em um bom momento na carreira. De qualquer maneira a trilha sonora foi logo esquecida acompanhando o pouco sucesso do filme. Para quem curte baladinhas pode até ser uma boa pedida.
Sound Advice (Giant / Baum / Kaye) - Acho simpática, apesar de muitos considerarem a letra bem estúpida. Aqui o que vale é a marchinha alegre e alto astral, acima de tudo. Concordo que a letra não é nenhuma maravilha, aliás muito pelo contrário, mas é aquele tipo de música que pede por uma certa cumplicidade do ouvinte. Sua inclusão nesse álbum porém não agradou, uma vez que os fãs queriam ouvir canções normais de estúdio e não faixas de trilhas sonoras e como "Sound Advice" vinha diretamente da trilha sonora de "Follow That Dream" certamente não era bem-vinda nessa seleção musical. Outra que poderia ser dispensada, apesar de sua inegável simpatia e alegria.
Santa Lucia (Elvis Presley) - Embora creditada a Elvis no disco essa canção é uma tradicional melodia italiana, de teor religioso (na versão original). Ela fez parte da trilha sonora do filme "Viva Las Vegas" mas na época de lançamento do musical ficou bem ofuscada, sendo usada timidamente em cena. No mercado fonográfico foi ainda pior, passando completamente despercebida e em branco. Elvis mais uma vez aproveita para exercitar seus dotes de Mario Lanza. Sua vocalização é forte, poderosa e chega a lembrar de outros hits italianos de sua discografia como "It´s Now Or Never", mas no geral não marca muito. Também pudera, a faixa é curtinha demais para marcar maior presença.
I Meet Her Today (Don Robertson / H. Blair) - Das baladas do álbum considero essa a mais bonita. Ótima melodia, com letra inspirada e Elvis em grande momento. Essa música foi gravada na mesma sessão de "For The Milionth and The Last Time" e tal como a outra também estava completamente esquecida, arquivada há quatro anos em Nova Iorque. Como se vê há um bom tempo pegava poeira nos estúdios da RCA. Poderia ter feito parte de um single com sua irmã, mas a RCA mais uma vez errou, a usando como tapa buraco nesse disco sem maiores atrativos. Uma pena, a faixa é muito boa de fato. Se passou despercebida para você também, dê uma segunda chance.
When It Rains, It Really Pours (W.R. Emerson) - Um blues de estirpe que havia sido gravado por Elvis nos anos 50. Essa é dos tempos da Sun Records, afinal Elvis estava sempre tentando gravar um take que atendesse seus exigentes padrões musicais. É o tipo de gravação que fez Elvis Presley se tornar quem ele foi. Pena que registros assim andavam longe dos últimos discos do cantor nos anos 60, com suas trilhas sonoras recheadas de tolices. "When It Rains, It Really Pours" porém mostrava que ninguém poderia subestimar Elvis, pois era um cantor realmente especial que conseguia se sair bem em praticamente todos os ritmos americanos. A lamentar apenas o pouco número de canções de blues que cantou ao longo da carreira.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2005
Elvis Presley - Roustabout (1964)
Elvis Presley - Kissin' Cousins (1964)
Mas você é fã e torce para que essa trilha seja competitiva e se torne uma reação do grande Elvis contra a invasão Beatles mas... quando chega em casa e coloca a agulha no vinil vem a decepção! O material é uma droga! Elvis cantando sobre caipiras, dedões do pé descalços e gente que come gambá no jantar! É demais da conta não é mesmo? E no dia seguinte chega o jornal com a opinião dos críticos sobre o disco: um festival de chacotas e piadas com o material que o (ex) Rei do Rock lançava no mercado. Não deve ter sido fácil ser fã de Elvis Presley nos anos 60 em pleno auge da Beatlemania. As fãs dos Beatles inclusive levantavam cartazes dizendo: "Viva os Beatles! Elvis já morreu!". Bom, não há como negar que artisticamente ele realmente estava mortinho da silva por essa época.
Olhando para trás, mesmo sendo a trilha sonora de um filme medíocre do ponto de vista cinematográfico, "Kissin' Cousins" poderia trazer um material de qualidade. Pense bem, se o tema do filme era sobre caipiras porque não encaixar canções country de qualidade? Afinal de contas de country obviamente Elvis entendia e muito! Mas canções de qualidade custavam caro e os produtores de "Kissin' Cousins" já tinham decretado que todos os custos deveriam ser cortados ao máximo possível. Quer entender a situação melhor? O filme e a trilha juntos custaram menos de 800 mil dólares para serem produzidos. O filme anterior de Elvis, "Roustabout" na Paramount, tinha custado mais de três milhões de dólares. Os produtores do filme tinham plena consciência que os fãs de Elvis iriam comprar o disco e depois veriam o filme, mesmo que fossem verdadeiras porcarias baratas. Afinal o que importava era o lucro fácil.
Quase toda a trilha sonora foi composta pelo trio Bernie Baum, Bill Giant e Florence Kaye. Nem os culpo muito. A coisa funcionava mais ou menos assim. O roteirista percebia que havia uma cena em que Elvis e sua tropa subiriam a montanha para encontrar a caipirada. Então sentia que uma canção poderia ser encaixada lá. Ligava para o trio em Nova Iorque, dizia como era a cena e eles tinham que se virar para compor uma nova canção praticamente da noite para o dia. Pode uma coisa dessas ter realmente qualidade? No geral o material todo é bem fraco mas os anos passados me fizeram ter uma opinião um pouco melhor do que ouvimos. As canções, é óbvio, continuam bem bobinhas e derivativas mas se você conseguir esquecer que ali está um dos maiores talentos musicais de todos os tempos poderá até mesmo se divertir pelo menos.
Como acontecia com praticamente todas as suas trilhas sonoras aqui também não existe o bravo rock ´n´ roll. São canções pop açucaradas bem ao gosto de Hollywood dos 60´s. As letras chegam a ser preconceituosas contra caipiras em geral. Pense, ao invés de trazer música caipira de qualidade (o que seria bem-vindo) o que acabamos ouvindo é música fake californiana satirizando sulistas em geral. É como se cariocas fizessem músicas de forró satirizando os nordestinos! Sente o drama? A questão porém é que a trilha sonora de "Kissin' Cousins" é tão estupidamente burra e idiota que no final das contas você acaba se divertindo com o resultado. As letras em geral são horríveis mas elas são as responsáveis pelos momentos realmente divertidos do disco.
"Barefoot Ballad", por exemplo, é um clássico da ruindade dentro da discografia de Elvis Presley. Ela chegou a ser gravada até por Raul Seixas, que sendo um grande gozador e fã de Elvis, resolveu tirar uma onda. "Once Is Enough" ficou infame por causa da cena do filme em que um casal tropeça, cai no chão e a cena continua. O exemplo máximo da pobreza artística do filme que foi rodado em menos de duas semanas, tudo em take único, para economizar grana na produção. Elvis percebeu a picaretagem e dizem ficou de cara feia nos bastidores durante toda a filmagem. Ele deveria era dar dado no pé de uma coisa dessas. Mas nada presta? Bom, tem alguns momentos que valem um pouquinho a pena. Gosto das baladas "Tender Feeling" e "Echoes of Love" (embora essa última seja uma bonus song). O mesmo vale para a boa "(It's a) Long Lonely Highway" que seria usada mais uma vez em outro filme trash de Elvis.
