sábado, 21 de maio de 2005

Elvis Presley - Murfreesboro 74

Esse é o novo CD do selo FTD, que ao contrário do que andavam dizendo por aí não vai acabar. Pelo contrário, o selo tem se mostrado bem lucrativo pois atende uma parcela de fãs de Elvis que estão sempre dispostos a ouvirem novidades, ano após ano. Esse lançamento aqui tem uma boa sonoridade, pois está na categoria de Soundboard, ou seja, o áudio foi gravado diretamente do sistema de som que foi usado nos dois concertos. Os shows foram realizados nos dias 14 e 19 de março de 1974, na cidade de  Murfreesboro no Tennessee. Com população de pouco mais de 100 mil habitantes era próxima de Memphis, uma vez que Elvis já não estava mais com disposição de fazer longas viagens. Se houvesse a oportunidade de cantar perto de casa seria algo muito bem-vindo para ele nessa fase de sua vida. As dificuldades e os desconfortos das longas viagens já não eram mais de seu agrado pessoal. A vida na estrada, nas turnês, era algo penoso conforme a idade vinha chegando para Elvis.

Em termos de repertório não há muitas novidades nessas apresentações. Elvis estava disposto a fazer shows profissionais, corretos, mas sem grandes surpresas. Preferiu se agarrar no certo e no seguro. Do primeiro show no dia 14 eu poderia destacar as interpretações do cantor em faixas como "Steamroller Blues", um bom blues que Elvis já não utilizava mais com tanta frequência e o gospel "Why Me Lord" que começava a entrar nos concertos e seria utilizado no show de Elvis em Memphis, indo parar no álbum oficial, fazendo com que os fãs do mundo todo conhecessem a canção que nunca havia sido gravada antes por ele em estúdio. O segundo show tem menos novidades, mas eu destacaria o medley com as canções " Long Tall Sally / Whole Lotta Shakin' Goin' On / Mama Don't Dance / Flip, Flop and Fly / Jailhouse Rock / Hound Dog". Veja como Elvis pouco se importava com seus clássicos de rock. Esse monte de músicas cabiam em uma performance de pouco mais de três minutos de duração! Realmente uma pena. De qualquer forma esse medley também seria usado no disco de Memphis. Por fim há outra nova música no repertório, a bonita "Help Me", cuja versão ao vivo surgiria no álbum gravado ao vivo em Memphis e depois faria parte do disco "Promised Land", em sua versão de estúdio. Então é isso. Um CD bom, interessante, mas nada excepcional. Até que vale a pena ter na coleção.

Elvis Presley - Murfreesboro 74 (2018)

Disc 1 - March 14, 1974
01 Also Sprach Zarathustra / 02 See See Rider 3:36 / 03 I Got A Woman / Amen 4:13 / 04 Love Me 1:41 / 05 Trying To Get To You 2:09 / 06 All Shook Up 1:01 / 07 Steamroller Blues 3:01 / 08 (Let Me Be Your) Teddy Bear / Don't Be Cruel 2:06 / 09 Love Me Tender 1:53 / 10 Johnny B. Goode 1:40 / 11 Hound Dog 1:11 / 12 Fever 3:06 / 13 Polk Salad Annie 3:38 / 14 Why Me Lord 3:58 / 15 Suspicious Minds 3:55 / 16 Introductions 1:58 / 17 I Can't Stop Loving You 2:41 / 18 Help Me 2:44 / 19 American Trilogy 4:04 / 20 Let Me Be There 3:59 / 21 Funny How Time Slips Away 2:42 / 22 Can't Help Falling In Love 1:41 / 23 Closing Vamp 1:00

Disc 2 - March 19, 1974
01 Also Sprach Zarathustra (Theme From 2001: A Space Odyssey) 1:15 / 02 See See Rider 3:37 / 03 I Got A Woman / Amen 5:56 / 04 Love Me 1:46 / 05 Trying To Get To You 2:12 / 06 All Shook Up 1:02 / 07 Steamroller Blues 2:56 / 08 (Let Me Be Your) Teddy Bear / Don't Be Cruel 1:58 / 09 Love Me Tender 1:55 / 10 Medley: Long Tall Sally / Whole Lotta Shakin' Goin' On/Mama Don't Dance / Flip, Flop and Fly / Jailhouse Rock / Hound Dog 3:37 / 11 Fever 3:08 / 12 Polk Salad Annie 3:39 / 13 Why Me Lord 4:00 / 14 Suspicious Minds 3:51 / 15 Introductions 2:37 / 16 I Can't Stop Loving You 2:32 / 17 Help Me 3:11 / 18 American Trilogy 4:00 / 19 Let Me Be There 4:15 / 20 Funny How Time Slips Away 2:32 / 21 Mystery Train 0:45 (incomplete).

