sábado, 17 de maio de 2008

Amy Winehouse - Back to Black

Amy Winehouse - Back to Black
Eu sempre amei a musicalidade dos anos 50 e 60. Certo dia, ouvindo rádio, começou a tocar a nova música da Amy Winehouse! Fiquei completamente surpreso, pensando estar ouvindo uma música antiga, de uma cantora que não conhecia. Claro, estava errado. Amy Winehouse era uma artista moderna, mas que havia se inspirado não apenas na musicalidade das girl groups da Motown (The Ronettes, The Supremes, etc), mas também em seu visual. Não havia nada parecido com ela naquela época, era uma cantora com vocal e estilo completamente singulares! E vocês podem imaginar minha cara quando a vi pela primeira vez no palco, com aquele cabelo dos anos 60, estilo bolo de noiva! Era algo surreal demais para ser verdade. 

E pelo visto não foi apenas esse que escreve essas linhas que ficou chocado e admirado com seu talento. Com esse mesmo álbum ela faria história no Grammy, vencendo cinco prêmios em uma só noite - inclusive o de melhor disco do ano! Tudo merecido! Esse álbum é mesmo um primor, um disco que era um espelho e um reflexo da própria cantora. As letras, muito autorais, mostrava a história de uma personagem (ela mesma, se pensarmos bem) lutando e perdendo a batalha para seus vícios e amores tóxicos. Ela assim voltava, digamos, para o lado negro da vida. Uma pena que tudo era tão real que acabaria mesmo em tragédia. Amy Winehouse se auto destruiu em pouco tempo. Lamento que ela tenha levado essa sua personagem tão a sério! 

Amy Winehouse - Back to Black (2006)
Rehab
You Know I'm No Good 
Me & Mr Jones 
Just Friends 
Back to Black
Love Is a Losing Game
Tears Dry on Their Own
Wake Up Alone
Some Unholy War
He Can Only Hold Her 
Addicted

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Guia Completo: Amy Winehouse - Back to Black

Nasceu de um coração partido
Amy escreveu a maior parte do álbum após o fim de seu relacionamento com Blake Fielder-Civil — que acabou se tornando seu marido depois. As letras são confissões diretas de dor, ciúme e recaída emocional. O título Back to Black simboliza “voltar à escuridão” (black), tanto no amor quanto na luta contra o vício e a depressão.

Gravado em apenas algumas semanas
Apesar de sua profundidade, o álbum foi gravado rapidamente — em cerca de 3 a 4 semanas, entre Miami e Nova York, sob produção de Mark Ronson e Salaam Rem. Amy gravava as vozes em uma ou duas tomadas, quase sempre sem retoques.

Som retrô inspirado nos anos 1960
Mark Ronson buscava recriar o espírito das girl groups da Motown (The Ronettes, The Supremes).
Por isso, usou instrumentos analógicos, reverbs vintage e arranjos de metais e cordas típicos da época. Amy dizia que queria que o disco soasse como “música que minha avó escutaria, mas com palavrões”.

“Rehab” foi escrita em 15 minutos
O produtor Mark Ronson contou que Amy lhe disse casualmente: “Meu pai quis me mandar pra reabilitação, mas eu disse não, não, não.” Ronson achou a frase perfeita para uma música — e em 15 minutos eles escreveram “Rehab”, que se tornaria o maior sucesso de sua carreira.

A capa tem um significado escondido
A foto de Amy sentada em uma cadeira contra uma parede azul representa fragilidade e isolamento, contrastando com seu visual de diva soul.
A ideia veio da fotógrafa Mischa Richter, que quis mostrar “a mulher por trás da persona pública”.

O álbum quase se chamou “Black to Black”
Amy originalmente sugeriu o título Black to Black, mas Ronson achou que “Back” soava melhor e trazia um duplo sentido mais poético — “voltar para o preto”, “voltar para o vazio”.

Influências musicais
Amy se inspirou em grupos vocais antigos como The Shangri-Las e The Ronettes, groups femininos vocais dos anos 60; que ela pessoalmente adorava ouvir desde criança. Também sempre citava a cantora Sarah Vaughan e artistas do passado como Ray Charles e Dinah Washington. 

“Love Is a Losing Game” era sua música favorita
Amy chegou a dizer que era “a única música que realmente a fazia chorar”. George Michael e Prince declararam admiração por essa faixa — Prince chegou a tocá-la em seus shows.