As duas versões de "Kissin' Cousins" possuem melodias até bonitinhas mas como sempre as letras são bobas demais para ganharem qualquer tipo de elogio. "Catchin' On Fast" não é tão ruim mas os assovios de "Smokey Mountain Boy" são puras banalidades. "One Boy, Two Little Girls" tem até uma boa vocalização de Elvis mas no geral é outra bobagem pop sem qualidade. Ao final da audição você realmente se chateia pelo fato de Elvis ter sido colocado para cantar canções tão sem expressão. O incrível é que seu talento e sua fama ainda fizeram um feito e tanto colocando o disco na oitava posição entre os mais vendidos - mas bem longe dos números dos Beatles que reinavam absolutos e nem viam sinais de Elvis pelo retrovisor nos primeiros lugares que ocupavam. Afinal ele era Elvis mas não era mágico, como alçar aquele tipo de coisa ao topo? Aquelas músicas fraquinhas tinham um limite e Elvis as levou ao máximo do que se podia fazer com elas.
Elvis Presley - Kissin' Cousins (1964)
Kissin' Cousins (Number 2)
Smokey Mountain Boy
There's Gold in the Mountains
One Boy, Two Little Girls
Catchin' On Fast
Tender Feeling
Anyone (Could Fall in Love with You)
Barefoot Ballad
Once Is Enough
Kissin' Cousins
Echoes of Love
(It's a) Long Lonely Highway
Pablo Aluísio.
domingo, 9 de janeiro de 2005
Elvis Presley - Blue Hawaii (1961)
O interessante é que pelo menos três canções o agradaram dentro daquele repertório (com excesso de músicas, para alguns). Ele particularmente apreciava a linda canção romântica "Can't Help Falling in Love", tanto que passou a usá-la para encerrar seus shows na década de 70. Ele parecia curtir também "Hawaiian Wedding Song", que inclusive chegou a cantar para Priscilla em sua lua de mel, como ela mesma confessou em sua biografia. Por fim Elvis parecia ter apreço igualmente pela italiana "No More". Por outro lado achava uma verdadeira palhaçada faixas como "Ito Eats", que só funcionava no contexto do filme e ficava péssima ao se ouvir no disco ou então de "Rock-a-hula Baby", que chegou a ser usada em single, mas que nunca convenceu ninguém. Uma música fraca. O sucesso absurdo tanto do filme como de sua trilha sonora fizeram com que Elvis se retraísse em suas opiniões pessoais. Ele ficou calado. Chegou a ponto de dizer numa entrevista que não deveria se mexer em um sucesso desses. Se as pessoas gostavam, então era isso mesmo, era o caminho. Esse pensamento o fez ficar em Hollywood por dez anos, gravando trilhas para filmes.
Vamos tecer algumas considerações sobre as músicas da trilha sonora desse filme "Feitiço Havaiano". A primeira música gravada por Elvis para esse disco foi "Hawaiian Sunset". Considero uma das boas músicas românticas do álbum, embora a RCA tenha colocado ela no final do Lado B do vinil original, mostrando que a gravadora não colocava muita fé em seu sucesso. De qualquer maneira é um bom momento, valorizado ainda mais pelo coro dos Jordanaires, cantando junto a Elvis - cuja voz foi colocado bem à frente, em destaque, como queria o Coronel Parker. Depois dela Elvis gravou a também romântica "Ku-u-i-po". Se formos comparar as duas músicas a melodia dessa é bem mais bonita. Tem um belo arranjo de violão solando ao fundo, além, é claro do Steel Guitar que permeia por praticamente todas as faixas do disco. Quem estava tocando esse som peculiar foi o especialista Alvino Rey, trabalhando pela primeira vez ao lado de Elvis em estúdio, até porque esse tipo de sonoridade era novidade nos discos do cantor. Tudo arranjado para que o ouvinte se sentisse no próprio Havaí, curtindo uma de suas maravilhosas praias ao sol.
E então, depois de gravar as duas havaianas faixas já citadas, Elvis se preparou para fazer uma boa gravação de "No More" que não fazia parte da cultura musical do Havaí, mas sim da doce Itália. Elvis, é bom lembrar, era admirador da música italiana, tanto que de tempos em tempos fazia suas próprias versões da musicalidade tão forte da rica cultura daquele país. E ele se saiu muito bem, em apenas 9 takes a faixa estava pronta, mostrando que Elvis a conhecia muito bem. Estava na ponta da língua, afiada para gravar rapidamente. Elvis em mais um momento Mario Lanza de sua discografia. E para encerrar os trabalhos naquele dia 21 de março Elvis fechou a noite gravando a versão definitiva de "Slicin' Sand". O take escolhido pelo produtor Joseph Lilley para ser a versão oficial do disco foi o de número 4. Boa escolha. É uma boa faixa do LP, mas não vá chamar isso de rock. Não é! É uma pop music que tem seus pontos positivos, embora no geral fique na média do resto da trilha sonora. Destaque para o bom solo de guitarra de Hank Garland.
A música tema do filme, "Blue Hawaii", tem um arranjo estranho em seu começo. Particularmente nunca gostei de seu início, parece algo sem ritmo, se arrastando. Depois melhora e vira uma balada agradável. Elvis não foi o primeiro a gravar essa música. Existe inclusive uma versão mais antiga gravada por Frank Sinatra, com menos efeitos típicos da música havaiana. Inclusive sempre fiquei surpreso por poucos conhecerem essa versão antiga do Sinatra. A música, pelo visto, não fez qualquer sucesso em sua voz. "Ito Eats" é a música mais fraca da trilha sonora. Nada é tão ruim como essa faixa. Eu poderia inclusive dizer, sem medo de ser injusto, de que essa canção é uma verdadeira porcaria. E no filme fica ainda pior quando mostra o tal do Ito, um sujeito gordinho que come sem parar. Penso que essa deveria ter sido descartada da trilha. Deixassem apenas no filme, como um número curto. Também não ficaria nada mal se o diretor tivesse jogado fora essa sequência que até tenta ser divertida, mas é sem graça demais.
"Hawaiian Wedding Song" é a música havaiano de casamento. A própria Priscilla Presley confidenciou que Elvis cantou um trechinho dessa música quando a levou para o quarto, na Lua de Mel do casal em Las Vegas. Uma palhinha apenas. A versão de estúdio ficou muito boa. A cena final do filme é com ela, com Elvis todo vestido de branco. Uma bela cena do filme, ficou bem bonita, sem dúvida. Em termos de palco Elvis chegou a cantá-la algumas vezes ao vivo nos anos 70. Uma versão Live inclusive chegou a ser lançada pela RCA em sua discografia oficial, no álbum póstumo "Elvis in Concert". "Island of Love" também é uma bonita música, mas bem mais fraca que a anterior. Tem um parte puramente instrumental que ficou bem legal. Ainda assim é bem esquecível também. No vinil original de 1961 ela foi colocada como penúltima música, lá no finalzinho do Lado B. Os ouvintes meio que deram de ombros, não se importando muito com essa "Ilha do Amor". No final das contas fica na média das demais baladas. É agradável de ouvir, apenas isso.
