domingo, 5 de janeiro de 2014

Karatê Kid (2010)

Título no Brasil: Karatê Kid
Título Original: The Karate Kid
Ano de Produção: 2010
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Harald Zwart
Roteiro: Christopher Murphey, Robert Mark Kamen
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Wenwen Han

Sinopse: 
Dre Parker (Jaden Smith) e sua mãe se mudam para a China, na cidade de Pequim, por questões profissionais. Lá o garoto acaba se apaixonando pela bela Meiying mas essa paixão não será nada fácil pois provocará a reação dos demais jovens chineses, em especial do brigão e valentão Cheng que nem pensará duas vezes antes de usar seus conhecimento em artes marciais para dar uma lição em Parker. Para se proteger e revidar quando necessário ele começa a tomar aulas de Kung Fu (e sabedoria) com o Sr. Han (Chan) que lhe ensinará a boa e velha filosofia oriental.

Comentários:
Via de regra remakes ou são desnecessários ou são muito ruins. "Karatê Kid" é um filme dos anos 80 que marcou bastante a geração jovem daquela época. Era um filme até bem simples mas que fez sucesso e caiu no gosto da garotada. Agora temos esse remake muito ruim, fraco e nada animador. Para falar a verdade ele nem se assume como remake, pois procura trazer outros personagens, com nomes diferentes, muito embora a estória e o argumento sejam praticamente os mesmos. Will Smith, usando de toda sua influência e poder dentro de Hollywood, resolveu que iria transformar seu filho, o garoto Jaden Smith, em astro do cinema. Até agora isso definitivamente não aconteceu já que o rapaz não tem o carisma do pai. Na verdade ele é muito chatinho, com excesso de caretas e exageros. Para completar o que já era bem ruim o espectador ainda terá que aguentar outro chato de de galochas, Jackie Chan, que está em um papel completamente inadequado. No final sua presença em cena só serve mesmo para nos deixar com saudades do Sr. Kesuke Miyagi na saudosa interpretação de Pat Morita do filme original. Enfim, esqueça essa bobagem e reveja os filmes dos anos 80, pois cinematograficamente falando será muito mais proveitoso.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Quanto a chatice do moleque você tem toda razão, em uma entrevista ao David Letterman ele foi tão sem graça que até o experiente entrevistador de astros perdeu o rebolado. Mas alem disso, em comparação com o Karate Kid original esse filme melhorou e muito a coreografia das lutas. Infelizmente é aí que o bicho pega, porque o menino é muito nova para uma luta tão violenta e então quando ele leva as inevitáveis surras a gente fica com vontade de não olhar de dó. O Ralph Machio não despertava esse sentimento porque alem da luta fraquinha e poética, ele era um ator de 24 anos interpretando um rapaz de 17, e não uma criança de 12 interpretando uma criança da mesma idade, num filme violento. Na pressa de fazer o novo astro o Will Smith errou até nisso.

    ResponderExcluir
  2. Esse menino só está aí estrelando filme por puro nepotismo. Como odeio nepotismo em todas as suas formas não consigo sequer simpatizar com ele e olha que crianças em geral nos conquistam de forma muito mais rápida que adultos.

    ResponderExcluir