quarta-feira, 24 de setembro de 2025

O Despertar

O Despertar
A história se passa em 1921, na Inglaterra. Uma pesquisadora cética, especializada em desmascarar falsos médiuns, é contratada para um novo serviço a ser realizado dentro de um orfanato. As crianças de lá dizem ver um garotinho rondando as sombras da noite nos corredores do lugar. Para eles se trata de um fantasma de uma criança que ali morreu há muitos anos. No começo a pesquisadora segue seus protocolos habituais. Ela quer desvendar mais uma farsa, só que conforme o tempo passa, vão acontecendo coisas sobrenaturais que ela não consegue explicar apenas com a racionalidade de sua ciência. 

Então, eis que temos um bom filme aqui. E isso não é de admirar. Afinal os ingleses  - desde os velhos tempos da Hammer - são especialistas em filmes de fantasmas. E aqui conseguiram novamente fazer um filme de terror e suspense que me prendeu a atenção do começo ao fim. Tudo muito bem realizado, sutil, jogando com o espectador o tempo todo. Assim se faz bons filmes sobre almas penadas e coisas do gênero. Não adianta encher de efeitos visuais se não tem um bom roteiro e nem inteligência para desenvolver esses velhos contos de fantasmas. E o desfecho da trama não decepciona em nada. Enfim, deixo minha recomendação. Esse filme inglês vale mesmo a pena. Não deixe passar em branco. 

O Despertar (The Awakening, Reino Unido, 2011) Direção: Nick Murphy / Roteiro: Stephen Volk, Nick Murphy / Elenco: Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton / Sinopse: Durante a década de 1920 uma pesquisadora cética de eventos paranormais vai até um velho orfanato, onde as crianças dizem avistar, nas sombras da noite, o fantasma de um menino, provavelmente um órfão que morreu naquele lugar há muitos anos no passado. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Interessante. O Dominic West é da extraordinária série The Wire, e também fez muito bem o Principe Charles, em The Crown.

    ResponderExcluir