A música "Steppin' Out of Line" foi gravada para a trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano" mas acabou ficando fora do disco! O que aconteceu? Até hoje não há uma resposta sobre isso. A faixa foi bem gravada, era uma boa música, muito boa por sinal, mas ficou mesmo fora da trilha sonora. Alguns dizem que foi por pura falta de espaço, já que havia músicas demais para colocar no álbum. Se foi isso por que não tiraram músicas mais fracas? Eis a questão. De qualquer maneira ela não ficaria fora da discografia de Elvis, surgindo algum tempo depois no disco "Pot Luck". Por outro lado "Almost Always True ' é uma das boas canções da trilha. No disco original em vinil era segunda música do lado A, logo depois da música título do filme. Uma boa faixa, com ótima participação do saxofonista Homer "Boots" Randolph que costumava melhorar muito as músicas de Elvis nos anos 60 com seus solos instrumentais. Não chega a ser um rock, mas sim uma música pop das mais agradáveis de se ouvir. E não tem aquele monte de Steel Guitar e nem de Ukulele que aparecem nos arranjos das outras músicas desse álbum.
Podem dizer o que quiserem, mas eu pessoalmente gosto muito de "Moonlight Swim". O que mais curto nessa canção é seu arranjo, principalmente vocal, que nos remete a músicas bem mais antigas, inclusive da década de 1920. Aliás esse tipo de acompanhamento vocal feminino deveria ter sido mais presente nos discos de Elvis dos anos 60. Aqui destaco o excelente trabalho das cantoras. Ficou muito bom! "Aloha Oe" é até bonita, contando inclusive com uma introdução remetendo aos antigos cantos tradicionais havaianos. Entretanto depois de ouvir tantas músicas com guitarras havaianas tudo fica meio cansativo. Melhor é esperar a longa introdução terminar para ouvir a bela voz de Elvis quase cantando em estilo tradicional. É uma faixa pequenina. Funciona melhor em cena. No disco, ouvindo, não acrescenta muito.
Bom, não precisa saber muito sobre Elvis Presley e seus discos para entender que "Can't Help Falling in Love" foi o maior sucesso da trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano". Aqui temos realmente um grande hit e uma das faixas que sobreviveram até mesmo ao sucesso do filme. Afinal "Blue Hawaii" como cinema passou, mas essa balada romântica ficou, entrou definitivamente no repertório atemporal da música internacional. O interessante é que a gravação ficou realmente genial. Elvis gravou três versões diferentes, uma para ser usada em cena, no filme, outra para compor o disco oficial da trilha e uma menor, a ser usada no material de promoção nas rádios. O curioso é que as fãs da época pensavam que a faixa (que havia chegado a elas em single antes do lançamento do filme nos cinemas) iria embalar alguma cena bem romântica no filme, mas isso não aconteceu. Elvis a canta para uma senhora. Pois bem, como a música virou um hino praticamente, Elvis a resgatou em 1969 para ser usada em seus shows em Las Vegas. Nunca mais deixou de cantá-la, sendo usada como a música de despedida de praticamente todos os concertos que realizaria até o final de sua vida.
"Beach Boy Blues" já não era tão especial. Na realidade até considero uma faixa que tinha muito potencial, mas que de certa forma foi estragada por aquelas produções plastificadas de Hollywood. É incrível como os estúdios de cinema muitas vezes estragavam os ritmos musicais mais tradicionais. Ao invés de gravar um blues de grande qualidade, os escritores apareciam com meras imitações para o gosto do público médio dos Estados Unidos. Esse é um caso bem representativo disso. A cena do filme, com Elvis em cana, também não acrescenta muito. Acho a canção fraca. E fraca também pode ser considerada a última canção que Elvis gravou para esse disco. Estou me referindo a "Rock-a-hula Baby". Ei, misturar Havaí, ou sua sonoridade, com o Rock bravio, dos grandes centros urbanos dos Estados Unidos, realmente não parecia uma boa ideia. E não era mesmo! Foi escolhida para ser o lado B do single ""Can't Help Falling in Love". Por essa razão até ficou bem conhecida na época, afinal o compacto vendeu milhares de cópias. Só que tudo isso foi de certa forma em vão. A música era bem fraca mesmo e não resistia a ouvidos mais atentos. Depois de algumas audições logo se tornava bem enjoativa.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Something For Everybody (1961)
Ótimo momento da discografia de Elvis Presley nos anos 60. Este disco quando foi lançado em maio de 1961 alcançou rapidamente o primeiro lugar da parada musical da Revista Billboard ocupando esta posição durante três semanas consecutivas, tirando Frank Sinatra do topo da parada. "Something For Everybody" foi gravado em apenas duas sessões de gravação em Nashville! Elvis entrou nos estúdios às 10 da noite do dia 12 de março e finalizou tudo um dia depois. Em pouco mais de algumas horas de gravação o cantor já havia terminado sua parte deixando todas as músicas prontas para a RCA. Neste caso a pressa não foi inimiga da perfeição, pois este fato demonstra o alto poder de trabalho de Elvis e também o qualifica como o mais rápido "hitmaker" da história. O que aconteceu realmente era que a banda já estava devidamente ensaiada ao entrar em estúdio, então foi apenas uma questão de se chegar ao take adequado. No mesmo mês que este disco foi lançado o single "I Feel So Bad / Wild in the Country" chegava ao quinto lugar na parada americana e ao primeiro na parada britânica. O lado B deste single promovia o lançamento de mais um filme de Elvis "Wild in the Country" (coração rebelde, 1961). Este filme marca a tentativa de Elvis em estrelar filmes de maior qualidade com roteiros melhores e papéis dramáticos, porém seu objetivo não foi alcançado pois seus maiores sucessos cinematográficos iriam ser as comédias musicais românticas como "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961). De qualquer forma a música "I Sleeped, I Stumbled, I Feel" foi incluída no disco para promover o lançamento do filme. O álbum também se destaca por ser um dos poucos gravados em estúdio sem qualquer relação com trilhas sonoras. Como se sabe por essa época Elvis estava decidido em se tornar um grande ator, então até mesmo sua carreira musical seria deixada um pouco de lado. Os discos a partir de então passariam a ser meros veículos para os filmes de Elvis, algo que com o tempo se mostraria saturado, tanto em termos artísticos como comerciais. Agora vamos analisar faixa por faixa as gravações de "Something For Everybody (LSP 2370):
There´s Always Me (Don Robertson) - Maravilhosa canção romântica escrita pelo ótimo compositor Don Robertson. Robertson inclusive compareceu ao estúdio de gravação e trocou algumas ideias com Elvis. Depois se tornou amigo do cantor, a ponto inclusive de visitar várias vezes sua casa na Perugia Way em Bel Air. É sem sombra de dúvida uma das mais belas músicas interpretadas pelo Rei do Rock, que nos presenteia com um momento mágico. Além de contar com a voz de Elvis em um de seus melhores momentos, esta traz ainda a participação muito especial da vocalista Millie Kirkham. Simplesmente ouça e se emocione.