“Tears Dry on Their Own” usa base de Marvin Gaye
A faixa sampleia a clássica “Ain’t No Mountain High Enough”, de Marvin Gaye e Tammi Terrell.
Amy escreveu a letra antes da melodia e só depois percebeu que encaixava perfeitamente na harmonia da canção de Gaye.

O sucesso veio acompanhado da tragédia
Com o estouro mundial de Back to Black, Amy entrou sob enorme pressão midiática. O sucesso, paradoxalmente, aprofundou seus problemas com álcool e drogas — e o álbum acabou se tornando um espelho profético de sua autodestruição. Cinco anos depois, em 2011, Amy faleceu aos 27 anos, entrando no famoso “Clube dos 27”.

Recordista no Grammy
Amy foi a primeira artista britânica a vencer cinco Grammys em uma só noite (2008) — algo histórico até então. Ela assistiu à cerimônia de Londres, por não conseguir visto para entrar nos EUA devido a problemas judiciais.

“Valerie” não faz parte do álbum original
Apesar de ser um dos maiores sucessos associados a Amy, “Valerie” foi gravada para o álbum Version (2007) de Mark Ronson, e entrou apenas na edição deluxe de Back to Black.

O álbum venceu 5 Grammy Awards. Foi assim premiado nas categorias de Álbum do ano, Gravação do Ano ("Rehab"), Canção do Ano ("Rehab"), Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum Pop Vocal. 

No total o álbum vendeu 20 milhões de cópias ao redor do mundo. Foi considerado como um dos melhores álbuns da década de 2000 pela revista Rolling Stone. Seis singles foram extraídos do disco, todos com boas vendas comerciais. 

Discografia Stereophonics


Discografia Stereophonics
Aqui está a discografia completa do Stereophonics, incluindo álbuns de estúdio, ao vivo e compilações, organizada de forma clara e atualizada até 2025. Em negrito seguem os álbuns que já foram comentados aqui em nosso blog Music!

Stereophonics – Discografia Completa

Álbuns de Estúdio:
Word Gets Around (1997)
Performance and Cocktails (1999)
Just Enough Education to Perform (J.E.E.P.) (2001)
You Gotta Go There to Come Back (2003)
Language. Sex. Violence. Other? (2005)
Pull the Pin (2007)
Keep Calm and Carry On (2009)
Graffiti on the Train (2013)
Keep the Village Alive (2015)
Scream Above the Sounds (2017)
Kind (2019)
Oochya! (2022)

Álbuns Ao Vivo:
Live from Dakota (2006)

Compilações:
Decade in the Sun: Best of Stereophonics (2008)

EPs e Lançamentos Especiais (seleção):
Local Boy in the Photograph EP (1997)
Step on My Old Size Nines EP (2001)
Traffic (Live) (1998)
(A banda também possui diversos singles avulsos lançados ao longo da carreira.)

Projetos Paralelos:
Embora não façam parte da discografia da banda, vale citar o projeto paralelo de Kelly Jones:
Far From Saints – Far From Saints (2023) – com Kelly Jones, Austin Jenkins e Patty Lynn.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A-ha - 10 Curiosidades sobre Scoundrel Days

A-ha - 10 Curiosidades sobre Scoundrel Days
1. Segundo álbum, mas com um tom bem mais sombrio
Lançado em 6 de outubro de 1986, Scoundrel Days foi o segundo disco do A-ha, sucedendo o sucesso estrondoso de Hunting High and Low (1985). Ao contrário do primeiro, que tinha uma sonoridade mais pop e otimista, este traz letras mais introspectivas e climas sombrios, refletindo a pressão da fama e o cansaço da turnê mundial.

2. O título vem de uma música sobre desesperança
A faixa-título, Scoundrel Days, abre o álbum e fala sobre um mundo em colapso, com uma sensação quase apocalíptica. O próprio Morten Harket disse que ela representa o estado mental da banda na época — “um mundo bonito, mas perigoso”.

3. Mistura de tecnologia e melancolia
O álbum marca uma evolução na produção: o A-ha usou sintetizadores de ponta da Roland e Fairlight, misturados a guitarras e baterias reais. Isso criou o som característico do disco — sintético, mas emocional.

