quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Elvis Presley - A Hundred Years From Now

Elvis Presley - A Hundred Years From Now
Cantor: Elvis Presley
Música: A Hundred Years From Now
Compositores: Flatt - Scruggs
Álbum: Essential Elvis - Walk A Mile in My Shoes
Selo: RCA Victor
Data de Gravação:
Produção: Felton Jarvis
Engenheiro de Som: Al Pachucki
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville, Tennessee

Músicos: Elvis Presley (vocais e violão) / James Burton (guitarra) / Ronnie Tutt (bateria) / Chip Young (guitarra) / Bob Lanning (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin(piano) / The Imperials (vocais) / The Sweet Inspirations (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / John Wilkinson (guitarra) / Norbert Putnam (baixo) / Jerry Carrigan (bateria) / David Briggs (piano) / Charlie McCoy (orgão e Harmônica) (Banjo) / Harold Bradley (guitarra).

Comentários:
A primeira vez que ouvi essa gravação foi no box "Walk A Mile in My Shoes". Na verdade nem é tecnicamente uma gravação oficial de Elvis Presley, nem tampouco saiu em qualquer disco seu dos anos 1970. Elvis sequer estava interessado em gravá-la para fazer parte de um álbum da RCA Victor. Foi apenas um ensaio, um momento de descontração entre ele e sua banda. Por muitos anos essa jam session ficou arquivada nos arquivos da gravadora. Só depois é que com o advento dos lançamentos de CD com material inédito foi finalmente lançada no mercado.

É uma música bem antiga, um bluegrass para se tocar com banjo que Elvis certamente conhecia quando era garoto. Para se ter uma ideia sua criação data de 1906 segundo alguns historiadores de música nos Estados Unidos. Sequer se pode afirmar com certeza quem a criou. Apenas alguns anos depois foi sendo popularizada. A performance de Elvis por sua vez foi claramente inspirada na versão da dupla de cowboys Flatt and Scruggs. Elvis inclusive tira uma onda com o estilo vocal do cantor desse grupo. James Burton também imita o mesmo solo, só que usando uma guitarra comum e não um instrumento acústico que era usado na gravação original. Em suma, é um momento divertido de Elvis e a TCB Band. Se a tivessem levado mais à sério poderia até mesmo ter entrado em um álbum como "Elvis Country", quem sabe...

Pablo Aluísio.

terça-feira, 4 de outubro de 2005

Elvis Presley - A House That Has Everything

Elvis Presley - A House That Has Everything
Cantor: Elvis Presley
Música: A House That Has Everything
Compositores: Tepper - Bennett
Álbum: Clambake
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 21 de fevereiro de 1967
Produção: Felton Jarvis, Jeff Alexander
Engenheiro de Som: Jim Malloy
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville, Tennessee

Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Chip Young (guitarra), Bob Moore (baixo), Charlie McCoy (guitarra, gaita), Buddy Harman (bateria), D.J. Fontana (bateria), Floyd Cramer (piano), Hoyt Hawkins (piano), Pete Drake (steel guitar), Norm Ray (sax), Millie Kirkham (vocais), The Jordanaires (vocais).

Comentários:
A trilha sonora de "Clambake" não é das melhores de Elvis em Hollywood. Tampouco fica entre as piores. A RCA Victor inseriu algumas canções bônus em sua seleção musical que a livrou de ser meramente um disco fabricado pela indústria do cinema. Só para se ter uma ideia o clássico "Guitar Man" fez parte desse álbum. Assim não podemos dizer que "Clambake" musicalmente falando seja um desastre irrecuperável. Além disso não podemos deixar de salientar que Elvis gravou essa trilha sonora em Nashville e não na costa oeste. Trabalhando mais perto de casa ele se sentia mais inspirado e menos pressionado. O filme sim deixava a desejar. Elvis nem queria fazê-lo pois o roteiro era apenas uma variação de seus filmes de verão, filmes de praia. Porém como ele andava com dívidas pesadas nessa época para pagar resolveu se submeter. Pessoalmente ele não queria mesmo mais atuar em comédias musicais nesse estilo.