Give Me The Right (Wise / Blagman) - Outra boa gravação original de Elvis. Por essa época o compositor Fred Wise compôs vários temas para o cantor, tanto para seus (poucos) discos de estúdio como também para suas (muitas) trilhas sonoras de filmes. As músicas eram geralmente pedidas por telefone para Wise que morava em Nova Iorque e sempre mantinha um time de compositores auxiliares para as rápidas composições encomendadas. Outro fato que chama atenção aqui é o fato do disco trazer uma curiosidade em relação a outros trabalhos de Elvis: um dos lados do antigo LP era composto exclusivamente com baladas românticas e o outro com músicas mais agitadas. Esta canção é um exemplo do primeiro tipo com ótimo acompanhamento dos músicos do cantor. Durante as sessões Elvis e seu produtor resolveram acrescentar novos instrumentos na música para melhorá-la.
It´s a Sin (Rose / Turner) - Primeiro cover de Elvis Presley no disco. Essa é uma velha canção gravada pelo famoso cantor Eddy Arnold em 1947. Na ocasião de seu lançamento a canção se destacou nas paradas Country & Western dos EUA. Embora creditada a dois compositores a música foi composta realmente apenas pelo guitarrista Zeb Turner que cedeu a metade dos direitos ao editor musical Fred Rose, um fato bastante comum na época. Depois que virou sucesso na década de 1940 a canção foi sendo sucessivamente regravada ao longo dos anos. As versões de maiores destaques vieram nas vozes de Bill Haley & His Comets (1957), Don Gibson (1962), George Jones (1965), Dottie West (1969), Del Wood (1980) e Willie Nelson (1995). Essa versão de Elvis, datada de 1961, mantém o alto padrão do cantor por essa época. Sua voz suave e muito melódica está perfeita para a proposta da composição, aqui em versão bem mais romântica e sofisticada.
Sentimental Me (Cassin / Moreheread) - Outro cover de Elvis para uma canção antiga, também da década de 1940. A música estourou na versão do grupo The Ames Brothers. Na Europa ela ganhou uma interpretação linda e muito inspirada de Jackie Brown and his Quartet. As duas entraram nas paradas logo no começo de 1950. A versão de Elvis segue a tendência desse disco, ou seja, voz suave e terna, adicionando muito romantismo à sua interpretação. Sua versão mais recente é a de 2005 quando o cantor country David Slater a regravou para seu album "Nice And Easy".
Starting Today (Don Robertson) - Outra canção muito inspirada do compositor e pianista Don Robertson. Canção leve, com belo arranjo que se encaixava perfeitamente no lado mais romântico deste disco. Essa composição faz parte das quatorze músicas que o autor fez especialmente para Elvis. Isso era algo bem interessante para Presley pois o estilo mais sofisticado de compor de Robertson vinha bem de encontro com o que ele andava procurando para gravar. Faixas suaves, românticas, onde ele pudesse praticamente sussurrar as letras. Além disso o arranjo de piano criava um lindo fundo instrumental para sua voz. Enfim, temos aqui um dos pontos altos do álbum.
Gently (Wizeth / Lisbona) - Mais uma versão original do disco. Canção romântica bem ao estilo acústico, o que de certa forma difere bastante das demais músicas de "Something For Everybody". Sem dúvida é um belo momento seu em estúdio. Fez parte também da última coletânea da discografia do cantor em vida, "Welcome to my World". Uma de suas características mais marcantes é seu arranjo em lindo dedilhado, criando um clima intimista, voz e violão muito agradável. Essa faixa encerrava o Lado A do antigo LP em vinil.
I´m Coming Home (Charlie Rich) - Canção que abria o Lado B do disco original. Aqui começa uma seleção de músicas mais animadas, agitadas. Essa faixa é aquele tipo de gravação que deixa uma certa frustração no fã de Elvis porque apesar de toda a sua ótima qualidade (de vocais, arranjos e execução) nunca foi destacada ou teve grande reconhecimento. A música foi composta pelo grande músico e compositor Charlie Rich (1932 - 1995). Rich se destacou em seus muitos anos de carreira como um dos mais talentosos nomes dos meios musicais em Nashville e Nova Iorque. A country music porém era apenas uma de suas facetas musicais pois ele também se destacou compondo vasto repertório nos gêneros rockabilly, jazz, blues e até gospel. Infelizmente como tinha grande renome também era considerado "caro demais" pelo Coronel Tom Parker, o que de certa forma encerrou prematuramente sua parceria ao lado de Elvis.
In Your Arms (Schroeder / Gold) - Outra versão original composta pela dupla Schroeder e Gold que iriam se tornar figuras constantes e assíduas nos discos de Elvis dessa época, inclusive nas trilhas sonoras onde escreveriam vários temas para o cantor. Aqui se nota a importância do conjunto vocal The Jordanaires no som de Elvis. Esta bela música conta com o acompanhamento impecável deste grupo. Aliás um fato curioso: o Jordanaires era o único grupo creditado nos discos de Elvis o que levava muitas pessoas a pensarem de forma equivocada que eles eram na verdade um grupo musical com guitarra, baixo, bateria, etc. O que não sabiam era que os Jordanaires nada mais eram do que um quarteto vocal, tipicamente de gravações gospel que Elvis levou para a RCA por admirar seu trabalho. Scotty Moore e banda não eram creditados nas antigas capas dos álbuns de Elvis, o que convenhamos foi uma grande injustiça cometida por muitos anos contra esses talentosos músicos.
Put Blame On Me (Wise / Twoney / Blagman) - Tem o mesmo título de uma música antiga cantada no cinema pela diva Rita Hayworth. Porém se trata de uma outra composição. Gravação original que anos depois, em 1965, seria utilizada como parte da trilha sonora do filme "Tickle-me" (O Cavaleiro Romântico" no Brasil). Este filme dirigido por Norman Taurog, sem sombra de dúvida é um dos piores que Elvis realizou em seus anos de Hollywood, uma vez que não se teve nem ao menos a preocupação de se gravar um trilha sonora própria para a produção. Lamentável. Todas as músicas de sua trilha já tinham sido lançadas antes em outros álbuns do cantor.
Judy (Teddy Redell) - Outro grande momento deste trabalho musical é representado por esta ótima balada de nome tão singelo: "Judy". Este era um truque dos primeiros compositores de Rock'n'Roll: utilizar nomes de pessoas ou cidades para sensibilizar os moradores destes mesmos lugares ou que tivessem o nome destas canções para que elas comprassem o disco! "Judy" foi ainda lado B de um single lançado em 1967, (seis anos depois!?) com "There's Always Me" no lado principal. Single fora de época que não fez qualquer sucesso nas paradas.