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - A New Decade, A New Sound

A New Decade, A New Sound (2014) - Esse bootleg lançado recentemente pelo selo Straight Arrow procura resgatar duas apresentações de Elvis Presley em Las Vegas na sua segunda temporada de retorno aos palcos. Como o próprio título sugere havia um clima de euforia no ar, uma nova década nascia e Elvis aproveitava para testar novas sonoridades em sua música. Pena que o som propriamente dito do título seja bem ruim pois se trata de um audience recording, ou seja, uma gravação feita no meio do público, por fãs. 

Eu particularmente assumo que nunca gostei muito dos CDs da Straight Arrow. Alguns títulos são até interessantes, mas no geral o selo não se importa muito com qualidade sonora, lançando coisas inéditas, é verdade, mas que não primam muito pela qualidade de som. Assim pela má sonoridade presente só indico mesmo "A New Decade, A New Sound" para fãs radicais do Rei do Rock.

A New Decade, A New Sound (2014) - February 3 1970 Dinner show: Excerpt of Sammy Shore speech - Orchestra Instrumental - Opening Vamp - All Shook Up - I Got A Woman - Proud Mary - Don't Cry Daddy - Teddy Bear/Don't Be Cruel - Long Tall Sally - Let It Be Me - I Can't Stop Loving You - Walk A Mile In My Shoes/In The Ghetto - Kentucky Rain - Sweet Caroline - Polk Salad Annie - Introductions - Suspicious Minds - Can't Help Falling In Love. / February 5 1970 Dinner show: Rick Rennie comments recorded prior the show - Orchestra Instrumental - Opening Vamp - All Shook Up - I Got A Woman - Proud Mary - Don't Cry Daddy - Teddy Bear/Don't Be Cruel - Love Me - C. C. Rider - Let It Be Me - I Can't Stop Loving You - Love Me Tender - Chat with audience - In The Ghetto - Sweet Caroline - Polk Salad Annie - Introductions - Suspicious Minds - Can't Help Falling In Love.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Houston, We Have a Problem...

Houston, We Have a Problem... - Terceiro lançamento da Audionics, o título do CD faz um trocadilho engraçadinho com a famosa frase dita pela tripulação da nave Apolo XIII. Esse é o show de Elvis realizado em Houston na data de 28 de agosto de 1976. Elvis pesadão luta para realizar uma boa apresentação. A boa notícia é que ele conseguiu. No começo o ouvinte fica com receios que Elvis fará mais um daqueles concertos preguiçosos e cheios de problemas, típicos do trabalho que ele vinha desenvolvendo ao vivo no ano do bicentenário dos Estados Unidos. 

Felizmente ele consegue se superar e lá pela quarta música Elvis parece se empolgar com o show. A qualidade sonora é boa, um soundboard bem gravado. Pena que o show em si esteja também incompleto. Outro problema é a já conhecida manha de Elvis em promover longas apresentações de seus músicos, o que lhe dava a chance de sentar para descansar e se poupar, tendo em vista seus problemas de saúde. O repertório é o costumeiro, sem maiores novidades. Os únicos destaques dignos de nota vem das performances de "America" (em homenagem ao seu país) e "Hurt" (onde Elvis tentava mostrar que ainda tinha muito poderio vocal).

Houston, We Have a Problem... - See See Rider (incomplete) I Got A Woman - Amen / Love Me / If You Love Me / You Gave Me A Mountain / All Shook Up / Teddy Bear - Don't Be Cruel / And I Love You So /  Jailhouse Rock / Fever / America / Polk Salad Annie - Introductions / Early Mornin' Rain / What'd I Say / Johnny B. Goode / Drum solo / Bass solo / Bass solo (#2) / Piano solo / Keyboard solo / School Days / Hurt / Funny How Time Slips Away / Can't Help Falling In Love / Closing Vamp.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 20 de maio de 2005

Elvis Presley - The Last Movies

Essa é a capa do novo CD do selo FTD (Follow That Dream) intitulado "Elvis - The Last Movies" ("Elvis - Os Últimos Filmes" em português). Achei a ideia muito boa, até porque é notório que os últimos filmes de Elvis no cinema não tiveram o tratamento adequado em termos de trilhas sonoras pela gravadora RCA Victor na época de seus lançamentos. As músicas desses filmes foram dispersadas dentro do mercado, ora surgindo como meros "tapa buracos" de seus discos promocionais, ora como compactos sem qualquer divulgação pela RCA.