"A House That Everything" da dupla Tepper e Bennet é um dos bons momentos do disco. É uma boa balada, que se não se sobressai dentro da carreira de Elvis, pelo menos tem uma certa dignidade, sendo agradável aos ouvidos no final das contas. Particularmente gosto de muitas canções escritas por essa dupla de compositores. Claro que algumas tolices foram compostas por eles, mas o foram em número reduzido. “A House That Everything” é a primeira canção da trilha que desperta nossa atenção. Aqui Elvis utiliza uma vocalização bem típica da primeira metade dos anos 60, calma, suave e relaxante. Praticamente todas suas baladas gravadas antes de 1964 apresentam essa característica (vide a linda “There’s Always Me” do disco “Something For Everybody” de 1961, símbolo do estilo que estou citando). Como faz parte dessa trilha sonora, uma das menos conhecidas da carreira de Elvis, foi totalmente esquecida e ofuscada. Merece uma segunda audição.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - After Loving You

Elvis Presley - After Loving You
Cantor: Elvis Presley
Música: After Loving You
Compositores: E. Miller - J. Lantz
Álbum: From Elvis in Memphis
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 18 de fevereiro de 1969
Produção: Chips Moman, Felton Jarvis
Engenheiro de Som: Al Pachucki
Local de Gravação: American Sound, Memphis, Tennessee

Músicos: Elvis Presley (vocais, piano), Reggie Young (guitarra), Tommy Cogbill (baixo), Gene Chrisman (bateria), Bobby Wood (piano), Bobby Emmons (órgão).

Comentários:
Música gravada no American Studios, em 1969, quando Elvis estava determinado a melhorar a qualidade de seus discos, deixando o material de Hollywood, das trilhas sonoras, para trás de uma vez por todas. Como todos sabemos essas canções foram lançadas depois no aclamado "From Elvis in Memphis", considerado por muitos críticos como o melhor álbum de Elvis durante os conturbados anos 60. O homem estava pisando na Lua, havia uma nova década que estava para nascer e Elvis procurava por novas sonoridades, novos sons. No American ele foi acompanhado por jovens músicos, uma banda renovada que iria dar um sopro de renovação musical em sua carreira.

Em "After Loving You" Elvis resgata uma música antiga, lá dos anos 30, onde nem sequer havia uma indústria fonográfica implantada nos Estados Unidos. Tudo ainda era muito primitivo quando a canção foi criada pelo autor Eddie Miller. A inspiração para a gravação de Elvis muito provavelmente veio de uma gravação mais recente, na voz de Eddy Arnold. Elvis sabia que era uma grande canção, que merecia uma versão em sua própria interpretação. A letra romântica evoca uma pergunta do coração, onde em primeira pessoa Elvis se perguntava se ainda havia algo melhor na vida, após amar a mulher de sua vida. O que poderia existir depois disso? Por fim, uma curiosidade. Nos takes iniciais da gravação dessa canção, ainda na fase de ensaios, Elvis tocou piano. Ele de fato estava inspirado naqueles dias.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Elvis Presley - A Fool Such as I

Elvis Presley - A Fool Such as I
Cantor: Elvis Presley
Música: A Fool Such as I
Compositor: Bill Trader
Álbum: Elvis Gold Records Vol. 2
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 10 de junho de 1958
Produção: Steve Sholes
Engenheiro de Som: Selby Coffeen
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville, Tennessee

Músicos: Elvis Presley (vocal e guitarra), Hank Garland (guitarra), Chet Atkins (guitarra), Bob Moore (baixo), Floyd Cramer (piano), Murrey "Buddy" Harman (bongôs e percussão), D.J. Fontana (bateria), The Jordanaires (vocais).

Comentários:

A gravação original dessa música se deu em 1952 com Hank Snow, se tornando um sucesso na parada country. Depois ela foi sendo regravada por diversos outros artistas em especial Tommy Edwards e Jo Stafford pelo selo Columbia records. Elvis registrou sua versão em 1958, numa época em que sua vida se dividia entre Hollywood onde filmava seu novo filme "King Creole" e Nashville onde tentava gravar algo inédito para quando estivesse servindo o exército na Alemanha.

Essa sessão contou com um novo membro na banda de Elvis, nada menos do que o guitarrista e produtor Chet Atkins, um dos melhores instrumentistas e arranjadores de sua época. Com Atkins podemos notar uma melhora na sonoridade das gravações de Elvis, em especial nas guitarras, onde ele realmente caprichava com sua Gibson. Por isso uma das melhores coisas de se ouvir na versão de "(Now and Then There's) A Fool Such as I" na voz de Elvis Presley é o conjunto formado pelas linhas de melodia providenciadas por Atkins. Junte-se a isso um vocal inspirado de Elvis e você vai entender porque essa é uma das grandes gravações de Elvis em estúdio durante os anos 1950. Simplesmente impecável.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - A Dog's Life

Elvis Presley - A Dog's Life
Cantor: Elvis Presley
Música: A Dog's Life
Compositores: Sid Wayne / Ben Weisman
Álbum: Paradise Hawaiian Style
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 27 de julho de 1965
Produção: Thorne Nogar
Engenheiro de Som: Dave Weichman
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California

Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Barney Kessel (guitarra e violão), Charlie McCoy (guitarra e violão), Ray Siegel (baixo), Keith Mitchell (baixo), D.J. Fontana (bateria), Hal Blaine (bateria), Milton Holland (percussão), Larry Muhoberac (piano), Bernal Lewis (Steel Guitar), The Jordanaires (vocais).