I Want You With Me (Woody Harris) - Canção pop de ritmo rápido. Elvis nos anos sessenta procurou sempre melhorar seus arranjos, inclusive incorporando diversos instrumentos novos em sua música o que lhe deu maior consistência musical. Isto iria se acentuar mais tarde quando Elvis trocaria de produtor, saindo Steve Sholes e entrando Chet Atkins. Este último era considerado um dos grandes nomes de Nashville e era conhecido pelo melhoramento e embelezamento que dava às gravações. Chet Atkins morreu em 2001, causando uma grande comoção no mundo artístico dos Estados Unidos.
I Sleeped, I Stumbled, I Feel (Wise / Weisman) - Única canção que faz parte da trilha sonora do filme "Wild in The Country" (Coração Rebelde, 1961) presente no disco. No enredo Elvis a canta enquanto dirige um caminhão ao lado de sua namoradinha. A letra, nada inspirada, soava totalmente fora de tom dentro da proposta do roteiro, pois "Coração Rebelde" se destacava mesmo por seu texto melodramático. Sua inclusão na seleção musical do álbum também acabou criando certa confusão entre os fãs. Na capa do disco vinha a inscrição "Trilha Sonora do filme Coração Rebelde". O problema é que esse texto estava mal colocado e posicionado, dando uma impressão errada ao consumidor. Claro que a indicação se referia apenas à essa música e não às demais. O público porém não entendeu direito e pensou que todo o álbum fazia parte da trilha sonora do filme. Imaginem a surpresa quando o filme começou e outras canções completamente diferentes surgiram na tela, enquanto que não havia o menor sinal das demais músicas desse álbum. A RCA reconheceu o erro e até soltou uma pequena nota pedindo desculpas depois.
Something For Everybody (1961): Elvis Presley (vocais) / Scotty Moore (guitarra) / Hank Garland (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Steve Sholes e Elvis Presley / Gravado no RCA Studio B, Nashville / Data de Gravação: 12 e 13 de março de 1961 / Data de lançamento: maio de 1961 / Melhor posição nas charts: #1 (EUA) e #2 (UK).
Pablo Aluísio.
sábado, 8 de janeiro de 2005
Elvis Presley - His Hand in Mine (1960)
Assim Elvis cresceu ouvindo gospel. Fazia parte de sua formação musical e cultural. As faixas de "His Hand in Mine" foram selecionadas pelo próprio Elvis. Ele teve que engolir todas aquelas músicas de "G.I. Blues", sem ter poder de veto sobre elas, recebendo um pacote fechado do estúdio e da gravadora, para apenas colocar sua voz. Porém em se tratando desse álbum ele iria ter controle completo. Iria escolher as músicas, cantando aquilo que realmente desejasse cantar. Era um material que ele acreditava. Eu considero um belo trabalho da carreira de Elvis. Curiosamente não gosto muito da faixa título "His Hand in Mine" que tem uma introdução muito estranha, embora melhore muito depois, em sua melodia bonita. Essa é uma antiga canção religiosa, que apenas pessoas como Elvis conheciam. Sim, ele tinha um vasto conhecimento de gospel music. E também era um colecionador de discos religiosos desde muito jovem. Ao longo dos anos Elvis estava sempre comprando discos desse gênero musical. Também adorava assistir programas religiosos nas manhãs de domingo. Esse era um lado de Elvis que realmente poucos conheciam na época.
Elvis gravou esse álbum no RCA Studio B, em Nashville, Tennessee. O produtor escolhido pela gravadora para essas sessões foi o bom e velho Steve Sholes. O escolhido para ser o engenheiro de som foi Bill Porter. Esse disco mostrou bem como Elvis era "rápido no gatilho". Em praticamente apenas dois dias (30 e 31 de outubro de 1960) ele finalizou sua participação no álbum. Gravou todas as doze faixas previstas. Sem perda de tempo e dinheiro. Contribuiu para isso o fato de que Elvis conhecia a maioria das músicas desde a adolescência. Então foi apenas questão de acertar o take certo. A primeira música gravada foi "Milky White Way", que não por acaso também era uma das melhores canções do álbum. Aqui Elvis caprichou mesmo naquele estilo de voz de veludo que seria a característica mais lembrada dessa fase de sua carreira, ali no comecinho dos anos 60. Elvis adotou um estilo de cantar mais suave, mais terno, como bem foi definido por um crítico da época. O velho estilo musical mais áspero e rasgante, de seus anos de roqueiro, nos anos 50, pareciam distantes agora.
Depois de gravar a faixa título do disco, Elvis se concentrou em "I Believe in the Man in the Sky". Essa era uma velha conhecida de Elvis. Um gospel tradicional, muito utilizado nos cultos da Assembleia de Deus, que era a igreja frequentada pela família de Elvis quando ele era apenas um garotinho. Foi uma lembrança nostálgica de seus anos de convivência ao lado de sua mãe Gladys, ainda nos tempos duros de Tupelo. Interessante citar também que a RCA Victor iria utilizar esse mesma música em um single, mas somente alguns anos depois. Nessa mesma noite de inspiração nos estúdios da RCA, Elvis ainda emplacou sua versão de "He Knows Just What I Need". Esse gospel deu um pouco mais de trabalho para Elvis e seu grupo de apoio pois foi preciso gravar 10 takes para que Elvis se sentisse finalmente satisfeito. Depois que ela foi gravada Steve Sholes sugeriu que Elvis desse um tempo nas músicas religiosas para que eles gravassem a faixa título de seu novo single, "Surrender". Mais complicada de gravar do que era esperado, Elvis levou 17 takes para finalizá-la. Havia uma parte final que cobrou seu preço na voz de Elvis. Ele precisou se empenhar bastante para que ficasse realmente boa a gravação. Ficou excelente. Essa música iria se tornar um hit em sua carreira.
"Joshua Fit The Battle" foi baseada em um evento narrado no velho testamento quando Josuè (Joshua) derrubou os muros de Jericó durante uma batalha. Essa vitória foi creditada pelos antigos judeus ao seu Deus único. Essa canção tem ótimo ritmo, bem animada, poderia ser considerado até mesmo um bom rockabilly se não fosse sua letra religiosa. Elvis parece bem empolgado com sua vocalização. É uma das faixas que mais aprecio nesse álbum. Pura energia positiva. Outra que se destaca por seu excelente ritmo, bem pra cima, bem agitada, é a canção "Swing Down, Sweet Chariot". Um fato curioso é que essa faixa seria regravada por Elvis em 1969, para fazer parte da trilha sonora do filme "Lindas Encrencas, as Garotas" (The Trouble With Girls). No filme Elvis representava um personagem que gerenciava um daqueles parques itinerantes que viajavam de cidade em cidade com seu show.
Na época chegou-se a dizer que o enredo do filme era baseado na vida do Coronel Tom Parker antes dele encontrar Elvis, para se tornar seu empresário. De qualquer maneira entre as duas versões prefiro muito mais a desse disco do que a trilha sonora, que embora inferior também era muito boa. E a cena no filme também ficou excelente, com Elvis em seu terno branco e chapéu de cowboy, figurino inclusive que usa em praticamente todas as cenas do filme, que também considero bom, até acima da média do que ele vinha fazendo em Hollywood. Outra faixa que merece destaque nesse disco "His Hand in Mine" é "Working On The Building". Tem um excelente arranjo, mais voltado para o acústico. O violão é o grande destaque e muitos dizem que foi tocado pelo próprio Elvis no estúdio. Não seria uma surpresa. Se houve um álbum em que Elvis fez questão de se envolver nesse ano de 1960 foi justamente esse, que inclusive seria o seu último disco do ano a chegar nas lojas. Assim Elvis esperava fechar seu ano de retorno com belas mensagens cristãs. Nesse aspecto ele foi definitivamente bem sucedido em suas pretensões.