4. “Manhattan Skyline” tem duas metades distintas
Uma das canções mais queridas do álbum, Manhattan Skyline, começa como uma balada suave e de repente explode num rock pesado, com guitarras agressivas. Essa ideia veio de Magne Furuholmen (tecladista), que quis fundir duas músicas diferentes que a banda tinha começado separadamente.

5. “Cry Wolf” foi um dos singles de maior sucesso
Lançada como single, Cry Wolf alcançou o Top 10 em vários países europeus e até hoje é uma das mais tocadas em shows. Curiosamente, o título foi inspirado na fábula do “menino que gritou lobo”, simbolizando a perda da inocência.

6. Morten gravou vocais em apenas uma tomada
O vocal de Morten Harket em I’ve Been Losing You foi, segundo relatos de Alan Tarney (produtor), feito em uma única tomada. A potência e emoção da performance impressionaram até os engenheiros de som do estúdio.

7. Capa com atmosfera de pintura norueguesa
A capa foi criada por Jørgen Harre, com design de Kjell Torriset, artista norueguês que também trabalhou em Stay on These Roads. O visual lembra uma paisagem fria e melancólica, refletindo bem o clima do disco.

8. Mais sucesso na Europa do que nos EUA
Apesar do A-ha ainda ser associado ao hit Take On Me nos Estados Unidos, Scoundrel Days teve muito mais sucesso na Europa, onde consolidou a banda como um grupo artístico, não apenas “de um hit só”.

9. Um álbum “de amadurecimento”
Muitos críticos e fãs o consideram o melhor álbum da carreira do A-ha — o momento em que o trio deixou de ser um fenômeno teen para se tornar uma banda madura, experimental e autêntica.

10. Várias músicas permanecem no repertório ao vivo
Até hoje, I’ve Been Losing You, Cry Wolf e Manhattan Skyline estão entre as mais tocadas nos shows. Elas mostram o equilíbrio perfeito do A-ha entre melodia pop e melancolia escandinava.

Ghost - Skeletá

Ghost - Skeletá
O novo álbum do Ghost, intitulado Skeletá (lançado em 25 de abril de 2025), marca uma fase bastante definida na carreira da banda: as críticas têm sido majoritariamente positivas, elogiando tanto o conceito quanto a execução musical. Por exemplo, segundo a crítica da revista Kerrang!, o álbum chega ao ápice da melodia enquanto mergulha na introspecção: “Ghost alcançam pico de melodia ao mergulharem no abismo” foi uma das frases da análise. Já a plataforma The Rockpit avaliou com nota máxima (10/10), qualificando como “um álbum incrível e Ghost é uma daquelas bandas raras em uma geração”. 

Na parte dos bastidores, o líder da banda Tobias Forge assume o pseudónimo de “Gene Walker” para a produção deste disco. Ele revelou que o processo de gravação visou um tom mais humano, abordando temas como amor, arrependimento e aceitação — uma viragem relativamente mais pessoal comparada ao trabalho anterior. No que diz respeito à recepção pelo público, as reações são maioresitariamente positivas: fãs no Reddit comentam que, embora talvez não seja o seu álbum favorito da banda, “é sólido e melhor do que quase tudo que saiu no último ano”. Os comentários destacam ainda que o álbum “cresceu muito” com o tempo para muitos ouvintes. Em número de streaming e visibilidade, o disco também mostra força — singles como “Satanized” foram bem recebidos, e a crítica sublinha que Ghost continuam tendo “ganchos, assombrações e blasfêmias sagradas” em plena forma. Em resumo: tanto a crítica quanto o público parecem confortavelmente alinhados em afirmar que Skeletá é um sólido passo em frente na trajetória da banda.

Ghost - Skeletá (2025)
Peacefield 
Lachryma 
Satanized 
Guiding Lights 
De Profundis Borealis 
Cenotaph 
Missilia Amori 
Marks of the Evil One 
Umbra 
Excelsis

Chad. G. Petersen. 

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Discografia Oasis


Discografia Oasis

Álbuns de Estúdio:
Definitely Maybe (1994)
(What’s the Story) Morning Glory? (1995)
Be Here Now (1997)
Standing on the Shoulder of Giants (2000)
Heathen Chemistry (2002)
Don’t Believe the Truth (2005)
Dig Out Your Soul (2008)

Coletâneas e Lançamentos Especiais:
The Masterplan (1998) 
Stop the Clocks (2006)
Time Flies... 1994–2009 (2010)

Álbuns ao vivo:
Familiar to Millions (2000) 
Knebworth 1996 (2021) 

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

terça-feira, 13 de maio de 2008

Lançamentos do Rock Inglês - Outubro de 2025

Aqui estão alguns dos principais lançamentos de rock inglês previstos para outubro de 2025:

Richard Ashcroft – Lovin' You
Lançamento: 10 de outubro
O sétimo álbum solo de Ashcroft, conhecido por seu trabalho com o The Verve, apresenta uma abordagem mais romântica e introspectiva. O single de estreia, "Lover", foi lançado em maio. 

