segunda-feira, 23 de março de 2015

Highland Park

No auge da indústria automobilística americana a cidade de Highland Park desfrutou de uma prosperidade sem igual. Isso porém foi na década de 1950. Quando as grandes montadoras foram embora da região a cidade caiu na mais profunda decadência e ostracismo econômico. Agora as principais avenidas retratam a falta de desenvolvimento urbano generalizado. Antigos centros comerciais estão em ruínas e a pobreza impera em cada esquina. É justamente nesse cenário desolador que vive um grupo de quatro amigos. Eles trabalham numa escola pública, também acertada em cheio pela crise. Para passar o tédio da vida cotidiana eles resolvem apostar na loteria. Ano após ano, eles apostam nos mesmos números, basicamente a mistura dos aniversários de todos eles. Agora, como era de se esperar, estão completamente desanimados, afinal em uma década nunca conseguiram ganhar um tostão furado. Definitivamente não são as pessoas mais sortudas do mundo. Um belo dia eis que a sorte finalmente bate na porta de todos eles e os números são milagrosamente sorteados! A sorte então inesperadamente sorri para aqueles velhos amigos de longa data... mas será mesmo que eles já podem celebrar, comprando tudo o que encontram pela frente? Assim começa esse filme, um misto de drama e comédia, que parece bem despretensioso e talvez por essa razão não consiga realmente decepcionar ninguém. Até porque ninguém deve esperar por algo além de um divertimento passageiro.

Muitos costumam dizer que o desespero chega na vida de um ser humano quando ele aposta todas as suas fichas em jogos de azar, como a própria loteria. Afinal de contas é mais fácil você ser atingido por um meteoro vindo de Marte do que acertar nos números vencedores. Mesmo assim todos os anos esse tipo de jogo cresce cada vez mais, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Por falar naquele país o cenário da cidade usado para esse filme impressiona pela desolação. Highland Park mais parece uma cidade que sofreu um ataque nuclear, tamanho a decadência econômica que se vê em cada lugar. Tudo abandonado, sujo, caindo aos pedaços. Mostra muito bem como a crise da economia americana atingiu certas regiões daquela nação. A tal prosperidade pulsante do sonho americano muitas vezes pode virar um pesadelo bem feio, realista e cruel. O elenco salva a fita de se tornar mais previsível do que ela é. O ator Billy Burke interpreta um diretor escolar muito bem intencionado que é colocado contra a parede por causa dos cortes de orçamento da prefeitura local, que está falida. Diante da falta de verba ele precisa cortar custos e demitir funcionários que há anos trabalham na escola. Pior para Ed (Danny Glover), que escapa de ser demitido por já estar aposentado. Sem ter como ocupar seus entediantes dias ele faz pequenos reparos na escola caindo aos pedaços, pelo simples prazer de ajudar e ter algo para fazer todos os dias. Ao ser designado pelo grupo para jogar mais uma vez nos mesmos números da loteria ele acaba cometendo o maior erro de sua vida... se bem que ir além disso seria estragar mais ainda as surpresas do enredo. Então é isso, "Highland Park" é um pequeno filme, simpático, mas também sem maiores novidades. Provavelmente no futuro será presença certa na "Sessão da Tarde" da Rede Globo.

Highland Park (Highland Park, Estados Unidos, 2013) Direção: Andrew Meieran / Roteiro: Christopher Keyser, Andrew Meieran / Elenco: Billy Burke, Danny Glover, Parker Posey / Sinopse: Quatro amigos jogam, durante 10 anos, nos mesmos números da loteria estadual. Durante todo esse tempo nunca ganharam absolutamente nada até um dia que os números finalmente são sorteados. O problema é que Ed (Glover) ficou com a responsabilidade de realizar a aposta - o que trará uma surpresa nada agradável para todos eles. Filme produzido pela Tribeca Films, do ator Robert De Niro.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.3

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir