terça-feira, 17 de abril de 2012

Grease - Nos Tempos da Brilhantina

Grease significa literalmente graxa em português. Não que esse famoso musical fosse sobre mecânicos e seu trabalho diário com graxa, nada disso, graxa aqui é uma gíria usada para nomear a famosa brilhantina usada nos cabelos pelos jovens da década de 50. O produto era tão oleoso e pegajoso que mais parecia uma graxa daquelas que se usavam nos motores dos carros! Mas deixemos essa curiosidade de lado. Grease - Nos Tempos da Brilhantina foi certamente um dos melhores musicais já feitos na história do cinema. Adaptado de uma famosa peça da Broadway escrita por Jim Jacobs e Warren Casey o filme atravessou gerações e até hoje encanta por ser divertido, romântico e ter uma trilha sonora recheada de canções maravilhosas. É curioso porque a cada 20 anos surge um clima de saudosismo sobre a década que ficou. Hoje por exemplo vivemos uma onda de nostalgia em cima dos artistas e da cultura da década de 80, então nos anos 70 a saudade bateu em cima dos anos 50. Grease foi a melhor produção que captou esse clima que pairava naqueles anos. O elenco principal reunia dois jovens atores, muito talentosos e já naquela época bem famosos: John Travolta e a maravilhosa Olivia Newton-John de tantos sucessos nas paradas musicais e nas bilheterias de cinema.

O enredo do filme tenta reproduzir os antigos filmes de verão dos anos 50. Geralmente neles acompanhamos o relacionamento de dois jovens que na flor da idade se entregam ao amor adolescente em algum lugar tipicamente de férias. Grease não é nada muito diferente disso. O grande diferencial realmente vem nas canções e nas coreografias, todas muito bem realizadas  por todo o elenco. Travolta, jovem e no auge de seu rebolado, imprime nuances de seu trabalho anterior, o grande sucesso "Os Embalos de Sábado à Noite". Pra falar a verdade ele apenas levou seu Tony Manero para a década de 50. Já a cantora e atriz Olivia Newton-John inauguraria com Grease a melhor fase de toda sua carreira. Depois do sucesso desse filme ela emplacou outras produções musicais nos cinemas como o sempre lembrado Xanadu. Se você gosta de filmes musicais alto astral, com muita dança e ótimas canções então Grease é mais do que recomendado. Um filme que parece não envelhecer nunca, ainda mantendo o mesmo charme e o carisma de quando foi lançado. Não deixe de assistir e se divirta!

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, Estados Unidos, 1978) Direção: Randal Kleiser / Roteiro: Bronte Woodard, Allan Carr baseados no musical "Grease" de Jim Jacobs e Warren Casey / Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John, Stockard Channing, Jeff Conaway / Sinopse: Danny Zuko (John Travolta) conhece Sandy Olsen (Olivia Newton-John) durante as férias de verão. De volta às aulas descobre que ela é a nova garota caloura na escola onde estuda. O problema é que Zuko tem que manter sua fama de mau com seus amigos de turma e para isso terá que esnobar e fazer pouco caso de Sandy, embora por dentro ainda esteja completamente apaixonado por ela. Baseado no famoso musical da Broadway, Grease.

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. Sempre que falo na Olivia me lembro que o Elvis fez um cover dela na música Let Me Be There, que é de autoria da própria Olivia. Para um compositor ser gravado pelo Elvis já é muito bom, agora ter a sua interpretação "chupada" ipsis litteris por um dos maiores interpretes do mundo é motivo para se sentir imensamente orgulhoso. A Olivia Newton John merece, já era velha e fez uma Sandy inesquecível e insubstituível; a Michelle Pfeiffer que o diga.

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante desse filme. Assisti ele pela primeira vez ainda adolescente, então foi legal ter a mesma idade dos personagens que eram retratados na tela. Gostaria de rever agora para ver o que sentiria vendo hoje. Sobre a Olivia Newton-John: ela é maravilhosa! Ponto! Bonita, talentosa, boa atriz, boa cantora... não precisa de mais nada.

    ResponderExcluir
  3. Só no cinema, eu que tinha 17/18 anos na época, vi sete vezes, mais umas vinte na TV.

    ResponderExcluir
  4. Então acho que você se apaixonou platonicamente pela Olivia Newton-John...

    Rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. O pior é que poderia ser pelo John Travolta, hahahah. Era uma tal de mimetizar o Danny Zuko, que por sua vez já mimetizava o Elvis. Meu Deus, que vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Ahahahahaha...

    Então foi pior do que eu imaginava...

    ResponderExcluir