domingo, 19 de dezembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 107

Elvis for Everyone
Data: 1965 / Fonte: site EPHP (Pablo Aluísio) / Texto: Pablo Aluísio / Photo: MGM Pictures / Local: Hollywood, USA. 

Elvis for Everyone - Nos anos 60 Elvis Presley tentou conciliar uma carreira de ator no cinema com seu lado musical. Nesta fase muitas foram as trilhas sonoras de seus filmes. Mas foi justamente neste período que foi lançado um dos mais curiosos discos de sua carreira, uma colcha de retalhos sonora inventada pelos produtores e executivos da RCA Victor. O LP foi chamado de "Elvis for Everyone". Para compor o disco a RCA Victor vasculhou seus arquivos atrás de gravações perdidas de Elvis. E sem dúvida acharam muita coisa relevante e importante, inclusive duas canções de Elvis da época da Sun Records. Pode-se inclusive afirmar que este disco foi uma salvação para muitas músicas de Elvis que poderiam muito bem se perder nos porões empoeirados de sua gravadora, mas que felizmente foram resgatadas do esquecimento bem a tempo. Parte das músicas foram retiradas das sessões que foram realizadas para a composição de um disco de Elvis que jamais foi lançado. 

Ao longo dos anos esse disco acabou sendo batizado de "The Lost Album", o disco perdido de Elvis. Curioso mesmo é acompanhar como todas essas faixas foram sendo espalhadas em diversos discos diferentes da carreira de Elvis em épocas diversas e sem nenhum critério de classificação. Além das faixas da Sun e do The Lost Album, "Elvis for Everyone" trazia ainda algumas músicas de filmes de Elvis que não havia sido lançadas antes, canções de filmes como "Follow That Dream", "Flaming Star" e "Wild in The Country". Por fim o disco ainda contou com a coordenação do produtor Chet Atkins que tentou de alguma forma colocar a bagunça em ordem. Essas são as principais faixas do disco "Elvis for Everyone": 

Your Cheatin Heart (Hank Williams) - Clássico da música country gravada por Elvis pouco antes de ir servir o exército americano na Alemanha. Curiosa homenagem de Elvis a Hank Williams, considerado um dos pais do country and western daquele país. Elvis inclusive deixou um pouco seu aspecto criativo de lado e resolveu seguir um arranjo mais conservador. Nunca havia sido lançada antes na carreira do Rei do Rock. 

Memphis, Tennessee (Chuck Berry) - Faixa retirada das sessões do "The Lost Album". Muito bem arranjada e executada por Elvis e banda. Sem dúvida essa canção não poderia passar em branco na sua carreira, não só por sua importância na história do Rock como também pelo fato de ter o nome de sua querida cidade. Elvis e Chet Atkins deram um tratamento de luxo e à altura desse clássico moderno de Chuck Berry. Aliás Elvis sempre se deu muito bem com músicas compostas por Chuck Berry. Essa não foge à regra, sendo um grande momento da carreira de Elvis e que deve ser conhecido por todos. 

Sound Advice (Giant / Baum / Kaye) - Elvis e violão. Essa é uma canção que fez parte da trilha sonora de "Follow That Dream" (Em cada sonho um amor, no Brasil). Curiosamente ela jamais havia sido lançada antes, nem mesmo no EP da trilha do filme. É uma das melhores músicas Pop da carreira de Elvis. Outras faixas de filmes que fizeram parte desse disco foram: "Santa Lucia" (de Viva Las Vegas), "In My Way" e "Forget Me Never" (de Wild In The Country) e "Summer Kisses, Winter Tears" (de Flaming Star). 

Finders Keepers, Losers Weepers - (Dory Jone / Ollie Jones) - Música que foi gravada nas sessões do The Lost Album. Este disco deveria ter sido lançado pois as músicas gravadas estão entre as melhores de Elvis nos anos 60. Entre as gravações do The Lost Album estão "Devil in Disguise", "Please Don't Drag That String Around", "Long Lonely Highway" e a própria "Memphis, Tennessee". Isso sem dúvida demonstra como foram produtivas essas sessões. 

Tomorrow Night (S. Coslow / W. Gross) - A história dessa canção é bem interessante. Elvis a gravou na Sun Records e foi arquivada. Quase dez anos depois Chet Atkins resolveu fazer um arranjo totalmente novo sobre o antigo acompanhamento dos Blue Moon Boys. As participações de Scotty Moore e Bill Black foram apagadas só preservando mesmo o vocal original de Elvis. Depois Atkins resolveu chamar um grupo de músicos e praticamente regravou um novo arranjo. Sem dúvida o resultado ficou muito bom mas não agradou muito aos fãs mais puristas que sempre preferiram a versão original, que foi lançada finalmente em CD na coleção "The King of Rock'n'Roll". Vale pela curiosidade de conhecer uma versão B que só foi lançada nesse disco. 