Nenhum dos filmes ganhou uma trilha sonora própria, lançada como álbum, como havia acontecido nos primeiros anos de Elvis em Hollywood. Tudo foi de certa maneira desprezado, pessimamente tratado pelo selo RCA. Agora temos a reunião das três últimas trilhas sonoras, trazendo além das gravações oficiais, muito material inédito, takes alternativos e um pequeno livreto com várias fotos inéditas, rara memorabilia e informações em geral das sessões originais. É uma boa pedida para os colecionadores adquirirem o pacote completo do trabalho de Elvis feito durante os anos 60 no cinema. Aqui temos muito material proveniente do faroeste "Charro", da boa comédia de costumes "Lindas Encrencas, as Garotas" e do bom filme final "Ele e as Três Noviças". Vale muito a pena comprar esse novo CD. Deixamos assim a dica desse lançamento que está chegando nas lojas dos Estados Unidos, Europa e Japão nas próximas semanas. 

Elvis Presley - Elvis The Last Movies (2017)
01 Change Of Habit / 02 Rubberneckin' / 03 Let's Be Friends / 04 Have A Happy / 05 Let Us Pray / 06 Clean Up Your Own Back Yard / 07 Almost / 08 Charro / 09 Let's Forget About The Stars / 10 Let's Forget About The Stars (rough mix) / 11 Charro (rough mix) / 12 Clean Up Your Own Back Yard (undubbed master) / 13 Almost (undubbed master) / 14 Swing Down Sweet Chariot (movie version) / 15 Swing Down Sweet Chariot (female vocals and brass overdub) / 16 Signs Of The Zodiac (duet with Marlyn Mason) / 17 College Songs Medley (Far Above Cayuga's Waters / Boola Boola / Dartmouth's In Town Again / The Eyes Of Texas / On, Wisconsin / The Whiffenpoof Song / Fair Harvard / Notre Dame / Violet) / 18 Almost (takes 1-3*) / 19 Almost (takes 4* & 6) / 20 Almost (takes 10*-11) / 21 Almost (take 13*) / 22 Almost (takes 14-16*) / 23 Almost (takes 22-25*) / 24 Almost (takes 27-28*) / 25 Almost (take 29*) / 26 Let Us Pray (alternate vocal overdub) / 27 Let Us Pray (M/vocal only).

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Dez Curiosidades sobre "Live a Little, Love a Little"

1. Mesmo desaconselhado pelo estúdio Elvis resolveu dirigir ele mesmo o pequeno Buggy de seu personagem. O diretor Norman Taurog disse que isso não daria certo pois queria cenas de velocidade ao que Elvis respondeu: "Você quer que eu corra? Pois então correrei na praia!".

2. Esse foi o último filme da carreira do diretor Norman Taurog, um cineasta que vinha acompanhando Elvis desde o começo de sua carreira em Hollywood. Ambos se deram muito bem nos filmes que fizeram juntos e por isso Elvis estava sempre sugerindo para a MGM e Paramount que ele fosse contratado novamente para lhe dirigir em cena. Norman Taurog morreria em 1981 aos 82 anos de idade.

3. A crítica afirmou que finalmente Elvis estava apresentando um material um pouco mais adulto, maduro, fugindo da velha fórmula de seus filmes para adolescentes. Um produtor chegou inclusive a sugerir que Elvis aparecesse na frente de um cinema onde estaria sendo exibido um filme pornográfico, mas o Coronel Parker vetou tal inclusão. Para o empresário de Elvis isso poderia lhe "manchar a imagem perante o público".

4. No roteiro Elvis teria que contracenar com um enorme cão, então ele sugeriu que levasse seu próprio cachorro de estimação para as filmagens, o corpulento Brutus. Para Elvis seria mais fácil contracenar com seu cão, pois ele já o conhecia há anos.