O gospel "I'm Gonna Walk Dem Golden Stairs" atualmente é bem associada a Elvis Presley, mas esse hino religioso, ou pelo menos seus primórdios, suas primeiras versões, são bem antigas. Segundo algumas pesquisas os pioneiros já cantavam versões rudimentares dessa música religiosa já por volta de 1750. Esse tipo de gospel vai mudando ao sabor dos tempos, afinal é uma música composta e criada para ser cantada em cultos. Conforme mudam as igrejas, novas versões vão surgindo. "Known Only To Him" é o que os americanos gostam de chamar de spiritual. E o que seria isso? É uma subdivisão da música gospel. Essa denominação de spiritual era usada para canções mais introspectivas, mais centradas em si mesmo, mais reflexivas, algo como se fosse uma oração interior, um diálogo bem pessoal com Deus. Geralmente esse tipo de song era mais lenta, melancólica até. Feita para se ouvir em grandes crises pessoais.
"Mansion Over The Hilltop" apresenta uma melodia bem mais agradável em meu ponto de vista. O arranjo apresenta uma bela combinação entre o violão (que os americanos gostam de chamar de "guitarra acústica") e o piano, aqui dando o tom de todo o gospel, do começo ao fim. Destaque também, como não poderia de ser, ao grupo vocal The Jordanaires. Aqui eles estavam em casa, em seu habitual, pois nasceram como quarteto gospel, desde seu surgimento. Cantar ao lado de Elvis música pop, rock e comercial, havia sido quase um acidente em sua carreira. Um aspecto que acho interessante em um álbum como esse é que não é segredo para ninguém o desejo que Elvis tinha, desde que era apenas um adolescente, em se tornar membro de um quarteto vocal gospel. E ao longo de sua carreira ele pareceu nunca desistir de um dia realizar esse tipo de sonho. Tanto que sempre foi acompanhado em suas gravações por grupos vocais que tinham surgido dentro do universo gospel americano. Não importava o tipo de música que gravava, sempre havia um grupo vocal desse estilo ao seu lado fazendo os vocais de apoio.
Elvis gostava muito dos discos de um pastor batista chamado Thomas Mosie Lister. Tinha em sua coleção particular de discos todos os álbuns e singles desse pregador. Tão admirador do gospel de Mosie Lister se tornou que gravou várias versões de músicas dele, muitas delas presentes nesse seu primeiro LP de músicas religiosas, "His Hand in Mine". Era até engraçado quando Elvis entrava em alguma loja de discos naquela época. Os vendedores pensavam que ele iria comprar discos de rock ou pop, mas Elvis ignorava completamente a seção desses discos. Ele ia direto para a sessão de gospel music. Inclusive passando os olhos sobre a lista de sua discoteca particular vemos que a grande maioria dos discos era de gospel e country, seus dois ritmos musicais preferidos. Quase não havia nada de rock, a não ser alguns discos dos Beatles.
"In My Father's House", que em tradução livre poderia ser traduzido em nossa língua portuguesa como "Na casa de Meu Pai" era mais uma das músicas religiosas preferidas de Elvis. Aqui, como não poderia deixar de ser, se destacava em relevo as vocalizações de seu grupo de apoio, os bons e velhos membros dos Jordanaires, que poucas pessoas sabem hoje em dia, mas que nasceram como quarteto gospel. E por falar em quartetos gospel, Elvis tinha verdadeira adoração por esse tipo de vocalização. Ele inclusive chegou a declarar em entrevistas que não havia nada no mundo da música mais belo de se ouvir do que quatro vozes masculinas, em perfeita harmonia, cantando gospel music. Isso talvez explique a inclusão da faixa "If We Never Meet Again" na seleção musical do álbum. Muito embora a versão de Elvis tenha sido adaptada ao seu estilo. Afinal os fãs queriam ouvir Elvis quando comprava um de seus discos oficiais e não um quarteto gospel ao velho estilo.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - G.I. Blues (1960) - Texto II
Tonight Is So Right For Love (S. Wayne / A. Silver) - Como já tinha escrito antes essa faixa "Tonight Is So Right For Love" ganhou duas versões bem diferentes, tudo por causa de direitos autorais. Dependendo do país a versão que foi mostrada no filme acabou não saindo na trilha sonora original, o que causou uma certa confusão nos fãs de Elvis na época. Essa versão "diferente, mas parecendo igual", bem light, tem boa estrutura e agrada aos ouvidos, só que a versão europeia tem muito mais personalidade. Ela é apresentada em cena quando Elvis canta para Juliet Prowse em uma cantina tipicamente italiana. Tanto a cena como a música em si são ótimas. Nada a reclamar.
What's She Really Like (Sid Wayne / Silver Joe Lilly) - "What's She Really Like" tem uma melodia agradável e trouxe muito para o álbum de uma forma em geral. Mal foi utilizada no filme, tampouco foi promovida de alguma maneira pela RCA Victor. Acabou sendo um bom Lado B para "G.I. Blues". O ponto central aqui é elogiar a boa performance de Elvis nos microfones. Ele parece ter gostado da composição, se esforçando para dar o melhor de si. No estúdio tudo ficou muito bom, diria até acima da média. Uma pena que a canção não tenha tido mais espaço em sua discografia. Nos palcos nem é preciso falar nada. Elvis se afastaria de apresentações ao vivo por um longo período.
Frankfort Special (Sid Wayne / Sherman Edwards) - "Frankfort Special" tem o ritmo de um trem em movimento. Isso aconteceu porque os roteiristas escreveram uma cena em que Elvis, ao lado de seus companheiros de farda, tocava e cantava em um vagão de trem rumo à cidade de Frankfurt. Essa faixa sempre foi uma das minhas preferidas do disco. É aquele tipo de som que se destaca e consegue ser apreciada mesmo fora do conjunto da trilha. A RCA Victor poderia ter trabalhado melhor nessa gravação, talvez a lançando em um single antes do disco chegar nas lojas, mas preferiu que ela ficasse apenas incorporada ao disco, trazendo qualidade para o repertório de uma forma em geral. Nisso a faixa também funcionou muito bem.
Wooden Heart (Kaempfert / Wise / Weisman) - O maior hit saído desse disco foi a bela e terna "Wooden Heart", O curioso é que Elvis jamais cantou qualquer canção dessa trilha sonora em shows ao vivo, mas abriu uma pequena e breve exceção justamente para essa baladinha. Na Alemanha e países vizinhos como a Áustria ela é certamente uma das mais conhecidas da discografia de Elvis. Foi uma das poucas que beberam da cultura alemã dentro do repertório desse álbum. A cena do filme também era puro carisma, com Elvis contracenando com uma marionete em um show infantil típico da Alemanha. Com um pequeno trecho cantado na língua germânica, a canção acabou caindo nas graças daquela região europeia.