Comentários:
Nos anos 60 Elvis Presley trocou o rock mais visceral que ele cantava na década anterior por um som mais pop, mais leve. Em Hollywood essa mudança se tornou ainda mais clara. Era o momento de Elvis cantar um material mais de acordo com os estúdios de cinema. "No Paraíso do Havaí" é um produto 100% feito para esse objetivo. A Paramount queria repetir o grande sucesso de "Feitiço Havaiano" (Blue Hawaii, de 1961), então acabou produzindo esse filme "igual, mas diferente", na verdade um genérico do filme anterior.

Assim chegamos nessa faixa "A Dog's Life". Em uma trilha sonora que já era considerada bem fraca, com toda aquela sonoridade havaiana, essa música ainda era considerada uma das mais banais. Na cena do filme Elvis contracenava com vários cães, alguns dele mesmo. Não foi obviamente um momento marcante, nem inspirador, mas pelo menos chegou a ser divertido. Elvis sabia que ele nunca seria lembrado por músicas como "A Dog's Life", mas procurava ao menos tirar diversão de tudo o que estava acontecendo em cena. Assim encare essa faixa. É uma diversão bem anos 60, ainda que sabendo que ela não vai fazer qualquer diferença no final das contas em termos puramente musicais.

Pablo Aluísio.

domingo, 2 de outubro de 2005

Elvis Presley - Adam and Evil

Elvis Presley - Adam and Evil
Cantor: Elvis Presley
Música: Adam and Evil
Compositores: Wise / Starr
Álbum: Spinout
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 17 de fevereiro de 1966
Produção: George Stoll
Engenheiro de Som: Dave Weichman
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California

Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Hilmer J. "Tiny" Timbrell  (guitarra), Tommy Tedesco (violão), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), D.J. Fontana (bateria), Floyd Cramer (piano), Homer "Boots" Randolph (sax), The Jordanaires (Backup Vocals).

Comentários:
Essa trilha sonora de "Spinout" nunca foi das minhas preferidas. Depois de 1965 as trilhas de Elvis tiveram uma queda em sua qualidade. As sessões passaram a ser feitas com mais pressa, menos capricho. Além disso as próprias composições já não eram tão boas. O material musical de uma maneira em geral havia decaído. O curioso é que em se tratando de "Spinout" sempre tive uma opinião formada, a de que o filme era melhor do que a trilha. Há bons momentos, com carrões possantes e boas sequências de corridas. Até a McLaren aproveitou para divulgar um de seus novos modelos no filme, colocando Elvis para dirigir uma dessas máquinas.

Já a trilha sonora me passa uma sensação de cansaço. Não apenas de Elvis e banda (aqui bem mesclada), mas também da própria maratona de se gravar diversos discos desse tipo em praticamente um ritmo industrial. Em relação a "Adam and Evil" não vejo maiores surpresas. Curiosamente a música que em si é simples acabou dando trabalho extra para Elvis. No total foram 29 tentativas para se chegar no take ideal! Uau! Elvis parecia mesmo desgastado com esse tipo de material.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - A Cane and a High Starched Collar

Elvis Presley - A Cane and a High Starched Collar
Cantor: Elvis Presley
Música: A Cane and a High Starched Collar
Compositores: Tepper / Bennett
Álbum: Flaming Star
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 8 de agosto de 1960
Produção: Urban Thielmann
Engenheiro de Som:Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California

Músicos: Elvis Presley (vocais), Howard Roberts (violão), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Michael "Meyer" Rubin (baixo), Bernie Mattinson (bateria), James Haskell (acordeão), Dudley Brooks (piano), The Jordanaires: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker (Backup Vocals).