5. Durante as filmagens o filme recebeu o título de "Kiss My Firm, But Pliant Lips", nome do romance original escrito por Dan Greenburg que deu origem ao filme. Esse autor chegou inclusive a tentar a sorte como ator em Hollywood atuando no western "O Massacre dos Pistoleiros", mas as coisas não deram muito certo. Já como escritor ele anos depois tentaria o gênero dos filmes de terror alcançando certo sucesso com o filme "A Árvore da Maldição". Já na década de 1990 se tornaria conhecido por ter roteirizado a série de sucesso "Louco Por Você" onde ele finalmente retornou para o estilo mais romântico.

6. Vernon Presley, o pai de Elvis, fez uma pontinha no filme, como modelo numa série de fotos que são mostradas rapidamente durante uma cena. Priscilla tentou que Elvis também arranjasse uma outra participação especial para ela na produção já que ela queria começar uma carreira de atriz, mas Elvis não achou uma boa ideia. Contrariada, ela desistiu.

7. As filmagens foram feitas em locações de Los Angeles. Durante uma pausa de uma cena Elvis acabou caindo no chão quando várias fãs praticamente o atropelaram em busca de um autógrafo. Para sua sorte nada mais parecido com isso voltou a acontecer e as filmagens continuaram sem incidentes parecidos até o fim dos trabalhos.

8. Norman Taurog foi o cineasta que mais trabalhou ao lado de Elvis Presley durante sua carreira. Foram no total nove filmes juntos: Saudades de um Pracinha (1960), Feitiço Havaiano (1961), Garotas e Mais Garotas (1962), Loiras, Morenas e Ruivas (1963), Cavaleiro Romântico (1965), Minhas Três Noivas (1966), Canções e Confusões (1967), e O Bacana do Volante (1968).

9. As filmagens terminaram no dia 1 de maio de 1968, justamente no mesmo dia em que Elvis e Priscilla celebravam seu primeiro ano de casamento. Elvis a levou para jantar fora em Los Angeles, algo que ele raramente fazia. Assim houve dupla celebração, pelo aniversário de casamento e pelo fim dos trabalhos em seu novo filme que só iria estrear dentro de alguns meses.

10. Elvis alugou um cinema de Memphis para uma sessão privada com seus amigos e familiares. Ele queria conferir como o filme havia ficado. Para seu desapontamento acabou não gostando do resultado final. Achou que tudo ficou meio confuso, com um roteiro que acabou não lhe agradando. Sua má impressão fortaleceu ainda mais sua recente vontade de desistir de Hollywood para voltar aos shows ao vivo e às gravações de discos convencionais, como havia feito no começo de sua carreira nos anos 50.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Elvis e Roy C. Bennett

Morreu no último dia 2 de julho, aos 97 anos, o compositor Roy C. Bennett. Ao lado de seu companheiro Sid Tepper escreveu dezenas de canções de sucesso para cantores e astros como Duke Ellington, Louis Armstrong, Ray Charles, Frank Sinatra, Elvis Presley e os Beatles. Em relação a Elvis foi uma parceria longa e produtiva. No total Bennett compôs 45 músicas para o Rei do Rock ao longo de sua carreira, entre elas grande parte das trilhas sonoras dos filmes “G.I. Blues” e "Blue Hawaii". Os dois álbuns venderam milhões de cópias ao redor do mundo. Outros sucessos vieram com canções como  “Puppet on a String", “New Orleans” e o dueto entre Elvis e a atriz Ann-Margret “The Lady Loves Me”. Já os Beatles gravaram a canção "Glad All Over" e a apresentaram no programa que estrelavam na rádio inglesa BBC durante a década de 1960.

Roy C. Bennett começou a escrever músicas ainda muito jovem, quando tinha apenas 11 anos de idade. Ele nasceu em uma família humilde do Brooklyn, em Nova Iorque, e desde muito jovem demonstrou sua paixão pela música. Depois que conheceu seu parceiro por décadas, Sid Tepper, na escola onde ambos estudavam, ele resolveu entrar no concorrido mercado fonográfico americano. Embora tentasse despontar como cantor de sucesso ele logo entendeu que tinha mais talento para compor para outros artistas já que sua voz não era definitivamente o seu forte. Apaixonado por canto de corais - chegou a escrever um livro sobre o assunto - ele passou então a trabalhar para grandes companhias da cidade, escrevendo temas para programas de TV, peças de teatro e finalmente filmes para o cinema.

