domingo, 6 de abril de 2025

Império Romano: A Morte nas Florestas da Germânia

Império Romano: A Morte nas Florestas da Germânia
Ao longo de sua história o Império Romano enfrentou diversas guerras. Uma das mais destrutivas e mortíferas do Império aconteceu nas geladas florestas da Germânia. Nessa região de floresta fechada, com baixas temperaturas, realmente congelantes, as legiões romanas enfrentaram um inimigo poderoso: as Tribos Germânicas do Norte da Europa. 

Na visão daqueles romanos, os germânicos não passavam de povos bárbaros. Eram vistos como sujos, fedorentos, barbudos e mal cheirosos. Povos não civilizados! Para um romano que vivia em uma civilização mais avançada, aqueles bárbaros não mereciam a menor consideração. Os romanos obviamente se sentiam muito superiores a eles. Só que o Império Romano não podia negar que eram grandes guerreiros. Os germânicos dariam origem, séculos depois, aos povos da Prússia, depois Alemanha e Áustria. Era guerreiros fortes, altos, prontos para o combate. Algo que iria custar muitas vidas para os legionários de Roma. 

O Imperador romano que mais se empenhou em destruir e vencer os Germânicos foi Marco Aurélio. Ele foi para o front de guerra e viveu praticamente 13 anos de sua vida naquelas florestas úmidas e frias, lutando e combatendo ao lado de seus soldados, nas condições mais adversas que poderia se imaginar. Não foi algo fácil e nem terminou bem. O próprio Imperador Marco morreria nessas florestas. Até hoje não se sabe ao certo do que morreu, mas provavelmente foi uma doença adquirida naquelas regiões inóspitas. A floresta tinha seus próprios males e até mesmo o Imperador sucumbiu a eles.

A morte de Marco Aurélio foi um desastre para as Legiões. Após sua morte, o seu sucessor, seu filho Comôdo, simplesmente bateu em retirada. Mais de uma década lutando naquele ambiente hostil não serviu para nada! Com a retirada das tropas romanas as fronteiras ficaram indefesas. Diversos povos bárbaros invadiram o Império Romano, destruindo as vilas e cidades romanas por onde passavam. Foi um desastre de grandes proporções. E o mais importante de tudo: mostrou a outros povos que Roma poderia ser vencida no campo de batalha! Tudo isso iria dar origem a Queda do Império Romano do Ocidente, mudando a história da humanidade para sempre. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. A verdade e que comandantes realmente corajosos e carismáticos, genios do combate, como Julio César e Alexandre, que venciam guerras contra exércitos com três vezes seu contingente, ou até mais, não nascem em árvores, e assim sendo, Roma nao tinha como manter seu império só com conversa contra povos sem nada a perder e sedentos de riqueza e gloria. Deu no que seu.

    ResponderExcluir
  2. O exército romano começou a perder batalhas e mais batalhas dos exércitos bárbaros, a tal ponto que esses invasores chegaram nas portas de Roma, algo que os romanos da época consideravam impossível de acontecer... até que um dia aconteceu e a cidade eterna foi varrido pela fúria desses invasores.

    ResponderExcluir