G.I. Blues (Sid Tepper / Roy C.Bennett) - O resto do material da trilha sonora passeia entre adaptações de marchas militares e canções românticas ao velho estilo. Nos dois tipos Elvis se sai bem. Ele estava em um período vocal muito bom. O interessante é que ele de certa maneira deixou a suavidade mais característica desse período de sua carreira para adotar, em certas faixas, um aspecto mais forte em sua voz. Exigências de um material que contava com esse fator, digamos, militar do tema. A própria canção tema, "G.I. Blues" ia por esse lado. A letra não era muito boa, mas seu estilo parada militar foi muito bem adaptada. Não deixa de ser curioso também como os Jordanaires, grupo gospel em sua origem, também conseguiu se adequar ao novo estilo.
Pocketfull Of Rainbows (Wise / Weisman) - Bem, se você teve o vinil original dessa trilha sonora de Elvis Presley vai se lembrar que a bela balada "Pocketfull Of Rainbows" abria o Lado B do álbum. No filme Elvis fazia um dueto com a atriz Juliet Prowse. Enquanto ele cantava ela fazia a harmonia em sua voz. Até que ficou bonita a participação da atriz e dançarina, só que no disco tanto a RCA Victor como o Coronel Parker acharam que sua voz não deveria estar na gravação. Por isso a versão que saiu no disco foi a com a pura voz de Elvis, sem acompanhamento de Prowse. Considero uma das melhores músicas românticas da fase de Elvis em Hollywood. A cena no teleférico no filme também ficou muito boa. Assim a canção funcionou muito bem, tanto no disco como no filme.
Shoppin' Around (Tepper / Bennet / Schroeder) - "Shoppin' Around" trazia algumas características que iriam se repetir em futuras trilhas sonoras do cantor nos anos 60. Tinha um excelente ritmo, uma boa gravação em estúdio, mas... uma letra fraquíssima. Os compositores que faziam as músicas de Elvis nesse período pareciam se inspirar nos grandes musicais da Broadway de Nova Iorque, mas obviamente criando canções bem mais simples. Funcionava no filme, na cena, mas no disco parecia sem muita qualidade. Não deixa de ser um bom momento do álbum, mas novamente deixo claro que a letra realmente ficou muito abaixo do esperado.
Big Boots (Wayne / Edwards) - "Big Boots" teve duas versões em estúdio. Uma em ritmo de canção de ninar, usada no filme na cena em que Elvis contracena com um trio de bebezinhos. Outra versão rápida, bem estilo rock, foi gravada também. A RCA pensou em usar essa versão em um single, que nunca foi lançado. Uma pena, teria sido muito interessante para o fã de Elvis nos anos 60 ter acesso a duas versões diferentes, uma lançada no álbum e no filme (a versão canção de ninar) e outra em compacto, puro rock, para tocar nas rádios. Infelizmente as noções de marketing da época eram bem diferentes das de hoje. Assim a Big Boots rock ´n´roll acabou sendo arquivada por décadas e décadas, só chegando ao mercado após muitos anos depois da morte de Elvis. Lamentável.
Didja Ever (Wayne / Edwards) - "Didja Ever" era basicamente uma marcha militar. Aqui os compositores se esforçaram bem para trazer o clima de quartel general para o disco. Elvis não gostou muito. Na verdade ele não curtia muito o repertório dessa trilha sonora e nem o roteiro do filme. Segundo Priscilla ele tentou cortar várias das canções, sem sucesso. Também não ficava à vontade pelo fato do roteiro explorar de forma fantasiosa seu serviço militar na Alemanha. Era algo que soava a oportunismo em sua mente. Talvez nesse ponto Elvis estava sendo crítico demais. De maneira em geral gosto do trabalho musical desse disco, muito embora nem sempre venha a considerar todas as canções como obras acima da crítica.
Blue Suede Shoes (Carl Perkins) - Um dos aspectos mais curiosos dessa trilha sonora de Elvis Presley foi o fato dele ter gravado uma nova versão de "Blue Suede Shoes". A criação de Carl Perkins foi gravada para seu primeiro disco na RCA, lá em 1956. Depois em 1960 Elvis voltou para registrar mais uma gravação da canção. Muitos críticos não gostaram do resultado, o que discordo com veemência. A nova Blue Suede Shoes ficou ótima, com um arranjo primoroso! Deveria inclusive ter sido lançada em single na Europa, mas novamente a RCA errou e decidiu que a nova versão só faria parte da trilha sonora e nada mais. Erro de estratégia de vendas ao meu ver.
Doin' The Best I Can (Pomus/Schuman) - "Doin' The Best I Can" fechava o disco orignal, LP, de "Saudades de um Pracinha". É uma bela e terna música romântica, muito bem cantada por Mr. Presley. No filme ela aparecia timidamente, quando o personagem de Elvis, o soldado Tulsa, reunia sua banda de amigos de farda para dar uma canja musical em um daqueles bares típicos da Alemanha. Na cena do filme sempre notei uma certa indiferença por parte de Elvis, porém no estúdio, gravando a faixa, ele foi tecnicamente perfeito. Vinha bem de encontro com o estilo vocal que ele passava a adotar por essa época de sua carreira, cantando de forma mais terna, mas cadenciada. Dando maior importância na dicção das frases, uma dica deixada por Frank Sinatra quando eles se apresentaram juntos no programa de TV da rede ABC.
Elvis Presley - G.I. Blues (1960): Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J.Fontana (bateria) / Frank Bode (bateria) / Ray Siegel (contrabaixo) / Dudley Brooks (piano) / Jimmie Haskell (acordeon) / Tiny Timbrell (guitarra) / Hoyt Hawkess (guitarra) / Neil Mathews (tamborim) / The Jordanaires (vocal) / Produzido por Joseph Lilley e Hall WallisRCA Studios - Hollywood / Data de Gravação: 27, 28 de abril e 06 de maio de 1960 / Data de Lançamento: outubro de 1960 / Melhor posição nas charts: #1 (EUA) e #1 (UK).
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2005
Elvis Presley - G.I. Blues (1960)
Uma das curiosidades desse novo lote de músicas que ele teria que gravar é que Elvis teria que fazer uma nova versão de seu próprio clássico 'Blue Suede Shoes" de 1956. Lançada inicialmente em seu primeiro disco na RCA Victor, ele precisou voltar aos microfones para cantar esse novo arranjo, bem mais acústico e menos cru do que a versão original. Eu particularmente gostei da sonoridade dessa nova versão. É bem melhor produzida, não há como negar, embora com menos energia do que a primeira gravação, quando Elvis, aos 21 anos, estava no pique da sua fase roqueira. E se formos parar para pensar bem foi até bem desnecessária a produção dessa nova versão. Ela é usada numa cena do filme quando um soldado resolve interromper Elvis, que está cantando no palco de um night club. O pracinha liga o jukebox e dele sai justamente a nova "Blue Suede Shoes". Momento ideal para uma briga de Elvis e seu opositor. Praticamente todo filme de Elvis tinha uma cena de briga. Era padrão em seus filmes. Os roteiristas usavam uma determinada fórmula em seus roteiros. O público já chegava no cinema sabendo que haveria uma cena assim.