O sucesso chegou quando ele escreveu hits para a carreira do cantor Eddie Arnold. Seu êxito chamou a atenção das estrelas do circuito country de Nashville e em meados dos anos 1950 ele começou uma intensa fase criativa escrevendo para artistas de sucesso da época como Sarah Vaughn, Guy Lombardo, Eartha Kitt, os Ink Spots, Louis Prima, Arthur Godfrey, Tommy Dorsey e Lawrence Welk. Durante uma convenção musical ele acabou conhecendo o Coronel Tom Parker, empresário de Elvis. "Gosto de suas músicas, filho. Aqui está meu cartão. Quero comprar algumas para Elvis" - teria lhe dito o velho astuto. Em pouco tempo Roy estava em negociações com o Coronel com o objetivo de vender suas músicas para as duas editoras do astro mais famoso do rock.

Curiosamente, apesar de ter escrito dezenas de músicas para Elvis por tantos anos, ele nunca chegou a conhecê-lo pessoalmente. Sobre isso disse certa vez: "Elvis era muito protegido pelo Coronel Parker. Nunca cheguei a apertar sua mão. Não o conheci, o que era estranho, pois estava durante todos aqueles anos ouvindo Elvis cantar as minhas melhores músicas. Ouvi dizer em Nashville que o Coronel não gostava que Elvis se socializasse com compositores com receios de que ele viesse a ser influenciado de alguma forma por nós. Uma pena, gostaria de agradecer a Elvis pelo que ele fez pelas minhas criações. Ele era ótimo!".

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 18 de maio de 2005

Elvis Presley - Em Cada Sonho um Amor

"Follow That Dream" (no Brasil, "Em Cada Sonho um Amor") foi o primeiro filme de Elvis Presley lançado em 1962. Qual é a história contada por essa película? Uma família de caipiras chega na Flórida e sem gasolina acaba parando em terras públicas banhadas por um belo rio pertencente ao governo. Após serem hostilizados por um representante do estado que os avisa que devem ir embora dali, pois não possuem direitos sobre aquelas terras, o patriarca "Pop" Kwimper (Arthur O'Connell) decide que eles vão ficar, para lutar pelas terras como posseiros. Para Toby Kwimper (Elvis) e sua irmã de criação, aquela parece ser uma boa ideia pois eles logo começam a ganhar algum dinheiro vendendo pontos de pesca para turistas. A boa vida porém será ameaçada por uma assistente social que irá brigar na justiça para que a família perca o direito de continuar com as crianças no local.

"Em Cada Sonho um Amor" também foi o primeiro filme de Elvis nos estúdios da United Artists. Essa companhia foi fundada por Charles Chaplin e tinha como objetivo dar maior liberdade para os artistas ao invés dos magnatas poderosos do cinema em sua época. Era literalmente uma união de artistas em prol de sua arte. Assim temos pequenos detalhes que diferenciam essa produção das demais que Elvis faria nos anos 60. Uma delas foi a escolha de filmar praticamente tudo em locações reais, ao ar livre (as cenas mais bonitas foram captadas em Crystal River, Florida) e não enfurnados em estúdios de Los Angeles. O sol forte inclusive queimou o cabelo de Elvis, o levando para seu tom mais natural, praticamente loiro.

As cenas musicais não são muito empolgantes, até porque as músicas nunca foram consideradas marcantes dentro da discografia de Elvis, mas de maneira em geral são simpáticas e alegres. Em termos de roteiro não há também muitas novidades com Elvis dividido entre uma mulher mais jovem e uma mais velha (situação recorrente em muitos de seus filmes). O que salva "Follow That Dream" de escapar da lista dos piores filmes de Elvis é seu clima agradável e relaxante, além do tom mais bem humorado. Presley também acentua seu lado mais cômico ao interpretar um personagem muito caipira, ingênuo e simplório, que não conhece nada da vida da cidade. Com sotaque muito acentuado lembrava o próprio Elvis um pouco demais. No saldo final passa longe de aborrecer alguém, embora obviamente também passe longe de ser uma obra prima ou um filme memorável de Elvis em Hollywood. Está entre os filmes medianos que Elvis rodou em sua carreira.