O disco "Elvis For Everyone" foi lançado em agosto de 1965 e chegou ao top 10 da parada americana e ao oitavo lugar entre os mais vendidos na Inglaterra. Apesar de seu bom êxito nas paradas internacionais os fãs brasileiros ficaram a ver navios na época pois o disco não foi lançado no Brasil, só chegando nas lojas em 1982 como parte do pacote "Pure Gold" da RCA, que relançou vários discos da carreira de Elvis Presley. Antes tarde do que nunca.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

sábado, 18 de dezembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 106

His Hand In Mine
Data: novembro de 1960 / Fonte: site EPHP (Pablo Aluísio) / Texto: Pablo Aluísio / Photo: RCA Victor / Local: Nashville. 

His Hand In Mine 
Ao retornar do Exército em 1960, Elvis resolveu realizar um de seus sonhos, gravar um álbum de canções religiosas. A realização deste trabalho foi fruto de muito empenho pessoal do próprio Elvis, o empresário dele, o coronel Parker, não via com bons olhos a gravação deste disco, pois temia prejuízos financeiros com sua realização. Elvis bateu o pé e exigiu que iria fazer o disco, com ou sem a aprovação dele. E assim o fez. O disco foi chamado de "His Hand in Mine" e é hoje considerado um de seus mais bonitos trabalhos. 

O disco fez um enorme sucesso, para espanto de Parker e da RCA, e provou que Elvis estava certo. A intenção de Elvis na realidade na gravação deste disco era homenagear a sua mãe, que havia morrido poucos anos antes. Segundo as próprias palavras de Elvis este disco era "um trabalho de amor". Ele participou efetivamente de todos os arranjos, de todo o trabalho de direção musical, praticamente monopolizou todas as fases da produção, realmente o verdadeiro produtor do disco foi o próprio Elvis. Escolheu as canções pessoalmente levando como critério de escolha a importância delas em sua vida, por isso o disco é recheado de canções da metade do século, algumas mais agitadas e algumas spirituals. As gravações foram realizadas em Nashville em outubro de 1960. 

Elvis declarou: "Esse disco será uma forma de mostrar minha gratidão para com os quartetos gospel. Acho que praticamente conheço todos os hinos já feitos. Adoro ficar sozinho ao piano, em Graceland, tocando essa música". No final de 1960, Elvis afirmou a um repórter que "His Hand in Mine" havia se tornado o seu trabalho musical de que tinha mais orgulho. O disco ficou na lista dos mais vendidos durante todo o ano seguinte, se tornando mais um grande êxito em sua carreira. 

His Hand In Mine (Mosie Lester) - Como tema principal do disco Elvis escolheu essa conhecida canção gospel de Mosie Lester. Como sempre fazia, Elvis resolveu modificar o arranjo da música original. Para isso ele realçou ainda mais a presença do quarteto gospel que o acompanhava. Depois modificou o acompanhamento instrumental dando destaque especial ao piano, ao contrário do órgão da versão de Mosie Lester. Por fim, resolveu trocar a seqüência original do refrão, aproveitando para modificar também o tempo da canção. Enfim, Elvis a reconstruiu ao seu gosto e como sempre suas escolhas se revelaram bem vindas, pois sem dúvida deram mais consistência a essa antiga canção gospel. 

Milk White Way (Elvis Presley) - Mais um exemplo do poder de trabalho de Elvis dentro dos estúdios. Aqui ele transformou mais uma vez uma tradicional canção religiosa para lhe dar um sabor todo especial. As mudanças foram ótimas, a música, antes mais lenta e melancólica, se transformou nas mãos de Elvis em um momento alto astral do disco. Elvis a deu ritmo e embalo. Se não fosse pela letra gospel poderia até ter entrado em qualquer disco convencional de sua carreira. Completamente diferente da tradicional canção religiosa, tanto que a RCA resolveu até mesmo lhe dar os créditos de autoria da música. Nota 10 para Elvis, que provou mais uma vez que realmente tinha ritmo correndo em suas veias. 

Swing Down Sweet Chariot (Elvis Presley) - Outra música que foi totalmente arranjada e adaptada por Elvis. O mais importante sobre essas gravações religiosas de Elvis é o fato dele ter trazido o gingado típico das músicas de R&B ao Gospel. Misturar gêneros e fundi-los sempre foi uma coisa natural para Elvis, que aliás detestava rotular qualquer tipo de ritmo ou música. Como disse Sam Phillips: "Elvis era daltônico", ou seja, ele não queria distinguir as canções de que gostava, para ele pouco importava o rótulo, seja a música fosse classificada como branca, negra, rock, pop, gospel; para Elvis isso não tinha importância, pois para ele tudo era música, tudo era mágica.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 105

G.I. Blues (Saudades de um pracinha)
Data: abril de 1960 / Fonte: site EPHP (Pablo Aluísio) / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Paramount Pictures / Local: Hollywood, USA. 