Comentários:
Essa canção fez parte da trilha sonora do western "Estrela de Fogo" (Flaming Star, 1960). O filme é muito bom, um faroeste que não deixava nada a desejar em relação a outras produções da época. A trilha foi mínima, com poucas canções. O estúdio parecia mais empenhado em promover Elvis, o ator, do que Elvis, o músico. Assim as canções ficaram em um segundo plano. Dentro desse repertório secundário sempre curti bastante essa melodia. Ela tem uma certa inocência brejeira, com direito a uma bela sanfoninha, que sempre me cativou. Além disso é uma das raras apresentadas por Elvis em cena no filme. Curiosamente apesar de ser uma boa música ela ficou anos, diria décadas, fora de catálogo. Antes do advento do CD e da Internet que facilitaria muito a vida do fã de Elvis, essa faixa era uma verdadeira raridade. Nem sequer foi lançada no Brasil em disco na época. Era realmente coisa de colecionador. No mais é outro prazer sem culpas da fase Hollywood de Mr. Presley.

Pablo Aluísio.

sábado, 1 de outubro de 2005

Elvis Presley - A Boy Like Me a Girl Like You

Elvis Presley - A Boy Like Me a Girl Like You
Cantor: Elvis Presley
Música: A Boy Like Me a Girl Like You
Compositores: Tepper / Bennett
Álbum: Girls, Girls, Girls
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 27 de março de 1962
Produção: Joseph Lilley
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California

Músicos: Elvis Presley (vocal), Scotty Moore (guitarra), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Barney Kessel (guitarra e violão), Ray Siegel (baixo), Neal Matthews (guitarra), D.J. Fontana (bateria), Hal Blaine (bateria), Bernie Mattinson (percussão), Homer "Boots" Randolph (sax), Dudley Brooks (piano), The Jordanaires (vocais), The Mellow Men (vocais), Norma Zimmer (vocais), The Amigos (vocais).

Comentários:
Gosto dessa balada romântica. Essa trilha sonora do filme "Garotas, Garotas e mais Garotas' tem seus bons momentos. É um conjunto de boas canções, embora nenhuma delas seja uma obra prima dentro da discografia de Elvis. A letra dessa  "A Boy Like Me a Girl Like You" é bem no estilo romance adolescente que se espalhava pelas trilhas de Elvis em Hollywood durante os anos 60.

De bom mesmo temos a melodia, sempre terna e tranquila. O produtor Joseph Lilley quis trazer uma sonoridade mais de acordo com os boleros caribenhos, isso apesar do filme se passar no Havaí. Por falar nas ilhas americanas no Pacífico, é interessante notar que os compositores desse disco fugiram do som havaiano que todos tinham ouvido na trilha de "Blue Hawaii". Apesar do sucesso de vendas - o LP foi um dos mais vendidos da carreira de Elvis - a RCA acreditava que o público não estaria disposto a comprar dois discos de Elvis com o mesmo tipo de som. 

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Discografia - Parte 12

 


Elvis Presley - A Big Hunk o' Love

Elvis Presley -  A Big Hunk o' Love
Cantor: Elvis Presley
Música: A Big Hunk o' Love
Compositores: Aaron Schroeder / Sid Wyche
Álbum: 50,000,000 Elvis Fans Can't Be Wrong - Elvis' Golden Records Vol.2
Selo: RCA Victor
Data de Lançamento: 3 de novembro de 1959
Produção: Steve Sholes
Local de Gravação: RCA Studios, Nashville

Músicos: Elvis Presley (vocal e guitarra) / Chet Atkins (guitarra) / Hank Garland (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Buddy Harmon (bongôs) / The Jordanaires (vocais).

Comentários:
Rock gravado por Elvis nas últimas sessões realizadas antes dele ir embora para a Alemanha, onde serviu o exército americano até 1960. O Coronel Parker queria que Elvis gravasse várias faixas, para que fossem sendo lançadas periodicamente, em singles, enquanto ele estivesse longe na Europa. Depois esses mesmos compactos foram reunidos nesse álbum intitulado "50,000,000 Elvis Fans Can't Be Wrong - Elvis' Golden Records Vol.2". Coisas que as gravadoras faziam na época.

A música é um dos grandes clássicos da carreira de Elvis Presley. Um rock memorável que inclusive foi reutilizado por ele duas décadas depois em seus concertos ao vivo, já na década de 1970. Caso tenha interesse em ouvir essa mesma canção em sua versão "Live" procure pelo disco duplo "Aloha From Hawaii" que você terá uma ideia na diferença entre as versões - a de estúdio dos anos 50 e a ao vivo dos anos 70. Em minha opinião ambas são excelentes, isso apesar de não gostar muito dos arranjos de metais que foram incorporados nas versões dos discos ao vivo.

Pablo Aluísio.