Em Cada Sonho um Amor (Follow That Dream, Estados Unidos, 1962) Estúdio: United Artists / Direção: Gordon Douglas / Roteiro:  Charles Lederer, Richard Powell / Elenco: Elvis Presley, Arthur O'Connell, Anne Helm / Sinopse: Uma família de caipiras do interior decide tomar posse de terras públicas, mas abandonadas, na ensolarada Flórida, dando origem a vários problemas, inclusive jurídicos.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 17 de maio de 2005

Elvis Presley - 1961 / 1962

Quando Elvis voltou do exército ele tinha duas grandes pretensões. Uma era se tornar um grande ator e a outra desenvolver sua habilidade vocal. Primeiro fez "G.I. Blues" (Saudades de um Pracinha), um filme que ele não gostou de jeito algum, criticando inclusive a qualidade da trilha sonora. Porém, a ele era dito para fazer "G.I Blues" para reconquistar os fãs e depois lhe seriam oferecidos papeis mais dramáticos. "Flaming Star" (Estrela de Fogo) seu filme seguinte foi um bom início, seguido de "Wild in the Country" (Coração Rebelde) que, originalmente, tinha um ótimo roteiro, mas foi estragado pelos engravatados de Hollywood e pela raposa velha Coronel Tom Parker. A segunda pretensão, todavia foi alcançada: Elvis nunca cantou melhor e sua voz nos três primeiros anos da década de 60 estava em grande forma, excelente, com performances lindíssimas em clássicos como "Are You Lonesome Tonight?", "It´s Now Or Never" (há quem odeie essa canção hoje em dia mas não há como negar sua boa perfomance na gravação), além das bonitas e românticas "They Remind Me Too Much Of You", "There´s Always Me" e muitas outras.

O ano de 1961 chegou e definitivamente foi um ano que dividiu a carreira de Elvis. Ele começou o ano com dois shows beneficentes em Memphis em fevereiro, seus primeiros após a sua volta do exército e em março gravou o álbum "Something for Everybody", que apesar de ser muito bom e ter chegado ao primeiro lugar, perde se comparado com "Elvis is Back", um magistral álbum, muito eclético em sua diversidade de ritmos. Logo após as sessões de gravação Elvis viajou para o Havai para filmar "Blue Hawai" (Feitiço Havaiano) e fazer um show beneficente, que acabou sendo seu último até 1968. "Blue Hawai" foi a pior coisa que aconteceu na carreira de Elvis por ter sido um sucesso fora do comum, realmente espetacular. O álbum passou absurdas 20 semanas em primeiro lugar e o filme foi um estrondoso sucesso, apesar de ser muito fraco. A sua trilha é na verdade uma das piores de Elvis, se salvando apenas umas quatro músicas, incluindo o clássico absoluto "Can´t Help Falling in Love". Afinal botar o rei do rock para cantar uma dúzia de músicas havainas era o fim!!!

Em junho, antes de ir filmar "Follow that Dream" (Em Cada Sonho Um Amor) Elvis ainda entrou em estúdio e gravou entre outras, um de seus melhores singles: “His Latest Flame / Little Sister”, que injustamente não chegou ao primeiro lugar nos EUA. Na Inglaterra ambas as músicas atingiram o topo das paradas. "Surrender" foi a música de Elvis nesse ano que alcançou o número 1 nas paradas em ambos lados do Atlântico."Follow That Dream" era um comédia bem leve onde Elvis se saiu muito bem. Infelizmente, foi durante as sessões desse filme que o cantor perdeu um de seus melhores guitarristas: Hank Garland, vitimado em um acidente de carro que quase tirou sua vida e destruiu sua carreira de guitarrista. O som de Elvis perderia muito com a saída de Garland. Fora isso, o quadro profissional de Elvis era excelente. Ele ainda chegava fácil ao primeiro lugar, seus filmes ainda mantinham um certo nível, ele ainda gravava em ritmo muito bom e produtivo e a qualidade das músicas era ainda muito boa. Tudo parecia ainda caminhar relativamente bem por essa época.

Já na vida pessoal Elvis parecia determinado a se divertir o máximo possível! Por essa época ele resolveu romper com a namorada Anita Wood e como Priscilla ainda não havia chegado aos Estados Unidos para morar em Graceland, Elvis ficou completamente solto, solteirinho da silva! Se Elvis era um garoto que na década de 50 levava uma vida nada mundana, namorando firme garotas e morando com os pais, a situação se inverteu nessa fase de sua vida. Elvis agora, sem a balança moral de sua mãe, entupia sua mansão da maior quantidade de mulheres possível. Nos primeiros anos em Hollywood Elvis ficava hospedado em alguns hotéis da cidade mas suas festas com muita gente e muito barulho de música alta lhe trouxeram vários problemas. Alguns estabelecimentos o convidaram gentilmente a ir embora. Assim Elvis pensou em uma solução. Aconselhado pelo empresário Tom Parker ele acabou comprando uma casa em Bel Air. Afinal Parker queria manter as festas extravagantes de Elvis fora do radar da imprensa. Assim Elvis encontrou um lugar ideal para descansar, relaxar e se divertir, longe dos olhos da imprensa marrom da capital do cinema.