Saudades de um pracinha 
Trilha Sonora do quinto filme de Elvis Presley que no Brasil recebeu o título de "Saudades de um Pracinha". O filme foi dirigido por Norman Taurog e produzido por Hal Wallis e contava em seu elenco com Juliet Prowse (a atriz era na época um dos casos amorosos de Frank Sinatra). Este filme seria o percursor dos filmes de Elvis nos anos sessenta com seus roteiros fracos e trilhas de gosto duvidoso. Apesar de tudo, "G.I.Blues" apresenta alguns momentos interessantes sendo uma de suas melhores trilhas nessa período. Elvis porém não gostou nada dos resultados mas preferiu manter sua decepção só para si. Neste mesmo ano Elvis iria realizar dois projetos de alto nível artístico. 

O primeiro foi a gravação do disco gospel "His Hand in Mine", velho sonho do cantor. O outro foi a realização do filme "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960), western dirigido pelo aclamado diretor Don Siegel e co-estrelado pela atriz Barbara Eden. Este filme foi bastante elogiado pela crítica e se tornou um bem sucedido veículo para o sonho de Elvis em se tornar um ator respeitado. Ambos os filmes, "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960) e "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960) foram grandes sucessos de bilheteria. Já a trilha sonora de "G.I. Blues" concorreu ainda nesse mesmo ano a 4 prêmios Grammy, ficando 10 semanas em primeiro lugar na Billboard, sendo classificada na lista dos mais vendidos por incríveis 111 semanas (recorde absoluto). 

Eis as principais canções desse grande sucesso de Elvis nos cinemas: 
Frankfort Special (Sid Wayne / Sherman Edwards) - Elvis interpreta esta divertida canção em um trem! Pois é, como havia várias músicas na trilha então não se devia desperdiçar tempo para apresentá-las. O ritmo aliás lembra o som de um trem em movimento. De qualquer forma vale por ser um momento de alto astral do disco e do filme. A trilha do outro filme de Elvis em 1960, "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960)", contava com as seguintes canções: "Summer Kisses, Winter Tears", "Flaming Star", "Britches" e "A Cane and A Starched Collar", esta última aliás, a única cantada por Elvis no filme. 

Wooden Heart (adapt:Kaempfert / Wise / Weisman) - A melhor música de todo o disco. É baseada na canção folclórica Alemã "Muss I Denn". A cena que Elvis a apresenta no filme (com as marionetes) é a melhor parte de toda a película. A canção foi lançada em compacto na Alemanha e no restante da Europa alcançando um tremendo sucesso. O Single norte-americano com "Wooden Heart" só foi lançado no final de 1964, ou seja, quatro anos depois!!! É digno de nota a ótima adaptação do maestro alemão Bert Kaempfert e o acordeonista Jimmie Haskiell. Ela foi gravada no dia 27 de Abril nos estúdios Radio Recorders em Hollywood. 

Pocketfull Of Rainbows (Wise / Weisman) - Elvis faz dueto com Juliet Prowse no filme, porém a versão lançada no disco só conta com a voz do cantor, o que é um alívio. É uma típica canção lenta e romântica dos filmes de Elvis nos anos sessenta. Os compositores desta música iriam compor diversos temas para Elvis durante sua carreira. A Letra traz uma mensagem bonita: "todos temos que ter um arco íris no nosso bolso nos momentos difíceis da vida". 

Blue Suede Shoes (Carl Perkins) - Uma nova versão para o clássico de Carl Perkins. Apesar de ser muito bem arranjada com um ótimo acompanhamento ela não consegue se tornar melhor do que a versão do cantor para o disco "Elvis Presley" (1956). Algo se perdeu, talvez falte um pouco de garra e pique nesta versão. Porém sem dúvida é um dos pontos altos de todo a trilha. Elvis não a canta no filme, ela só aparece quando um soldado liga um jukebox. 

Shoppin Around (Tepper / Bennet / Schroeder) - O ritmo é muito empolgante além de ser muito bem executada, porém mais uma vez fica evidente a fragilidade da letra. Esta aliás é uma característica de muitas canções de filmes de Elvis nos anos 60: um bom balanço com letras frágeis. O filme "Saudades de um pracinha" foi lançado na segunda metade de 1960 e se tornou um dos filmes de maior bilheteria do ano. A trilha sonora logo bateu a marca de mais de um milhão de cópias vendidas e liderou o top 10 da Billboard. Elvis também liderou a lista dos filmes mais vistos e abriu caminho de uma vez para sua carreira de ator de cinema em Hollywwod, com tudo de bom e ruim que isso acabou significando para sua carreira.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 104

G.I. Elvis - Parte II
Data: 12 de outubro de 1958 / Fonte: "Elvis, documento histórico" / Texto: Lu Gomes / Photo: U.S.Army / Local: Bad Nauheim, Alemanha Ocidental. 

