terça-feira, 2 de julho de 2024

Django Desafia Sartana

Título no Brasil: Django Desafia Sartana 
Título Original: Django sfida Sartana
Ano de Produção: 1970
País: Itália
Estúdio: BCR Produzioni Cinematografiche
Direção: Pasquale Squitieri
Roteiro: Pasquale Squitieri
Elenco: George Ardisson, Tony Kendall, José Torres, Bernard Farber, Salvatore Billa, Augusto Pescarini

Sinopse:
Acusado de assalto a banco, o assassino de recompensas e irmão do pistoleiro Django, Steve, é linchado pela população. Django surge em busca de vingança, perseguindo o bandoleiro Sartana, o suposto culpado pelo crime. Quem vencerá esse mortal duelo nas ruas daquele lugar esquecido por Deus?

Comentários:
Dois dos mais conhecidos pistoleiros do western spaghetti em um mesmo filme! Pois é, e você aí pensando que crossover era coisa recente do cinema atual. Que nada, antes, muitos anos atrás, já havia esse recurso para atrair bilheterias. O elenco apresentava o loiro George Ardisson no papel de Sartana, enquanto o moreno Tony Kendall interpretava o temido Django. Um aspecto a se considerar sobre eles é que apesar dos nomes americanizados eram dois atores italianos. Bons atores, é bom salientar, fizeram muitos filmes de faroeste spaghetti em suas carreiras. Nem preciso dizer que a jogada comercial de colocar os dois pistoleiros se enfrentando deu certo. O filme foi muito bem nas bilheterias da Europa, em especial Itália e Espanha. E esse sucesso todo o qualificou para ser lançado nos cinemas americanos. No Brasil também ganhou espaço em nosso circuito comercial, atraindo os que gostavam desse tipo de produção. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Sábado revi Três Homens em Conflito. Não ha como negar que os italianos reinvetaram a forma de fazer westerns. Pro bem, e pro mau.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o western americano ia ficando cada vez mais infantilizado, o cinema italiano investiu na figura do bruto, feio e malvado. E claro, com todos os exageros possíveis que se possa imaginar.

    ResponderExcluir