Idlewild – Idlewild
Lançamento: 3 de outubro
O décimo álbum da banda escocesa traz uma sonoridade coesa e madura, com influências do indie rock britânico clássico. O vocalista Roddy Woomble contribuiu para a composição e arte do álbum. 

Creeper – Sanguivore II: Mistress of Death
Lançamento: 31 de outubro
A sequência do álbum de 2023 da banda inglesa mistura elementos de horror gótico com rock teatral. Singles como "Headstones" e "Blood Magick (It's a Ritual)" já foram lançados.

Florence and the Machine – Everybody Scream
Lançamento: 31 de outubro
O sexto álbum da banda liderada por Florence Welch explora temas de misticismo e introspecção emocional, com influências de folk e horror. A faixa-título foi lançada como single principal. 

Ashnymph – Singles "Saltspreader" e "Mr Invisible"
Lançamentos: Outubro
A nova banda britânica mistura rock alternativo com influências de música eletrônica e psicodélica. Os singles foram bem recebidos pela crítica especializada. The Guardian

Lançamentos do Rock Americano - Outubro 2025

 
Lançamentos de rock americano em outubro de 2025:

🎸 Principais lançamentos de álbuns de rock dos EUA

Artista / Banda Álbum Data Comentário
AFI Silver Bleeds the Black Sun... 3 de outubro de 2025 O 12º álbum de estúdio da banda. Mistura post-punk / gothic rock com uma estética mais sombria. (Wikipedia)
Thrice Horizons/West 3 de outubro de 2025 Alternativa / post-hardcore. Retorno bastante aguardado. (Wikipedia)
Rocket R Is for Rocket 3 de outubro de 2025 Álbum de estreia, com guitarras fortes e uma produção que remete ao rock alternativo dos anos 90. (Wikipedia)

Lançamentos recentes e previstos de rock / gêneros próximos nos EUA para outubro de 2025:


🎯 Alguns destaques

Artista / Banda Álbum / Single Data Observações
Yellowcard Better Days 10 de outubro de 2025 Novo álbum dos EUA, após reunião da banda. (Wikipedia)
All Time Low Everyone’s Talking! 17 de outubro de 2025 Pop-punk / rock alternativo americano. (Wikipedia)
Michael Schenker Group Don’t Sell Your Soul 3 de outubro de 2025 Clássico / hard rock. (New Releases Now)
Pavlov’s Dog Wonderlust 3 de outubro de 2025 Rock progressivo / clássico. (New Releases Now)

📅 Principais lançamentos de outubro de 2025

Data Artista / Banda Álbum / EP / Single Observações
3 de outubro Michael Schenker Group Don’t Sell Your Soul Um novo álbum no estilo hard rock / clássico. (New Releases Now)
3 de outubro Pavlov’s Dog Wonderlust Rock clássico / prog rock. (New Releases Now)
10 de outubro All Time Low Everyone’s Talking! Pop-punk / rock alternativo. (Loudwire)
10 de outubro (Diversos) Lançamentos de rock / metal diversos Na lista de “Hard Rock + Metal Album Release Calendar” aparecem vários lançamentos no gênero rock/metal para esse dia. (Loudwire)
17 de outubro 84 Tigers Nothing Ends Aparece na lista de lançamentos de metal/rock para outubro. (Loudwire)
31 de outubro Creeper Sanguivore II: Mistress of Death Mistura de rock gótico / teatral — embora a banda seja britânica, aparece nas listas de lançamentos rock/metal. (Loudwire)
10 de outubro (CD/LP) Dropkick Murphys For the People (edição física) O álbum já estava disponível digitalmente, mas a versão física sai em 10 de outubro. (Wikipedia)
10 de outubro Arch Enemy Blood Dynasty (edição deluxe) Parte dos lançamentos metal/rock listados para esse dia. (Loudwire)