Sessões de autógrafos 
Goethhestrasse 14 foi onde os Presleys moraram em Bad Nauheim, por 15 longos meses. A vida nessa casa era uma rotina que nunca variava. Às 4:30 hs da manhã, Lamar acordava para esquentar o motor do carro de Elvis, uma BMW esporte branca. Quando Elvis acordava, todo mundo também tinha que acordar: essa era uma regra não escrita. Vovó e Elizabeth iam para a cozinha preparar a comida que era feita para agradar ao paladar de uma única pessoa, mas que era servida para todos. Bacon e ovos fritos, geléia, manteiga, café e pêssegos em calda. Depois do Breakfast, 

Elvis entrava no carro e dirigia 17km até a base. 
Assim que ele partia, todo mundo voltava para a cama, só acordando mais tarde, no horário normal, para iniciar suas tarefas diárias. O volume de correspondência era enorme, e virtualmente toda pessoa naquela casa aprendeu a falsificar a assinatura de Elvis. O jantar era servido às seis horas e, à noite, acontecia a cerimônia de autógrafos. Elvis estabeleceu esse ritual para que sua família não fosse incomodada em horas impróprias. Assim os autógrafos só eram concedidos durante meia hora, todas as noites. Uma placa na janela da casa, escrita em inglês e alemão avisava: "autógrafos entre 7:30 a 8:00 da noite somente, por favor" Durante o dia, a rua ficava calma e deserta. 

Mas quando a hora mágica se aproximava, uma pequena multidão se formava diante da casa. Elvis aparecia vestindo seu uniforme e assinava capas de discos, retratos, cartões postais, etc. Nunca houve nenhuma desordem ou violência durante essas sessões de autógrafos, mas depois de um tempo elas começaram a aborrecê-lo. Nesse ponto a rotina foi alterada, Lamar ou Red, iam lá fora e explicavam que Elvis estava indisposto, mas mesmo assim fazia questão de assinar os souvenirs das fãs. Lamar e Red coletavam as coisas, entravam na casa, Elvis assinava ou eles mesmos forjavam a assinatura do cantor e voltavam para devolver tudo, enquanto os fãs esperavam pacientemente. Depois dessa cerimônia, a família sentava-se na sala para o balanço do dia. Elvis ia ao piano tocar alguma canção, ou então escutar a estação de rádio das forças armadas ou seus discos preferidos. 

Lá pelas nove horas, Elvis estava com fome novamente e, depois do lanche, subia para seu quarto e dormia dando boas risadas com a revista Mad. Nos fins de semana, Elvis convidava alguns companheiros do exército para irem à sua casa. Rex Mansfield (na foto ao lado de Elvis), Joe Esposito e Charlie Hodge. Lá pela meia noite de Sexta feira todos saíam. Se alguém demonstrasse cansaço ou relutância, em ir, Elvis pegava quatro ou cinco bolinhas, conseguidas com o farmacêutico da base, e fazia o cara tomar. E iam todos para Frankfurt. A diversão favorita de Elvis nessa moderna cidade era uma contorcionista que trabalhava numa boate. Impressionado pela forma que ela contorcia o corpo, Elvis finalmente foi apresentado à dama e saíram algumas vezes. 

Todos os rapazes se deliciavam pensando no que essa garota poderia fazer na cama. Mas The Pelvis nunca divulgou que tipo de relacionamento ele manteve com a "rosquinha", como a moça foi apelidada. Durante esse inverno, Vernon conheceu Dee Stanley, mulher de um sargento que lá servia e com quem tinha três filhos. Dispostos a casar, Dee iniciou a ação de divórcio contra o marido e, em junho, ela e Vernon foram visitar Elvis no hospital militar de Frankfurt, onde ele estava confinado com tonsilite (inflamação das amígdalas) Vernon e Dee queriam a permissão para o casamento. "Senhora Stanley" – disse Elvis deitado na cama – "quero que meu pai seja feliz. Ele é um pai e um marido maravilhoso, e eu sempre quis Ter um irmão. Agora, terei três. Só precisamos acrescentar outro quarto em Graceland"

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 103

Teen Angel
Data: 12 de setembro de 1959 / Fonte: "Elvis, documento histórico" / Texto: Lu Gomes / Photo: American Photo Library / Local: Frankfurt, Alemanha Ocidental. 