"What's She Really Like" foi composta pela dupla Abner Silver e Sid Wayne e gravada no dia 28 de abril de 1960. Considerada uma boa balada do disco, diria até que é uma das melhores faixas da trilha sonora, com uma sonoridade agradável e relaxante aos ouvidos. A letra é interessante, onde um amigo conta ao outro sobre sua nova namorada. Só elogios, dizendo que ela é maravilhosa em todos os sentidos, que tem lábios excitantes! E vem também o orgulho em dizer ao amigo que "ela é minha". Pois é, orgulho de namorado em romance recente. "Big Boots" foi um caso curioso dessa trilha sonora. Foram gravadas duas versões diferentes da música. A primeira e a principal, que acabou entrando no disco e sendo usada numa cena do filme, veio em ritmo de canção de ninar. Muito terna, muita doçura e fofura. A outra versão que foi arquivada vinha em ritmo de rock, ou melhor dizendo, em ritmo pop aceleradinho. Ficou ótima essa versão B, mas infelizmente os produtores da época acharam que não havia espaço nela no disco oficial. Coloque mais esse na longa lista de erros da RCA Victor.
"Didja' Ever" é uma marcha militar. Sim, uma marcha militar, mas com claro sabor pop music. Nada tão surpreendente assim, uma vez que o personagem de Elvis era um soldado americano na Alemanha, servindo por lá no pós-guerra, sendo um bom patriota e tudo mais. No filme a música ganhou certo destaque. A força aérea dos Estados Unidos até colaborou, cedendo um de seus caças para fazer parte do cenário. Afinal tanto o filme como o disco poderiam ser usados como propaganda para as forças armadas americanas. Algo meio trágico pois em pouco tempo os Estados Unidos iriam se envolver na Guerra do Vietnã e toda aquela tragédia humana e militar que foi aquela intervenção. Não há como ignora a bela melodia da balada "Doin' the Best I Can". A letra é de resignação e também de decepção. O enamorado personagem canta em primeira pessoa a decepção de se fazer tudo pela amada e não ter reconhecimento nenhum por isso. Ele faz tudo por ela, mas não parece ser suficiente. Uma carta de sonhos não realizados, afinal quando elas agem dessa maneira, uma coisa parece certa, o romance está prestes a desmoronar. Boa faixa, sendo que em minha opinião não foi bem usada no filme, aparecendo muito timidamente.
O maior sucesso dessa trilha sonora de Elvis foi a canção "Wooden Heart". É a bela música que foi apresentada no filme quando Elvis contracenou com uma marionete, no show para crianças. Cena muito legal do filme. Dois aspectos curiosos rondam essa música. A primeira é que foi a única música gravada por Elvis com palavras da língua alemã, o que era natural acontecer pois a versão aqui que ouvimos é uma adaptação de uma antiga música do folclore da Baviera. Como Elvis havia servido na Alemanha e como o seu personagem também servia na Alemanha na história do filme era impossível ignorar a cultura alemã na seleção musical do disco. Os produtores do disco então se apressaram em providenciar algo nesse sentido. O resultado ficou muito bom, acima do esperado. E Elvis caprichou em sua performance. O segundo aspecto digno de nota é que essa foi a única música dessa trilha sonora que Elvis cantou ao vivo, em um palco, durante a década de 1970. Claro que foi apenas uma pequena versão, muito limitada, de poucos minutos, algo que Elvis sempre fazia em se tratando de suas antigas gravações, mas mesmo assim ela foi cantada. Nenhuma outra ganhou esse privilégio. Sucesso na Alemanha e nos demais países ali vizinhos, como Holanda e Suíça, "Wooden Heart", apesar de sua singeleza, segue sendo um dos maiores hits europeus do cantor.
"Pocketful of Rainbows" ganhou uma cena bem romântica entre Elvis e sua parceira Juliet Prowse. É a cena do teleférico. Essa cena foi rodada em estúdio, em Hollywood. As cenas das montanhas que aparecem nas costas do casal é apenas o velho método de black projection (alguns chamam de back projection) onde os atores atuavam na frente de uma grande tela de cinema, com cenas filmadas por uma segunda unidade de direção da Paramount que foi até a Alemanha para gravar as cenas que seriam usadas nos cenários do filme. Já no estúdio da gravadora RCA Victor Elvis precisou gravar duas versões diferentes da música. A primeira foi utilizada pela RCA na trilha sonora oficial do filme. Apenas Elvis cantando, em solo. A segunda foi gravada alguns dias depois quando a atriz Juliet Prowse apareceu nos estúdios para gravar um dueto ao lado de Elvis. Embora a voz de Prowse fosse bonita sempre preferi a versão que contava apenas com a vocalização de Elvis. Muito mais perfeita do ponto de vista técnico. Outro aspecto digno de nota é que essa canção deu muito trabalho para Elvis, resultando em incríveis 28 takes! Em se tratando de Elvis isso era um verdadeiro absurdo!
"Frankfort Special" é a música que Elvis canta em um trem, no filme. Gosto bastante dessa canção, embora Elvis não tenha apreciado tanto assim. Ele inclusive pediu que mais da metade das músicas fossem retiradas do filme. Aquela velha coisa de querer ser um ator sério ao estilo Marlon Brando e James Dean. O produtor Hall Wallis recusou todos os seus pedidos. Experiente em Hollywood sabia muito bem o que os fãs de Elvis queriam ver em seus filmes. Queriam ver ele cantando, nada muito além disso. Assim as músicas ficaram no filme. A música título do filme "G.I. Blues" divide opiniões. Tem que aprecie e tem quem não goste. Minha opinião é de que o ritmo é bom, um pop em ritmo de marcha militar. O que estraga um pouco é a letra, mais parecendo uma paródia dos anos em que Elvis viveu no serviço militar. De certa maneira desmerece quem serviu o exército americano naquele período, em tempos de paz. Acho que a melodia merecia uma letra melhor, menos metida a engraçadinha.
Caso semelhante ocorre com "Shoppin' Around". Excelente ritmo, letra fraquinha. Aqui Elvis foi creditado como instrumentista na ficha técnica da sessão de gravação. Ele teria tocado o violão. E como é uma faixa com forte vocação acústica essa teria sido, no final das contas, uma das melhores participações dele como músico nesse período de sua carreira. Ficou perfeito sua performance ao violão. Coisa rara de acontecer naqueles tempos. "Tonight Is So Right for Love" é uma bela balada, mas trouxe problemas de direitos autorais para os produtores do disco e para a gravadora RCA Victor. Acontece que não havia os direitos para lançar essa música na Europa, então Elvis teve que gravar uma outra canção, no estilo "bem parecida, quase idêntica". O curioso é que esse mesmo problema aconteceu também no Brasil. Por isso a edição nacional do disco era semelhante ao europeu e não ao americano. Depois da morte de Elvis outras edições do álbum foram lançadas, já com a presença das duas faixas, agora sem problemas legais.
Pablo Aluísio.