Título Original: Nosferatu
Ano de Lançamento: 1922
País: Alemanha
Estúdio: Jofa-Atelier Berlin-Johannisthal
Direção: F.W. Murnau
Roteiro: Henrik Galeen
Elenco: Max Schreck, Alexander Granach, Gustav von Wangenheim
Sinopse:
Jovem advogado é contratado para ir até uma região remota da Europa para vender uma propriedade para um velho nobre que vive recluso em seu castelo em ruínas. O Conde Graf Orlok (Max Schreck) não tarda a se revelar ser na verdade uma criatura da noite, um vampiro sedento por sangue humano. Baseado na obra "Drácula" escrito por Bram Stoker.
Comentários:
Esse filme é um clássico absoluto do terror! É incrível assistir a ele hoje em dia, mais de 100 anos depois de seu lançamento original e perceber como as escolhas estéticas desse filme se perpetuaram depois em centenas de outras produções que jamais deixaram de seguir seus passos. É o filme de terror mais influente da história do cinema! E pensar que ele quase não chegou até nós! Foi salvo por acaso quando se encontrou uma única cópia dele nos velhos porões de um cinema francês. Todas as demais tinham sido destruídas por causa de um processo movido pela família do autor de "Drácula". Sim, a história é um plágio, não há como negar, mas esse filme é completamente inovador na questão de simbolismos e estética. O cineasta F.W. Murnau foi um gênio precoce do cinema e o ator Max Schreck fez um trabalho tão marcante que criou uma lenda sobre si mesmo. Dizia-se que ele não era um ator interpretando um vampiro, mas sim um vampiro real que achou um trabalho extra como ator! Lendas maravilhosas para quem aprecia terror. Enfim, eis aqui a origem de um todo um gênero cinematográfico. Uma obra-prima da sétima arte em seus primórdios! Simplesmente arrebatador!
Pablo Aluísio.
Terror e Suspense
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Assisti por conta da curiosidade de saber como funciona o cinema expressionista alemão. Confesso que gostei mais.do.que esperava. Agora, esse filme foi amaldiçoado por ser um plágio, que foi processado e relegado a obscuridade pelas autoridades. Depois deram um jeito, mas o mal já estava feito.
ResponderExcluirEsse filme ter chegado até nós foi um milagre dos deuses da sétima arte!
ResponderExcluir