Elvis dá baixa no exército e volta para os Estados Unidos - Nem bem Vernon encontrou sua mulher, Elvis também achou a sua. Foi em agosto de 1959, que ele conheceu Priscilla Ann Beaulieu. Sentado na sala num fim de semana à noite, ele viu entrar a mais bela adolescente do mundo. Priscilla parecia um anjo de 14 anos. Ela veio com Currie Grant, um colega de Elvis, e ficou até às onze horas. Quando Priscilla voltou para sua casa (na cidade de Weisbaden) seus pais estavam à sua espera. Não haveria mais visitas a esse tal de Elvis Presley. Priscilla nem se incomodou, pois não pensava que Elvis quisesse vê-la de novo. Imagine sua surpresa quando soube por intermédio de Grant que Elvis estava querendo um novo encontro no fim de semana. Junto com Grant, ela acabou persuadindo os pais. 

Currie Grant fez um bom serviço, explicando que Elvis era um jovem exemplar, que vivia com o pai e a avó de forma respeitosa, e que as festas de fim de semana eram inocentes reuniões onde moças e rapazes tocavam piano e cantavam, comendo pizzas e tomando refrigerantes. Quando ao problema de Priscilla chegar tarde em casa, Elvis colocaria um carro à disposição, para trazê-la e levá-la. Naquele fim de semana, Priscilla voltou a Bad Nauheim. Gradualmente o ritmo de suas visitas mudou para duas ou três vezes por semana e, eventualmente, quatro vezes por semana. Lamar ia buscá-la em Wiesbaden, logo no começo da noite, e dirigia uma hora até chegarem em Bad Nauheim. Depois, no fim da noite, outra longa viagem de volta. Assim que a freqüência dessas visitas aumentou, seu objetivo mudou. 

Agora, em vez de festinhas em volta do piano, o famoso herói sexual, e sua "teen angel" passavam a noite no quarto sozinhos, conversando sobre carros, cinema e maquiagem. Mas o que pensavam os Beaulieus, ao ver sua filhinha ir passar a noite com um notório símbolo sexual? Bem, quando Priscilla contou a Elvis que as mentiras que era forçada a inventar para explicar porque chegava em casa tão tarde da noite, não estavam mais colando, e que isso poderia por um fim às visitas, Elvis decidiu ir direto ao coração do problema. Ele e Vernon telefonaram aos Beaulieus e marcaram uma visita. O que disseram aos pais de Priscilla não se sabe exatamente, mas é bastante provável que tenham explicado que, um dia, quando Elvis deixasse o exército e restabelecesse sua carreira artística, ele iria querer se casar e cuidar da família. Embora nenhuma promessa de casamento tenha sido feita nesse primeiro encontro, essa idéia estava implícita na mente de todos. A Sra Beaulieu chegou a dizer a filha que sua relação com Elvis representava a "oportunidade de sua vida". 

Por volta de setembro de 1959, Elvis viu os primeiros sinais de que sua carreira estava revivendo. Hal Wallis veio de Hollywood para supervisionar o trabalho de uma 2ª unidade de produção, que iria filmar algumas cenas de fundo para o primeiro filme de Elvis depois do exército. Logicamente, o filme iria explorar dramaticamente suas aventuras na Alemanha, como recruta do Tio Sam. Elvis não gostou nada da idéia, mas guardou seu descontentamento só para si. Ele queria papéis que não apenas explorassem versões fantasiosas de sua vida, mas nunca disse nada ao produtor Wallis. Elvis passaria toda a sua longa carreira em Hollywood lamentando-se do fato de não ganhar bons papéis. O que ele nunca aprendeu é que atores não ganham bons papéis – eles exigem. Os últimos meses na Alemanha passaram rapidamente. Três semanas antes de dar baixa, Elvis mandou sua família de volta para Memphis. No dia final ele embarcou em um DC 7 no aeroporto de Frankfurt, de volta aos Estados Unidos. 

Single nas lojas: 
A Fool Such As (B.Trader) - Lançada originalmente em 1952 por Hank Snow pela RCA. Balada romântica excepcional que marcou toda uma época! A vocalização dos Jordanaires se faz presente de forma maravilhosa pois ecoa em harmonia com a voz do Rei. Elvis chegou a concorrer a um Grammy de "Melhor canção do ano" por esta música. Ela foi gravada no dia 10 de junho de 1958 contando com as preciosas colaborações de Chet Atkins na guitarra (que iria se tornar o produtor de Elvis nos anos sessenta), Floyd Cramer no piano e Buddy Harmon nos bongôs. "A Fool Such As I" se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Elvis. Mesmo ausente, servindo o exército na Alemanha, Elvis alcançou o primeiro lugar nas paradas inglesas e o segundo nas paradas americanas. Confirmando que sua popularidade continuava em alta no mundo todo. 