O ponto negativo é que por essa época Elvis também começou a aumentar seu consumo de drogas prescritas. Ele passou a se interessar pelo assunto e começou a ler livros de medicina onde eram explicadas as principais pílulas do mercado, seus efeitos e suas contra indicações. Elvis que odiava drogas de rua como maconha e cocaína havia encontrado um jeito seguro, limpo e longe de problemas de também ficar alto em suas festas privadas. Tudo ainda era um grande segredo guardado a sete chaves. Nem mesmo Parker tinha consciência do que acontecia nesse aspecto na vida de Elvis. Também não havia qualquer sinal em sua vida pública e profissional sobre isso. Na época ele era apenas o "Solteirão mais cobiçado da América". Sua imagem pública era impecável e Evis era considerado um dos homens mais bem sucedidos dos EUA. Tudo parecia muito bem em sua vida mas nuvens negras estavam para chegar em sua carreira.

Pablo Aluísio e Victor Alves

Elvis Presley - O Começo da Queda

Além da apresentação em Pearl Harbor, Elvis também realizou dois concertos em Memphis antes de se retirar de forma prolongada dos concertos ao vivo durante os anos 60. No dia 25 de fevereiro de 1961 Elvis subiu ao palco do Ellis Auditorium. Foi um evento de homenagem ao próprio Elvis - o governador do estado Buford Ellington declarou o dia como 'Elvis Presley Day' - e também uma forma de arrecadar fundos para a caridade - mais de 50 mil dólares foram arrecados ao fim do concerto. Antes dos shows houve um evento em honra a Elvis no Hotel Claridge. O cantor não gostava muito de jantares sociais como esse mas foi convencido por Vernon a comparecer. Distribuiu sorrisos, autógrafos e recebeu as devidas homenagens. Depois disso Elvis só voltaria a se apresentar em Pearl Harbor no Havaí e só retornaria em 1968 no especial de TV na NBC e no ano seguinte em Las Vegas para temporadas longas no International Hotel (depois Las Vegas Hilton). Mas o que levou Elvis a ficar tantos anos fora dos shows ao vivo? Logo ele que tanto gostava do calor humano proporcionado por seus fãs?

A verdade é que Elvis queria de todas as formas dar certo no mundo do cinema. Ele estava vivendo seu sonho de ser James Dean, seu grande ídolo nas telas. E o Coronel Parker resolveu adotar o lema: "Se quiser ver Elvis cantando pague uma entrada de cinema". Nada de shows, nada de aparições em programas de TV, nada de entrevistas. Parker (e Elvis concordava com isso) entendia que se Elvis começasse a fazer turnês as pessoas deixariam de assistir seus filmes. Afinal se podiam ver Elvis em carne e osso para que iriam até o cinema para vê-lo em celulóide? É incrível mas eles insistiram nisso por praticamente toda uma década!

Com Elvis fora do caminho no mundo musical os jovens acabaram adotando outros ídolos. Os Beatles chegaram nos EUA e varreram as paradas de sucesso como nunca ninguém havia visto antes. Eles chegaram a ocupar os quatro primeiros lugares da Billboard em sequência, sem ninguém por perto para ameaçá-los. Elvis? Estava praticamente fora da lista dos mais vendidos. Era considerado carta fora do baralho. E logo após outros grupos semelhantes surgiram, tanto ingleses como americanos. Tudo estava mudando, as letras, as mensagens das músicas, os figurinos dos grupos de sucesso. Era uma nova onda musical surgindo, um novo estilo que vinha para romper com o marasmo.

Enquanto o mundo musical mudava e passava por uma revolução sem precedentes, Elvis que tinha de certa forma começado tudo aquilo nos anos 50, afundava em Hollywood estrelando filmes ruins e tolos que eram ignorados pela juventude da época. Só para se ter uma idéia do tamanho do desastre para a carreira de Elvis basta citar que ele ficou de 1962 a 1969 sem conseguir emplacar nenhum sucesso musical no topo da parada de singles da Billboard! Suas novas canções não tocavam mais nas rádios e ele foi desaparecendo lentamente do meio. Afinal quem não era visto não era lembrado. 

