Filmes sobre submarinos podem se tornar bem chatos se não tiverem o roteiro certo, com boas atuações do elenco. Isso acontece por uma razão bem simples de entender, esses filmes se passam todos em ambientes confinados (os próprios submarinos), com os marinheiros todos concentrados em um ambiente pequeno e por demais sufocante. O que salvou esse novo filme de submarinos é seu contexto histórico. Se trata de uma história real, de um submarino da Marinha de guerra da Polônia, cuja tripulação foi reconhecida por sua bravura contra a Alemanha Nazista. Essa aliás era a maior frota de submarinos da guerra, até porque todas as suas táticas navais eram baseadas basicamente nesse tipo de equipamento bélico.
Pois bem, esse filme apresenta, além de uma boa carga de tensão, quando o submarino é atacado por navios de guerra de Hitler, uma outra cena que me chamou a atenção. Acontece quando o submarino polonês sobe para consertos. Ali, na superfície do oceano, ele se torna visível dos navios inimigos. Então uma intensa troca de tiros acontece entre o submarino da Polônia e um navio de guerra da Alemanha. Ótima cena, muito bem editada e com excelentes efeitos especiais. Em meu ponto de vista a melhor cena de todo o filme que, dentro de seu nicho, ainda pode ser considerado um boa produção cinematográfica sobre o tema.
Abaixo da Superfície (Orzel. Ostatni patrol, Polônia, 2022) Direção: Jacek Blawut / Roteiro: Jacek Blawut / Elenco: Tomasz Zietek, Mateusz Kosciukiewicz, Antoni Pawlicki / Sinopse: Durante a II Guerra Mundial, um submarino polonês enfrenta, no Mar do Norte, uma esquadra de navios de guerra da Alemanha Nazista.
Pablo Aluísio.
Filme de Guerra
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Realmente, sobre submarinos so tenho boa impressão sobre a serie Viagem ao Fundo do Mar e Outubro Vermelho, com Eean Connery.
ResponderExcluirArrisco a dizer que Outubro Vermelho é o melhor filme de submarinos já feito em Hollywood!
ResponderExcluir