I Need Your Love Tonight (Wayne/Reichner) - Aqui esta uma ótima canção pop que possui um ritmo gostoso e fluente. Elvis a gravou em Nashville, a capital da música country and western, no dia 10 de junho de 1958 naquela que foi sua última sessão de gravação antes de servir o exército americano. Foi lançada como Lado B do single "A Fool Such As I" em março de 1959 atingindo o quarto lugar nas paradas.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 102

G.I. Elvis
Data: 24 de março de 1958 / Fonte: "Elvis, documento histórico" / Texto: Lu Gomes / Photo: U.S.Army / Local: Fort Hood, Texas. 

Elvis no exército 
No dia 24 de março de 1958, Elvis Presley se tornou o recruta US53310761. Suas costeletas e seu topete foram cortados, e só a revista Life arquivou 1200 fotos desse episódio. Em seguida foi despachado para Ford Hood, no Texas, para oito semanas de treinamento básico com tanques. Ao perder seu filho para o exército, Gladys começou a declinar. Sua saúde piorou e não havia consolo para sua dor. Quando Elvis voltou a Memphis em sua primeira licença, muita gente ficou surpresa ao vê-lo com os cabelos loiros novamente. No dia 10 de junho ele foi a Nashville para sua única sessão de gravação nos seus anos de exército. Embora Elvis fosse o mais rápido hit maker da história do show business, o coronel Parker lhe avisou: "Quero a lata vazia". "Esvaziar a lata", isto é, não gravar quase nada, iria forçar a RCA a reeditar seus discos. 

A estratégia do coronel foi sempre vender a mesma coisa duas vezes, e quando Presley retornasse da Alemanha, a "lata vazia" iria pesar muito na renegociação do seu contrato com a companhia. E Elvis recebeu suas ordens: "Você irá para uma noite de gravação. Depois disso nada até você voltar do exército". De novo em Fort Hood, sua família começou a chegar para ficar junto dele. Vernon, Gladys, vovó e Lamar Fike alugaram uma casa perto da base. Mas Gladys não estava nada bem, queixando-se de dores no abdômen, náuseas e muito mau humor. Certas noites era óbvio que ela estava bêbada. Na primeira semana de agosto seu estado de saúde piorou e Vernon a levou de trem para Memphis, para que Gladys fosse internada e examinada no Hospital Batista. 

Sua doença era hepatite. Seu fígado estava inflamado, mas ninguém sabia qual era a causa. Especialistas vieram consultá-la e argumentaram que podia ser cirrose. Enquanto isso Gladys piorou mais ainda. Na verdade, Gladys nunca foi honesta com seu médico particular. Ela bebia ao ponto de ficar embriagada, mas nunca disse nada ao doutor. Pior ainda, Gladys tomava uma grande quantidade de pílulas para emagrecer. Havia começado a usar esses compostos de anfetaminas alguns anos atrás, e foi aumentando o consumo à medida que ficava mais dependente. Sua desculpa era que tinha vergonha de sua obesidade e queria melhorar sua aparência, especialmente depois que seu filho ficou famoso e ela era sempre fotografada para os jornais. Mas Gladys nunca contou nada disso aos médicos. 

Enquanto a saúde de sua mãe piorava, Elvis conseguiu uma licença e foi vê-la no hospital em Memphis, onde passou 36 horas em vigília ao seu lado, indo depois para Graceland. As três horas da manhã, o telefone tocou, era Vernon: "Elvis, sua mãe acabou de morrer" Com a morte de Gladys, sua confessora e guia moral, Elvis ficou desesperadamente sozinho. Seu primeiro instinto foi retirar-se do mundo e rodear-se de pessoas que devotavam a ele corpo e alma. O cantor se viu diante do maior drama de sua vida, Gladys não era somente sua mãe, mas também sua melhor amiga e companheira. Sem dúvida era muito ligado à mãe, pois quando seu pai foi preso anos atrás, ficaram só ele e Gladys contra todos, e lutando pela sobrevivência. Realmente se amavam muitíssimo. Conversavam uma conversa de bebês que só eles entendiam. 

Com sua morte, Elvis amargou uma das maiores depressões de sua vida e não havia consolo para sua dor. Presley perdeu totalmente o controle emocional e seu médico particular receitou calmantes para que ele pudesse acompanhar os serviços funerários. Gladys foi velada em Graceland e Elvis mandou abrir as portas da mansão para que todos pudessem prestar suas homenagens: "Mamãe adorava meus fãs, quero que todos venham se despedir dela". Gladys Smith Presley foi sepultada originalmente no cemitério de Forrest Hill. Na lápide de Gladys, Elvis mandou escrever a seguinte frase: "Ela foi o raio de sol de nosso lar".