Até no Brasil a crise foi sentida. A filial brasileira da RCA deixou até de lançar seus álbuns por aqui após um certo tempo. Elvis não vendia mais a ponto de justificar o lançamento de seus discos fora dos EUA. As fãs que gritavam pelos Beatles empunhavam cartazes onde se podia ler: "Viva os Beatles! Elvis já morreu". O pior era saber que nisso havia de fato um fundo de verdade. E pensar que tudo poderia ter sido diferente. Assim seus shows em Memphis e Pearl Harbor se tornaram significativos e simbólicos da crise que surgia no horizonte. Era o começo da queda. Foi a despedida de uma era de ouro para o artista Elvis.

Pablo Aluísio

domingo, 15 de maio de 2005

Elvis Presley - Biografia, 1962 - Parte 1

8 de janeiro de 1962 - Elvis completa 27 anos de idade ao lado de amigos e conhecidos em Graceland. Suas férias estão acabando e logo ele precisará voltar a gravar novas músicas para a RCA Victor, além de atuar em novos filmes em Hollywood. Elvis intensifica seus telefonemas para a Alemanha. Ele quer trazer Priscilla para passar alguns dias ao seu lado nos Estados Unidos. Os pais dela não acham uma boa ideia. Elvis também recebe uma bela homenagem nesse dia do programa American Bandstand.

Fevereiro de 1962 - A RCA Victor lança o primeiro single de Elvis no ano com as músicas "Good Luck Charm" e  "Anything that's Part of You". O compacto chega ao topo da parada Billboard e se torna um novo sucesso de vendas. A crítica se divide, alguns reclamam da falta de Rock nas gravações de Elvis. Ele parece ter se tornado um cantor pop romântico. O fato negativo é que esse seria o último single de Elvis a chegar ao topo em muitos anos. Elvis só retornaria para a primeira posição entre os mais vendidos na classificação de singles com "Suspicious Minds" em 1969. Isso iria refletir a queda de vendas do cantor no mercado de compactos. Um fato preocupante para sua gravadora.

Março de 1962 - Elvis viaja para Nashville, Tennessee. A gravadora programa uma extensa lista de músicas para gravação. A intenção é gravar material convencional, não relacionado a trilhas sonoras de Hollywood. A RCA pretende lançar um novo álbum de Elvis o mais breve possível. Assim nos dias 18 e 19 desse mês Elvis comparece nos estúdios B da gravadora para gravar as seguintes músicas: Something Blue, Gonna Get Back Home Somehow, Easy Question, Fountain of Love, Just for Old Time's Sake, Night Rider, You'll Be Gone, I Feel That I've Known You Forever, Just Tell Her Jim Said Hello, Suspicion e She's Not You. Essa sessão é toda produzida por Steve Sholes, que vinha trabalhando ao lado de Elvis desde o seu primeiro álbum na RCA em 1956.

Março de 1962 - A correria para Elvis nesse mês é intensa. Após gravar farto material para a RCA em Nashville ele é informado pela Paramount Pictures que seu novo filme será filmado novamente no Havaí, como havia acontecido com "Feitiço Havaiano". O roteiro é enviado para Elvis. O enredo conta a história de um jovem que pretende comprar um barco de pesca por dez mil dólares. Enquanto não arranja esse dinheiro ele vai ganhando a vida se apresentando em clubes noturnos. O filme também ganha título e passa a se chamar "Girls, Girls, Girls" (no Brasil "Garotas e mais Garotas"). Antes de viajar para as ilhas havaianas Elvis precisa ir para a Califórnia para gravar as músicas da trilha sonora nos estúdios Radio Recorders. A sessão é programada para ser realizada no dia 26 desse mês.

Março de 1962 - Estreia nos cinemas o filme "Follow That Dream" (Em cada sonho um Amor, no Brasil). Elvis faz o papel de um jovem caipira que luta contra o governo que quer tirar as terras de sua família na ensolarada Flórida. Com direção de Gordon Douglas e contando no elenco com Arthur O'Connel e Ann Helm, o filme recebe críticas mornas. O filme não faz muito sucesso, mas também não dá prejuízo para o estúdio. Um mês após a RCA Victor iria finalmente lançar a trilha desse filme em um EP, compacto duplo, com quatro canções: Follow That Dream, Angel, What a Wodrefull World e I'm Not the Marryng Kind. O EP chega ao 15º lugar na parada de sucessos da revista Billboard.

Pablo Aluísio.