Agora em 2024 o cinema celebra os 100 anos de nascimento do ator Marlon Brando. Muito se falou sobre ele nessa data, mas muitos textos e matérias esqueceram de um aspecto bem relevante de sua carreira que não tem a ver com O Poderoso Chefão e outros grandes filmes que ele fez na década de 1970, mas sim de sua influência na cultura jovem quando surgiu nos cinemas pela primeira vez, ainda nos anos 1950.
Na década de 1950 houve uma revolução cultural nos Estados Unidos. Nessa fase surgiu a cultura jovem tal como conhecemos hoje em dia. Durante toda a história não havia muito espaço para os jovens. Ou se era criança ou se era adulto. Os jovens não tinham vez. Até que no período do pós guerra houve uma mudança significativa. Os jovens tinham seus próprios gostos musicais, assistiam aos filmes que eram produzidos para eles, as roupas não eram as mesmas dos adultos, tampouco seus cabelos. Os jovens tinham agora identidade própria.
James Dean e Elvis Presley foram ícones nesse momento histórico. Mas a verdade é que antes deles já existia Marlon Brando. Ele foi o primeiro rebelde e o primeiro grande ídolo da juventude americana. Fazendo filmes como "O Selvagem" e tantos outros clássicos do cinema. esse jovem ator realmente revolucionou não apenas o cinema, mas também os costumes e o modo de agir, influenciando milhares de jovens ao redor do mundo.
Brando era considerado realmente um tipo selvagem, que não fazia concessões. Ele odiava dar entrevistas e fazia pouco daqueles que queriam levar tudo à sério demais. Suas respostas completamente fora dos padrões nas entrevistas, deixavam os produtores e executivos dos grandes estúdios de cinema completamente enfurecidos. Só que era justamente esse comportamento fora da rota que fazia com que milhões de jovens adorassem Brando. Ele foi dessa forma o primeiro rebelde, muitos anos antes de Dean e de Presley.
Só que ao contrário de outros ícones culturais, Brando teve uma vida longa, atravessando várias décadas. Hoje em dia as pessoas que gostam de cinema o lembram basicamente como o ator que interpretou o chefe da máfia Corleone no clássico "O Poderoso Chefão". Tudo bem, esse foi outro grande momento de sua carreira. Só que antes de Corleone houve o Jovem Brando que trabalhou com Kazan e Tennessee Williams, que fez filmes marcantes, principalmente nos anos 50. O jovem motoqueiro que colocava o Meio Oeste e sua sociedade conservadora em polvorosa. O autêntico rebelde selvagem.
Nesse ano em que se celebra 100 anos de seu nascimento, o fato é que Marlon Brando segue sendo mais atual do que nunca. Além disso é aquele tipo de ator que não deixou herdeiros. Um grande nome da história do cinema mundial!
Pablo Aluísio.
Marlon Brando
ResponderExcluirHollywood Boulevard
Pablo Aluísio.
Se alguém quiser ter uma ideia de como o Marlon Brando era edeusado na epoca do Poderoso Chefão, basta assistir a serie The Offer que lá mostra quando o produtor,, com mais alguns, foram até a casa do Brando lhe fazer o convite.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Brando é aquele tipo de ator que realmente não deixou nenhum herdeiro equivalente no cinema, apesar de muitos tentarem se comparar ao seu estilo.
ResponderExcluir