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio.

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 101

Alemanha Ocidental
Data: 1º de outubro de 1958 / Fonte: "Elvis, documento histórico" / Texto: Lu Gomes / Photo: U.S.Army / Local: Friedberg, Alemanha Ocidental. 

O primeiro natal sem Gladys 
O recruta Elvis Presley pisou em solo alemão no dia 1º de outubro de 1958, e foi recebido por 5000 adolescentes, que estavam à sua espera no porto de Bremen. Depois seu batalhão de 800 homens embarcou em um trem para Friedberg, em Hesse, uma cidade muito próxima de Frankfurt. Elvis logo foi designado para dirigir um jipe para o quartel general. Logo sua família chegou, instalando-se em Bad Nauheim, uma pequena cidade perto de Friedberg, com 14000 habitantes naquela época. A chegada de Dear Elvis imediatamente produziu um afluxo de jovens à pacata cidadezinha. Num de seus primeiros finais de semana em Bad Nauheim, Elvis estava passeando no parque com Lamar, quando um fotógrafo alemão aproximou-se dele, acompanhado por uma linda loirinha de 16 anos, sugerindo que Elvis posasse com a garota. 

Aquela foto transformou Margrit Buerguin, em cinderela. Em menos de 24 horas ela ficou conhecida mundialmente. Elvis descolou seu telefone com o fotógrafo e, dias depois, ligou marcando um encontro. Claro que isso não foi ignorado pela imprensa. De noite para o dia, Margrit virou notícia internacional. Embora estivesse saindo com uma alemãzinha, Elvis ainda considerava Anita Wood, sua única namorada. Para reafirmar suas intenções e acalmá-la quanto às fofocas da imprensa, um dia Elvis fez algo sem precedentes em toda a sua vida – escreveu uma carta para Anita. "Não estou saindo com ninguém" – assegurou ele na carta – "Quando me casar será com a senhorita Wood Presley". Depois de exigir de Anita que não revelasse o conteúdo dessa carta à ninguém, Elvis pediu: "confie em mim e mantenha-se limpa e saudável". 

Depois de um mês na Alemanha, Elvis foi com sua unidade para o posto de Grefewohr, perto da fronteira com a Checoslováquia, para treinamento especial. Os únicos passatempos em Graf eram beber cerveja, jogar sinuca ou ir ao cinema. Naturalmente Elvis escolheu o último. Foi numa noite no cinema que ele conheceu outra garota alemã que iria fazer parte de sua vida, Elizabeth Stefaniak. Elvis e Elizabeth saiam muito, mas apenas passeavam de carro. O que Elvis queria realmente era conversar, Ter a sua hora confessional que por tantas vezes tivera com Gladys. Ao deixar Grafenwohr, um pouco antes do natal, Elvis levou Elizabeth com ele, para trabalhar em sua casa, como secretária e intérprete, ganhando um salário de 35 dólares semanais (nessa época Elvis sempre pagava aos seus empregados um ordenado de 35 dólares por semana, pois essa era a quantia que recebia quando trabalhava como motorista de caminhão na Crown Eletric). Foi um péssimo natal para os Presley, não houve ceia e o baixo astral pela ausência de Gladys foi geral. 

Na noite de natal, Elvis chorou muito, sozinho em seu quarto. Mas logo sua solidão iria chegar ao fim e Elvis teria sua vida alterada para sempre ao conhecer a filha de um oficial da Força Aérea. Mas essa é uma outra história que você vai conferir no próximo mês, até lá. 

Single nas lojas: 
Wear My Ring Around Your Neck (Carrol/Moody) - Rock'n'Roll que é um dos melhores gravados por Presley em toda a sua carreira. Foram gravadas diversas versões, "takes", para se chegar a uma definitiva. Segundo Scotty Moore esta foi "sem sombra de dúvida a mais trabalhosa sessão de gravação de sua carreira..." o que se refletiu nos resultados pois a versão escolhida e presente neste disco é simplesmente irretocável. Esta canção foi lançada como single em Abril de 1958 chegando ao terceiro lugar na parada da revista Billboard. 

Doncha'Think It's Time (Otis/Dixon) - Ritmo característico é a marca registrada desta música. Foi gravada no dia 1º de fevereiro de 1958 em Hollywood onde Elvis filmava "King Creole" (balada sangrenta, 1958). Ela foi lançada como lado B de "Wear my Ring Around Your Neck" em Abril de 1958. Elvis Presley mais uma vez mostrava seu insuperável talento. Com a finalização das sessões, Elvis fez as malas e seguiu rumo à Alemanha, onde iria servir o exército americano estacionado no norte germânico. O cantor deu azar, pois acabou pegando um dos mais rigorosos invernos daquele país. No fundo Elvis era mais uma arma de propaganda do governo dos EUA na "guerra fria", pois ele foi despachado para um posto bem perto da "cortina de ferro". Assim os jovens sem liberdade do leste europeu teriam um símbolo da "liberdade americana" no seu quintal! Boa idéia, hein?

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 100

Grand Ole Opry
Data: 25 de setembro de 1954 / Fonte: "Elvis, documento histórico" / Texto: Lu Gomes / Photo: Grand Ole Opry / Local: Nashville, Tennessee. 

Desilusão em Nahsville 
Na noite de 30 de julho de 1954 Elvis Presley deu o seu primeiro concerto profissional, num pequeno teatro de Memphis. Ele entrou no palco junto com Scotty Moore e Bill Black, esperou o guitarrista ligar seu instrumento e começou com "That's All Right" - dando tudo o que tinha. Mal começou a cantar, gritos surgiram na platéia. Mas Elvis e seu violão foram até o fim. Depois dos aplausos foi a vez de "Blue Moon of Kentucky" e, de novo, gritos inexplicáveis. Quando o número terminou, porém, o público queria mais. Enquanto combinavam o que tocar, Elvis perguntou aos companheiros: "O que está fazendo elas gritarem desse jeito?". Scotty e Bill responderam dando risada: "É a sua perna cara, é o jeito que você está mexendo sua perna esquerda. É isso que faz elas gritarem!" Elvis, The Pelvis, acabava de nascer. 

Com seus trinta anos de história, o templo da música country, o Grand Ole Opry, em Nashville, era o reduto do conservadorismo musical americano. Seu público era de velhos e crianças, sem nenhum adolescente sequer na platéia. Sua programação era saudosista dos bons velhos tempos e havia um tabu contra o uso da bateria. Fazer Elvis se apresentar neste programa, com seu cabelo comprido, suas roupas chocantes e seu estilo R&B era a mesma coisa que atirá-lo aos leões. 25 de setembro de 1954 foi a data da primeira e única apresentação de Elvis Presley no Opry e foi escolhida por Sam Phillips para coincidir com o lançamento do segundo disco de Elvis pela Sun Records. 

Na manhã desse dia, Elvis, Scotty, Bill, Sam e Marion Keisker embarcaram em dois automóveis e rodaram 350 Km até Nashville. O show foi bom, mas infelizmente provocou a ira de Jim Denny, o truculento e racista gerente da casa. Nem bem a apresentação terminou, Denny disse a Elvis: "Não gostamos dessa música de negros por aqui. Se eu fosse você voltaria a dirigir caminhão!" Elvis chorou todo o caminho de volta. Segunda feira de manhã ele foi trabalhar na Crown Eletric, dirigindo caminhão. O desastre em Nashville logo seria apagado pelo sucesso no Louisiana Hayride, um show rival do Opry. Apresentado no auditório municipal de Shreveport, Louisiana, a 700 Km de Memphis, o Hayride tinha apenas seis anos de existência e era aberto e receptivo aos novos talentos. 

Tão boa foi a acolhida que Elvis e os Blue Moon Boys - como chamavam a si mesmos - receberam no programa, que foram contratados como atrações fixas. Todo o sul escutava pelo rádio o Louisiana Hayride e, dessa forma, Elvis começou sua escalada para o sucesso. Muito embora tenha se tornado famoso nacionalmente graças à televisão, foi o rádio o verdadeiro responsável pelo sucesso de Elvis Presley, quando ele tinha só uns poucos discos gravados. Através do rádio, esses discos eram ouvidos além dos limites de Memphis e Elvis ficou conhecido no Texas, Louisiana e Arkansas. Os Blue Moon Boys aumentaram com a entrada do baterista D.J. Fontana. 

Por todo o outono inverno de 1954-55, Elvis continuou gravando na Sun Records aqueles que seriam os melhores discos de toda a sua carreira. Claro, não estamos falando das baladas, que mesmo assim são superiores às que gravou na RCA. Estamos falando do Rockabilly. O que fazia essa música diferente das outras era sua extrema excentricidade. Até hoje a gente fica impressionado com tanta criatividade, imaginação e alegria. Cada canção é diferente da outra e não tem nada a ver com o modelo original. 

As sessões de gravação eram espontâneas e cheias de improvisação e como Elvis era criativo nesses dias! Ele se divertia e era cheio de idéias, sempre descolando alguma música antiga que não precisava ser tratada seriamente, subvertendo seu arranjo num deboche total. Isso talvez explique porque ele sempre falhava nas baladas. No palco, então, essas baladas inevitavelmente fracassavam, pois exigia uma pose e uma seriedade que Elvis absolutamente não possuía. É muito chato ser um cantor careta com a idade de 19 anos.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio.